40. Privilégios Perdidos (Rm 9.1-5)

40. Privilégios Perdidos (Rm 9.1-5) Romanos 9 de 1 a 5 ouçamos a leitura digo a verdade em Cristo não minto testemunhando comigo no Espírito Santo a minha própria consciência tem um grande tristeza incessante dor no coração porque o mesmo desejaria ser anátema separaram de Cristo por amor de meus irmãos meus compatriotas segundo a carne São israelitas pertences adoção e.

40. Privilégios Perdidos (Rm 9.1-5)

Também a glória as alianças a legislação o culto e as promessas deles são os patriarcas e também deles descendem o Cristo segundo a carne o qual é sobre todos Deus bendito para todo sempre amém Oremos pedimos pai querido autor da nossa fé que tu ilumine os nossos olhos para que vejamos as maravilhas da tua lei de senhor que o ensino revelado aqui pelo.

Espírito Santo através da pena do apóstolo Paulo seja aplicado pelo esse mesmo espírito ao nosso coração que o senhor incline o nosso querer a obediência que o senhor desse texto tire aquilo que cada um de nós precisa quer seja edificação correção encorajamento ânimo instrução todo de acordo com tua vontade é o que pedimos em nome de Jesus amém.

Queridos com essa passagem nós introduzimos a quarta e grande parte da carta aos romanos nos Capítulos de 1 a 3 o apóstolo Paulo havia falado a respeito da perdição de toda a ração humana ele havia iniciado a carta explicando como gentios que nunca ouviram falar do Evangelho nunca ouviram falar do Deus verdadeiro como eles estavam perdidos porque tem a revelação natural.

E tem a revelação no coração ambas vindas do próprio Deus e em seguida ele fala no capítulo 2 que os juDeus também estão perdidos porque tendo recebido a revelação escrita da mesma forma não seguir essa revelação e até metade do capítulo 3 ele fala então da perdição de todos os homens a primeira parte da carta aos romanos é a perdição de todos gentios e juDeus segunda parte começa na segunda metade do capítulo 3 e vai até o.

Capítulo 5 aqui o apóstolo Paulo explica como é que pecadores como gentios e os juDeus são justificados gratuitamente pela fé por Deus mediante o trabalho completo e perfeito de Cristo Jesus ele trata disso nos Capítulos 3 4 5 depois dos capítulos seguintes 6 7 8 Paulo fala de que maneira Estas pessoas pecadores que foram justificados pela fé eles vai eles devem viver aqui nesse mundo eles.

São libertos do pecado Capítulo 6 libertos da condenação da Lei Capítulo 7 e vivem uma vida no espírito Capítulo 8 e ele termina o Capítulo 8 foi a última mensagem que nós tivemos nesse capítulo nos assegurando da fidelidade de Deus e de que nada nem ninguém pode nos separar do Propósito Salvador de Deus Ele termina perguntando quem poderá nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus.

Para conosco Se Deus é por nós quem será contra nós só que essa afirmação de Paulo de que Deus vai manter a sua palavra que Deus não vai permitir que nada nos separe do seu amor ou seja de que Deus é fiel a sua palavra e as suas promessas Levanta a seguinte questão ou algumas questões Se Deus é tão fiel e Poderoso assim porque aqui tanto os juDeus rejeitaram a Cristo Por que que as promessas feitas a.

Israel elas falharam Deus também prometeu muita coisa nação de Israel ele prometeu muita coisa Abraão e aos seus descendentes mas a maioria dos israelitas rejeitou Jesus Cristo rejeitou a salvação que Deus estava oferecendo como é que fica então a fidelidade de Deus será que a palavra de Deus falhou Paulo terminou o Capítulo 8 dizendo da fidelidade de Deus para conosco que nada pode nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus e aí então.

A pergunta óbvia é mas não parece que foi assim com os juDeus porque Deus também fez muitas promessas para os JuDeus mas a grande maioria deles rejeitou Jesus Cristo portanto as perguntas que se seguem são estas existe um futuro então para nação de Israel se Deus não cumpriu as promessas que ele tinha feito a Israel Será que ele vai cumprir no futuro existe ainda um lugar para a nação de Israel nos planos de Deus essa rejeição dos juDeus.

A Cristo é uma rejeição final e definitiva existe ainda qualquer chance para os JuDeus dentro do plano da Redenção Estas são as questões que Paulo vai tratar nos Capítulos 9 10 e 11 que formam a quarta parte da carta aos romanos e é o que vai nos ocupar até o final do ano entrando no ano que vem né não tem ideia de como é que a gente vai terminar isso aqui mas é o que nós vamos tratar em seguida qual é o lugar da.

Nação de Israel dentro do plano Salvador de Deus essa é uma pergunta legítima que Paulo teria que responder porque essa carta ela foi endereçada a igreja de Roma cuja membrezia era composta em grande parte de juDeus que haviam se convertido ao cristianismo e quando Paulo chegasse lá na igreja de Roma como ele pretendia fazer essa visita essa carta é uma carta.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Preparatória para essa esse essa visita dele a cidade de Roma quando ele

    Chegasse lá todas essas questões iam ser levantadas Paulo você tá dizendo que a salvação Agora é para todo aquele que crê em Jesus Cristo inclusive aqueles que não são juDeus Mas e as promessas de Deus feitas Abraão e as promessas de Deus feitas a Davi e as promessas de Deus feitas à nação de Israel através de Moisés no monte sinal e as alianças e o pato e as promessas e todos os.

    Privilégios de Israel e agora como é que fica os judeu não tem nenhuma vantagem acabou tudo então essas questões seriam levantadas Paulo então ele já começa a essas questões antes de chegar em Roma respondendo alguma delas algumas delas aqui na carta e é o que ele faz nos Capítulos 9 10 e 11 essa passagem que eu li a passagem Inicial dessa sessão ela começa com uma declaração de que Paulo faz dos privilégios da Nação de.

    Israel e da grande tristeza que ele sente pelo fato de que a nação havia jogado fora esses privilégios ao rejeitar Jesus Cristo filho de Deus como o Messias então a minha mensagem nessa noite ela tem quatro partes primeiro Paulo faz uma declaração da sua sinceridade ele vai dizer alguma coisa séria e ele quer que seja acreditado está indo verso primeiro em seguida ele vai dizer a tristeza que ele sente pela.

    Situação dos israelitas A grande maioria havia rejeitado Jesus Cristo em seguida no verso 3 Paulo Expressa o desejo dele de que se fosse possível Paulo iria para o Inferno no lugar dos juDeus incrédulos nos versos 4 e 5 ele faz uma enumeração de pelo menos nove privilégios que a nação recebeu da parte de Deus e que rejeitou ao negar Jesus como o Messias prometido e no final mercê de Deus Nós faremos.

    Algumas aplicações para nossa vida o que é que esse texto tem a ver conosco hoje e de que forma nós podemos nos apropriar deles começaram então com essa declaração que Paulo faz e que está sendo sincero no verso 1 ele diz assim eu digo a verdade em Cristo não minto testemunhando comigo no Espírito Santo a minha própria consciência as declarações que Paulo vai fazer em seguida a partir do verso 2 são tão intensas e só ariam tão incríveis para os juDeus que ele sentiu que precisava.

    Solenemente reforçar o fato de que ele estava dizendo a verdade porque para os JuDeus Paulo eram traidor da Nação de Israel porque Paulo pregava que a lei havia passado em Cristo Paulo pregava que os sacrifícios haviam sido terminados com a vinda de Cristo Jesus Paulo dizia que o templo não era mais o local onde Deus era para ser adorado mas em todo local Nós somos o templo Deus não habita mais em templos feitos por.

    Mãos humanas o povo de Deus é o templo ele ensina isso o tempo todo e pior Paulo Tomou essa mensagem essas promessas que Deus tinha feito a Abraão Isaque Jacó e agora pregava a outras Nações Paulo foi pregar aos gentios foi anunciar as notícias da salvação a um povo que não era o povo de Deus tudo isso faria com que as declarações de Paulo que vem em seguida soassem incríveis.

    Inacreditáveis aos ouvidos de todos aqueles juDeus que estavam em Roma Especialmente na igreja por isso que Paulo reforça ele começa com é quase com juramento né ele ele começa reforçando a sinceridade que ele fala ele diz duas coisas primeiro digo a verdade em Cristo início do verso primeiro eu estou dizendo a verdade em Cristo Jesus o que é que ele quer dizer com isso ele tá em Cristo significa que.

    Eu sou um cristão um cristão não mente Cristo era a verdade alguém que está em Cristo ele não mente a mentira não é a maneira normal e usual dele se comunicar eu estou dizendo a verdade em Cristo porque eu podia dizer de outra forma porque eu sou um cristão o que eu vou dizer É verdade porque é um cristão não mente eu estou em Cristo digo a verdade como convém aquela pessoa que professa fé em Cristo Jesus ou seja.

    Querendo que os seus leitores acreditem no que ele vai dizer Paulo primeiro

    Apela para o fato de que ele está em Cristo Jesus e que é incompatível com a pessoa de Cristo que um seu discípulo fique contando mentira ou falsiando os fatos ou dando uma ideia errada da Verdade ou Escondendo a realidade digo a verdade em Cristo estou na presença de Cristo Ele me conhece eu não posso mentir ele conhece o meu coração.

    A minha consciência é como que se Paulo quase que tivesse chamando Cristo como testemunha ao lado dele para dizer assim o que eu estou declarando a vocês é a verdade porque eu estou em cristo eu chamo a Cristo como testemunha do que o que eu vou dizer É verdade veja como é solene essa afirmação e lembrem do que disse Jesus seja a tua palavra sim sim não então ele chama Cristo como testemunha do que o que ele vai dizer é verdade a segunda parte dessa declaração solene.

    Ainda no verso 2 é quando ele diz assim testemunhando comigo no Espírito Santo a minha própria consciência primeiro ele Apelou para Cristo como Testemunha e agora ele apela para o testemunho do Espírito Santo na sua própria consciência é como se ele dissesse que ele tá com a consciência tranquila e que o próprio Espírito Santo testifica na consciência dele de que o que ele está dizendo é verdade essa palavra que ele.

    Usa aqui que o Espírito Santo testemunha comigo na minha consciência é uma expressão similar aquela que ele usou no Capítulo 8 quando ele disse que o Espírito Santo testifica com o nosso espírito de que nós somos filhos de Deus todo o crente verdadeiro sabe o que é isso ele tem uma consciência iluminada pelo Espírito Santo e o espírito santo diz ao crente quando ele tá falando a verdade e quando ele tá mentindo se a luz vermelha não acende na sua consciência Quando você diz uma mentira.

    Alguma coisa tá errada porque a consciência do Cristão ela é o Espírito Santo testifica com a consciência do cristão ele diz lá dentro do coração quando o Cristão tá dizendo a verdade ou não então você sabe quando você tá mentindo o espírito santo diz a você Paulo tá firmando aqui nesse exato momento o espírito santo está testificando no meu coração que eu estou dizendo a verdade porque eu sou cristão.

    E o Espírito Santo me testifica dessa verdade em resumo o que Paulo tá dizendo aqui é o seguinte o que eu digo é verdade eu sou de Cristo e não minto pois a minha consciência que é controlada pelo Espírito Santo também minha afirma que eu não estou mentindo que juramento solene que palavras solene de Paulo introdutória do que ele vai dizer e quando nós chegamos no verso 2 aí fica claro porque aqui Paulo preferiu.

    Prefarciar o que ele vai dizer com essa declaração de verdade de sinceridade porque o que ele vai dizer aqui com certeza soaria como mentiroso ou falso ou hipócrita aos ouvidos de um judeu que achava que ele era traidor o que é que ele diz tá aqui no verso 2 e a segunda parte da nossa mensagem ele Expressa o que ele sente pelos juDeus incrédulos por aqueles israelitas que negaram a Cristo Ele diz verso 2 eu tenho grande tristeza e incessante dor no coração.

    Ah mentiroso Deixa disso Paulo tu não sente nada pela nossa nação se tu sentisse alguma coisa pela nossa nação você não estaria pregando para os outros povos você não estaria falando contra o templo falando contra a lei falando contra os sacrifícios Não não eu digo a verdade em cristo eu não minto o espírito santo testifica comigo eu tenho uma grande tristeza no meu coração e uma grande tristeza e uma dor incessante no meu.

    Coração por conta da rejeição do meu povo era isso que Paulo sentia diante daquela situação grande tristeza não era uma tristeza pequena não era uma tristeza grande Paulo vivia de luto pela situação do seu povo vivia de luto pela rejeição dos juDeus e não somente isso ele acrescenta ainda que ele sentia uma dor incessante no coração a palavra que é usada aqui para dor que Paulo usou.

    Para dor era uma palavra que era frequentemente usada no grego daquela época para se referir a dor causada por uma fratura de um osso ou um corte causado por uma espada uma dor física muito intensa que Paulo usa para se referir a dor emocional que ele sente e ele acrescenta duas coisas era uma dor incessante ou seja era uma dor que não parava ele acordava com ela ia dormir com ela a gente sabe que quando quando a.

    Gente tem alguma expectativa de que a dor vai parar a gente suporta bem É até assim que a gente consegue convencer os nossos filhos a tomar vacina né levar uma injeção é só uma picadinha vai passar logo aí a gurizada aceita Mas e quando é uma dor incessante quero que Paulo sentia na sua alma uma incessante dor e ele acrescenta no coração o coração é a sede da existência humana na linguagem bíblica.

    Ou seja é alguma coisa que eu sinto no mais íntimo do meu coração essa dor incessante por conta do que está acontecendo com meu povo e são três coisas que fazem com que Paulo vivesse num estado constante de luto e de dor angustiante no seu interior por conta da sua nação primeiro o fato de que a grande maioria dos israelitas rejeitou Jesus Cristo Jerusalém em peso gritou crucificam os.

    Líderes da Nação Judaica o rejeitaram consideraram endemoniado falso profeta e o entregar aos romanos depois perseguir os discípulos de Cristo os apóstolos o livro de Atos nos traz essa narrativa prenderam chicotearam conseguiram que Herodes decapitasse Thiago mas adiante perseguir o apóstolo Paulo em todo lugar onde ele ia prender o Paulo chicotearam apedrejaram expulsaram da cidade e.

    Finalmente haveriam de entregá-lo como criminoso político ao império romano isso doía no coração do apóstolo Paulo que isso era feito pelos seus compatriotas mas havia uma dor adicional aqui ele não fala agora nós vamos tratar disso quando chegar no capítulo 10 mas eu já quero dar uma adiantada aqui Capítulo 10 verso primeiro irmãos a boa vontade do meu coração e a minha Súplica Deus a favor deles eles aqui são os israelitas os juDeus a minha oração e a.

    Minha Súplica a favor deles é para que sejam salvos ou seja eles estavam perdidos eles não somente haviam rejeitados Jesus Cristo isso trazia luto e dor a Paulo mas Paulo tinha consciência de que eles estavam perdidos eles seriam condenados ao Sofrimento Eterno longe de Cristo longe de Deus sem perdão no inferno eterno e isso terceiro ponto diante dos grandes.

    Privilégios que a nação teve e que Paulo enumera dos versos 4 até o versos até o verso 4 até o verso 5 como nós iremos ver então Paulo carregava isso essa dor no peito incessante esse luto por conta dos seus compatriotas dos israelitas Paulo eram Israelita ele era da Tribo de Benjamim ele era descendente de Abraão ele sentia tudo isso por conta do seu povo porque havia rejeitado o Messias a ponto.

    De que alguns estudiosos acham de que essa expressão de Paulo essa grande tristeza e essa incessante dor no coração nada mais são de que o famoso espinho na carne que ele menciona na segunda aos Coríntios Capítulo 12 ele lá diz que foi posto um espinho na carne dele o mensageiro de satanás para o esbofetear a fim de que ele não se exaltasse alguns comentaristas acham que.

    O espinho na carne de Paulo era essa dor incessante que ele sentia esse luto que ele levava na alma pela rejeição do seu próprio povo com respeito ao Messias e da mensagem que ele pregava é por isso que ele precisou no início dizer assim eu estou dizendo a verdade chamo Cristo como Testemunha e o Espírito Santo de que eu estou dizendo a verdade o que eu sinto por vocês mesmo que vocês rejeitaram Messias mesmo que vocês me.

    Perseguiram mesmo que vocês me apedrejaram e me rejeitaram o que eu sinto por vocês é um luto constante e uma dor incessante no meu coração então é o que era tal era o sentimento de Paulo com relação aos seus compatriotas mas o que é mais surpreendente aqui a terceira parte da minha mensagem Tá no verso 3 é o desejo de Paulo com relação a esse juDeus incrédulos no verso 2 Ele disse que sentia uma grande tristeza e.

    Uma dor sem fim mas aqui no verso 3 ao que ele diz porque eu mesmo desejaria ser anátema separado de Cristo por amor de meus irmãos meus compatriotas segundo a carne isso é mais inacreditável do que a primeira parte o que Paulo está dizendo aqui é o seguinte se fosse possível se isso trouxesse a salvação do meu povo Eu Trocaria de lugar com eles eu iria ao inferno no lugar deles.

    Ele faz isso com duas expressões primeiro eu desejaria ser anátema palavra natima significa amaldiçoado é aquela mesma palavra que ele usa lá em Gálatas 1 quando ele diz assim que mesmo que vem um anjo do céu ou eu mesmo que pregue um evangelho diferente desse que já foi anunciado a vocês que seja anátema que seja maldito maldito por Deus e se é maldito por Deus portanto está destinado a condenação e a destruição é a mesma palavra que Paulo.

    Usa aqui para dizer eu tenho vontade eu tenho desejo de me tornar maldito no lugar do meu povo se pudesse dessa forma salvá-los da condenação e da destruição eternas eu quisera ser anátema por conta dos juDeus incrédulos segunda coisa que ele diz eu queria ser separado de Cristo se isso fosse trazer a união com Cristo para o meu povo eu morreria no lugar do meu povo iria.

    Para o Inferno no lugar do meu povo diz o apóstolo Paulo quando ele disse eu quisera ser separado de Cristo por amor do meu povo Ele tá dizendo que o amor dele pelos israelitas é tão grande que se fosse possível ele se desligaria da Graça de Deus em Cristo Jesus e no lugar dele colocaria os juDeus para que eles fossem salvos enquanto que Paulo experimentaria ou iria para o Inferno no lugar deles tal era o amor que Paulo sentia pelos.

    Seus compatriotas pelos seus conterrâneos por aqueles irmãos de carne e a de sangue da sua própria raça era isso que ele sentia e essa esse era o desejo que ele tinha era dessa forma que ele anciava pela salvação daqueles juDeus não é à toa que apesar das pedradas das cadeias e das chicoteadas onde Paulo ia primeira coisa que ele fazia ele ia nas sinagoga e pregava o evangelho para os JuDeus ele era imparável eu sei que não tem essa palavra não é mas os juDeus não paravam.

    Paulo quanto mais eles batiam em Paulo mais Paulo ia nas sinagoga mas ele ia atrás dos juDeus pregando o evangelho tal era o Amor e a compaixão que ele sentia por estes seus irmãos de sangue é claro que aqui nós nos lembramos imediatamente de um episódio do Antigo Testamento que tá lá no livro de Êxodo capítulo 32 Quando Moisés desce do Monte Sinai lá no deserto e ele encontra os.

    JuDeus fazendo o quê no pé do Monte adorando dois Bezerros de ouro Moisés descendo com a lei de Deus para entregar o povo depois de 40 dias de comunhão com Deus e lá esse mesmo povo com quem Deus estava fazendo uma aliança o povo tava adorando dois Bezerros de ouro sobre o comando de Arão aí olha o que é que diz Moisés Êxodo 32 de 30 a 32 disse Moisés ao povo vós cometestes grandes pecados agora.

    Porém subirei ao Senhor ele ia voltar lá para o alto do monte para falar com Deus e porventura farei propiciação pelo vosso pecado Tipo quem sabe eu consiga convencer Deus a perdoar vocês ele foi subiu no monte tornou Moisés ao Senhor ele voltou lá para o alto do monte para falar com Deus e disse para Deus o povo cometeu grande pecado fazendo para se.

    Deuses de ouro agora pois perdoa-lhe o pecado ou se não risca Me peço do livro que escreveste Moisés disse a Deus isso ou o senhor perdoa esse povo ou se o risca o meu nome do livro da vida é a mesma coisa que Paulo tá fazendo aqui ele tá dizendo se fosse possível eu daria a minha vida mais do que isso Eu suportaria as penas.

    Eternas se isso trouxesse salvação para minha nação tal era um amor e a compaixão que Paulo tinha por aquelas pessoas mas agora Chegamos no ponto 4 onde nós vemos a causa mais profunda dessa disposição de Paulo de trocar de lugar com os juDeus incrédulos pelos quais eles sentia um luto constante e uma dor incessante no coração nos versos.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=uivtRtQQ8OU

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem