39. A Primeira Controvérsia Teológica da Igreja (At 15.1-5)

39. A Primeira Controvérsia Teológica da Igreja (At 15.1-5) Queridos irmãos nós vamos dar continuação a nossa série de mensagens um livro de Atos e dessa vez chegamos no capítulo 15 onde nós temos o registro do primeiro grande Concílio da Igreja Cristã que se reuniu em Jerusalém para debater a questão da unidade da igreja que estava sendo desafiada pelos requisitos pelos quais os gentios poderiam fazer parte da Igreja de Cristo eu vou fazer a.

39. A Primeira Controvérsia Teológica da Igreja (At 15.1-5)

Leitura e depois Queria convidar o Reverendo Joselito que é membro também da nossa equipe Pastoral aqui na primeira igreja a orar por nós vir aqui à frente e orar e depois Nós faremos a exposição livro de Atos Capítulo 15 de um assim alguns indivíduos que foram da Judeia para Antioquia ensinavam os irmãos Se vocês não forem circuncidados segundo o costume de Moisés não podem ser salvos.

Tendo surgido um conflito e grande discussão de Paulo e Barnabé com eles foi resolvido que esses dois e mais alguns fossem a Jerusalém aos Apóstolos e presbíteros para tratar dessa questão encaminhados pois pela igreja atravessaram as províncias da Fenícia e Samaria e narrando a conversão do gentios causaram grande alegria todos os irmãos quando chegaram a Jerusalém foram bem recebidos pela igreja pelos Apóstolos e pelos presbíteros a quem relataram tudo que Deus havia feito com.

Eles mas alguns membros do partido dos fariseus que haviam crido sim surgiram dizendo é necessário circuncidá-los e ordenar-lhes que observem a lei de Moisés só até aqui queridos aqui nós temos o relato do assunto que causou provocou esse Concílio em Jerusalém nós vamos orar pedindo iluminação do nosso Deus em seguida nós iremos para exposição.

Santo Deus santo Deus nós te bendizemos nesta noite pela alegria de estarmos aqui e juntos como teu povo voltarmos toda a nossa atenção e o nosso coração a tua palavra Que privilégio Senhor nos concede ó Senhor Jesus tu és o dono da nossa vida o autor da nossa salvação aquele que com amor e graça tem nos.

Conduzido pelos caminhos do Evangelho e nos aproximado no relacionamento sério com o Deus triunnon Obrigado Senhor pela benção da tua graça em nosso viver pedimos a Deus que o nosso coração esteja aberto e desejoso de para acolher aquilo que tens preparado para nós nessa noite eu possa continuar usando Reverendo Augustus na exposição da tua palavra e que ela chegue até nós como dádiva do alto.

Possamos viver para o teu louvor a partir de hoje de uma maneira mais consagrada mais dedicada Cuida de nós então e aceita nossa vida no teu altar imploramos dá-nos mais da tua graça por Jesus Cristo amém queridos Na mensagem anterior nós vimos o final da primeira viagem missionária que nós temos registro na Bíblia e que foi realizada pelo Apóstolo Paulo e pelo seu companheiro Barnabé eles saíram de.

Antioquia da Síria foram até Ilha de Chipre atravessaram a ilha pregando o evangelho depois subiram para o sul da Ásia menor de barco aportaram em panfília de lá seguir o para dentro até Antioquia da psídia ele já estavam na região sul da galáxia uma das grandes províncias do Império Romano a quem mais tarde Paulo haveria descrever a carta aos Gálatas provavelmente lá de Antioquia Eles foram para iconio e de lá foram para listra depois.

Para Derby e terminaram na cidade e foram para lista e depois para cidade de derby e terminaram na cidade de pej no finalzinho e de lá para Antioquia de onde eles tinham saído era um pulo mas Eles resolveram voltar pelo mesmo caminho para visitar as igrejas que eles tinham fundado nessa viagem fortalecendo os irmãos organizando as igrejas promovendo a eleição de presbíteros enfim consolidando o trabalho que eles haviam feito trabalho.

De anunciar o evangelho aos gentios Começando primeiro aos juDeus onde eles podiam e onde havia sinagoga eles começavam por lá e de lá iam para os gentios primeiro os prosélitos que eram gentios convertidos ao judaísmo depois os tementes a Deus que eram gentios Que gostavam do Judaísmo mas que não tinham se tornado juDeus pela circuncisão e os gentios Em geral os pagãos daquela época.

Que seguiam as religiões de mistério as religiões a religião grega clássica a religião do Império Romano as religiões de mistério que vinham da e enviam lá da mesopotâmia e assim por diante a viagem foi uma benção a viagem Foi Deus se manifestou de maneira extraordinária através desses dois vários Milagres foram relatados aqui e no caminho de volta chegando finalmente Antioquia de onde eles tinham sido encaminhados eles contaram o quanto Deus.

Havia feito através deles para a conversão do gentios terminando assim a primeira viagem missionária Paulo e Barnabé ficaram bastante tempo lá em Antioquia fortalecendo os irmãos pregando o evangelho e recuperando as forças para a próxima viagem que a gente vai ver no Capítulo 16 tudo parecia ir muito bem até que Alguns irmãos lá da Judeia.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Desceram para Antioquia e começaram a ensinar alguma coisa bem diferente

    Daquilo que o apóstolo Paulo havia juntamente com Barnabé ensinado aos crentes lá de Antioquia e isso causou uma confusão muito grande uma discussão que não pode ser resolvida lá em Antioquia E então resolveram levar o assunto para um Instância superior por assim dizer lá para Jerusalém onde estavam os apóstolos e os presbíteros.

    Para que eles resolvessem essa que foi é o primeiro Grande Desafio doutrinário da igreja doutrinário da igreja que é o que nós veremos agora primeira controvérsia teológica da igreja e eu quero hoje à noite vou apenas fazer a introdução e se Deus permitir na parte de segunda na próxima segunda nós vamos entrar no mérito do assunto propriamente dito bom texto começa com um relato da chegada desses Mestres da Judeia lá em Antioquia.

    Diz aí o verso primeiro alguns Jesus que foram da Judeia para Antioquia ensinavam aos irmãos Se vocês não forem circuncidados segundo o costume de Moisés não podem ser salvos bom algumas explicações aqui né primeiro lugar esses indivíduos eles não representavam o pensamento dos Apóstolos e dos presbíteros no geral eram alguns não eram todos daquela época todos os.

    JuDeus convertidos que pensavam como esses aqui esses resolveram fazer essa viagem nós estamos falando aqui de uma viagem de 400 km de Jerusalém até Antioquia da Síria estão falando aqui de uma viagem de várias semanas esses indivíduos resolveram sair de lá da Judeia de Jerusalém viajar algumas semanas até para Antioquia que era por assim dizer a sede do cristianismo gentílico era a.

    Maior igreja de gentios que era de onde Paulo tinha saído para a primeira viagem missionária e ele se sentiram no dever de ir lá até Antioquia e ensinar aos irmãos provavelmente eles eram considerados Mestres lá na Judeia e vinham com autoridade de quem vem de Jerusalém e eles começaram a ensinar os irmãos de Antioquia aquele gentios que tinham crido no Evangelho o seguinte que.

    Eles precisavam se circuncidar segundo o costume de Moisés Isto é segundo o costume que Moisés havia ensinado na lei Mas especificamente no relato de Gênesis Quando Moisés narrou a aliança de Deus com Abraão que foi selada com a circuncisão Deus escolhe Abraão faz promessas a ele a sua descendência e da como sinal do pacto a circuncisão que devia ser aplicada a todo toda criança.

    De 8 dias de nascida Ela recebia o sinal da circuncisão que era sinal da Aliança de Deus com Abraão e o seu povo e era a marca que identificava os juDeus então esses esses indivíduos estavam querendo que aquele gentios que tinham crido em Jesus ele se deixassem circuncidar conforme Moisés tinha ensinado para que eles fossem salvos para que eles fossem.

    Salvos eles estavam condicionando a salvação do Gentil e usar circuncisão Eles talvez o raciocínio deles era o seguinte Jesus era o Messias prometido Só que essa promessa foi feita a Israel foi a promessa que Deus fez a Abraão de que viriam descendente dele em quem seriam benditas todas as nações da terra esse descendente era Jesus Jesus era judeu a promessa era Judaica as escrituras que anunciavam a chegada do.

    Messias eram as escrituras hebraicas do povo de Israel ou seja toda a salvação ela tem origem no judaísmo Então se alguém quer ser salvo ele tem que se tornar judeu primeiro ele tem que ser circuncidado segundo o costume que Moisés ensinou Porque sem isso não tinha como ser salvo a salvação dependia de guardar esse que era o sinal da Aliança de Deus com o seu povo tem tido muita discussão e não não tem.

    Um consenso sobre se Esses pessoal era crente mesmo

    Porque na hora que olha a dificuldade aqui eles estão exigindo a circuncisão como condição para salvação então segue-se que eles criam que era preciso guardar as obras da lei para que sejam salvos então com certeza eles não entenderam direito o caminho de Deus o caminho de Deus é que nós somos salvos pela graça sem as obras da Lei aqui eles.

    Estão pedindo obras da lei a todo aquele que crê para que possa ser salvo mas adiante no texto aqui no verso 5 a gente vai chegar lá Lucas diz que alguns membros do partido dos fariseus que haviam crido sim surgiram dizendo é necessário circuncidá-los e observar que determinar que observe a lei Moisés então Lucas está dizendo que eles tinham querido então eles eram crentes ou não.

    Essa é a dificuldade que os comentaristas encontram né indefinir exatamente então várias possibilidades primeiro esse pessoal não era crente eles eram fariseus que acharam que os cristãos estavam do lado deles contra os saduceus os saduceus não criam na ressurreição no criam espírito não cria em vida eterna mas os cristãos acreditavam em ressurreição e vida eterna e vira depois da morte cria um anjos e criam no espírito Então os fariseus estavam mais.

    Próximos dos cristãos do que nos saduceus então eles muitos deles se tornaram cristãos sem que tivesse havido realmente uma conversão ou coisa dessa natureza essa é a primeira possibilidade a segunda Possibilidade é que eles tinham crido de fato que Jesus era o Messias Mas eles ainda não tinham crescido no entendimento É comum um novo convertido ainda não a cabeça de um novo convertido não fica arrumada em 10 dias.

    Uma semana um mês leva tempo até que a cabeça do novo convertido se Organize ele começa a fazer sentido das coisas a partir dessa nova perspectiva com coração mudado ele enxerga a vida de uma outra maneira ele vai colocando as coisas no lugar então é possível que eram fariseus que se converteram mas que ainda não haviam entendido plenamente o significado da Graça.

    Uma terceira Possibilidade é que esses fariseus tinham entendido que Jesus era o Messias de Israel mas só que eles não entendiam que o Messias teria vindo libertar Israel primeiramente da culpa do pecado mediante o seu sacrifício na cruz eles queriam entender Jesus mas como um Messias típico líder da Nação de Israel mas com.

    Nada ou pouca coisa a ver com o resgate dos pecados salvação pela graça ou qualquer coisa assim existe uma variedade de possibilidades e eu quero entender eu quero seguir o caminho aqui de que eles eram de fato convertidos só que eles não tinham ainda entendido todas as implicações da Graça de Deus eu me lembro quando eu me converti eu não entendi tudo na hora nada ele levou tempo mesmo que eu tinha sido criado na.

    Igreja Cristina um lar evangélico mas na minha conversão aos 23 anos de idade levou bastante tempo eu diria uns dois ou três anos até que as coisas começassem a fazer sentido na minha cabeça organizar minha cabeça então eu creio que é possível alguém ser crente no senhor Jesus e ainda não ter uma visão completamente desenvolvida da Graça de Deus e do caminho de Deus como por exemplo o apóstolo Paulo escrevendo aos Coríntios ele diz meus irmãos eu não posso tratar vocês como espirituais.

    Vocês são carnais vocês são crianças em Cristo era o problema dos Coríntios né que eles pensavam eles tinham uma ideia muito errada de santificação do que era plenitude do espírito e eles achavam que era espirituais e Paulo dizia vocês são crianças em Cristo A mesma coisa o autor da carta aos hebreus ele escreve dizendo olha irmãos decorrido o tempo que já decorreu que vocês professam a fé em.

    Cristo Jesus vocês ainda são como crianças que precisam tomar leite em vez de alimento sólido não Tá negando que eles eram crentes nem a carta aos hebreus e nem Paulo escrevendo aos Coríntios ele não estão negando que eles eram crentes Mas estão dizendo que eles estavam indo devagar eles não tinham ainda entendido toda para mim tudo do Evangelho eu creio dessa maneira hoje tem muitos evangélicos no Brasil que sabem o básico que Jesus morreu pelos meus pecados.

    As implicações disso aí são muitas e vastas e levam tempo até você entender como é que isso vai afetar seu casamento seu trabalho o culto que você presta a Deus o que é que você canta o que é que você vê nas redes sociais a maneira como você se relaciona com seu patrão no trabalho como é que você vai como é que você se relaciona com o que o seu professor está falando lá na universidade ou lá na escola então até que você perceba todas essas implicações.

    Um bom tempo passa e eu penso que era o caso aqui desses fariseus né eles eram do partido dos fariseus eles tinham crido que Jesus era o Messias ele era o cumprimento da Promessa feita Abraão criam que Jesus era o Salvador mas eles não entendiam ainda que isso significava que a lei de Moisés tinha sido abolida e que os costumes de Moisés haviam já encontrado o seu cumprimento e que.

    Cristo é o fim da lei para todo aquele que crê então essa compreensão ainda não tinha chegado para eles por isso eles ficaram preocupados quando eles tiveram é conhecimento de que a igreja de Antioquia estava enviando Missionário para o gentios e aceitando os gentios de qualquer maneira na igreja sem circuncidar sem guardar dieta dos juDeus né que eram uma série de regras a respeito de que tipo de animal podia comer sim ou não o calendário dos juDeus.

    Que tinha determinadas festas e dias que tinha que ser observados Como assim esse pessoal tá entrando na igreja e não tá sendo exigido né que libertinagem é essa né Não pode ser uma desvirtuação do Evangelho Quem que tá ensinando isso aí Paulo ah esse aquele faz ele nem de Jerusalém é ele lá de Tarso da silício Ele é lá de dispersão não é um judeu judeu de verdade não é por isso que tá essa confusão aí e lavar os irmãozinhos lá da.

    Judeia para Antioquia para botar as coisas em ordem né para regular a pregação do apóstolo Paulo a estratégia da igreja de Antioquia isso aí não pode se vocês estão mandando missionários em viagem para as partes da para as províncias do Império Romano vocês têm que trazer esse pessoal para ser circuncidado enfim seguir todos os costumes é judaicos foi o que eles fizeram chegaram lá na igreja de Antioquia Nós.

    Lemos aqui né alguns indivíduos que foram da Judeia plantio aqui eles chegaram lá e começaram a ensinar como eu disse se eles eram fariseus então eram pessoas treinadas na lei de Moisés tinham experiência no ensino eles eram Mestres da Lei eram reconhecidos e os irmãos da igreja de Antioquia né vendo que eles professavam a Jesus o próprio Paulo né tinha sido fariseu e era um mestre então agora chegava outro então dava uma oportunidade e tem.

    A palavra pode falar né quando eles começava a falar ué pera aí mas isso aí não foi o que o fariseu Paulo ensinou que não isso aqui tá diferente né eles começaram a ensinar a necessidade da circuncisão se a igreja era a continuação do Povo de Deus ela tinha que continuar com as marcas da igreja do Antigo Testamento eles não criam que a circuncisão tinha sido abolida muito menos que o batismo substituía a circuncisão e que era a marca da Nova.

    Aliança sentia o que era antes Judaica deles estava ameaçada e eles precisavam fazer alguma coisa e lá vão eles para o centro da difusão do evangelho gentílico que era Antioquia para regular as coisas e mudar tudo em ordem de vez em quando aparecem os irmãos desses na igreja né que diz assim rapaz tá tudo errado aqui tá tudo errado vamos regular isso aqui vamos botar em ordem e aí começa uma confusão e é daqui que nascem as divisões.

    Exatamente situações como essa é que as igrejas se dividem elas não conseguem chegar num acordo que foi o que aconteceu aqui só que eles tiveram sabedoria para recorrer a uma liderança mais ampla para decidir sobre o assunto mas lá em Antioquia o assunto não se resolveu porque Paulo e Barnabé resolveram peitar esse pessoal problemas aí no verso 2 até o verso 3 verso 2 tendo surgido um conflito e uma grande.

    Discussão de Paulo e Barnabé com eles foi resolvido que esses dois e mais alguns fossem a Jerusalém aos Apóstolos e presbíteros para tratar dessa questão Lemos aqui que Paulo e Barnabé eles enfrentaram esses Mestres e discordaram veementemente daquilo que eles estavam dizendo e Eles não aceitaram que esses fariseus convertidos na igreja de Antioquia ensinassem que os gentios precisavam.

    Seguir o costume de Moisés para ser salvos Eu Posso até imaginar que Paulo e Barnabé Na verdade ele se insistiram que a justificação do crente a justificação do pecador era conforme Abraão O Pai da Fé Abraão foi justificado pela fé antes de Moisés antes de ser circuncidado ele começou toda aquela discussão que a gente vê traços na carta aos Gálatas que Paulo vai escrever algum tempo depois e.

    Especialmente na carta aos romanos o apóstolo Paulo discutindo e dizendo queridos a lei ela tinha um propósito ela não foi dada para salvar ela foi dada como antecipação do Messias apontava para Cristo se a lei Serviu de aio de mestre para nos conduzir de pedagogo para nos conduzir a Cristo mas ela mesmo não salva ninguém se O Judeu quiser continuar judeu ele pode fazer isso mas ele não pode exigir isso do gentios isso Paulo nunca foi.

    Contra algum judeu que se convertesse e ele quisesse circuncidar seus filhos guardar as festas religiosas dos juDeus Páscoa Pentecostes Tabernáculo etc festa dos pães só comer carne permitida pela lei Paulo não tinha problema com isso você é judeu essas coisas são marcas identitárias da sua raça é sua cultura então ser um bom cristão não significa ser um mal judeu o próprio Paulo fez votos o próprio Paulo.

    De vez ele ia ser regularmente sinagoga Paulo pelo menos duas vezes no livro de Atos ele quer estar em Jerusalém para festa da páscoa então Paulo continuou com algumas práticas judaicas Claro ele não esperava a salvação por meio dessas coisas mas essas coisas eram o que marcava O Judeu no primeiro século se você perguntar se alguém do século primeiro o que é um judeu Ele respondeu assim é alguém que não faz nada no sábado não come carne de porco e quando o filho nasce.

    Faz operação de fimose meu filho então era a marca do Judaísmo até hoje até o no dia de hoje juDeus que são ateus eles praticam essas coisas porque deixou de ter um conteúdo religioso para ele faz parte da cultura deles então Paulo não tinha problema o problema era se você quisessem por isso aos gentios que não eram juDeus Como condição para a salvação e aí a briga foi feia né briga.

    De foice né como a gente diz assim Paulo e Barnabé enfrentaram lá os mestres a gente não sabe quantos eram e disseram não vocês estão errados não é isso que essa aí não é a verdade de Deus é a discussão cresceu vira uma Contenda de grandes proporções como tá dizendo aí no início do verso 2 né sugiro um conflito e grande discussão então foi bate boca mesmo né de lado a lado argumento de um lado argumento do outro e a ponto de que a unidade da igreja.

    Estava ameaçada Essa foi a primeira primeiro Grande Desafio teológico Afinal gentios tem que se tornar juDeus para ser salvos eles precisam guardar os requerimentos da lei de Moisés para poder sentar à mesa com os juDeus convertidos Qual é a base para a comunhão entre juDeus e gentios que creem no mesmo Messias como resolver isso era esse O Grande Desafio né a igreja então Resolveu levar o assunto.

    A Jerusalém foi resolvido verso 2 foi resolvido que esses dois Pauli Barnabé e mais alguns fossem a Jerusalém aos Apóstolos e presbíteros para tratar dessa questão o assunto era da maior importância para a unidade da igreja Especialmente porque a igreja de Antioquia estava prestes a dar início a segunda viagem missionária do apóstolo Paulo então era importante resolver isso aí e já que eles não conseguiam resolver em.

    Antioquia iriam a Jerusalém porque Jerusalém porque lá era por assim dizer a igreja mãe foi onde foi onde tudo começou é lá que estavam os apóstolos os 12 apóstolos de Cristo ela era lá que estavam os presbíteros que tinham sido eleitos para juntamente com os apóstolos guiar o cristianismo nascente e era lá portanto que o assunto teria que ser resolvido e aqui a igreja de Antioquia.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=FyRLg767u4k

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem