27. Saber, Considerar-se e Oferecer-se (Rm 6.1-14)

27. Saber, Considerar-se e Oferecer-se (Rm 6.1-14) Queridos abramos a palavra de Deus na carta de Paulo aos Romanos Capítulo 6 onde daremos sequência a nossa série de Exposições nessa importante carta escrita pelo Apóstolo dos gentios Romanos Capítulo 6 ouçamos a leitura do verso primeiro até o verso 14 durante a leitura eu farei algumas observações para que vocês percebam com mais clareza a estrutura do texto O que.

27. Saber, Considerar-se e Oferecer-se (Rm 6.1-14)

É que o apóstolo Paulo está fazendo aqui no verso primeiro ele introduz o assunto que ele vai tratar no capítulo 6 que diremos pois permaneceremos no pecado para que seja a graça mais abundante de modo nenhum como viveremos ainda no pecado nossos que para ele morremos versos 1 e também o verso 1 e também um verso 2 estabelecem o tema que Paulo vai tratar aqui no capítulo 6 que a questão do.

Crente viver pecando Ele disse que de jeito nenhum e no verso 3 até o verso 5 ele dá a base a razão pela qual crente não pode viver pecando porventura ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte fomos pois sepultados com ele na morte pelo batismo para que como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai assim também a demos nós e novidade de vida porque se fomos Unidos com ele na.

Semelhança da sua morte certamente seremos também na semelhança pessoa ressurreição em seguida Paulo coloca três ações que devem ser feitas pelos seus leitores para que eles possam experimentar essa vitória sobre o pecado que ele mencionou nos versos anteriores a primeira os crentes têm que saber que eles já morreram com Cristo para o pecado que vai do verso 6 até o verso 10.

Lemos sabendo isso que foi crucificado com ele o nosso velho homem para que o corpo do pecado seja destruído e não se vamos ao pecado como escravos por quanto Quem morreu está justificado do pecado Ora se já morremos com Cristo cremos que também com ele viveremos sabedores de que havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos já não morre a morte já não tem domínio sobre ele pois quanta tem.

Morrido de uma vez para sempre morreu para o pecado mas quanto a viver vive para Deus primeira atitude a gente tem que saber a segunda Nós temos que nos considerar verso 11 assim também vós considerai-vos mortos para o pecado mas vivos para Deus em Cristo Jesus terceira atitude Nós temos que nos oferecer não reine portanto pecado em nosso corpo mortal de maneira que obedeçais as suas paixões nem ofereceis cada um dos.

Membros do seu corpo ao pecado instrumentos de iniquidade mas oferecei-vos a Deus como ressurretos dentre os mortos e os vossos membros a Deus como instrumentos de Justiça no verso 14 Paulo Fecha essa primeira parte com uma declaração extraordinária porque o pecado não terá domínio sobre vós pois não estais debaixo da lei e sim da Graça Portanto o tema dessa passagem é a.

Libertação do pecado como nós podemos viver uma vida livres do domínio do pecado sobre nós vamos pedir que o nosso Deus nos ajude a compreender o que nos é prometido aqui e de que maneira nós podemos viver essas realidades na prática o Deus querido estamos diante de promessas grandiosas promessas que nós gostaríamos de ver cumpridas em nossa vida nós queremos experimentar essa libertação do pecado nós queremos viver em novidade de vida.

Queremos viver de maneira que te agrada por isso nós pedimos que teu espírito santo ilumine o nosso entendimento e nos instrua no caminho que nós devemos andar para que possamos experimentar estas palavras grandiosas que nós encontramos aqui abençoa cada um dos teus filhos e filhas que aqui se encontram nessa noite que a tua palavra os alimente instrua corrija disciplina é do que console conforte tudo de acordo.

Com a necessidade é o que pedimos em nome de Jesus amém com o capítulo 6 Paulo dá início a terceira grande divisão da carta aos romanos a primeira divisão tratava da perdição de toda a raça humana capítulos 1 2 e metade do capítulo 3 no capítulo 1 Paulo fala da perdição dos gentios no capítulo 2 ele fala da perdição dos juDeus e na metade do capítulo 3 primeira metade ele fala da perdição de todos e conclui com aquele Versículo que todo mundo conhece porque todos juDeus.

Gentios pecaram e carecem da Glória de Deus a partir da segunda metade do capítulo 3 até o final do capítulo 5 nós temos a segunda grande divisão da carta aos Romanos em que Paulo trata da doutrina da justificação pela fé ele na metade do capítulo 3 a última metade ele fala como Deus então justifica o pecador mediante Jesus Cristo a quem Ele propôs como propiciação Pelos Pecados do do homem.

Mediante o seu sangue derramado na cruz pela fé no sangue de Cristo derramado na cruz do Calvário Nós podemos ser justificados dos nossos pecados isso vale tanto para os gentios como para os juDeus no capítulo 4 Paulo demonstra isso que o homem é justificado pela fé sem as obras da Lei citando o exemplo de Abraão que era o pai da Nação Judaica e que foi justificado pela fé e não por obras o exemplo de Davi salmista de.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Israel o amigo de Deus que também foi justificado pela fé e não por obras da Lei e no final e na primeira parte do

    Capítulo 5 o apóstolo Paulo fala de como mediante essa justificação que nos é dada gratuitamente em Cristo Jesus nós temos acesso a presença de Deus já temos perdão de Pecados e já somos reconciliados com Deus aqui e agora e na segunda parte do Capítulo 5 que foi a última coisa que nós vimos Paulo faz uma comparação entre Adão e Cristo em.

    Adão nós morremos em Adão nos tornamos pecadores em Adão nós estamos debaixo da Ira de Deus em Adão nós seremos castigados Deus mandou um segundo Adão que fez certo que o primeiro fez errado e em Cristo Jesus nós somos justificados perdoados e Recebemos a vida eterna e Paulo termina o capítulo 5 dizendo as seguintes palavras verso 20 sobre ele está explicando Então porque que a lei foi dada ele vai explicar porque aquela lei foi dada veio a lei.

    Para que a voltasse A Ofensa Mas onde abundou o pecado superabundou a graça a fim de que como o pecado reinou pela morte E assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna mediante de Jesus Cristo nosso Senhor o que ele tá dizendo aqui é que apesar de que em Adão o pecado entrou no mundo e entrou de uma forma avassaladora e que a lei de Deus foi dada a Israel através de Moisés para mostrar esse pecado de uma maneira mais clara a graça de Deus com tudo é.

    Superior e é maior onde abundou o pecado superabundou a graça de Deus é assim que ele termina o Capítulo 5 ele quase que a gente pode ver um judeu lá na audiência lá na igreja de Roma no momento que essa carta estava sendo lida levantou a mão e disse mas espera aí eu tenho uma pergunta isso que o apóstolo Paulo escreveu aí é uma doutrina perigosa Ele tá dizendo que onde há pecado a graça é maior então com isso Paulo Está incentivando as pessoas a pecar porque se onde o pecado.

    Abundou superabundou a graça para que eu Experimente mais da Graça de Deus eu tenho que pecar mais em outras palavras essa doutrina da justificação pela fé ela acaba levando as pessoas a se sentirem à vontade para pecar porque elas sabem que Deus vai perdoar porque onde tem pecado tem graça tem o favor de Deus o perdão de Deus isso é o judeu Paulo já tá imaginando os judeu fazendo esse tipo de questionamento então ele pega esse.

    Gancho para introduzir Essa parte a terceira parte da carta aos romanos onde ele trata da Santificação primeira parte foi perdição de juDeus e gentios segunda parte justificação mediante Jesus Cristo e terceira parte como é que aqueles pecadores perdidos que foram justificados eles devem viver e a resposta está nos Capítulo 6 7 8 no capítulo 6 Paulo vai dizer que a graça.

    De Deus nos liberta do domínio do pecado no Capítulo 7 ele vai dizer que a graça de Deus nos liberta do domínio da Lei e no Capítulo 8 ele vai dizer que pela graça Deus nos dá o seu espírito para que nós sirvamos a ele e novidade de vida então os capítulos 6 7 e 8 compõem a terceira parte da carta aos romanos onde ele trata da vida cristã como nós devemos nós que já fomos justificados.

    Capítulo 5 como é que nós vivemos a vida cristã Capítulo 6 7 8 Então hoje à noite nós vamos ver a primeira parte do Capítulo 6 onde Paulo então responde a essa questão se eu posso viver pecando já que a salvação é pela graça e não é pelas obras da lei não é pelo mérito não é pelo que eu faço pelo que eu deixo de fazer isso então não seria um incentivo para viver no pecado ele introduz esse assunto como nós vimos no verso primeiro e segundo no verso primeiro ele diz assim o que diríamos pois a luz do que eu acabei de.

    Falar permaneceremos no pecado para que a graça seja mais abundante o Cristão então a luz da doutrina da justificação pela fé sem as obras da Lei ele pode permanecer pecando já que ele vai experimentar mais e mais do Perdão de Deus a resposta de Paulo no início do verso 2 é uma negativa enfática na língua original é uma dupla negativa no.

    Grego que foi traduzida como de modo nenhum era a expressão mais forte que

    Paulo poderia escolher no vocabulário na sintaxe grega para poder expressar uma negativa e é uma negativa veemente a ideia de que um crente viva na prática do pecado é absurdo para o apóstolo Paulo de jeito nenhum viver no pecado para que se possa experimentar a graça de Deus mas nem.

    Pensar o que Paulo está dizendo aqui é que um crente que vive pecando é uma contradição em termos ou ele é crente ou ele vive pecando mas ele não pode ser duas coisas ao mesmo tempo e aqui obviamente a primeira coisa que apareceu na sua cabeça foi será que o pastor Tá ensinando perfeccionismo Não eu não estou ensinando perfeccionismo perfeccionismo é uma doutrina muito antiga dentro da cristandade.

    Que diz que é possível o Cristão alcançar o nível de santidade e de espiritualidade tão grande em que ele não peca mais um dos Defensores mais conhecidos dessa ideia foi o famoso pregador João Wesley João Wesley defendia a ideia do Amor Perfeito que era uma experiência tão profunda do amor de Deus que o Cristão tinha que eles amava a Deus de tal forma que não tinha.

    Mais espaço teria amar outra coisa por exemplo o pecado Wesley acreditava nisso que o Cristão pode chegar no estágio em que seu amor a Deus é tão grande que ele não tem mais amor nenhum ao pecado e portanto ele pode entrar nesse estado de perfeição ou de amor perfeito é assim que é chamado dentro da tradição Wesley Ana que é uma das tradições do metodismo e outras igrejas evangélicas também mais.

    Ao lado Pentecostal e neopentecostal não todas mas algumas defendem também essa possibilidade a reforma protestante desde o seu início com a ênfase na doutrina da depravação total nunca aceitou esse tipo de ideia por outro lado também estaria se o perfeccionismo está errado nós não podemos devemos ou não temos como defender uma vida em que o crente nunca peca por outro lado está errado.

    Também aquele conceito de que o crente ele pega a cada segundo por pensamento palavras e obras é um outro equívoco também é um outro arquivo tá errado os dois lados está errado os dois lados e eu acho que nós erramos mais nesse último lado que eu falei é muito comum vez em quando a gente pede a um irmão para orar fazer uma oração no culto de confissão de Pecados e não poucas vezes o irmãozinho.

    Ou a irmãzinha se levanta e diz ó Deus é perdoa os nossos pecados nós pecamos a cada segundo por pensamentos palavras e por obras pera aí minha irmã assim também não né se você está pecando a cada segundo por pensamento palavra ou obra tem alguma coisa errada não é verdade é claro o perfeccionismo tá errado mas uma vida marcada pelo pecado a cada momento a cada segundo não.

    É o que a Bíblia está ensinando aqui quando alguém sugere a Paulo vamos permanecer no pecado Qual é a resposta vem mente de Paulo de modo nenhum o crente não vive na prática do pecado pecado se acontecer é um acidente na vida dele esse é o padrão bíblico mas não é o que marca sua vida no meu grupinho de quinta-feira onde nós estamos estudando a primeira carta de João eu contei uma ilustração.

    Eu já contei essa ilustração várias vezes eu acho que você já ouviram também tá então se vai vir pela segunda ou terceira vez não faz mal como eu sempre me esqueço das ilustrações Então para mim é como se fosse a primeira eu quando está morava eu e a mímica estarmos estudando na África do Sul fizemos uma viagem de 5.000 km em férias conhecendo a África do Sul e foi com um casal sul-africano conosco foi uma benção conhecemos aquela Terra linda que é África do Sul é um dos países mais bonitos que nós já visitamos Depois de.

    Alguns algumas semanas de viagem Voltamos para casa então um outro casal de amigos nos visitou era também um casal de estudante na época e ele perguntaram sobre a viagem curiosamente não é homem sempre gosta de fazer esse tipo de pergunta e aí O carro deu problema eu respondi não graças a Deus foram 5 mil quilômetros mas teve um pneu furado então um pneu furado em 5.000 km é uma coisa agora imagine se o pneu furasse a cada 50 metros.

    Você já entenderam a minha analogia a nossa vida aqui o normal é que o pneu Fure a cada 5000 km mas se todo dia você tá trocando o pneu tem alguma coisa errada não tem eu não acredito numa viagem que não tem um pneu furado mas uma viagem onde o pneu fura a cada 50 metros alguma coisa tá errada então esse essa visão da vida cristã de que o cristão ele vive pecando diariamente por pensamentos palavras e.

    Obras a todo instante não bate com o padrão de vida cristã que o Novo Testamento nos ensina da mesma forma que não bate o ensinamento que eu já falei do perfeccionismo mas aqui no capítulo 6 nós encontramos o caminho bíblico é um caminho onde você pode dizer não ao pecado em que você não é escravo do pecado em que você não é obrigado a fazer a vontade do pecado e onde pela graça de Deus você pode dizer não ao.

    Pecado aqui também é preciso fazer uma diferença entre tentação e pecado Talvez seja aqui que as pessoas se confundam a nossa natureza pecaminosa ela permanece em nós depois da conversão e ela cobiça ela deseja ela almeja mas enquanto você diz não para ela você não pecou ou seja o crente ele pode passar um dia inteiro sendo tentado em diversas áreas ele passou o dia inteiro dizendo.

    Não não e não no final do dia ele é vitorioso ele é vencedor ele não pecou embora os desejos as vontades apareçam tá no trânsito né o cara dá uma goianada desculpa dá uma fechada num cara assim né aí a raiva né começa a sentir aquela raiva vontade de fazer a mesma coisa ele não se lembra né não você tem que perdoar os seus inimigos aí você deixa o cidadão embora Deus Deus abençoe o irmão vai na paz né dá o lugar.

    Para ele deixa ele embora você não pecou mas o desejo né desejo veio então você passa o dia todo brigando com a corrupção do seu coração mas você disse não não faço não aceito não vou fazer isso então você não pecou então às vezes as pessoas confundem a tentação com o pecado em si por isso que elas dizem não eu passo o dia todo pecando não se você é crente você não pode passar o dia todo tem alguma coisa errada você pode estar sentindo a força e a presença do pecado no seu coração o.

    Dia todo isso é uma coisa mas viver na prática do pecado a Bíblia é muito clara quem vive na prática do pecado não entrará no reino de Deus não entrará no reino de Deus então isso tem que ficar claro não estamos aqui defendendo perfeccionismo nós estamos aqui combatendo aquela visão sub Cristã do padrão bíblico de santidade de caminhar em que as pessoas acham normal elas cometerem pecados vários e muitos.

    Durante o dia e não é passa o dia todo pecando de noite antes de dormir peca no varejo e de noite pede perdão por atacado senhor perdoa tudo que eu fiz de errado boa noite e vai dormir tem alguma coisa errada não é assim que a palavra de Deus nos ensina então é esse o ponto aqui né a revolta de Paulo podemos dizer assim a indignação dele ou perplexidade dele nos versos 1 e 2 é exatamente por isso é.

    Quando ele imagina que alguém vai dizer que uma pessoa que é salva pela graça ela vai viver permanecer no pecado para que ela Experimente mais a graça de Deus de modo nenhum Claro que não não é a vida cristã normal a gente viver permanecer no pecado uma vez que conheceu a graça ele disse ele ele nos dá metade do verso 2 até o verso 5 a base para isso o que Paulo vai dizer aqui nesses.

    Versículos é que o crente ele não pode viver pecando porque ele já morreu para o pecado ele já morreu para o pecado e essa morte se deu na morte de Cristo o que ele tá fazendo aqui é expandindo o que ele já disse no capítulo 5 que nós estamos unidos Adão ou Unidos a Jesus Cristo e receberemos a herança de um ou de outro se nós somos de Cristo nós recebemos os benefícios decorrentes da sua morte e da sua ressurreição Ora se eu já morri com.

    Cristo para o pecado e eu ressuscitei com Cristo para Deus isso significa que eu venci já o pecado Eu morri para o pecado eu não estou mais debaixo do domínio do pecado por isso eu posso dizer não eu posso resistir eficazmente é eficientemente as tentações que ocorrem no meu coração ou que vem de fora tentações externas é isso que Paulo diz e o batismo é o.

    Símbolo disso é a expressão disso veja como ele diz isso aqui final do verso o verso 2 de modo nenhum como viveremos ainda no pecado nós os que para ele morremos nós já morremos por pecado como é que vamos viver para o pecado e quando é que eu morri para o pecado Paulo porque eu me sinto muito vivo por pecado na verdade não é quando é que eu morri para o pecado eu não tô me sentindo morto por pecado na verdade eu sinto a corrupção no meu coração a resposta de Paulo é que essa morte.

    Aconteceu a pensando aqui do nosso referencial no tempo com relação a nós aconteceu a dois mil anos atrás quando Jesus como nosso representante foi levado a cruz do Calvário na cruz do Calvário Cristo não somente derramou seu sangue para nos justificar dos nossos pecados que é o tema do capítulo 3 4 e 5 o sangue derramado para justificar os pecados mas Cristo também levou com ele na cruz o pecado singular aquilo que eu sou.

    De forma que não somente eu sou justificado do que eu faço os meus pecados Mas agora eu tenho vitória sobre aquilo que eu sou um pecador então na cruz Cristo fez essas duas coisas a gente tá mais acostumado em pensar na cruz como sendo o local onde ele derramou seu sangue para nos livrar da culpa do pecado aqui Paulo disse que foi mais do que isso nós somos crucificados com Cristo para que essa.

    Nossa natureza pecaminosa ela seja subjugada para que ela seja vencida e essa é a única maneira pela qual essa vitória pode ser obtida mediante a cruz verso 3 porventura ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte vocês ignoram isso irmãos vocês todos foram batizados é Paulo perguntando aos romanos imagina essa conversa ele dizendo assim vocês todos foram batizados em nome de Jesus mas Vocês.

    Esqueceram que é que o batismo significa o que é que ele representa o batismo representa a sua união com Cristo na morte que não somente na morte verso 4 fomos pois sepultados com ele na morte pelo batismo para que como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai assim também andemos nós em novidade de vida verso 5 porque se fomos Unidos com ele na semelhança da sua morte certamente seremos também na semelhança da sua ressurreição o que é.

    Que ele está dizendo aqui Trocando em Miúdos tá dizendo voltando quando Cristo morreu ele morreu como o meu representante O que aconteceu com ele aconteceu comigo então quando ele morreu na cruz eu morri com ele ele morreu para o pecado Eu morri para o pecado também ele foi sepultado eu também fui quando ele ressurgiu vitorioso ao terceiro dia eu ressurgi com ele quando ele sai da Sepultura vencedor vencendo a morte e o pecado eu unido a Cristo também sou vencedor e essa é a base não somente da.

    Minha salvação como também a base da minha vida cristã é assim que eu posso vencer o pecado que existe em mim porque como eu disse no começo quando a gente se converte Deus não tira o pecado de nós mas ele introduz uma nova vida a vida do Cristo crucificado e ressurreto mediante a qual eu posso modificar a minha natureza e dizer não para ela é isso que o batismo significa note no final do verso 4 que ele diz que a razão.

    Pela qual Deus me uniu a Jesus na sua morte na ressurreição é para que nós andemos em novidade de vida é por isso que eu disse a vida cristã retratada na Bíblia não é essa vida em que o Cristão anda como escravo do pecado praticando a vontade da carne e dos Pensamentos agindo de acordo com os desejos do seu coração e isso não é a vida cristã Isso.

    Não é um cristão Deus nos uniu a Cristo para que nós andassemos em novidade de vida uma vida diferente distinta daquela vida antiga agora para que eu Experimente isso na prática nós precisamos para que eu Experimente isso na prática são necessárias três atitudes que Paulo coloca aqui essas três atitudes representam três decisões que eu tomo diariamente todas elas regadas e banhadas em oração para que eu.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=wuWPTnO5f_M

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem