13. Deus Anuncia o Dilúvio (Gn 6.9-22)

13. Deus Anuncia o Dilúvio (Gn 6.9-22) E eu convido vocês a abrir a escritura no livro de Gênesis Capítulo 6 nós vamos de 9 a 22 o anúncio do dilúvio para aquelas pessoas que estão chegando agora pegando a série de Gênesis no bonde já andando como a gente diz não é todas as pregações estão disponíveis no site da nossa igreja no canal do YouTube a série de Gênesis você pode seguir desde o início essa já é a décima.

13. Deus Anuncia o Dilúvio (Gn 6.9-22)

Terceira pregação nosso alvo é ir até o Capítulo 11 Gênesis de 1 a 11 façamos a leitura do Capítulo 6 do verso 9 a 22 são essas as gerações de Noé Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos Noé andava com Deus gerou três filhos sem cã e Jafet a terra estava corrompida vista de Deus e cheia de violência Deus olhou para a terra e.

Eis que estava corrompida porque todos os seres vivos haviam corrompidos o seu caminho na terra Então Deus disse a Noé resolvia acabar com todos os seres humanos porque até está cheia de violência por causa deles Eis que os destruírem juntamente com a terra faça uma arca de tábuas de se preste nela você fará compartimentos e a revestirá com betume por dentro e por fora deste.

Modo você a fará seu cumprimento será de 130 metros a largura de 22 e altura de 13 faça uma cobertura deixando entre ela e a arca uma abertura de meio metro Coloque uma porta lateral e faça três andares um embaixo um segundo e um terceiro porque vou trazer um dilúvio de água e sobre a terra para Destruir todo ser em que a Fôlego de vida debaixo dos céus tudo que há na terra será destruído mas.

Com você estabelecerei a minha aliança e você entrará na arca você e os seus filhos a sua mulher e as mulheres dos seus filhos de todos os seres vivos você fará entrar na arca dois de cada espécie macho e fêmea para conservá-los vivos com você das aves segundo as suas espécies do Gado segundo as suas espécies de todo animal que rasteja sobre a terra segundo as suas espécies dois de cada espécies de espécies virão.

A você para que sejam conservados vivos leve com você todo tipo de comida e armazena com você isso será para alimento a você e a eles foi o que Noé fez conforme tudo que Deus lhe havia ordenado assim ele fez até aqui a leitura da palavra de Deus Oremos mais uma vez senhor nós pedimos a iluminação do teu espírito santo para compreensão dessa passagem da escritura sagrada onde onde.

Ouvimos o prenúncio da terrível catástrofe que haveria se abater sobre o mundo antigo nós pedimos que o senhor nos ajuda a entender o significado dessa mensagem para os nossos dias hoje em nome do Senhor Jesus amém Cristo nós chegamos agora na nossa sequência de exposições na famosa narrativa do dilúvio e da Arca de Noé essa não era a única narrativa da catástrofe que varreu o.

Mundo de então existiam várias histórias antigas em diferentes civilizações pelo mundo afora de Um Grande Dilúvio que tinha vindo sobre a humanidade e que somente um homem e sua família tinham escapado num barco havia muita Há muitas histórias em civilizações de todos os continentes mas a mais conhecida e a mais parecida com o relato de Gênesis aqui é a epopeia de gilgamesh que tem.

Origem na Babilônia no ano 1600 antes de Cristo mais ou menos perto da época em que Gênesis foi escrito ali nesse relato Lemos que os Deuses se reuniram num Concílio e Eles resolveram destruir a humanidade através de um dilúvio por dois motivos Primeiro eles queriam evitar que a humanidade se espalhasse muito na terra e segundo eles faziam muita zoada então eles queriam.

Acabar com incomodava os Deuses os homens eram muito barulhentos e além do mais eram muitos então Eles resolveram mandar um dilúvio para acabar com a humanidade os Deuses concordaram menos um secretamente avisou o seu Adorador chamado Ultimate Steam ou atrases de que viriam dilúvio e que ele se preparasse E então na pistin ele constrói um barco que na verdade era uma grande caixa quadrada e se salva nele com sua família levando.

Alguns animais quando a inundação cessa na pista e sai e oferece sacrifício aos seus Deuses que ficam muito alegres e prometem da vida eterna para ele mas ficam surpresos em descobrir que uma pessoa tinha tinha salvado né porque eles não sabiam que tinha um Deus lá que resolveu quebrar o sigilo do Conselho e avisou seu Adorador ele ficou muito felizes eles a comem dos sacrifícios que na pistinha havia oferecido mas uma vez.

Que não deu certo o plano de acabar com a raça humana eles criam um aborto e a infertilidade para impedir que a raça humana se espalha em resumo Essa é a epopeia de gilgameshi de origem Babilônia babilônica 1600 anos antes de Cristo histórias como essa essa é apenas uma né versões dessa história estão espalhadas pelo mundo e mostra que houve de fato um dilúvio de.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Grande proporções no mundo antigo no qual apenas uma família se salvou

    Através de um barco e como é que essas histórias aconteceram a explicação é simples Os descendentes de Noé contaram a história do que eles tinham passado para os seus filhos que contaram para os seus filhos que contaram para os seus filhos que se espalharam por toda a face da terra e a moldaram a história editaram a história de acordo com os novos Deuses que eles.

    Criavam e as culturas diferentes que eles inauguraram isso em lugares diferentes da terra mas a versão correta do que tinha acontecido foi preservada pela linhagem de 100 que era o filho mais velho de Noé cuja descendência era a linhagem da esperança que tem origem lá em Adão no próprio evangelho de Gênesis 3:15 como nós vimos Deus preservou através dos semitas que vão dar origem.

    Ao povo de Israel Deus preservou entre os semitas a verdade dos Fatos e resgatou e resguardou a transmissão deles até a chegada de Moisés que aí cometeu a escrita trouxe a escrita registrou o fato e chega até nós como esse capítulo que nós acabamos de ler Vamos então para o relato de Moisés sobre o que de fato aconteceu lembrem que ao escrever isso ao dizer estas.

    Coisas Moisés está falando para um povo que sabia de todas essas histórias como eu disse a história do dilúvio e da salvação de uma pessoa era popular no antigo Oriente em todo mundo na verdade então Moisés aqui ele traz a versão dos fatos para os israelitas porque há vários pontos importantes de contraste entre o relato de Gênesis e todos esses outros relatos que nós encontramos aí.

    Então Moisés começa apresentando Noé Capítulo 6 de 9 a 10 Estas são as gerações de Noé nós era homem justo íntegro entre os seus contemporâneos não é andava com Deus gerou três filhos sem cão e Jafet Aqui nós temos a terceira genealogia ou gerações que aparecem no livro de Gênesis verso 9 estais são de Noé já vimos duas gerações anteriores da terra e dos céus de Adão e agora.

    Chegamos na geração de Noé que vai daqui até o capítulo 10 verso 20 quando começa as gerações dos seus filhos sem cão e Jafet nós chegaremos lá Moisés introduz Noé da seguinte maneira primeiro ele era justo íntegro entre seus contemporâneos de acordo com o verso 9 quer dizer que Noé era uma pessoa direita que sempre obedecia Deus era inculpável e era sincero no seu desejo de aguardar de agradar a Deus na versão grega da Bíblia.

    Hebraica chamada septuaginta Moisés perdão não é descrito aqui como sendo perfeito mas a perfeição aqui não significa isenção de Pecado porque Noé tinha natureza dânmica ele era pecador como Adão e todos os que vieram antes dele mas que ele tinha o desejo sincero de agradar a Deus e que ele vivia nos caminhos de Deus o quanto era possível aqui Moisés diz que Noé veja aí ainda no verso 9 final do verso 9 Noé andava com.

    Deus que é aquela mesma expressão que Moisés usou para se referir a Enoque Enoque um antepassado de Noé andou com Deus e Deus o levou para si tal o apreço e o amor que Deus tinha por Enoque a mesma expressão é usada aqui Noé andava com Deus o que significa que ele caminhava em comunhão constante com Deus em meio de uma geração que não queria saber de Deus e que como tal não é devia guardar aquele dia que Deus tinha.

    Mandado seis dias vocês trabalham Mas vocês devem descansar no sétimo dia que é um mandato que vem lá da criação tá lá no Jardim não é deveria devia guardar aquele dia ele devia oferecer sacrifícios como a linhagem dos seteitas havia aprendido no episódio de Caim de Abel que a maneira certa de adorar a Deus é através de sacrifício de animais então ele deveria estar oferecendo esse sacrifícios a Deus e ele pregava o povo da sua época que se.

    Arrependesse dos seus pecados porque Deus era justo e que Deus não ia deixar passar em vão ou em branco Todas aquelas

    Iniquidades cometidas tem dois livros Apócrifos escritos pelos juDeus poucos séculos antes de Cristo chamados jubileus e primeiro livro de Enoque e lá eles dizem que Noé eram sacerdote que oferecia sacrifícios diários pela terra corrompida e que mantinha a pureza do culto a Deus conforme transmitido pelos aquela geração que nós vimos na última.

    Mensagem e era o único que fazia isso de toda a humanidade a única pessoa que ainda preservava o culto a Deus que preservava as tradições recebidas de Adão até então e Que adorava Deus como Deus devia ser adorado que ainda cria em Deus era Noé todos os demais cetitas da linhagem de sete já haviam morrido Matusalém que foi o que viveu mais deve ter morrido no ano da no ano da do.

    Dilúvio durante aquele período dos 120 anos e os demais descendentes de sete se misturaram com a raça de Caim como nós vimos Na mensagem anterior na passagem anterior os filhos de Deus se misturando com os filhos de homens dando então origem a todo tipo de confusão algumas tradições judaicas e cristãs bem antigas dizem que Noé era hostilizado pelos contemporâneos que rejeitavam a mensagem dele que zombavam dele e o consideravam.

    Como louco por estar construindo um barco de madeira em uma região árida até Lutero tentando preencher aqui os os vácuos né do relato que é muito Breve Aqui Moisés é muito conciso Lutero diz que alguns Milagres devem ter acontecido para evitar que a multidão cercasse E matasse Noé enfim o quadro geral juntando aí a tradição juntando o que é inspirado ou não especialmente o que é inspirado o quadro geral era esse que a humanidade havia se.

    Deteriorado a um ponto tal que apenas um homem havia entre eles que tinha um verdadeiro conhecimento de Deus e Que adorava Deus como deveria ser e essa pessoa era a pessoa de Noé tá dito aqui que ele gerou três filhos sem cã e Jafet a história deles vai ser contada a partir do Capítulo 10 muito bem depois de introduzir a figura de Noé e já dando uma justificativa porque é que ele vai ser salvo do dilúvio porque o contraste é óbvio né entre Quem era Noé e a humanidade na sua.

    Época Moisés depois de apresentar Noé reforça o estado da humanidade nos versos 11 e 12 a terra estava corrompida a vista de Deus cheia de violência Deus olhou pra terra e Eis que estava corrompido é porque todos os seres vivos haviam corrompido seu caminho na terra pois aí já tinha registrado nos versos anteriores na passagem anterior esse estado crítico moral espiritual a quem a humanidade havia chegado a linhagem de sete que era a linhagem Santa linha da.

    Esperança Os filhos de Deus havia se misturado com a linhagem de Caim através do casamento filhas dos homens acharam bonitas as filhas pérolas filhas de Deus acharam bonitas as filhas dos homens se casaram e misturaram as duas linhagens Deus então dá um te mato a raça humana nós vimos isso no capítulo 6 verso 3 dizendo olha vocês vão viver 120 anos e depois eu vou trazer um juízo você só.

    Tem 20 anos como espécie de uma oportunidade para que ele se arrependesse mas a coisa foi de mal a pior Moisés diz que é nesse período que apareceram gigantes Capítulo 6 verso 4 Reis poderosos e cruéis que espalhavam a violência por toda a terra fazendo devastações guerras e opressões o verso 5 do Capítulo 6 diz que a maldade das pessoas era abrangente e constante As pessoas só pensavam em fazer o mal o tempo todo eles resistiam ao Espírito.

    Santo que falava através de Noé na verdade nós vimos que o apóstolo Pedro diz que o próprio Cristo estava falando através de Noé aquela geração e eles não criam eles não acreditavam eles resistiam ou seja chegou um ponto em que Deus se arrependeu de ter criado o Homem foi o que nós vimos e senti uma profunda indignação no seu coração tal a depravação da raça humana aqui no verso 11 Moisés reforça esse diagnóstico.

    Sombrio que Deus faz da raça humana dizendo assim a terra estava corrompida à vista de Deus encher de violência quando fala terra se refere a humanidade corromper é um termo que é usado com frequência no antigo testamento para se referir a corrupção espiritual a corrupção moral que geralmente resulta em idolatria em imoralidade e outras práticas semelhantes Não era isso que as pessoas pensavam delas na época veja que.

    A ênfase aqui é que Deus veja o verso Deus olhou para a Terra e viu que estava corrompida quer dizer Esse é o olhar de Deus Deus viu que a terra estava corrompida mas eles não achavam que estavam eles achavam que tava tudo muito bem e eles prosseguiam fazendo as suas coisas casando se danem em casamento comendo bebendo a desenvolvendo a cultura desenvolvendo a sociedade tendo seus próprios Deuses eles achavam que estava tudo muito bom mas o que importa é a avaliação que Deus.

    Faz não é o que você pensa de você não é o que a cultura pensa dela mas a avaliação que Deus faz dela e o verso 12 diz que Deus viu Deus olhou Deus percebeu Deus avaliou e o quadro diagnóstico de Deus é esse aqui que a terra havia se corrompido diante dele o mundo estava cheio de Pecado pois as pessoas só faziam o que era mal diante de Deus todos Olha olha o reforço olha.

    Como é forte isso no verso 12 todos os seres vivos haviam corrompidos o seu caminho na terra por todos os seres vivos aqui a significa não os animais é claro que não são criaturas Morais mas os seres humanos como fica evidente logo em seguida não é quando Deus diz no verso 13 vou acabar com os seres humanos Então quem corrompeu o caminho foram os seres foram os seres humanos não é eles haviam se afastado do caminho de Deus e isso havia deixado Deus profundamente indignado Deus estava.

    Irado pelo que tinha acontecido curiosamente na versão babilônica do dilúvio que eu narrei para vocês no começo os Deuses resolveram castigar a humanidade porque fazia um barulho e porque eram muitos enquanto que no relato bíblico o que incomoda a Deus não é o barulho não é que nós sejamos barulhentos que a gente gosta até de funk paulista que é uma desgraça isso não incomoda Deus mas o incomoda Deus é o pecado é a desobediência é a falta de.

    Moralidade é a falta de andar nos seus caminhos e de obedecer a sua lei é isso que incomoda a Deus E essa é a causa do dilúvio e não porque a humanidade se tornou incômodo para os Deuses né Veja a diferença entre a verdade preservada e as lendas criadas pelos povos que viraram as costas para Deus e criaram Deus e segundo a sua imagem e que não se incomodam com o pecado do homem na versão deles é o barulho que incomoda os.

    Deuses mas na visão do Deus verdadeiro incorreto o que incomoda a Deus o que incomoda Deus é a nossa desobediência é a corrupção dos nossos caminhos é a maldade dos nossos atos porém a atitude de Deus para quando é era outra Deus estava indignado Deus estava resolvido a destruir a raça humana e ele estava arrependido e triste mas ele via não é com outros olhos com regozijo e alegria porque Noé Não era.

    Como os outros e Deus aprovava aquilo que não é fazia então ele resolve poupar Noé dos termine o que haveria de vir e o avisa do juízo que se aproxima que é o ponto do verso 13 o verso seguinte que diz assim então Deus disse a Noé encontraste com as lendas daquela época que os Deuses se reuniram secretamente para decretar a destruição da raça humana Deus aqui chama Noé e avisa e diz.

    O que é que ele vai fazer e não é exatamente porque era um o que temia Deus naquela época decisão de Deus está aí no verso 13 eu resolvi acabar com todos os seres humanos Deus aqui fala como criador Santo e justo que está indignado com ser que ele fez a sua imagem ele fala como aquele que tem o poder de vida e o poder de morte sobre todos os seres porque alguém poderia questionar quem Deus pensa que é para destruir a raça humana resposta aquele.

    Que tem o poder de dar a vida ele também tem o poder de tirar a vida o Deus que soprou o fôlego de vida no ser humano também pode retirá-lo Deus tem todo o poder sobre nós de dar a vida e tirar a vida quando ele deseja é nessa condição que ele tá dizendo aqui a Noé eu vou exterminar raça humana eu tenho direito de fazer isso porque eu sou o autor da vida eu sou o criador eu sou santo e justo Deus é O legislador e Juiz.

    Ele submeteu a raça humana há um pacto a um acordo onde o homem estava obrigado a obedecer a Deus para ter a vida eterna caso contrário ele seria aniquilado isso foi dito desde o Jardim aqui agora Deus chegou com a fatura aqui são os termos do pacto que Deus tinha feito já lá no Jardim eu vou destruir a raça humana porque eles são incorrigíveis a causa tá aí no verso 3 eles encheram a terra de violência quer dizer de maldade aqui tem um jogo de.

    Palavras no hebraico que não aparece na língua no nosso português literalmente está dizendo aqui no verso 12 eles arruinaram a terra e eu vou arruiná-los a um jogo de palavra né Deus dizendo que Deus castiga na mesma proporção que Deus é justo o castigo é proporcional ao crime cometido eles arruinaram a terra então eu vou arruiná-los é a mesma palavra no hebraico que foi traduzido como eles corromperam seu caminho então.

    Eu vou destruí-los corromper e destruir é a mesma palavra no na língua hebraica essa expressão violência né significa ele se tornaram violentos uns com os outros seguindo o caminho de Caim seguindo depois o caminho de lameque que é o que realmente acontece quando a gente ignora Deus a sociedade se torna violenta as pessoas não têm mais razão para amar ao próximo elas desconhecem a lei do Perdão elas querem Vingança e.

    Elas buscam seu direito e aí a porta está aberta para a violência para agressão e para o assassinato Mas onde o império conhecimento de Deus então a paz e tranquilidade a santa semente havia se corrompido por tanto Deus vai destruir toda a terra Então Deus instrui Noé de que maneira eles se salvaria da destruição que haveria de vir tá aí no capítulo 6 do verso 14 até o verso 21.

    Até agora Deus não tinha dito como ele deveria destruir ou como ele iria destruir o homem sobre a terra ele apenas disse eu vou acabar com os seres humanos vou extinguir exterminar toda a raça humana mas ele não tinha dito como mas na hora que ele manda Noé preparar uma arca fica evidente qual era a intenção de Deus ele ia fazer isso através de uma enchente de grandes proporções uma enchente de grandes proporções algo nunca visto antes algo sem precedentes algo inusitado que não.

    Tinha acontecido nessas 10 gerações de Adão até aqui como deveria ser a arca tá e do verso 14 ao verso 16 verso 14 diz assim faça uma arca de tábuas de cipreste a palavra arca que aparece aqui no hebraico ela só vai aparecer outra vez no livro de Êxodo quando diz que a mãe de Moisés para salvá-lo da fúria do faraó o colocou numa arca um sexto Então não é essa Moisés sabia muito bem no que é que ele tava falando eu fico até imaginando na hora que Moisés está.

    Escrevendo essa história né da experiência dele que ele também foi salvo numa arca é a mesma palavra no hebraico só aparece aqui nesses dois textos né então é Moisés está reviver tá tendo um Dejavú né ele tá revivendo a situação dele quando ele Conta essa história antiga não é que veio bem antes dele que Deus manda que Noé faça uma arca essa arca ela nós vamos ver pelas dimensões ela tem o formato de uma caixa.

    Bem alongada e ela seria feita de tábua empréstimo os estudiosos têm não tem muita certeza que tipo de madeira é essa Mas provavelmente é uma madeira resistente e resinosa que é muito abundante nas Montanhas da Armênia atualmente próxima da Turquia e do Irã que foi ali a região onde esse episódio é se passa e essa altura a gente percebe que o homem já tinha aprendido Carpintaria né Nós já Vimos que eles tinham aprendido a fazer música eles.

    Tinham aprendido a metalurgia eles tinham aprendido agricultura a cuidar de gado a fazer tenda e aqui essa altura eles também já dominam A Arte da carpintaria bem diferente da visão que a gente recebe às vezes né de que os homens primitivos era assim o pecantróprios erectus não é aquele tipo de simio sem me desenvolvido que morava em caverna e que ficar fazendo pintura nas paredes e tudo mais a visão que a bíblia daqui é de uma civilização bem avançada com tecnologia dia suficiente.

    Para fazer um barco semelhante a um Navio petroleiro que coubesse todo esse material que nós vamos ver aqui essa esse barco ele diz aí no verso 14 ele tem que ter compartimentos nos seus andares ou seja pense num é difícil de vários andares e Cada edifício cada andar cheio de apartamentos Deus também manda Noé revestir essa arca por dentro e por fora com betume a palavra.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=PzorF3bEUEU

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem