08. A segunda praga - Êxodo 8.1-15 Augustus Nicodemus

08. A segunda praga - Êxodo 8.1-15 Augustus Nicodemus Queridos irmãos saudamos a todos com a paz do Senhor Jesus nessa manhã louvamos a Deus pelos nossos filhos Deus os encaminhe no evangelho que eles têm aprendido que jamais se desviem dessa palavra que está sendo plantada no coração queridos nós vamos em continuação o culto que prestamos a Deus ouvir agora a exposição da sua palavra êxodo Capítulo 8 de 1 a 15 queria pedir que você abrisse sua Bíblia nessa passagem onde nós temos o relato.

08. A segunda praga - Êxodo 8.1-15 Augustus Nicodemus

Da segunda praga sobre o Egito a praga das rãs êxodo Capítulo 8 nós vamos do verso primeiro até o verso 15 depois o senhor disse a Moisés vá falar com o faraó e diga-lhe assim diz o senhor deixe o Meu Povo Ir para que me Adore se você não quiser deixá-lo ir Eis que castigarei com rãs todo o seu território o rio produzirá rãs em.

Abundância Que subirão entrarão em sua casa no seu quarto de dormir sobre a sua cama nas Casas dos seus oficiais sobre o seu povo nos seus eh fornos e nas suas amassadeiras as rãs virão sobre você sobre o seu povo e sobre todos os seus oficiais o senhor disse ainda a Moisés diga Arão que Estenda a mão com seu bordão sobre os rios sobre os canais sobre as Lagoas e faça subir rã sobre a terra do Egito Arão estendeu a mão sobre.

As águas do Egito e subiram ranes e cobriram a terra do Egito Então os magos fizeram o mesmo com as suas ciências ocultas e fizeram aparecer rã sobre a terra do Egito Faraó chamou Moisés e Arão e lhes disse peçam ao senhor que tire as rãs de mim e do meu povo então deixarei que o povo vá e ofereça sacrifícios ao Senhor Moisés disse a Faraó tenha bondade de me dizer quando é que devo orar por você pelos seus oficiais e pelo seu povo para que.

As rãs sejam retiradas de você e das suas casas e fiquem somente no rio Faraó respondeu amanhã Moisés disse seja conforme a sua palavra para que você saiba que não há ninguém como o senhor nosso Deus as rã se afastarão de você das suas casas dos seus oficiais e do seu povo e ficarão somente no rio então Moisés e Arão saíram da presença de Faraó e Moisés clamou ao Senhor por causa das rãs conforme havia.

Combinado com Faraó e o senhor fez conforme a palavra de Moisés morreram as rãs nas casas nos pátios e nos campos os egípcios ajuntaram as rãs em montões e montões e a terra cheirou mal vendo porém Faraó que havia alívio continuou de coração endurecido e não os ouviu como o senhor tinha dito nosso Deus nós pedimos que tu nos ilumines o entendimento os olhos do coração para.

Que nós possamos entender a tua palavra e aplicar a nossa vida Graças te tu és o nosso Deus bendito seja o teu nome porque tu és a nosso favor e não contra nós que em Cristo o Senhor nos reconciliou contigo e nós podemos tratar-te como pai como Deus como nosso protetor e Senhor te damos graças por isso pedimos mais uma vez tua orientação em nome de Jesus.

Amém queridos na menagem anterior nós vimos que foi enviada por Deus sobre a terra do Egito que consistiu em transformar todas as águas do Egito a começar do Rio Nilo em sangue sangue praga que durou uma semana isso foi feito como um sinal de que o Deus dos hebreus era superior aos Deuses do Egito e superior a Faraó e que ele tinha o poder sobre as águas uma vez que ele era.

O Deus Criador de todas as coisas Lembrando que o Egito era considerado como sagrado era o rio que permitia a vida no Egito e de fato o Egito é um grande deserto e o Nilo corta e irriga traz vida às regiões adjacentes permite a a o cultivo a irrigação a criação de animais enfim toda a economia e a vida do Egito dependia e depende do Rio Nilo até o dia de hoje então o primeiro juízo de Deus foi exatamente no coração do.

Egito o Rio Nilo as águas todas as fontes de água incluindo Rios canais reservatórios e até mesmo água potável na casa dos egípcios tudo virou sangue mas apesar disso o coração de Faraó permaneceu endurecido e ele não permitiu que os israelitas saíssem da terra do Egito Moisés com isso estava ensinando que Deus é soberano sobre a natureza os Deuses egípcios e que Deus estava.

Buscando a libertação do seu povo e a manifestação da sua glória que nós já vimos é a razão pela qual ele faz todas as coisas ele busca sempre a sua glória e nós vimos também o contraste entre Deus e os magos egípcios que também transformaram o água em sangue por meio de artes mágicas mas não tiveram o poder de desfazer o que Moisés tinha feito podiam no máximo imitar lembrando as palavras de Lutero que o diabo é um macaco de Deus ele imita tudo que Deus.

Faz os magos se tinham poder demonstrariam fazendo o contrário transformando o sangue de volta em água mas eles não conseguiram fazer isso o máximo foi fazer a mesma coisa que Deus tinha feito através de Moisés e de Arão hoje nós veremos a segunda praga da 10 que Deus mandou que era uma infestação de batráquios que é a palavra que é usada na septuaginta tradução grega do.

    Hebraico usa a palavra batráquios né aí entra sapo gia

    Eh Cururu enfim não é tudo que for de batráquio pode entrar aí Apesar de que provavelmente se tratava de uma espécie única de rãs que morava vivia ali no Rio Nilo Então é isso que nós vamos ver primeiro lugar Deus ordena que Moisés anuncie a segunda praga uma vez que pela primeira Faraó não queria obedecer tá aí nos versos 1 a qu Note que Deus Não.

    Desistiu apesar da primeira praga não ter mudado o coração do rei ele iria perseverar no seu propósito até que o coração de Faraó finalmente se rendesse então ele ordena a Moisés que retorne a Faraó e que mais um juízo sobre a terra do Egito como nós lemos aí no verso primeiro Moisés deveria falar em nome de Deus veja o que diz o verso primeiro depois o senhor disse a Moisés vá falar com Faraó e diga-lhe assim diz o senhor Moisés era.

    O porta-voz de Deus aqui essa linguagem é a linguagem que vai ser adotada no restante da Bíblia como introdução aos oráculos proféticos todos os profetas vão começar seus oráculos dizendo assim diz o senhor porque o profeta não tá falando dele mesmo ele é o porta-voz de Deus e a mensagem dele e a mensagem de Deus por isso que começa assim diz o senhor Deus está dizendo assim Faraó E.

    Aí vem a determinação de que ele deixasse ir o povo de Deus daqui para frente todos os anúncios das pragas tem isso aqui Deixa Meu Povo Ir para dizer qual qual o propósito do juiz de Deus Deus quer que Faraó libertasse os hebreus para que seu povo adorasse final do verso primeiro deixe o Meu Povo Ir para que me Adore Por que que os hebreus não podiam adorar a Deus lá no Egito né.

    Não era não se tratava apenas de adoração Por que que não podiam fazer isso lá no Egito onde eles estavam a resposta é que eles eram o povo do Deus verdadeiro e queriam liberdade para adorar o seu Deus da forma como queriam lembrem que o culto a Deus envolvia o sacrifício de animais particularmente de eh Cordeiros Carneiros ovelhas o que era alguma coisa abominável para os egípcios e o povo de Deus precisava de espaço.

    Para paz um ambiente apropriado em que eles pudessem adorar a Deus por isso que o rei do Egito deveria deixá-lo sair do país para que eles fossem a princípio adorar a Deus no deserto longe da presença daqueles e idólatras e inimigos da verdadeira religião Moisés deveria também além de dizer assim diz o senhor Deixa Meu Povo Ir para que me Adore Moisés ainda deveria ameaçar Faraó com mais um castigo tá aí do verso 2 a 4 e o.

    Castigo era esse Deus ia mandar uma infestação de rãs sobre todo o Egito fico pensando no terror dos egípcios né que tem gente que não consegue ver uma Gia né não consegue ver sapo já fica né horrorizado com isso agora imagina uma infestação né Por tudo quanto é lado que é o que Deus mandou Moisés anunciar aqui lembrando que isso também tinha no fundo continua a batalha de Deus contra os Deuses do Egito porque as rãs eram associadas com a Deusa.

    Requete que por sua vez era relacionada ao Nascimento à fertilidade tem inclusive imagens de e de gravuras inscrições e em ruínas antigas do Egito dessa Deusa que é que tem a cabeça de rã né é uma mulher com uma cabeça de sapo era essa Deusa que era adorada e considerada Deusa da fertilidade E mais uma vez o juízo de Deus vem exatamente sobre aquilo que os egípcios consideravam como sendo Divino adorando.

    A criação em vez do Criador Moisés diz aqui que essa infestação viria do Rio Nilo as rã viriam do rio o rio que dava vida ele agora produziria ele iria fervilhar com rãs E essas rãs invadiriam toda a terra do Egito seriam tão numerosas diz aí no verso 3 que eles elas haveriam de cobrir toda a terra do Egito ol olha os detalhes aqui que Moisés diz a Faraó.

    Elas vão saltar para dentro da tua casa Faraó elas vão entrar no teu quarto de

    Dormir elas vão subir na tua cama já pensou e nas casas de todos os egípcios não vai ter uma casa no Egito que não tenha uma uma praga de rã entrando vão entrar nas casas no fogão nas panelas nos pratos aonde os egíto se virassem ia ter rã esperando olhando para eles nãoé fazendo.

    Aquele barulho que Elas costumam fazer em todo lugar e diz aí no verso 4 que não haveria exceção as rãs virão sobre você Faraó sobre o seu povo e sobre todos os seus oficiais não não vai ter Cap atria vai ser uma infestação como nunca antes na terra do Egito Então Deus aqui do verso primeiro até o verso 4 nós temos o relato de como ele ordena que Moisés anuncie a próxima praga caso.

    Faraó Não deixe o seu povo ir do verso 5 a 7 a gente vê a praga acontecendo aparentemente Moisés e Arão foram falar com faraó o texto não diz mas aparentemente foram falar lá com o faraó disseram tudo isso a Faraó que haveria de acontecer Faraó endureceu o coração Talvez esse encontro foi nas margens do rio Nilo na numa daquelas manhãs em que o rei ia eh tentar se banhar Apesar de que essa altura né a gente eh não sabe.

    Se as águas já tinham voltado ao normal ou se ainda continuavam como sanguinolentas né cheias de sangue mas o fato é que Faraó deve ter se recusado a obedecer Moisés foi lá anunciou a chegada das rãs e Faraó disse eu não vou né Não não vou libertar o povo então Deus ordena a chegada das rãs sobre o Egito verso 5 o senhor disse ainda Moisés diga Arão que Estenda a mão com seu bordão sobre os rios sobre os.

    Canais e sobre as Lagoas e faça subir rãs sobre a terra do Egito Deus determinou e Arão deveria estender o bordão sobre o Rio Nilo seus afluentes canais audes de forma que o rio fervilhar com rãs que sairiam de lá para invadir a terra do Egito e Arão fez isso ele pegou a vara de Deus o cajado de Moisés Estendeu sobre o Rio Nilo os seus afluentes e de repente uma multidão de.

    Rãs começa a subir do Rio Elas começam a sair Pando coachando né como um grande exército lá vem elas invadindo tudo pela frente deve ter durado alguns dias isso aí até que não tivesse um lugar no Egito que não tivesse alguma rã ali ocupando o espaço é interessante que dessas águas do rio Nilo consideradas sagradas né saem essa praga mostrando o poder de Deus sobre o Rio e.

    Agora sobre a a as rãs né todos considerados divinos embora não teja dito se pressupõe que pelo menos em gozem e onde estava a terra dos hebreus não havia essa praga o único lugar que não tinha praga era lá onde estavam os hebreus porque Deus faz distinção entre seu povo e aqueles que não são e Lemos aí no verso 7 que de novo os magos do Egito conseguem imitar nós já falamos aqui do e jambres.

    Nãoé que são os nomes dos principais Magos e bruxos e feiticeiros mencionados pelo Apóstolo Paulo na segunda carta a Timóteo Janes e jambres com artes mágicas poderes ocultos Sem dúvida pela energia de satanás eles fazem uma imitação daquilo que Deus fez eles fazem surgir as rãs também agora se eles de fato fossem Deuses e tivessem poderes mágicos verdadeiros o que eles deveriam.

    Ter feito era fazer as rãs voltar para Rio Nilo mas o máximo que eles fizeram foi aumentar o número de rãs não é porque foi foi o máximo que eles conseguiram fazer era mais rãs ainda então em vez de a desfazer o o o juízo de Deus eles apenas conseguiram imitar e com suas ciências ocultas e nós aqui devemos lembrar que havia poderes esp atuando ali a a as religiões egípcias elas eram muito permeadas invadidas por brucharia.

    Feitiçaria ocultismo Artes mágicas e nós sabemos onde existem essas coisas ali está um enganador ali está a serpente o dragão ali está Satanás o diabo que ilude todo mundo capaz de fazer Coisas extraordinárias para através de manifestações sobrenaturais imitando Deus possam iludir as pessoas só que dessa feita eles não conseguiram convencer Faraó porque nós lemos aí do.

    Verso 8 até 11 a terceira parte da nossa mensagem que Faraó na linguagem Popular pediu arrego né ele pediu que Moisés orasse a Deus para tirar as rãs do Egito Agora ele já mudou a atitude o coração de Faraó já começa a sentir que existe de fato algum poder e ao dizer a Moisés peça a Deus aí no verso 8 ele diz peçam ao Senhor ele usa o nome de Deus aqui yé o eterno peçam a yé o Deus dos hebreus.

    Que tire isso de mim porque Isso demonstra que ele tinha convicção de que o Deus verdadeiro estava por detrás daquilo que tinha acontecido e ele faz uma promessa aí no verso 8 que se vocês tirarem as rãs ah eh perdão é no verso 8 se vocês tirarem a ranes final do verso 8 Então deixarei que o povo vá e ofereça sacrifícios ao Senhor perceba que Faraó.

    Sabe que Deus o Deus dos hebreus é adorado através de sacrifícios e é isso por isso que o povo quer sair porque quer oferecer sacrifícios não no Egito que é uma coisa abominável para ele mas lá no deserto Faraó entendia muito bem tava entendendo muito bem qual o teor da requisição e diz se vocês tirarem as rã de cima de mim né né ele tá parece que eu tô vendo se vocês né tirarem essas rã de cima de mim aqui então ninguém filmou isso não né Por.

    Favor então eu vou eu vou deixar o o povo vou deixar o povo ir ele faz um pedido e faz uma promessa faz um pedido e faz uma promessa e aqui nós notamos que às vezes com frequência Deus tem que usar pressão para mudar os corações teimosos as pessoas não atendem por bem não ouvem a palavra de Deus não creem Então Deus bota pressão o cara pede arrego né ele debaixo da mão de Deus e.

    Deus tem o poder de fazer o que ele quer usar as circunstâncias os acontecimentos a mão de Deus pesa pessoa geme e diz não é Deus por favor né Eh só tem ateu enquanto o pitbu não pula a cerca né Depois que o pitbu pulou a cerca ô Deus tenha misericórdia então às vezes Essas coisas acontecem exatamente para botar pressão e é o que nós estamos vendo aqui Moisés então tomou as medidas.

    Necessárias diante a resposta do faraó Lemos aí de no a 10 que Moisés toma as medidas necessárias para evitar que o faraó interprete errado o livramento das rãs o que que Moisés diz primeiro no verso 9 Faraó então vamos fazer o seguinte nós vamos fazer o que você tá dizendo mas diga a hora que hora você quer que as rã saiam de você que dia e hora você quer que as rã vão embora por que Moisés D essa opção a Faraó para.

    Ficar claro que não será uma incidência que vai ser mesmo uma ação Sobrenatural então por favor diga aí então Que hora você quer que as ranes desapareçam vão embora voltem pro Rio eh queria marcar data para não deixar dúvida de que o que iria acontecer era um ato direto de Deus se eu fosse Faraó eu teria dito agora né Por favor né mas por algum motivo Faraó diz amanhã talvez ele ele ao dizer amanhã.

    Ele estava na expectativa de que a coisa a praga infestação passasse por ela mesma e aí não tinha mais que lidar com Deus nem coisa nenhuma ou que Janes e jambres àquela altura teriam descoberto já uma forma de reverter o juízo de Deus Mas em vez de dizer Manda agora né Ele diz amanhã talvez pensando que com mais tempo a coisa viraria a seu favor Pois é disse tá bom Moisés fala né tá bom amanhã né tal tal horário eu vou orar e as rãs vão se retirar de você e aí Moisés empenha Deus meio meio que aposta.

    Tudo em Deus se eu posso falar assim ou ainda coloca Deus em cheque quando diz assim ó veja só Faraó respondeu amanhã Moisés disse seja conforme a sua palavra para que você saiba que não há ninguém como o senhor nosso Deus as rãs se afastarão de você das suas as casas dos seus oficiais do seu povo e ficarão somente no Rio agora Moisés Tinha que confiar muito em Deus para dizer isso porque ele tava colocando Deus na meio que em cheque não é apostando tudo em.

    Deus Faraó diz eu quero amanhã dispi bem amanhã as rãs vão embora Isso é o que a gente chama de fé confiando em Deus confiando nas promessas de Deus ele agora meio que jogou toda a sua vida toda sua missão no Poder de Deus E na resposta de Deus de que Deus haveria de atendê-lo e ele termina dizendo dessa maneira Faraó você vai saber que não há.

    Outro Deus senão o nosso Deus e que ele é o único Senhor que não há ninguém semelhante a ele as rãs sairiam de todo o Egito e ficariam somente no rio do verso 12 14 Nós lemos como Deus respondeu à oração de Moisés Deus respondeu aparentemente essa conversa aconteceu diante de Faraó e da corte dele a gente não sabe aonde e depois de sair da audiência no dia seguinte Moisés clama a.

    Deus conforme havia combinado verso 12 Moisés e Arão saíram da presença de Faraó e Moisés clamou ao Senhor por causa das rãs conforme havia combinado com faraó então portanto a oração foi no dia seguinte foi esse o combinado vamos orar e vamos ver que Deus é o único Deus verdadeiro e nós lemos aí no verso 12 que ele suplicou que as rãs fossem retiradas no Egito eu quase que imagino eh Moisés na oração dizendo a Deus.

    Senhor é o teu nome que tá em jogo porque nós combinamos isso não é que hoje as rãs haveriam de se retirar se isso não acontec se o senhor não responder então Faraó não vai deixar o povo sair e vai ficar claro de que o senhor ou não existe é uma invenção minha ou não se interessa pelo seu povo no final é a tua glória que está em jogo e não existe um argumento melhor para.

    Com Deus do que esse senhor é o teu nome que está em jogo se o senhor não atender se o senhor não responder o senhor não vai receber a glória por isso que esse é um bom teste das nossas orações também será que quando você ora pedindo uma determinada coisa você pode dizer a Deus senhor se o senhor não atendeu que está em jogo é o teu nome é o senhor que vai perder no final porque esse é o tipo de argumento que prevalece com Deus porque nós já.

    Dissemos aqui que Deus faz todas as coisas para sua própria Glória se você não consegue pedir alguma coisa que traria glória a Deus se ele respondesse Então deve se perguntar se sua oração é lícita ou se ela é apropriada ou conveniente ou se vai mover o coração de Deus porque como eu disse ele sempre procura a sua própria glória Senhor responde porque se o senhor fizer isso seu nome será glorificado na minha vida.

    No meu negócio na minha família lá no meu prédio lá no meu trabalho lá na minha escola o Senhor será exaltado se isso acontecer e esse é o tipo de argumento que Deus vai ouvir como viu aqui o senhor honrou Moisés verso 13 o senhor fez conforme a palavra de Moisés coisa maravilhosa né Deus atendeu e fez conforme a palavra de Moisés e somente que não Exatamente nãoé porque Deus respondeu mas ele deu uma pitadinha.

    Assim de juízo porque veja só ele não mandou as r embora não houve assim de repente uma rã se levantou pegou a trombeta e disse recuar vamos todo mundo aí votaram todas as rãs não aconteceu nada disso O que que aconteceu as rãs morreram onde elas estavam elas não voltaram pro rio mas elas morreram aonde estavam morreram nas casas nas camas no forno na massadeira no fogão nas panelas as rãs simplesmente subitamente morreram.

    Tiveram um ataque f an todas elas morreram ao mesmo tempo e aí o que foi o eu diria assim Deus atendeu mas não deixou de de de de dar uma palmada né nos egípcios os egípcios tiveram que limpar carniça Lemos aí no verso 14 né que os egípcios ajuntaram as rãs em montões em montões e a terra cheirou mal o combinado é que as rãs voltariam pro Rio né mas Deus disse eu eu vou livrar mas não.

    Sem e lá tão os egípcios juntando rã né montões e montões provavelmente para queimar não é e a terra fedia exatamente como na primeira praga que é dito que quando as águas se transformaram em sangue o Egito fedeu não é com os peixes mortos boiando no Egito e agora Ram por todo lado apodrecendo né virando carniça e os egípcios lá limpando o rã fazendo Monte provavelmente tocaram.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=lXeK8Zgu59I

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem