O PRINCIPAL FUNDAMENTO DA IGREJA - Hernandes Dias Lopes

O PRINCIPAL FUNDAMENTO DA IGREJA - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes queridos nós vamos então abrir a palavra de Deus no livro de Êxodo capítulo 33 êxodo Capítulo 33 lid o texto peço que você permaneça com a sua Bíblia aberta nesta passagem disse o senhor a Moisés vai.

O PRINCIPAL FUNDAMENTO DA IGREJA - Hernandes Dias Lopes

Sobe daqui tu e o povo que tiraste da terra do Egito para a terra respeito da qual jurei a Abraão a Isaque a Jacó dizendo a tua descendência a darei enviarei o Anjo adiante de ti lançarei fora os cananeus os amorreus os heteus os ferezeus os heveus e os jebuseus sobe para uma terra que mana leite e mel eu não subirei no meio de ti porque és povo de dura serviz para que.

Te não consuma eu no caminho ouvindo o povo estas más notícias se a prantear e nenhum deles vestiu seus atavios quanto o senhor tinha dito a Moisés diz aos filhos de Israel é esposo de dura servi se por um momento eu subir no meio de ti te consumirei tira pois de ti os atavios para que eu saiba o que te Hei de fazer então os filhos de Israel tiraram.

De si os seus atavios desde o Monte Horebe em diante ora Moisés costumava tomar a tenda e armá para si fora bem longe do Arraial e Lhe chamava a Tenda da congregação todo aquele que buscava o senhor e saía A Tenda da congregação que estava fora do Arraial Quando Moisés saía para a tenda fora todo o povo se erguia cada um em pé à porta da sua tenda e olhavam pelas costas até entrar ele na tenda uma vez dentro.

Moisés da Tenda coluna de nuvem e punha-se à porta da Tenda e o senhor falava com Moisés todo o povo via a coluna de nuvem que se Detinha à porta da Tenda todo o povo se levantava e cada um à porta da sua tenda adorava o senhor falava o senhor a Moisés Face a Face como qualquer fala a seu amigo então voltava Moisés para o arraial porém o moço Josué.

É seu servidor filho de n não se apartava da Tenda disse Moisés ao Senhor tu me dizes faz subir este povo porém não me deste saber a quem hás de enviar comigo contudo disseste conheço-te pelo teu nome também achaste graça aos meus olhos agora pois se achei graça aos teus olhos rogo-te que me faça saber neste momento o teu caminho para que eu te conheça e ache graça aos teus olhos e considera.

Que esta nação é teu povo respondeu-lhe a minha presença irá contigo e eu te darei descanso então lhe disse Moisés se a tua presença não vai comigo não nos faça subir deste lugar pois como se há de saber que achamos graça aos teus olhos eu e o teu povo não é porventura que em andares conosco de maneira que somos separados eu e o teu povo de todos os povos da terra disse o.

Senhor a Moisés farei também isto que disseste porque achaste graça aos meus olhos e eu te conheço pelo teu nome então ele disse rogo-te que me mostres a Tua Glória respondeu-lhe farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do senhor terei Misericórdia de quem eu tiver Misericórdia Me compade de quem eu me compadecer e acrescentou não me poderás ver a face porquanto homem nenhum verá a.

Minha face viverá disse mais o senhor Eis aqui um lugar junto a mim tu estarás sobre a Penha quando passar a minha glória eu te porei numa Fenda da Penha e com a mão te cobrirei até que eu tenha passado depois em tirando eu a mão tu me verás pelas costas mas a minha face não se verá irmãos eu gostaria de tratar com vocês sobre o tema a presença manifesta.

De Deus a maior necessidade da igreja eu diria pros meus irmãos que o tema o assunto desta noite é o tema mais solene que nós poderíamos num culto público nenhum outro assunto é mais relevante do que este nenhum outro tema deveria inflamar.

E aquecer mais o nosso coração do que este nós não estamos hoje aqui tratando de um assunto lateral secundário mas hoje quero tratar com vocês daquilo que é essência que é o núcleo que é a coisa mais importante é a presença manifesta de Deus no meio da sua igreja no passado a presença de Deus era a coisa.

Mais importante para o povo de Deus quando Moisés teve aquele encontro com Deus lá no Sinai na sarça ardente ele se prostrou com o rosto em terra ali foi Umo decisivo na história dele ele viu a glória de Deus e quando eu estou falando de presença de Deus hoje eu não estou querendo dizer da onipresença de Deus atributo exclusivo de Deus Deus está em toda parte eu estou falando da presença.

    Manifesta de Deus quando você vai pro Egito a

    Presença poderosa de Deus e os feitos gloriosos de Deus desban o ão de divindades do Egito e Deus tira o seu povo e conduz o seu povo e a presença de Deus ia com o povo representado numa coluna de nuvem durante o dia uma Coluna de Fogo durante.

    A noite a presença de Deus trazia alívio a presença de Deus trazia proteção a presença de Deus trazia direção mas houve momentos na história de Israel que o povo pecou e essa presença foi embora este é um exemplo outros exemplos vieram na época de Eli vocês se lembram disso para o sacerdote os filhos de Eli rof finias em Pecado o povo enfrentar uma.

    Batalha e eles achando que a Arca da Aliança símbolo da presença de Deus resolveria o problema sem levar Deus a sério levar a arca para o campo de batalha e eles sofreram uma acachapante derrota a arca foi roubada milhares de pessoas morreram rof fias morreram Eli morreu e colocaram o nome no menino que nasce e code foi-se a glória do.

    Senhor mais tarde lá no profeta Ezequiel o povo rebela-se contra Deus peca contra Deus desobedece a Deus não escuta a voz de Deus diz a bíblia que a glória de Deus se afasta da cidade se afasta do templo e vai embora e Jerusalém é entregue nas mãos dos calDeus e o povo sofre uma amarga escravidão na Babilônia amados o que tá acontecendo.

    Aqui qual o cenário pano de fundo desta passagem que lemos esse mesmo povo que tinha se tirado com mão forte poderosa do Egito que passara P enchuto no mar vermelho que vira água brotar da Rocha que recebia o Maná do céu que vira o sinais espantosos de Deus na sua nação agora chegam no monte.

    HB e diz a bíblia que Moisés sobe ao Monte Horebe e passa lá na presença de Deus 40 dias 40 noites ao fim do quê Deus coloca nas mãos de Moisés as tábuas da lei lavradas pela mão de Deus escritas pelo Dedo de Deus e diz a escritura que o povo Então chega para Arão irmão de Moisés O sacerdote e diz assim Arão Nós não sabemos o que aconteceu com.

    Moisés então faça-nos Deuses para que possamos serguir adorar e diz a bíblia que Arão insensatamente Diz pro povo manda os homens e as mulheres tirarem as argolas das orelhas e foi se ajuntando aqueles adereços e diz a bíblia que Arão fundiu aquele ouro e fabricou um bezerro de ouro e agora o povo olha para aquele Bezerro de ouro e se prostra diante dele.

    E diz que aquele aquele Deus falso que ele havia fabricado era o Deus deles e diz a bíblia que eles começam a oferecer oferendas a esse Deus que eles tinham fabricado e que eles começaram a dançar e a se divertir a palavra divertir lá no Versículo Capítulo 32 é para uma festa de sensualidade de extrema corrupção.

    Moral quando estee povo está nessa situação Deus diz para Moisés Moisés desce depressa porque o teu povo cedo se corrompeu Quando Moisés está descendo o seu moço Josué escuta o barulho e disse para Moisés Ô Moisés é um barulho de guerra Moisés disse não Josué esse barulho não é o barulho nem dos vencidos nem dos vencedores isso é.

    Um barulho de dança Quando Moisés vem e vê o povo

    Estava dançando freneticamente com toda a sua Volúpia desregrada depravada Moisés cou e jogou as tábuas da de pedra chão e as quebrou irado disz quem é do Senhor vem até mim e os Levitas vieram 3.000 homens foram.

    Mortos e diz a escritura no texto paralelo de Deuteronômio Capítulo 9 que Moisés se coloca na brecha para interceder pelo povo confrontando o seu irmão Arão Arão que é isso que que você fez e Arão insensatamente diz não eles me deram esse ouro eu joguei no fogo e saiu esse bezerro mentira não foi bem assim foi intencional foi.

    Proposital e Deuteronômio 9 diz que Moisés fica 40 dias e 40 noites na presença de Deus orando pelo povo porque Deus dissera para Moisés assim Moisés eu vou destruir esse povo é um povo de dura servi eu vou formar uma nova nação vou começar tudo com você diz a bíblia que Moisés não senhor não faça isso porque lá no Egito as pessoas vão comentar que tu tiraste o povo de lá com.

    Más intenções para matá-lo nesse deserto perdoa Senhor o pecado desse povo perdoa Senhor o pecado desse povo senão meu Deus risco o meu nome do livro que escreveste e aqui eu quero então irmãos nesse cenário dizer a vocês que Deus disse o seguinte para Moisés Moisés eu não vou com vocês eu não vou se eu for com vocês eu vou destruir esse povo Esse é um povo de dura.

    Serviço mas eu vou cumprir minha palavra eu vou mandar um anjo com vocês e mais eu vou introduzir vocês na Terra Prometida a terra ocupada por aqueles povos pagãos Eles serão arrancados de lá e eu vou introduzir vocês lá eu vou dar vocês a terra prometida mas eu não vou eu vou mandar um anjo e Moisés disse para Deus senhor se tu não fores conosco não nos faça.

    Subir então eu gostaria que hoje nós olhássemos esse texto com algumas lições a primeira coisa meus amados é a total necessidade que você e eu temos da que a igreja tem da presença manifesta de Deus ô irmãos nós podemos ter tanta coisa boa os dons de Deus as dádivas de Deus podemos ter vida podemos ter saúde podemos ter prosperidade podemos ter sucesso financeiro podemos ter realização profissional podemos ter família podemos ter amigos podemos ter o conforto de um.

    Ambiente como este podemos ter pessoas maravilhosas que nos cercam com carinho e afeto mas tudo isso irmãos sem a presença de Deus não é suficiente a maior necessidade da igreja não é da bênção de Deus é do Deus da Bênção um anjo é um mensageiro de Deus valoroso em poder Ministro de Deus para cuidar da igreja mas o anjo não.

    Satisfaz a terra prometida a terra que leite e mel é dádiva de Deus é presente de Deus e Moisés disse Senhor a Terra é boa mesmo e a terra é maravilhosa mesmo mas o que é a terra prometida s a tua presença Gostaria que você pudesse perceber uma coisa no texto O pecado Afasta a presença de Deus do meio do seu povo confira comigo por gentileza no Capítulo 32.

    Que o pecado foi a causa que levou este povo a buscar outro Deus a impaciência deles porque está escrito no versículo primeiro que vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte acercou-se de Arão e lhe disse levanta-te faz-nos Deuses que vão adiante de nós Versículo 2is disse-lhe Arão disse-lhes Arão tirai as argolas de ouro das orelhas de vossas mulheres vossos filhos.

    De vossas filhas e trazei Versículo três então todo o povo tirou as das orelhas as argolas e as trouxe a Arão este recebendo as das suas mãos trabalhou o ouro com buril e fez dele um bezerro fundido então disseram são estes ó Israel os teus Deuses que te tiraram da terra do Egito verso 5 Arão vendo isso edificou.

    Um Altar Diante dele apregoando disse Amanhã será festa ao Senhor preste atenção senhor no maiúsculo é o sincretismo religioso é a mistura do profano consagrado é a corrupção do culto Divino é misturar idolatria com a adoração Versículo 5 amanhã Arão vendo isso ticou Um Altar Diante dele e apregoando disse Amanhã.

    Será festa ao senhor no dia seguinte madrugaram ofereceram holocausto trouxeram ofertas pacíficas coisa que se fazia só para Deus e o povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se preste atenção irmãos que paciência desse povo levou esse povo a esse pecado de transicionar do culto Em Espírito Em Verdade para um culto Pagão ou semip.

    Pagão e agora você vai notar o verso 25 do Capítulo 32 vendo Moisés que o povo estava desenfreado o pecado vai levando o homem aos excessos um abismo chama outro abismo verso 22 tá escrito tu sabes que o povo é propenso para o.

    Mal e desta maneira a impaciência levou o povo a buscar outro Deus mas mais do que isso o pecado irmãos não só leva o homem a buscar um outro Deus mas o pecado produz A Ira de Deus porque você pode notar comigo no 32 versículo 7 em diante até o Versículo 10 o seguinte Então disse o senhor a Moisés vai desce porque o teu povo que fizesse sair do Egito se corrompeu e depressa se desviou do caminho que lhe.

    Havia ordenado fez para si um bezerro fundido e o adorou e lhe sacrificou e diz Estes são ó Israel os teus Deuses que te tiraram da terra do Egito disse mais o senhor a Moisés tenho visto este povo e Eis que é povo de dura serviz agora pois deixa-me para que se Acenda Contra Eles o meu furor e eu os consuma e de ti farei uma outra nação o que que tá acontecendo aqui o.

    Pecado afastou Deus desse povo a nuvem que era o símbolo da presença de Deus foi embora do Acampamento não estava mais lá aqui tem um ponto irmãos que eu preciso que vocês percebam comigo a segurança da igreja é a presença de Deus conosco mas se Deus se apartar a igreja é vulnerável.

    Demais você e eu sab sabemos de cor Romanos 8:31 não sabemos poderemos citar aqui de cor vamos juntos Se Deus é por nós quem será contra nós vamos fazer essa pergunta invertida Se Deus for contra nós quem será por nós vocês se lembram de de Josué lá no Capítulo 7 do seu livro quando Israel sofreu aqu amarga derrota nas mãos da.

    Pequena cidade ai e Deus disse para Josué eu não serei convosco enquanto o pecado não for removido e não podereis resistir os vossos inimigos se Deus se afastar da nossa vida se Deus tirar a mão dele de sobre nós se a chequin de Deus não estiver em nossa vida na nossa casa na nossa família na nossa igreja irmãos nós não temos condições de caminhar faz.

    Mais a necessidade de diagnosticar a causa do afastamento da presença de Deus olha por favor comigo Versículo 4 do Capítulo 33 ouvindo o povo estas más notícias PSE a plantear e nenhum deles vestiu seus atavios o que que tá acontecendo aqui que más notícias são essas as más notícias de que Deus não iria mais com o povo as mais notícias de que Deus mandaria um anjo enviaria pra terra prometida mas Deus não iria.

    Mais é necessário perguntar Deus o que é que aconteceu para que a tua glória para que a tua nuvem para que a tua presença se retire de nós onde foi o ponto que nós falhamos é preciso voltar a esse ponto não adianta seguirse em reflexão aqui está o ponto importantíssimo Israel se arrependeram diz o versículo TR Versículo 4 que eles se puseram a plantear o pecado precisa levar a você e.

    A mim ao choro do arrependimento é a presença manifesta de Deus pode ter a bênção pode ter a promessa pode ter anjo pode ter garantia pode ter segurança pode ter proteção pode ter vitória pode ter Conquista Mas não é isso é a presença manifesta de Deus segundo lugar precisamos ter consciência que por causa do pecado é que Deus está se retirando do meio do povo vejam vocês que Deus havia feito Milagres tirado o.

    Povo conduzido o povo CPR das necessidades do Povo dado vitórias ao povo tudo isso por causa da sua presença a coluna de nuvem de dia a Coluna de Fogo de noite Deus presente a todo dia a todo instante em todaas circunstância agora a glória de Deus se retira agora a nuvem se retira agora Deus não se está não está mais presente e é preciso saber por Deus e deix deixe-me dizer uma coisa a vocês o povo começa a entender que ele.

    Perderam a presença de Deus por causa do pecado que pecado o pecado de substituir Deus por outro Deus o pecado de corromper o culto Divino o pecado de na impaciência abandonar a Deus irmãos amados quantas pessoas hoje estão buscando as bênçãos só as bênçãos mas não querem Deus não estão preocupadas com a presença de Deus quantas igrejas que hoje diriam.

    Assim mas que maravilha o anjo vai com a gente que bênção Deus prometeu a terra prometida mas Moisés não senhor é a tua presença as suas bênçãos são maravilhosas as tuas vitórias são esplêndidas mas nós queremos é a tua presença Senhor agora notem vocês que se nós entendemos que o pecado nos rouba e nos tira nos priva do melhor que é a presença de Deus eu preciso saber o que é que está qual é a causa por que que.

    Deus se afastou e eu quero com você olhe comigo por favor Versículo 4 e 5 ouvindo o povo essas más notícias pois se a prantear e nenhum deles vestiu seus atavios porquanto o senhor tinha dito a Moisés diz aos filos de Israel é exposi dur a serviz e por um momento eu subirei no meio de ti te consumirei tira pois de ti os atavios para que eu saiba o que te Hei de fazer por que que Deus te mandou tirar os atavios Será que Deus não quer que as.

    Mulheres andem com adereços Será que Deus não gosta que as mulheres se apresentem bem apresentadas não não por que que is não tira atavios porque esses atavios eram a ponte eram um símbolo da idolatria deles eles arrancaram essas argolas das orelhas entregaram essas argolas de ouro a a Arão e ele transformou aqueles atavios aqueles adereços de ouro num.

    Bezerro diante de quem se prostraram quando Deus diz tira os atavios arranque os atavios não use mais os atavios Deus tá dizer o seguinte você Vocês precisam ter coragem de romper com o pecado radicalmente Não façam concessão não brinquem com isso deixe-me dar exemplos Quando Deus mandou.

    Jacó depois que ele voltou da terra lá dos seus pais onde se casou Deus disse olha vá para Betel e ele foi para siquem armou tendas em siquém enriqueceu em siquem não vivia em tendas mas construiu casas permanentes em siquém e ali em siquém aconteceu uma tragédia sua filha foi estuprada uma a chacina na cidade sua família está debaixo de sangue criminoso e Deus disse para Jacó agora suba para Betel Jacó suba e diz a bíblia.

    Quee tira as roupas sujas que lava as as mãos sujas e sobe para Betel para você subir pra presença de Deus você tem que romper com aquilo que afastou você de Deus e você sabe o que tá faando você de Deus pensa comigo em Elias está clamando pela restauração da Nação de Israel clamando por chuvas de Deus é a primeira coisa que ele fez O que é que impediu a chegada das chuvas foi Baal então retira o Baal do caminho não adianta trocar Baal de lugar não adianta dar Roupa Nova para Baal Não Adianta dar outros nomes para Baal Baal tem que ser retirado do.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=6_eXhbPDWRs

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem