4. Religiões Comparadas: Espiritismo

4. Religiões Comparadas: Espiritismo De acordo com o IBGE em 2010 cerca de 2% da população brasileira se declarou Espírita isso representou um crescimento veja só de 65% em relação ao senso anterior então estatisticamente é a religião que mais cresceu no Brasil embora que certamente muito menor do que os evangélicos e católicos O problema é que a estatística do IBGE não leva em consideração que muitos que praticam.

4. Religiões Comparadas: Espiritismo

Alguma forma de espiritismo não se declaram espíritas mas católicos por isso o Brasil é reconhecido como o maior país Espírita do mundo quando dois por cento da população diz que é espírita geralmente o pessoal do kardecismo Não é pessoal que conhece mais a doutrina espírita e tudo mais mas o espiritismo tem outras formas que são utilizadas em parte por católicos não praticantes desconhecedores da doutrina católica a.

Igreja católica em si ela Condena o espiritismo mas o catolicismo popular é permeado pelas ideias espíritas como é do conhecimento de todos o que nós vamos abordar aqui nesse estudo é esse chamado espiritismo kardecista ou de mesa branca ou ainda também chamado de espiritismo dentro do Evangelho porque as suas embora ele seja em número pequeno mas as ideias elas de fato permeiam a cultura brasileira religiosidade brasileira O.

Importante é que fazer uma uma observação que o espiritismo kardecista ele se declara distinto da Umbanda apesar de acreditar da Umbanda acreditar nos mesmos princípios eles dizem que a diferença é a origem africana da Umbanda e que a umbanda tem rituais despachos tem cultos tem oferendas tem sacerdotes enquanto que o espiritismo kardecista não tem não tem culto não tem orações não tem nada não tem rituais.

Então por isso eles dizem que existe uma diferença bom então como é que o kardecismo como movimento e como a religião ela começou a se atribui geralmente a origem do kardecismo a uma família chamada Fox era o sobrenome é que em 1847 de algum lugar dos Estados Unidos moro veio morar em Nova York e essa família havia muitas crianças como naquela época era comum e.

De repente essas crianças começaram a brincar com alguns fenômenos do tipo assim algumas mesas na casa que giravam copos que andavam sozinhos em cima da mesa e aí isso atraiu a atenção dos Pais e dos vizinhos e de outras pessoas que as crianças estavam mexendo com esse tipo de coisa e aí o movimento começou a crescer atraiu a atenção de muitos curiosos e começaram a interpretar aqueles movimentos das mesas e dos copos.

Como sendo tentativas de espíritos de pessoas que já vinham morrido disse comunicar com e a coisa cresceu teve grande divulgação nos Estados Unidos e de lá passou para Inglaterra e depois para França então para vocês terem uma ideia Isso foi em 1847 cerca de 13 anos 15 anos depois já havia nos Estados Unidos 180 mil pessoas que se.

Declaravam crentes nesse fenômeno ou seja de que os espíritos dos que morreram eles permaneciam ao redor dos seus entes queridos e tentavam se comunicar com eles através desses fenômenos desses fenômenos na mesma época só na Inglaterra e nos estados e na França esse número era de 250 mil pessoas e foi nessa ocasião por volta dessa época aí 1860 tinha um francês chamado Leon Hipólito diri veio ele se converteu a essas ideias ele achou que.

Aquilo de fato era verdadeiro ele ficou convencido especialmente pelo fenômeno das mesas giratórias e ele começou a fazer o que ele chamou de estudos sérios sobre aqueles fenômenos e em 1856 aí exatamente nessa data né meados de 1860 ele então recebeu dos Espíritos uma revelação de qual era a sua missão então ele muda o seu nome para Allan Kardec Kardec era um poeta Celta já falecido há.

Muito tempo atrás mas o Leon Hipólito e adota o nome dele como sendo o seu nome e dois anos depois ele Funda a sociedade parisiense de estudos espíritas então é aqui a origem do espiritismo kardecista né lá na França através dos estudos de Leon Hipólito que veio a se chamar de Allan Kardec Esse é o nome pelo qual ele é conhecido no Brasil em 1857 que foi o ano em que ele recebeu essa revelação dos Espíritos Ele.

Publicou essa revelação no livro chamado Livro dos Espíritos e mais adiante cerca de 10 anos depois menos sete anos depois Ele publicou um livro O Outro livro O Evangelho Segundo o Espiritismo então esses dois livros O Livro dos Espíritos e o Evangelho Segundo o Espiritismo são os livros fundamentais para o espiritismo kardecista no Brasil e no mundo porque eles contém as aquilo que Allan Kardec disse que recebeu como.

Revelação desses espíritos que vinham falar com ele e lhes mostrar coisas do Além Ele publicou também revistas e jornais de natureza Espírita e ele viu o movimento que ele fundou crescer bastante e ele morreu em 1869 cinco anos depois de ter publicado o livro O Evangelho Segundo o Espiritismo o que o resumo que eu vou trazer em.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Seguida dos dos pensamentos do das doutrinas do kardecismo é baseado exatamente no livro O que é o

    Espiritismo é baseado no livro um outro livro dele né O que é espiritismo que você encontra no site da Associação Espírita brasileira se você quiser ler o livro para saber o que é que eles pensam você entra no site Associação Espírita brasileira e você pode fazer o download do livro O que é o espiritismo de Allan Kardec É claro que eu tô.

    Recomendando isso para que você leia para combater né não para se converter o espiritismo Então as citações que eu farei aqui é desse livro que é um resumo dos livros anteriores de tudo aquilo que o Allan Kardec ensinou bom primeiro como o espiritismo kardecista se define Então nesse livro aí na página 35 e seguinte o Allan Kardec da seguinte explicação ele diz que Deus que Moisés deu a lei a ao.

    Mundo e que essa lei foi resumida nos Dez Mandamentos Que nós conhecemos muito bem depois de Moisés veio Jesus que reformulou completamente essa lei e a resumiu em dois mandamentos no Amor a Deus e no amor ao próximo enquanto que Moisés fala da Lei Jesus veio depois aperfeiçoou e disse que o mais importante de fato é o amor mas Jesus também não disse tudo o que era para dizer porque a humanidade estava ainda.

    No estado de atraso no estado meio que primitivo e a humanidade precisava progredir e a ciência precisava avançar para que a verdade fosse dita E então que Deus levanta Allan Kardec trazendo a terceira revelação de Deus não sei se vocês perceberam a semelhança com que nós estudamos ontem surgimento do islamismo que é o mesmo raciocínio Deus se revelou a Moisés judaísmo depois.

    Se revelou em Cristo que é o cristianismo e depois vem Deus se revelando a Maomé que é o Islamismo a última e final revelação de Deus é o mesmo raciocínio de Allan Kardec Jesus não disse tudo o cristianismo é incompleto mas agora o mundo está maduro o mundo está pronto para receber a última revelação de Deus o espiritismo então é essa última Revelação que mostra a realidade do mundo espiritual explica os fenômenos que antes pareciam.

    Especulações e coisas sobrenaturais Kardec diz que Cristo ensinou a respeito disso mas ele não foi compreendido mas agora então cerca de 1.800 anos depois essa Compreensão é dada com toda certeza e com toda clareza vocês têm que lembrar que na época em que o Allan Kardec viveu o cristianismo na Europa estava dominado pelo liberalismo teológico e por uma forma de.

    Cristianismo chamada deísmo o deísmo acreditava que havia um Deus que criou o mundo como se fosse um mecanismo um relógio por exemplo deu corda deixou funcionando e se afastou então o deísmo acredita que Deus existe mas ele não interfere na realidade humana Deus não se mete nos negócios do homem então no essa era a religião que predominava na Europa quando o Allan Kardec vem com essas ideias ele via o espiritismo como uma.

    Resposta ao materialismo e a incredulidade das pessoas que achavam que não tinha nada Sobrenatural no mundo o mundo na época de Allan Kardec influenciado por essa visão Cristã errada de Deus não acreditava em revelação milagre não acreditava em na atuação de Deus que Deus interfere e Kardec viu o seu movimento como sendo uma reação exatamente a ao racionalismo a incredulidade ao materialismo e o.

    Naturalismo daquela então ele se via como sendo verdadeiro defensor de Deuses não se Deus existe sim e Deus atua no mundo só que ele atua através dos Espíritos daquelas pessoas que já morreram e ele faz essas essas coisas acontecerem as mesas girarem os copos andarem e assim por diante bom então ele se vê como a revelação de Deus necessária para aquele momento da humanidade Kardec diz nesse livro que o espiritismo é a continuação da obra de Jesus aqui na.

    Terra fazendo com que as palavras de Jesus tenham o seu completo cumprimento

    Coisa que não era possível na época de Jesus Jesus ensinou de maneira alegórica de maneira figurada mas agora o espiritismo explica de maneira clara e completa Aquilo Que Jesus quis dizer então para Kardec o espiritismo é a consumação de uma evolução moral e espiritual da humanidade porque combina.

    Ciência e religião e é uma revolução que levou 18 anos para acontecer 18 séculos para acontecer lembra que ele diz né Jesus veio não disse tudo 18 séculos depois Deus traz a revelação completa quando a humanidade está preparada e Eis o espiritismo o espiritismo portanto diz Allan Kardec é o cumprimento daquela Promessa de Jesus que mandariam Consolador o espírito da Verdade que estará convosco para sempre e que vos ensinará todas as coisas segundo.

    Allan Kardec Jesus estava se referindo a ele Allan Kardec e as doutrinas espíritas ele é o consolador aquele que Jesus disse que viria que traria toda a verdade e que o mundo agora não podia receber o próprio Jesus disse não o mundo não pode receber o espírito ainda tenho muita coisa para dizer a vocês mas não posso porque vocês ainda não podem receber então Kardec diz que agora aquilo que não podia ser na época de Jesus era possível através da sua.

    Doutrina e dos seus ensinamentos Então esse é o primeiro ponto como é que o espiritismo se entende espiritismo se entende como sendo o cumprimento das palavras de Jesus e que mandaria o consolador para uma nova era uma nova época porque na época de Jesus o mundo não tava preparado para receber toda a verdade muito bem e onde é que então Allan Kardec e os espíritas os terroristas espíritas os mestres onde é que eles baseiam os seus ensinamentos Qual é a fonte de autoridade certamente não é a.

    Bíblia embora ele se tem muito a Bíblia eles Leiam a Bíblia Mas eles leem a Bíblia a partir da interpretação de Allan Kardec na página 37 do livro de Allan Kardec que nós estamos usando aqui como base ele diz que a doutrina espírita não é dada por homens ela não foi inventada por homens mas pelos espíritos Quem são os espíritos são as vozes do céu são as almas daqueles que já morreram e que.

    Estão em todo lugar e que se comunicam conosco através de uma multidão incontável de médiuns e aquele introduz o conceito do médium o médium é aquele é aquela pessoa através da qual os espíritos transmitem a sua mensagem a mensagem que Jesus tinha reservado para agora o médium é o organismo material físico pelo qual esses espíritos desencarnados.

    Essas almas dos que já morreram conseguem fazer contato conosco se comunicar conosco e eles dizem então Kardec diz Kardec se consideravam um médium não é claro mas ele admite né a existência de uma multidão incontável de médiuns e ele com mais adiante é que eu não tenho tempo aqui mas no livro ele detalha como é que uma pessoa se desperta para mediunidade é a pessoa desde cedo ela começa a ouvir vozes ela vê vultos ela tem pressão de que tem.

    Pessoas no quarto que tá sendo observada E se ela for para um Centro Espírita ela vai ser orientada dizendo você tem o dom da mediunidade você tem que se abrir para essas presenças para essas coisas que você tá sentindo porque são espíritos que querem falar através de você e a gente encontra muita gente né dizendo isso olha eu já eu mesmo já encontrei muitos evangélicos dizendo Pastor tem um problema desde pequeno eu vejo vulto eu ouço vozes eu sinto presenças o que é isso pastor eu sou médium não meu irmão isso não é nada.

    Disso é coisa do coração Isso é coisa da Psicologia ou às vezes o diabo mesmo querendo levar você para outro caminho então você tem que resistir esse tipo de coisas mas aí essas pessoas às vezes são carreadas para o espiritismo porque lá a explicação é de que aquela pessoa foi escolhida para ter o dom da mediunidade e aquelas experiências são os espíritos dos Mortos tentando se comunicar com ela para trazer alguma alguma missão esses espíritos trazem informações sobre o.

    Mundo espiritual que nós não conhecemos Que Nós não vemos e também a sorte a que nos aguarda lá nesse mundo vai acontecer conosco não é o que que aconteceu com os queridos que já morreram onde é que eles estão eles estão sofrendo o que que vai ser de mim quando eu morrer e tudo mais então esses espíritos trazem esse tipo de informação Ah por isso o espiritismo é Popular nesse nível muita gente que perdeu antes queridos procura médiuns para através deles tentar comunicar-se.

    Com um filho que morreu uma esposa que morreu um pai ou alguma pessoa querida aqui é uma Então essa é a origem do pensamento Espírita não é as ideias vem desses espíritos falando através dos Médiuns terceiro ponto aqui esses espíritos Fala um pouquinho mais sobre eles são as almas desencarnadas dos homens é bom lembrar já de cedo agora que o espiritismo não acredita na existência de satanás e nem acredita na existência.

    De demônios que são anjos caídos eles dizem que esses fenômenos são produzidos pelas almas dos que já morreram mas não tem demônio e não não existe Satanás Satanás é uma personificação do mal é uma alegoria uma figura né para falar do mal mas ele realmente não existe Quando a pessoa morre o seu espírito fica vagando perto dos seus parentes tendo plena consciência de que morreu vendo tudo lembrando de tudo.

    Reconhecendo as pessoas e com desejo de se comunicar com aqueles que haviam conhecido em vida isso ele diz na página 92 na página 211 segundo Kardec Existem os espíritos bons e os maus os bons não são os anjos bons e os maus não são os demônios né são almas das pessoas que morreram algumas são boas e algumas são más dependendo do que eles foram aqui na terra se a pessoa foi uma pessoa máquina Terra cometeu violência.

    Foi injusta não foi um cafajeste uma pessoa muito má então quando ela morre o seu espírito é um espírito mal e também se a pessoa foi boa praticou a caridade amou o próximo quando ela morre o seu espírito é um espírito bom e eles estão presos e eles estão em diferentes estado de culpa e diferentes estados as pessoas que morrem os seus espíritos estão em diferentes estados eu consegui aqui tentei anotar aqui o que é que ele fala ele fala primeiro uns ficam presos aos locais em que.

    Viveram alguns desses espíritos né quando a pessoa morre e o espírito fica preso ali na casa que ele morou no condomínio aquela região fica por ali a outros podem transcender e vagar pelo universo e nos mundos outros que existem os espíritas acreditam na existência de outros mundos povoados por seres humanos como nós então às vezes a alma da pessoa quando morre ela não fica presa aqui nesse mundo mas ela viaja e vai visitar.

    Esses outros mundos onde ela pode até reencarnar em um outro mundo paralelo desse aí outros são os espíritos culpados eles ficam perambulando pelas trevas sem destino os espíritos maus são atormentados com remorso e separação dos entes queridos os espíritos maus e rancorosos podem perseguir aqueles que lhes fizeram mal em busca de Vingança e podem oprimir essas pessoas.

    Subjuglá-las e até possuí-las os demônios não existem na verdade eles são espíritos maus almas de homens perversos que ainda não se livraram dos instintos materiais então de acordo com o espiritismo nós estamos cercados das almas dos que morreram algumas não estão mais aqui foram para outros planetas ou então estão em outro lugar na nesse mundo aqui mas a maioria fica presa na região nos locais que ele conheceu enquanto estava.

    Em Vida tentando se comunicar com as pessoas se for espíritos bons vão tentar trazer boas mensagens proteger e abençoar as pessoas aqui se forem espíritos maus eles são rancorosos vão querer se vingar dos que o fizeram mal e eles vão tentar iludir essas pessoas de toda de toda sorte quarto ponto aqui aqui que é importante a gente lembrar de acordo com o espiritismo é possível a comunicação com.

    Esses espíritos os espíritos dos que já morreram porque eles são agentes de Deus para trazerem novas revelações para a humanidade tá falando dos Espíritos bons não é eles são agentes de Deus para trazer em novas revelações para a humanidades supostamente né quando essa uma pessoa morre o seu espírito entra nesse mundo espiritual e lá adquire conhecimento da realidade futura ver coisas que.

    Nós aqui não podemos ver e é Estes são essas informações que são passadas para nos ajudar a viver melhor aqui eles informam a verdade sobre certos assuntos que são desconhecidos por exemplo entre os espíritas é muito claro que Jesus dos 12 aos 30 anos ele foi para a Índia e lá ele desenvolveu as suas capacidades mediúnicas e aos 30 anos de idade ele volta para Israel para começar o seu.

    Ministério a Bíblia não diz isso então como é que os espíritas sabem disso Isso é uma revelação que foi trazida por espíritos de pessoas que já morreram então eles são capazes de predizer o futuro esses esses que já morreram né esses espíritos eles são capazes de predizer o futuro descobrir coisas ocultas e trazer informações quarto quinto ponto não é todo mundo que.

    Fala com os espíritos essas comunicações são feitas pelos médiuns os médiuns são os intérpretes dos Espíritos suprem-lhe os organismos materiais que eles faltam para nos transmitir suas instruções porque são capacitados com dons para esse fim eu tô lendo do livro que eu citei o que é o espiritismo na página 214 segundo Allan Kardec os apóstolos eram médiuns os 12 né Mateus Marcos Lucas não é Marcos não era.

    Apóstolo então todos eles e que tinham recebido esse dom do próprio Jesus Jesus era um médium super aperfeiçoado e ele tinha dado esse dom da mediunidade para os seus seguidores que eram os apóstolos Olha o que que ele diz mais aqui os médiuns são intérpretes encarregados de transmitir aos homens os ensinamentos dos Espíritos ou melhor são os instrumentos materiais pelos quais se comunicam os espíritos para se tornarem compreensíveis aos homens a missão dos Médiuns é santa e.

    Tem o objetivo de abrir os horizontes da vida eterna os espíritos vem instruir o homem sobre a sua destinação futura a fim de orientar no caminho do bem agora só tem um problema quando você está conversando com um médium Como é que você sabe se o espírito que está falando é bom ou mal porque o próprio Allan Kardec diz que os espíritos maus se disfarçam de espíritos bons e usam médiuns inescrupulosos.

    Para enganar as pessoas como falso falsos profetas sexto ponto da doutrina pluralidade dos Mundos isso aqui é muito interessante para explicar De onde vêm os espíritos e os graus de aperfeiçoamento Allan Kardec interpretou na casa de meu pai a muitas moradas tá lá em João 14 de 1 a 12 como sendo uma referência de Jesus a existência de mundos infindáveis.

    Onde habitam e se desenvolvem os espíritos porque há um problema que que vai ficar mais claro adiante quando falamos na doutrina da reencarnação cada pessoa que nasce ela é a reencarnação de uma outra pessoa que já viveu em algum lugar Mas então de onde vem os espíritos de desse 1 milhão de pessoas nova que aparece no mundo a cada ano de onde vem esses espíritos então eles resolvem esse.

    Problema dizendo que existem outros mundos que a raça humana está espalhada pelo universo em Outros Mundos e que essas pessoas elas são a Encarnação de espíritos de outros homens que moram em outros planetas que viajam pelo espaço e vem até aqui então eles acreditam na pluralidade de mundos a raça humana não está contida na terra mas Povoa inumeráveis mundos pelo universo página 49 e aí eles classificam presta atenção.

    Para saber onde você está e eles classificam esses diversos Mundos em cinco categorias nesses mundos onde a raça humana existe espalhada pelo universo primeiro os mundos primitivos onde se dão as primeiras encarnações da alma humana então Existem muitos primitivos que nós não conhecemos que a ciência nunca descobriu né planetas povoados por seres humanos bem primitivos que são as primeiras encarnações no nível 2 tem o mundo de expiação e de.

    Prova onde o mal predomina são mundos um pouco mais evoluídos mas são chamados de mundo de expiação e de prova porque lá as pessoas que encarnam elas sofrem elas enfrentam mal a dor e agonia como uma maneira de purificação terceiro nível mundo dos regeneradores onde as almas que ainda vão sofrer pelos seus pecados buscam novas forças repousando das fadigas da luta quarto nível mundos felizes onde o bem.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=iJjM0_lUmnc

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem