A História do Profeta Samuel o último Juiz do Povo de Deus na bíblia falada

A História do Profeta Samuel o último Juiz do Povo de Deus na bíblia falada Havia um homem que morava em ramataim era descendente da família de zuf das montanhas de Efraim seu nome era eucanaa o parentesco dele com zuf de Efraim era por parte de seu pai jeroão seu avô eliú e seu bisavô toou ele tinha duas mulheres a primeira chamava-se Ana a outra Penina Penina os.

A História do Profeta Samuel o último Juiz do Povo de Deus na bíblia falada

Ana todo ano esse homem viajava até siló para adorar e oferecer sacrifícios ao senhor dos exércitos de anjos Eli e seus dois filhos r e fias eram os sacerdotes do eterno eu oferecia o sacrifício e servia a refeição Sagrada su penus fos Generosa para Ana porque a amava muito e pelo fato de o eterno não ter dado filhos a ela sua rival a provocava sem dó.

Irritando-a e sempre lembrando-a de que o eterno a deixara sem filhos isso acontecia todos os anos sempre que a família ia ao santuário do eterno Ana já sabia que seria provocada ela chorava e até Perdi o apetite certa vez euca o marido perguntou Ana Por que você sempre chora por que não come Por que está tão triste não sou melhor para você que 10.

Filhos naquele dia depois de comer Ana se recompôs e de mansinho escapuliu para o Santuário O sacerdote Eli como de cost esta sent numa entrada do Sant eterno afita Ana orou eter Então fez umot Senor exitos de anos sees se deixares de me ignorar e ages a.

Meu faor dando-me um filho eu o dedicarei sem reservas a ti eu o separarei para uma vida de Santa disciplina enquanto ela orava ao eterno Elia observava atentamente Ana orava em silêncio com o coração seus lábios se mexiam mas não saia som algum de sua boca ele pensou que ela estivesse embriagada por is aproximou dela e.

Perguntou você está bêbada até quando vai ficar assim largue Esse vício mulher Ana respondeu não senhor estou muito angustiada não andei bebendo não bebi vinho nem qualquer outra bebida forte estou apenas abrindo o meu coração para o eterno Não pense que sou uma mulher sem moral estou desesperada e sofro muito.

Por isso estou aqui há tanto tempo ele disse V em paz que o Deus de Israel atenda ao seu pedido ela pediu pense sempre bem de mim depois disso voltou para junto do marido e comeu com apetite agora estava Radiante ele se lev bem cedo adoraram ao eterno e retornaram para ramá eu teve relações com Ana e o.

Eterno lembrou-se do seu pedido antes do final do ano Ana engravidou e teve um filho deu a Ele o nome Samuel Pois disse eu o pedi ao eterno quando chegou outra vez época dec voltar aó anual e para cumprir o seu voto Ana não o acompanhou ela disse ao marido depois que o menino for desmamado eu o levarei e o apresentarei ao eterno.

Ele ficará ali para sempre EUA respondeu faça o que você achar melhor fique em casa até o menino estar desmamado sim que o eterno conclua o que ele começou naquele ano ela ficou em casa e amamentou o filho depois que o desmamou ela o levou a siló com uma oferta Generosa para refeição Sagrada um novilho de 3 anos farinha e.

Vinho o menino ainda era bem novo eles mataram o novilho e depois levaram o menino a Eli Ana disse senhor acredita que eu sou aquela mulher que estava neste mesmo lugar diante do Senhor orando ao eterno eu orava por esta criança e o eterno concedeu a mim o que pedi agora eu o estou dedicando ao eterno por toda a vida eles adoraram ao eterno.

Ali Ana orou canto de alegria por causa das notícias do eterno Estou andando nas nuvens estou rindo dos meus rivais estou dançando minha salvação não há Santo como o eterno nenhum Rochedo como Deus não falem com arrogância não saiam de sua boca palavras de orgulho pois o eterno conhece todas as coisas ele mede tudo.

Que acontece as armas do Os fortes são esmigalhadas mas os fracos são revigorados os mais abastados agora mendigam o pão nas ruas mas Os Famintos Têm comida em dobro a mulher estéril está com a casa cheia de filhos mas a mãe de muitos ficou sem eles o eterno traz a morte e o eterno traz a vida faz descer a cova e faz ressurgir.

ISSO PODE TE INTERESSAR:

    Faz empobrecer e envia riquezas ele rebaixa e exalta ele põe o pobre de pé

    Outra vez anima os esgotados com Nova Esperança restaura na vida deles a dignidade e o respeito faz que tenham um lugar ao sol pois ao eterno pertencem as próprias estruturas da terra ele estabeleceu a terra sobre Um fundamento bem firme ele protege os amigos fiéis o tempo todo mas deixa o perverso tropeçar.

    Na escuridão ninguém consegue sucesso nesta vida por esforço próprio os inimigos do eterno serão destruídos com rajadas do céu serão amontoados e queimados o eterno estabelecerá a justiça sobre toda a terra Ele dará força ao rei ele estabelecerá o seu ungido sobre todo o mundo eu voltou para sua casa em.

    Ramá o menino ficou servindo ao eterno sob os cuidados do sacerdote Eli todo ano Sua mãe fazia uma pequena túnica de acordo com o tamanho de Samuel e entregava ele quando ela e o marido vinham para o sacrifício anual Elia abençoava eu cana e sua mulher dizendo eterno de filhos no lugar do menino que vocês dedicaram ao eterno com isso voltavam para.

    Casa o eterno foi muito bondoso para com Ana ela teve mais três filhos e duas filhas o menino Samuel permaneceu no santuário e crescia diante do Eterno na época Eli já era um homem idoso ele ficou sabendo que seus filhos tratavam mal o povo e dormiam com as mulheres que ajudavam no santuário o pai chamou a atenção deles o que está acontecendo por que.

    Estão agindo desse modo a toda hora ouço conversas sobre a maldade e o péssimo comportamento de vocês ah meus filhos isso não está certo o povo do eterno está dizendo coisas terríveis a respeito de vocês se vocês pecarem contra outra pessoa ainda há esperança Deus tem compaixão mas se estão pecando contra o eterno quem os defenderá Mas eles estavam tão obsecado.

    Pela maldade que as palavras do pai entraram por um ouvido e saíram pelo outro diante disso a paciência do eterno se esgotou e ele decretou a morte daqueles rapazes mas o jovem Samuel era dedicado ao trabalho abençoado pelo eterno e estimado pelo povo o menino Samuel servia o eterno sob a orientação de Eli naquele tempo raramente se via ou ouv.

    Alguma revelação do eterno certa noite Eli já estava dormindo sua vista já estava fraca ele não enxergava direito bem antes do Amanhecer quando a lmpada do Santuário ainda estava acesa Samuel dormia no santuário do eterno no qual estava a arca de Deus naquela noite o eterno o chamou Samuel Samuel Samuel.

    Respondeu pois não estou aqui e foi até onde ele estava dizendo eu ouvi o senhor me chamar estou aqui ele disse não chamei você volte para a cama Samuel voltou o eterno o chamou novamente Samuel Samuel Samuel levantou-se e foi de novo falar com ele eu ouvi o senhor me chamar estou.

    Aqui outra vez e disse filho não chamei você volte para a cama isso aconteceu antes que Samuel conhecesse o eterno foi antes de o eterno se revelar a ele pessoalmente o eterno chamou Pela terceira vez Samuel Mais uma vez Samuel se levantou foi até onde Eli estava e disse pois não.

    Ouvi o senhor me chamar estou aqui então Eli percebeu que o eterno estava

    Chamando o menino O sacerdote disse a Samuel volte para a cama se você ouvir a voz outra vez diga fala a Deus teu servo está pronto para ouvir Samuel voltou para a cama o eterno veio ficou do lado dele como nas outras vezes e o chamou Samuel.

    Samuel Ele respondeu Fala Deus teu servo está pronto para ouvir o eterno disse a Samuel preste atenção estou prestes a fazer algo em Israel que deixará o povo abalado chegou a hora de Cumprir o que eu disse que faria a família de Eli ele ficará sabendo que o tempo Chegou a família dele está condenada ele.

    Sabe o que está acontecendo que seus filhos profanam o nome e o santuário de Deus e ele nunca tomou Providência minha sentença contra a família de Eli é esta o pecado da família de Eli jamais será eliminado por algum sacrifício ou alguma oferta Samuel ficou deitado até o amanhecer levantou-se bem cedo e foi.

    Cumprir a sua obrigação que era abrir as portas do Santuário mas não estava querendo contar a visão a Eli mais tarde el chamou samueluel meu filho veio depressa pois não em que posso ajudar o que o eterno disse a você conte-me Tudo não esconda nada não amenize nem mesmo uma palavra Deus é seu.

    Juiz quero saber tudo que ele disse a você Samuel contou tudo a Eli não escondeu nada Eli disse é o eterno que ele faça o que achar melhor Samuel cresa o eterno estava com ele e a reputação Profética de Samuel era Impecável todos em Israel de dã ao Norte até berba ao sul reconheciam que Samuel era.

    Íntegro um verdadeiro Profeta do eterno o eterno aparecendo em siló ele se revelava por meio de sua palavra a Samuel tudo que Samuel dizia era anunciado por todo Israel em todo Israel havia respeito absoluto pelo eterno um dia Samuel propôs ao povo de Israel se vocês quiserem mesmo voltar para o eterno Liv dos Deuses estranhos e.

    Das Deusas da fertilidade depositem a sua confiança no eterno sirvam apenas a ele e ele livrará vocês da opressão dos filisteus eles obedeceram destruíram os Deuses e as Deusas as imagens de Baal e astarote e passaram a se dedicar exclusivamente ao serviço do eterno em seguida Samuel disse reunam todos em mispá para que eu interceda pelo povo todos os israelitas se reuniram em.

    Mispá Eles tiraram água do poço e a derramaram perante o eterno como ritual de purificação depois de jejuar o dia todo confessaram pecamos contra o eterno assim Samuel preparou os israelitas para Guerra Santa ali em mispá quando os filisteus souberam que os israelitas estavam reunidos em mispá os líderes dos filisteus partiram para a.

    Ofensiva Israel foi informado da mobilização deles e teve medo os filisteus os estavam ameaçando outra vez o povo suplicou a Samuel Ore com toda intensidade E não pare de orar interceda ao eterno o nosso Deus para que Ele nos livre dos filisteus Samuel ofereceu um cordeiro que ainda não tinha sido desmamado com oferta queimada ao eterno ele intercedeu.

    Por Israel e o eterno respondeu enquanto Samuel oferecia o sacrifício os filisteus se aproximavam dispostos a atacar Israel naquele momento o eterno trovejou sobre os filisteus e eles entraram em Pânico a confusão foi Total todos correram de Israel cada um para um canto Israel de mispá disparou na perseguição a eles matando os filisteus.

    Em toda a parte até as proximidades de Bet carar Samuel assentou uma pedra entre mispa sen e deu a ela o nome de Ebenézer Rocha da Ajuda dizendo neste lugar o eterno nos ajudou os filisteus aprenderam a lição e ficaram quietos em seu lugar não atravessaram mais a fronteira o eterno foi Severo com os filisteus durante toda a vida de Samuel todas as cidades que os filisteus tinham.

    Tomado de Israel de ecrom agate foram recuperadas Samuel liderou Israel com firmeza durante toda a sua vida todos os anos ele percorria as cidades de Betel gilgal e nisp em cada lugar julgava as causas do Povo mas sempre retornava a ramá onde residia sua base de governo estava ali nessa cidade ele eriu um altar ao eterno.

    ele nomeou seus filhos líderes de Israel seu filho mais velho chamava-se Joel e o outro abias Eles foram designados para berba mas eles não seguiram os passos do pai procuravam os próprios interesses recebiam suborno e corrompiam a justiça os chefes de Israel se reuniram e foram reamar com Samuel em.

    Ramá você já está idoso e seus filhos não agem com a mesma integridade queremos que faça o seguinte n meio um rei para nos governar como é normal entre os outros povos quando eles pediram um rei para governá-los Samuel ficou abalado e orou ao eterno o eterno respondeu vá em frente o que eles pedem Eles não estão.

    Rejeitando você o que não querem é que eu seja o rei deles desde que os tirei da terra do Egito até agora eles agem assim o tempo todo me abandonando para servir outros Deuses agora estão fazendo isso com você por isso deixe que recebam o que estão pedindo faça que entendam as consequências desse pedido mostre como um rei trabalha e.

    Como ele vai tratá-los Samuel explicou com clareza as implicações de se ter um rei como ordenou o eterno vou dizer como agirá o rei que vocês estão querendo ele recrutará seus filhos para seu exército para os carros de guerra para a cavalaria e Infantaria e os arregimentar em batalhões e esquadrões alguns serão submetidos a trabalhos forçados nas terras dele outros.

    Designados para fabricar armas e equipamentos para os carros ele convocará suas filhas para trabalhar como estilistas copeiras e cozinheiras ele confiscar as melhores lavouras vinhas e Pomares de vocês para entregá-las a seus protegidos ele cobrará impostos da produção das lavouras e vinhas de vocês para manter a máquina governamental o melhor da mão de obra e.

    Dos animais de vocês ele usará para benefício próprio e cobrará Impostos sobre os rebanhos vocês não serão muito diferentes dos escravos um dia vocês vão chorar de desespero por causa desse rei que tanto desejam agora mas não pensem que o eterno ouvirá vocês mas o povo não deu atenção a Samuel eles.

    Insistiam não estamos preocupados com isso queremos um rei para nos governar Queremos ser como os outros povos nosso rei governará sobre nós será o nosso noss tras na guerra Samuel ouviu a resposta deles e relatou tudo ao eterno o eterno disse a Samuel faça o que eles pedirem nomei um rei sobre.

    Eles então Samuel despediu os homens de Israel dizendo voltem cada um para suaa revelado a Samuel amanhã a esta hora enviarei um homem da terra de Benjamim ao seu encontro você deve ungi príncipe sobre o povo de Israel ele livrará o meu povo da opressão dos.

    Filisteus conheço bem as dificuldades do povo e ouvi o clamor do Povo no instante em que Samuel avistou Saul o eterno disse ao profeta Esse é o homem de que falei ele governará o meu povo Saul interpelou Samuel no meio da rua e perguntou por favor o senhor pode me informar onde mora o vidente Samuel.

    Respondeu sou eu o vidente acompanhe-me até o altar e coma comigo amanhã cedo tudo que você precisa saber e você poderá ir embora por falar nisso os jumentos perdidos que você procura TRS Dias foram encontrados por isso não se preocupe com eles neste momento o futuro de Israel está em suas mãos Saul respondeu não passo de um benjamita a.

    Menor tribo de Israel do clã mais da tribo por o senhor fala comigo dessa maneira Samuel conduziu Saul e seu ajudante até o lugar da refeição no altar e os fez assentar em lugar de honra mesa havia cerca de 30 convidados e Samuel disse ao cozinheiro traga-me o melhor pedaço de carne aquele que pedi para você reservar o cozinheiro trouxe a carne um.

    Prato decorado e a deixou diante de Saul dizendo esta porção foi separada para você pode comer foi especialmente preparada para esta ocasião e para estes convidados Saul comeu com Samuel foi um dia memorável depois desceram do altar para a cidade havia uma cama preparada para Saul no terraço arejado casa em que Samuel esta eles acordaram logo ao clarear do.

    Dia Samuel chamou Saul no terraço levante-se é hora de ir Saul levantou-se e os dois saíram para a rua quando se aproximaram da saída da cidade Samuel disse a saú Diga a seu ajudante que siga diante de nós comigo um pouco ten uma mensagem de Deus para.

    Você Samuel tomou um frasco de óleo derramou sobre a cabeça de Saul e o beijou Samuel perguntou Você sabe o que significa isto o eterno está ungindo você príncipe sobre todo o seu povo este sinal confirmará que o eterno está ungindo você príncipe sobre a sua herança depois que você partir daqui.

    Quando se aproximar da sua terra Benjamim você encontrará dois homens perto do túmulo de Raquel eles dirão os jumentos que você estava procurando foram encontrados seu pai já se esqueceu dos jumentos e agora está morrendo de preocupação por você seguindo adiante você chegará ao Carvalho de Tabor lá encontrará três homens que estão subindo para adorar a Deus em.

    Betel um deles estará carregando três cabritos o outro três sacolas de pão e o terceiro uma garrafa de vinho eles dirão Olá como vai e oferecerão dois pães que você deve aceitar depois você chegará a gibeá onde existe uma guarnição Militar dos filisteus ao se aproximar da cidade você encontrará um grupo de profetas que estarão descendo do Santuário tocando arpas.

    Tamborins flautas e tambores eles estarão profetizando Quando menos esperar o espírito do eterno virá sobre você e você profetizará com eles você será transformado você será renovado quando se cumprirem esses sinais você saberá que está pronto faça o que mandarem fazer Deus estará com você agora desça para gilgal e seguirei você mais tarde também vou para lá e me.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3AETbfJpVNc

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem