COMO POSSO SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO - Hernandes Dias Lopes

COMO POSSO SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes irmãos queridos vamos abrir a palavra de Deus por gentileza na carta do apóstolo Paulo aos Efésios Capítulo 5 versos 18 a 21 Efésios Capítulo 5 versos 18 a 21 Paulo diz assim e não vos embriagueis com vinho no qual a dissolução.

COMO POSSO SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO - Hernandes Dias Lopes

Mas enchei-vos do espírito falando entre vós com Salmos entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais dando sempre Graças por tudo a nosso Deus e pai em nome de nosso senhor e Jesus Cristo sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo amém bom eu gostaria de iniciar contando para vocês como é que a Igreja.

De Éfeso surgiu Paulo estava na sua terceira viagem missionária depois de fazer uma viagem na província da galáxia depois de fazer outra viagem na província da Macedônia e da acaia agora Paulo se concentra na Ásia e se concentra na capital da Ásia a cidade Éfeso éfesorada as mais importantes do mundo naquele tempo a cidade com mais de 300.

Mil habitantes é fez hospedava o tempo da grande Deusa Diana a Deusa dos Efésios o Templo de Diana era uma das sete maravilhas do mundo antigo os nichos do templo miniaturas do tempo era o principal produto de suvenir vendido aos turistas que chegavam todos os dias daquela cidade não bastasse isso aquela cidade era.

Marcada fortemente pela feitiçaria pelo cultismo e Paulo chega ali prega o evangelho Experimenta irmãos o que nós tanto desejamos hoje um grande reavivamento espiritual não há qualquer possibilidade de explicar o que Deus fez em Éfeso por intermédio do apóstolo Paulo a não ser um grande Avivamento para vocês terem uma ideia em três anos que Paulo ali ficou a idolatria da cidade entrou em colapso.

A feitiçaria entrou em bancarrota as pessoas convertidas largavam a feitiçaria e queimava os seus livros de Magia em praça pública a palavra de Deus prevaleceu naquela cidade bendito seja Deus e igrejas foram plantadas por toda a província como Esmirna Bergamo te atira sardes Filadélfia Colossos hierápolis aí Paulo sai dessa cidade.

Para levar uma oferta aos pobres da Judeia porque no governo de Cláudio 41 a 54 da nossa era cristã ou uma grande fome no mundo os juDeus foram expulsos de Roma e Paulo Então faz uma grande campanha uma grande coleta entre as igrejas gentílicas para socorrer os irmãos da Judeia e agora Paulo depois de recolher todas essas ofertas está levando esta oferta para igreja da Judeia e quando ele chega na Judeia ele é preso.

Ele é transportado para cesaré marítimo e fica dois anos preso sobre acusação dos juDeus ele opta por ser julgado em Roma porque tramavam para matá-lo e ele chega em Roma preso e Algemado e é desta prisão de Roma que ele escreve esta carta e esta carta é a carta da igreja é a carta eclesiológica mais robusta que Paulo escreveu sobre essa doutrina bendita no capítulo primeiro desta carta Paulo.

Vai mostrar que a nossa salvação é uma obra de Deus Deus o pai nos escolheu Deus o filho morreu por nós na cruz e Deus o espírito santo aplica a Redenção no nosso coração e eu queria que você retrocedesse comigo ao capítulo 1 por gentileza para nós entendermos qual é esse Ministério do Espírito Santo na nossa vida Versículo 13 14 ele diz assim em quem também tá falando de Cristo em quem.

Também vós depois que ouvistes a palavra da verdade o evangelho da vossa salvação tendo nele também em Cristo foste selados com santo espírito da Promessa vamos ficar aqui no verso de número 13 irmãos hoje eu quero falar sobre o poder do Espírito Santo e nós não podemos exagerar sobre a importância do Espírito Santo se não for a obra do Espírito Santo nem você nem hoje estaremos aqui.

Se não fosse a obra do espírito santo não haveria nenhum nenhum salvo sequer na história é o Espírito Santo é o espírito santo quem regenera é o espírito santo quem abre os nossos olhos espirituais é o espírito santo quem arranca de nós o coração de pedra e nos dá um coração de carne é o espírito santo quem nos batiza no corpo de Cristo é o espírito santo quem nos célula para o dia da Redenção é o espírito santo que.

Nos foi dado com o penhor como garantia da nossa salvação é o espírito santo quem nos dá dons espirituais é o espírito santo que age em nós e produz o fruto do espírito amor alegria paz bondade benignidade mansidão domínio próprio é o espírito santo quem nos capacita com poder Para vivermos uma vida digna do Evangelho de Cristo Jesus nosso senhor e aqui nesse texto ele está dizendo o seguinte quando você escuta o evangelho a palavra de Deus e você crê.

Veja Também, Vai te Interessar:

    No Senhor Jesus o espírito santo vem e cela você

    Caramba você marca você tornando você Propriedade Exclusiva de Deus eu gosto dessa ideia do selo porque é um símbolo emblema popular conhecido de todos nós não é verdade o que que esse emblema significa primeiro significa que quando você sela algo você.

    Tá dizendo isso aqui é meu é meu ninguém toca ninguém mexe por isso que a Bíblia diz que quem toca em você toca na Menina dos Olhos de Deus você é Propriedade Exclusiva de Deus você está seguro nas mãos do Senhor Jesus Cristo segundo selo sabe o que significa significa que você é uma obra genuína de Deus.

    Quando você põe um selo você tá dizendo isso aqui tem qualidade Você vai no supermercado e procura um produto com selo de qualidade você é uma obra exclusiva do espírito santo não tem mistura não é coisa híbrida misturada não não o que foi feito em você é obra de Deus é auto sugestionamento você não é um crente porque um dia você tava.

    Pensando refletindo cogitando filosofando você descobriu que é maravilhoso você acredita então eu resolvo não o que vai acontecer em você é obra do Espírito Santo mas em terceiro lugar o selo amados significa que o que foi feito em você algo Inviolável Inviolável o espírito santo trabalha aquilo que nós chamamos de segurança da Salvação O Espírito de Deus tente fica.

    Com o nosso espírito de que nós somos filhos de Deus segurança da salvação certeza da vida eterna aí eu diz o Versículo 14 do capítulo 1 assim o qual o espírito santo o qual é o penhor da nossa herança até o resgate da sua propriedade em louvor da sua glória e essa palavra penhor e outra palavra muito conhecida nossa né Muito é uma palavra comercial e também uma palavra relacional o penhor era aquela época conhecido como anel de noivado.

    O noivado naquela época era muito mais solene do que hoje noivado era feito diante de Testemunhas noivado era uma espécie de casamento só não acontecia ainda a conjunção carnal a intimidade do casal cada um controla meu pai na casa de pai e mãe mas estavam legalmente comprometidos como Deus não é homem para mentir como Deus não faz um compromisso sem cumpri-lo como Deus não faz um pacto e.

    Uma aliança e quebra este pacto Essa aliança quando você ouviu o evangelho e foi convertido o espírito santo foi dado para você como uma garantia solene segura inquebrandável Deus é o seguinte o que eu comecei a fazer em você eu vou completar o teu dia de Cristo Jesus eu não vou desistir de você eu não vou abrir mão de você eu não vou largar você no meio do caminho eu não vou começar a fazer uma obra e largar para lá o grande Escultor Miguel Ângelo.

    Que fez obras tão magníficas as mais conhecidas Moisés e Pietá ele começou cerca de 32 obras só completou 14 Deus não é assim Deus não começa um projeto e larga para lá Deus não faz rascunhos dos seus projetos porque Deus começa Deus termina então a primeira obra do Espírito Santo na minha na sua vida é obra da segurança da nossa salvação.

    Agora olha comigo por favor Capítulo 3 por gentileza Versículo 16 e 17 capítulo 3 16 e 17 para que segunda riqueza da sua glória vos conceda que sejais fortalecidos com o poder mediante o seu espírito no homem interior e assim habite Cristo no vosso coração pela fé irmãos amados agora é uma outra área da ação do Espírito Santo que é.

    Revestimento de poder eu preciso de poder sou muito fraco

    Muito fraco tenho fraquezas físicas eu fraquezas emocionais tenho fraquezas Morais tenho fraquezas espirituais se o senhor me deixar Rendido a minha própria sorte eu mereço E você também a Bíblia diz que Deus conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó.

    Mas eu quero dizer a você que o espírito santo nos é dado para nos revestir de poder Aliás o senhor Jesus Cristo antes de ir para o céu disse para os seus discípulos permanecerem na cidade até que do alto sejais revestidos de poder antes de enviar a igreja o mundo Jesus enviou espírito santo da igreja e esta ordem nunca pode ser alterada então o espírito santo nos foi dado.

    Irmãos para nos dar poder poder para viver poder para morrer poder para perdoar poder para pregar poder para abrir os olhos e ver o mundo como Campo que precisa ser alcançado agora não tem por favor o que tá escrito esse poder é para nos fortalecer para que sejais fortalecidos com poder fortalecidos agora como assim ele responde mediante o.

    Seu espírito onde no homem interior então nós que esse poder numa coisa assim espetaculosa sensacionalista não esse poder é aqui dentro de você é no seu interior que transborda nas suas palavras nas suas ações nas suas reações na sua dinâmica de vida lá dentro da sua casa lá no seu trabalho lá na sua convivência lá nos seus relacionamentos.

    Mas chama atenção porque aqui tem uma expressão que precisa ser compreendida é como é que eu posso saber que uma pessoa está cheia do Espírito Santo Qual é a evidência disso esse texto responde assim e assim habite Cristo no vosso coração e assim é fortalecido com o poder mediante o seu espírito no homem interior e assim habite Cristo no vosso coração pela fé eu chamo a sua atenção para essa palavra.

    Porque você está cheio do Espírito Santo quando Cristo habita no seu coração pela fé a evidência de uma pessoa cheia do espírito santo é se Cristo é o dono é o senhor da vida dela se ela é governada por Cristo Eu gosto do pastor Arival de um livro de packer na dinâmica do Espírito os melhores livros que eu já li se você não leu Vale a pena ler esse livro na dinâmica do espírito de j e packer e ele diz o seguinte que o ministério do.

    Espírito Santo é o ministério do holofote você anda por São Paulo à noite de vez em quando você vê algum monumento algum prédio significativo e uma luz incidindo um dia tá azul do dia tá amarela outro dia tá verde mas você não vê aquela luz aquela luz está escondida o holofote está lá escondido Mas aquela luz projeta sobre o monumento sobre o edifício o que importa é mostrar o.

    Edifício o Ministério do espírito santo não é mostrar a si mesmo o Ministério do Espírito Santo é mostrar Jesus ele aponta para Jesus ele glorifica Jesus ele exalta Jesus quando é que você sabe que você está cheio do espírito santo é quando Jesus está plenamente habitando no seu coração pela fé agora a palavra habitar ela é muito curiosa porque há duas palavras no grego Para habitar a palavra grega é a palavra grega paro e Kelson.

    De forma temporária é um hóspede que chega no hotel para passar uma noite ou dois dias uma semana mas ali não é a sua casa ali não é a sua residência ele não vai permanecer ali ele não é o dono ali ele não pode fazer reformas ali não pode fazer mudanças ali ele está apenas usufruindo aquele espaço por um tempo mas ele vai embora ele não tem compromisso com aquele local.

    A outra palavra a palavra parou e Kel é habitar permanente você é o dono da casa você mora nessa casa você vive nessa casa você é o dono dessa casa você pode fazer reformas na sua casa você pode fazer o que Neemias fez com os móveis de Tobias joga os móveis de Tobias fora dessa casa aquilo que não agrada você ser descarta dessa casa aquilo que é necessário você traz para essa casa a casa é sua ela é.

    Sua residência permanente é exatamente a palavra que aparece aqui sabe quando você sabe quando você sabe que tá cheio do espírito santo é quando você entrega todas as chaves da casa da sua vida do seu coração para Jesus e diz assim o senhor é o dono só pode fazer a mudança que o senhor quiser o senhor manda nessa casa essa casa que é o meu coração que a minha vida mas agora vá comigo por gentileza para o capítulo 4 verso 30.

    Porque é uma outra fala de Paulo sobre o Espírito Santo e diz assim e não entristeçais o espírito santo de Deus no qual fosse selados para o dia da Redenção e o contexto aqui meus irmãos de não entristecer seu espírito santo é ele começa lá no 25 é deixar a mentira é falar a verdade é tomar conta do coração para que você não sere descontroladamente.

    E você não de lugar o diabo você não furtar você trabalhar eu não sai da sua boca a palavra torpe mas só que for digna e pronta a predicação e você a largar amargura Cólera gritaria blasfêmia a malícia essas coisas todas que estão ao redor do Versículo 30 entristece o espírito santo Por que que o Espírito Santo habita em você me permite explicar isso melhor quando.

    Você entrou nesse local aqui esse local aqui nós chamamos de templo de Santuário a coisas que aqui você não faz aqui não é um campo de futebol aqui não é um teatro aqui não é uma praia aqui não é um shopping center aqui você toma cuidado com seu gestos com suas palavras porque você respeita esse lugar e deve respeitar mesmo mas a Bíblia diz que Deus não habita em casas feitas por mãos humanas.

    Sabe qual é o tempo que Deus habita é a sua vida é o seu corpo é o seu coração só que quando a Bíblia diz que o seu corpo é o santuário do Espírito a palavra grega não é Santuário porque a ideia é do templo judaico e você sabe que o tempo judaico tinha o lugar o pátio dos gentios tinha o lugar santo e tinha um lugar Santíssimo Onde ficava a Arca da Aliança onde o sul.

    Sacerdote entrava uma vez por ano onde a glória de Deus achei que não de Deus descia a palavra lá que diz que o seu corpo é o santuário do Espírito Santo significa que seu corpo é o santo dos santos onde a glória de Deus habita isso o espírito santo que é uma pessoa a pessoa Divina habita dentro de você dentro de mim eu não posso viver de tal maneira incoerente com a ação do Espírito Santo porque se fizer isso ele se entristecer.

    Seria muita deselegância você recebeu um hóspede na sua casa e tratá-lo mal só que o espírito santo não é hóspede ele é o dono da casa e nós não poderíamos afrontá-lo com a nossa vida e Paulo diz não entristeçais o espírito santo da promessa mas agora vamos ao texto lido Capítulo 5 versos 18 a 21 porque aqui agora tem uma ordem Expressa de Paulo.

    Versículo 18 ele tem duas ordens muito Claras e não vos embriagueis com vinho no qual a dissolução mas enchei-vos do espírito irmãos queridos convenhamos aqui nós todos temos Clara convicção de que não combina um crente bêbado um crente embriagado qualquer de nós em qualquer lugar em qualquer tempo diríamos não tá certo reprovaríamos isso porém nós não temos o mesmo senso.

    De equilíbrio para dizer que a desobediência a outra ordem não tem parece para nós a mesma percepção Quem de nós diz o seguinte está errado um crente não seja do Espírito Santo Porque se é pecado estar bêbado embriagado é pecado não está cheio do Espírito Santo tem uma ordem negativa e tem uma ordem positiva a ordem negativa é não vos embriagueis com vinho a ordem positiva é mas enchei-vos do Espírito Santo.

    Talvez você diga pastor eu sou um crente maravilhoso eu nunca me embebedei eu nunca me embriaguei a pergunta e você está cheio do Espírito Santo notem vocês que nesse texto existe uma comparação superficial existe um contraste Qual que é a comparação superficial é que tanto uma pessoa embriagada quanto uma pessoa chega do Espírito Santo ela está sob controle de algo ou de alguém.

    Uma pessoa bêbada está sobre o controle do álcool ela vai falar coisa que não deve falar ela vai agir de maneira que não deve agir ela vai ter um comportamento que não é adequado ela vai ter situações que não é natural dela porque ela tá sobre o efeito do álcool o álcool é um ladrão de cérebros é o principal responsável por crime espacionais por acidente de trânsito por destruição de famílias porque a pessoa que ela está bêbada embriagada ela está não no domínio dela no controle dela um domínio próprio mas.

    Sobre o efeito do álcool agora se uma pessoa está sobre efeito do álcool tem esse comportamento esquisito se ela está sobre o efeito do Espírito Santo isso vai refletir no que ela fala no que ela faz no que ela age no que ela reage Qual o contraste Paulo diz assim mas enxergos do Espírito Santo falando entre vós com Salmos e hinos tanto que os louvores de todo o coração o senhor.

    Ou que seja quando uma pessoa está embriagada ela vai levar essa pessoa o álcool ele vai essa pessoa a uma vida de luta vergonha o próprio destruição eu tinha um amigo querido que tinha um problema Seríssimo de alcoolismo e tinha Recaídas muito tristes e às vezes a esposa tava falta dele e.

    Ele ficava uma semana sumido ela ia procurar e às vezes achava nos lugares mais escondidos da cidade de um boteco mas sujo da rua caído bêbado e tinha que carregá-lo para casa sujo cheio de vômito para dar um banho para se recuperar produz dissolução.

    Tristeza dor vergonha Paulo diz não vos embriagueis com vinho mas eu não tô falando dos botecos da vida há poucos dias uma mulher me procurou e diz Pastor Hernandes o senhor precisa falar sobre a Confraria do vinho das rodas da Elite mais rica dos apartamentos mais caros daqueles tem muito dinheiro e gastam 10.

    Mil reais e se alienam do casamento e se afastam dos filhos jogam a família num Pântano de solidão e desespero casamentos acabando filhos deixados de lado e Paulo disse não vos embriagueis com vinho ou a dissolução Mas agora ele vai falar do efeito então de uma vida cheia do espírito santo ele disse não vinho no qual dissolução mas.

    Enchei-vos do espírito e quais são as evidências com a pessoa está cheia do espírito santo vejamos aqui no texto olha comigo verso 19 ele diz assim falando entre vós como Salmos entoando e louvando de coração o senhor com hinos e cânticos espirituais vamos pegar o primeiro ponto falando entre vós com Salmos grife a expressão entre vós porque a expressão entre vós está dizendo que quando você está cheio do Espírito Santo isso vai refletir na sua comunicação.

    Horizontal entre vós uma pessoa cheia do espírito santo ela é doce não falar tem graça na sua voz tem edificação nas suas palavras tem polidez no seu trato tem sabedoria na sua voz não combina uma pessoa cheia do Espírito Santo com palavrões com palavras torpes com palavras duras com palavras gástricas com palavras ácidas tóxicas.

    Amados irmãos nós precisamos aprender do Espírito Santo Aliás quando você avança em Efésios começa a falar de família como a esposa deve ser submissa a seu próprio marido com o marido derramar sua própria esposa como Cristo amou igreja como os filhos devem Honrar obedecer os pais e como os pais não deve tratar os filhos com amargura mas criá-los na disciplina e na administração do Senhor tudo isso só é possível meus irmãos Se tivermos plenitude do Espírito Santo.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=n7KRHeKC0po

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem