O DESESPERO HUMANO E O LIVRAMENTO DIVINO - Hernandes Dias Lopes

O DESESPERO HUMANO E O LIVRAMENTO DIVINO - Hernandes Dias Lopes A palavra da verdade a exposição bíblica com Hernandes Dias Lopes a Olá amados irmãos Então nós vamos abrir a palavra de Deus o livro do profeta Jonas Jonas Capítulo 2 e nós vamos começar a leitura do verso 17 do Capítulo primeiro o e ler até o Versículo 10 acompanhe por favor essa leitura e não fecha a sua.

O DESESPERO HUMANO E O LIVRAMENTO DIVINO - Hernandes Dias Lopes

Bíblia eu preciso muito que você acompanhe a exposição com a Bíblia aberta de par ou o senhor um grande peixe para que tragasse a Jonas ia servir Jonas três dias e três noites no ventre do peixe então Jonas do ventre do peixe orou ao Senhor seu Deus e disse e na minha angústia clamei ao Senhor e ele me respondeu do ventre do Abismo gritei e tu me ouviste a voz os me lançaste no Profundo no Coração dos.

Mares e a corrente das águas me cercou todas as suas ondas eu estou as vagas passaram por cima de mim então eu disse lançado estou de diante dos teus olhos tornarei porventura a ver o teu santo tempo e as águas me cercaram até a alma O Abismo me rodeou e as algas se enrolaram na minha cabeça desci até aos fundamentos dos Montes desse até a terra.

Cujos ferrolhos e se correram sobre mim para sempre e contudo fizeste subir da Sepultura a minha vida o Senhor meu Deus e quando dentro de mim desfaleci a minha alma eu me lembrei do Senhor o e subiu a ti a minha oração no teu santo templo há os que se entregam à idolatria van abandonam aquele que eles é misericordioso mas com a voz do.

Agradecimento eu te oferecerei sacrifício o que voltei Pagarei ao Senhor pertence a salvação falou pois o senhor é o peixe e este vomitou a Jonas na terra eu quero pensar com vocês hoje irmãos sobre o desespero humano e o livramento divino e é sabido por todos vocês que Jonas é o primeiro Profeta transcultural do Antigo Testamento.

E havia profetas como Isaías e anões que profetizaram também para povos estrangeiros Jonas é o primeiro profeta chamado por Deus a profetizar especificamente um povo estrangeiro o Jonas é só aparece na Bíblia com o seu nome no antigo testamento mais uma vez Esse é o texto que está registrado em segundo reis 1425 o e somos então informados que ele.

Profetizou no período de Jeroboão o primeiro hoje era bom segundo melhor dizendo que foi o rei do reino do norte que governou mais tempo 41 anos foi o rei do reino do norte que foi mais próspero nós estamos informados que ele profetiza exatamente a expansão do seu reino o Jonas era de Gatti refere GAT Rep era uma pequena Vila a 9 km de Nazaré lá no norte da Galileia.

O que diz a Bíblia que Deus então chama é para ir a nínive e clamar contra ela é bom nínive era a capital do império assírio ninime na época era mais poderosa a maior e mais cruel e sanguinária cidade do mundo a nínive era uma cidade inexpugnável a nínive era cercada de fortes largas e altas muralhas para vocês terem uma ideia as muralhas que cercavam a cidade de milho chegava a quase 30 metros de.

Altura e eram tão largas que duas carruagens podiam correr por cima delas o tio 1200 Torres onde ficavam os sentinelas E era uma cidade na mente dos assírios impossível de ser conquistada a assíria era o império mais poderoso da época e muito cruel o vídeo regra quando eles entravam a cidade para conquistá-la eles matavam os.

Homens empilhavam suas cabeças na porta da cidade para as pessoas saberem ninguém resiste o poder da Síria a e agora Jonas é chamado por Deus para Irani i a Clamar contra ela Oi e Jonas desce de gato refer perto da cidade de Nazaré ao Porto que ficava em jupi hoje Júpiter um pequeno bairro da grande tela vive Porto do mar mediterrâneo e ele então encontra um.

Navio que está indo para tarsis e olha hora tarsis era o apóstolo de nínive nele ficava no Oriente tarsis no ocidente tarde ficava na época próxima da região da Espanha no último lugar conhecido na época Ah e por quê que ele vai porque que ele foge de Deus porque que ele tenta fugir de Deus E é porque ele foi governado por algumas.

Ideias primeiro e que ele achava que o evangelho às boas novas ou melhor a salvação era destinada ao seu povo e na cabeça dele os estrangeiros eram combustível do fogo do inferno e ele levar uma mensagem que pudesse desembarcar na salvação desse povo para ele aprontar o seu pensamento mas mais do que isso ele não vai porque na verdade ele via nem lhe ver como um.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Potencial risco ao seu povo e era como desculpem da expressão

    E pedir a um palestino para evangelizar um judeu ortodoxo E era uma coisa impensável na cabeça dele e não é que ele foi covarde não é porque tinha medo não é porque a missão arriscada não é porque a cidade hostil nada disso e ele não vai por dois motivos.

    Essenciais primeiro porque ele conhecia nínive a fama de nínive segundo podia conhecia a Deus e sabia que Deus e acaba tendo misericórdia daquele povo é que pô se arrependesse e salvando aquele povo ou então diz a escritura que ele desce da sua cidade você sabe que a Galiléia fica lá no extremo norte de Israel Oi Bete Café perto de Nazaré 9 km desce.

    Até o mar mediterrâneo o porto de Jope ali tem um navio e tem dinheiro paga a passagem e desce mais um pouco agora ele entra no navio e ele desce mais um pouco ele vai para o porão do navio e ele desce mais um pouco ele jogar dentro do mar ele desce mais um pouco ele vai lá para a raiz dos Mortos lá nas profundezas do mar quer Desce mais um pouco ele é engolido por um grande peixe.

    E na verdade quando ele tenta fugir de Deus e são loucura Deus manda a tempestade atrás dele e eu vou dar uma coisa aqui para o seu coração crente desviado é endereço certo de tempestade o crente desviado é um risco para quem tá perto dele Olá eu sou você tá fugindo de Deus Deus enquadrar você E você tá fugindo de Deus Deus aí o rolar você e se você tá fugindo de Deus Deus vai.

    Mandar a tempestade atrás de você não é para destruir você é para botar você no caminho de volta e diz o texto que diante daquela cena de tempestade os marinheiros começa a Clamar aos seus Deuses Jonas tá lá no porão dormindo um sono de fuga e eles lançam sortes desculpem da expressão mas o azar caiu Jonas o e chegam preso o que tá acontecendo quem você que você que que você faz na.

    Vida o e diz o texto que Jonas responde essas quatro perguntas a preocupação é tua de onde vens quatro a terra de que povo és tu ele responde assim sou Hebreu e temo ao senhor o Deus do céu que fez o mar EA terra e não disse que ele não disse que era a profissão dele não qual ocupação dele não ele é o MIT isso é mas é curioso que o dar a resposta e ele reafirma a sua fé diríamos hoje ortodoxa.

    Eu quero o herege e ele não pagam Ele é um homem de Deus era um profeta e rescisória eu sou Hebreu e tem mais eu tema ao Senhor e ele define quem o seu senhor é o Deus do céu que fez o mar EA terra ó e aqui nós encontramos um Jonas muito complicado porque a profissão de fé dele está correta mas a postura dele está errada é a doutrina de tá certa mas a atitude.

    Dele não está certa diríamos hoje que Jonas eram ortodoxo de cabeça e o herege de Conduta o que disse que teme a Deus vai desafio a Deus e teme a Deus mas desobedece a Deus ele teme a Deus mas tenta fugir de Deus e ele cria na Soberania de Deus mas ele não se rende à vontade de Deus e ele tá pronta morrer mas não tá pronto obedecer E você tem consciência que o problema deve tempestade é por causa dele.

    E eu disse isso claramente e ele reconhece que a tempestade não era um fenômeno natural é mas quem era o causador da Tempestade é mesmo assim que não hora mesmo assim ele não se humilha mesmo assim ele não se quebranta bom então Deus dá um tratamento Radical para ele e não tem vocês o quê e no Versículo 12 ele respondia simples marinheiros tomar m e lancei-me ao mar.

    Eo mar se aquietar a porque eu sei que por minha causa vos sobreveio essa

    Grande tempestade então é um crente convicto do seu pecado reconhece o pecado mas uma coisa não faz eu não se arrepende tá pronto a morrer mas não está pronta obedecer a e então ele é lançado ao mar pensando que era o Finn ia morrer peso eu já vou ver pensa você se o navio está.

    Pronta naufragar e um homem jogado naquela tempestade toda é mas na verdade o mar não seria sua Sepultura o bar tempestuoso seria o começo da sua disciplina e a sua restauração e Deus Envia um peixe para engolir a e agora esse homem diríamos hoje de uma forma até descontrair um pouco o.

    Primeiro homem a andar de submarino na história né ah eu imagino o que deveria ser ficar dentro de um peixe o cheiro não devia ser agradável e a oxigenação talvez não fosse boa e ele chega a dizer o que ele estava numa espécie de sepultura uma espécie Sepultura diz no Versículo 6 com tudo fizeste subir da Sepultura minha vida ele estava.

    Sepultado vivo Eu vendi um peixe e nesse momento este homem resolve orar bom então é sobre a oração dele que eu quero conversar com vocês hoje e tirar daqui em 10 lições pode ficar tranquilos não vai demorar não mas são 10 lições e quais são essas lições Quais são as posições primeiro primeira lição a nossa angústia pode levar-nos a presença de.

    Deus veja comigo versículo um por favor então Jonas do ventre do peixe orou ao Senhor seu Deus preste atenção na palavrinha de ligação então Jonas na hora quando Deus chama Jonas namora conversar e debate refer Jonas na hora quando ele chega enjoo Jonas na hora quando compra passagem para se afastar de Deus Jonas na hora quando entra no navio Jonas namora quando vai para o porão do navio Jonas do hora quando ele é descoberta ou responsável da.

    Tempestade Jonas na hora quando é lançado no mar mas quando ele foi engolido pelo peixe sepultado vivo a ele ontem o que significa isso para você e para mim tem hora irmãos que Deus nos enquadra tem hora que Deus nos em trincheiras tem hora que Deus nos encurrala E olha que Deus nos bota num beco sem saída de angústia Quem sabe Para quê Para você se culpa para você olhar e nada levo o homem mais perto de Deus.

    Do que o homem que está passando por uma angústia aí a senhora aí você grita por socorro vou que Jonas fez por Jonas fez você tá passando por um monte A que horas você orar a Deus está enquadrando você encurralando você é hora de você orar é você buscar a Deus o segundo. e não apenas a sua oração nasceu do ventre da aflição mas o segundo. É que o.

    Nosso grito de angústia encontra sempre os ouvidos abertos de Deus Olha o versículo dois comigo e diz na minha angústia clamei ao Senhor e ele me respondeu do vento e do Abismo gritei e tu me ouviste a voz o meus irmãos que coisa maravilhosa é que quando você está aflito angustiado apertado encurralado por circunstâncias carrancudos sofrendo os reveses da sua desobediência sendo.

    Tratado por Deus pela disciplina de Deus e você mesmo nessa situação grita por socorro Deus venha ao seu encontro Deus escuta a sua voz Deus providencia Livramento para você é o que está escrito no Salmos 5015 invoca-me no dia da angústia eu te livrarei e tu me glorificarás é uma ordem de Deus invoca-me no dia da angústia há uma promessa de Deus eu te.

    Livrarei O que é um resultado glorioso e tu me glorificarás não pode ter certeza de uma coisa se agora você está passando na luta uma prova Ore a Deus que Deus vai escutar sua oração como escutar oração de Jonas O Escultor oração de Abraão quando escutou oração de Moisés ou me escutou oração de Ezequias como Escultor oração da igreja em momentos amargos Deus escuta a voz do atrito e responde a terceira lição a disciplina de Deus é uma prova do seu amor por nós Olha o.

    Verso 3 comigo por favor pois me lançaste no Profundo no Coração dos mares e a corrente das águas me cercou todas as suas ondas e as duas vagas passaram por cima de mim presta atenção nisso quem jogou Jonas no mar e olha comigo Capítulo 1 Versículo 15 o e levantaram a Jonas eo lançaram ao mar e cessou o mar da sua Fúria o braço ou os braços que jogaram Jonas no mar para os braços dos Marinheiros mas.

    Quando ele vai fazer uma análise e interpretação teológica do fato ele vai dizer no verso 3 pois tu me lançaste no Profundo no Coração dos mais eu não entendi isso irmãos e quem disciplina Jonas é Deus bom então saiba disso meu amado irmão que a disciplina de Deus é um ato de amor de Deus por você e o peixe não vou um castigo para Jonas.

    Foi um livramento para Jonas e às vezes Deus e nos faz experimentar ES e se você está desobedecendo se Deus Fale você não escuta se Deus dá sinais e você não lê as placas se Deus está dando a direção você pega outra direção chega um momento em que Deus lança você na tempestade.

    E eu entendeu isso e não foi a tempestade casualmente não foram os marinheiros que jogaram lá embora fisicamente historicamente foram os marinheiros mas ele entende uma coisa os marinheiros só foram instrumentos de Deus que me jogou dentro desse mapa O próprio Deus para me seguir lá para me humilhar para mim quebrantar a disciplina é a prova do amor de Deus por mim e Ele olhou para aquele cenário da Tempestade os pode ficar tranquilo Zeus o culpado.

    Se você precisar de mim para minha causa me joga no mar EA tempestade e acaba e ele está entendendo o que Deus está tratando com ele e sabe mãos a Bíblia diz que aquele que muitas vezes escuta Deus e não se dobra não se rende não se humilha não curva a sua cerveja é quebrado repentinamente sem que haja cura se Deus está dissipando e disciplinando você Agradeço a Deus.

    Se você é prova de amor Ah tá quarta lição é a maior tragédia do nosso pecado e nos afastar da presença de Deus Olha o verso 4 comigo bom então eu disse lançado estou de diante dos teus olhos tornarei porventura ver o teu santo templo o irmãos Olha que coisa interessante e o que é que João estava tentando fazer a fugir de Deus.

    Deus o seguinte Pois eu vou dar para você um pouquinho daquilo que você tá querendo se você quer afastar-se de mim você vai ver que você vai se sentir você vai sentir na pele o que que é isso e não tem maior juizo de Deus para você e para mim do que Deus dá para você e para mim o que nós queremos na nossa rebeldia é a maior tragédia do pecado irmão é você ser afastado da presença de Deus da.

    Comunhão com Deus da Alegria da intimidade de Deus e você pode ter tudo do bom e do melhor se você não estiver apresente Deus afastar da presença de Deus você pode estar no apartamento lindo você botar na casa maravilhosa você pode tá de um carro de luxo Você pode tirar férias para um hotel cinco estrelas você pode restaurantes mais caros você pode estar em qualquer lugar do mundo você não está bem não está bem não está bem porque o pecado livre prima você dá maior de.

    Todas as bençãos a presença de Deus a presença de Deus bom então Jonas experimento um pouquinho daquilo que estava buscando e ele ficou desesperado eu não tenho fugir de Deus não sabe por quê Porque na presença de Deus em plenitude e alegria é na destra de Deus tem delícias perpetuamente longe Deus só tem frustração e dor O pecado é válido início porque ele Primo você nessa principal e maior de todas as bençãos é curioso que ele estava fugindo.

    De Deus e estava fugindo para onde mesmo vou para tarsis porque taxas se você vai lá para Isaías 66 é curioso que tá assistindo duas características a tarsis era o último lugar conhecido do mundo ele também para o Fim do Mundo o segundo taça no lugar onde não tinha palavra de Deus eu não tivesse incomodado por Deus eu vou para um lugar que ninguém conhece Deus que ninguém.

    Escuta fala de Deus eu não quero ser incomodado por Deus eu quero ficar isolado eu quero eu não quero pensar eu não quero ouvir Deus não quero ouvir a palavra de Deus não quer escutar exaltação de Deus até que lugar que não escute nunca mais falar de Deus wi-fi quando ele foi privado da presença de Deus que Ele entrou em desespero eu espero bom e é nesse momento que ele pensa Olha que coisa interessante no verso 4 tornarei porventura Aveiro o teu santo.

    Tempo é começar a ter saudade do local da geografia onde as pessoas estavam na presença de Deus as firmas Ah mas deixa eu pegar um ponto importante aqui acidente não valoriza tanto a igreja sabe não valoriza tanto a comunhão da igreja e sabe o que que Paulo diz o que é uma pessoa ser privada da comunhão da igreja e seria entregue a Satanás é você ter alegria o privilégio de estar.

    Na comunhão da igreja na casa de Deus na presença de Deus junto com o povo de Deus Ouvindo a Voz de Deus cantando louvor a Deus é algo sublime o sublime os valores isso a quinta lição o quanto tentamos fugir da presença de Deus ficamos encurralados pelas circunstâncias olha comigo Versículos 5 as águas me cercaram até a alma O Abismo.

    Me rodeou As algas se enrolaram na minha cabeça região tá fazendo a descrição aqui seguir Que Deus o apanhou Que Deus o enquadrou que Deus um emparedou Que Deus o cerco de todos os lados e ele que tentava por gente Deus está encurralado por Deus e preste atenção nisso se você é filho de Deus está numa rota de desobediências você tá fugindo e pegando avião para tarsis Deus encurralar você e vai empurrar você.

    E não é porque Deus é sádico não é porque Deus ama você e é melhor vocês em que o ralado por dentro de aparecer é porque Pense Comigo irmãos a loucura que é tentar fugir da presença de Deus em um quarto escuro e quando você dá presente de Deus um lugar longe ninguém conhece você seu em pó Guineto no meio da massa esconde Você é de Deus.

    Oi Você trancou a porta para ninguém ver responde você de Deus ou você liga o seu computador para navegar nas águas turvas de sites nada convenientes e fecha a porta você acha que escondeu Você é de Deus um cuidado que isso é tolice para onde me ausentarei do teu espírito de subir aos céus lá estás Se Deus é mais profundo Abismo lá estás também se tomo as asas da Alvorada e me detenho nos.

    Confins dos mares ainda lá me haverá de Guiar a tua mão não tente fugir de Deus isso é loucura a sexta lição é o caminho da desobediência sempre nos conduzirá por Abismo os mais profundos confira Capítulo 1 Versículo 6 parte ar desde desci até aos fundamentos dos Montes desse até a terra cujo o ferrolho se correram sobre mim para sempre E aliás vou fazer uma ginástica um.

    Exercício aqui comigo olha A Escalada de descida do Jonas onde ele morava bate refere perto de Nazaré lá em cima na Galileia ele desce para onde para Jô Jô que a cidade Portuária ele desce mais um pouquinho Bruna veio ele desce mais um pouquinho o porão do navio e ele desce mais um pouquinho sem jogar dentro do mar e desce mais um pouquinho indo lá para o fundo Bom você sabe que você tem relevo aqui no aqui em cima da nossa superfície qual a montanha.

    Mais alta que nós temos no mundo o Monte Everest Qual a altura do Monte Everest 8.800 metros pois a profundezas com mais de 8.800 metros para baixo e ele foi lançado no mar mediterrâneo Oi e ele conversa que foi lá para o fundo para raiz os mortos e elaa é como se fosse Algemado O que são você tá tirando aqui e quando você tenta afastar-se de Deus e.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=8djVfpprrq0

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem