25. O Pecado Original (Rm 5.12-14)

25. O Pecado Original (Rm 5.12-14) queridos abramos a palavra de Deus na carta de Paulo aos romanos e façamos a leitura no capítulo 5 do verso 12 até o verso 14 na sequência de exposições nessa carta tão importante para todos nós e ganhando uma importância um destaque maior porque esse ano nós estamos.

25. O Pecado Original (Rm 5.12-14)

Celebrando os 500 anos da reforma protestante e a carta aos romanos ela estava na base da reforma no início da reforma foi estudando a carta aos romanos que Martinho Lutero entendeu o caminho pelo qual o homem pode ser justo diante de Deus e a partir daí o seu pensamento se reformulou se reformou e as suas ideias então deram início ao movimento da reforma em toda a Europa e depois atingiu o mundo todo fazendo esse.

Ano 500 anos da data em que ele afixou na porta do Castelo de vitemberg e as famosas 95 teses Romanos Capítulo 5 do verso 12 até o verso 14 portanto assim como por um só homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram porque até ao regime da Lei havia pecado.

No mundo mas o pecado não é levado em conta quando não há lei entretanto reinou a morte desde Adão até Moisés mesmo sobre aqueles que não pecaram a semelhança da transgressão de Adão o qual prefigurava aquele que havia de vir até aqui a leitura da palavra de Deus vamos orar pedindo que o nosso Deus nos ilumine na compreensão da mesma o pai nós estamos diante da tua palavra.

E ela nos diz ela nos revela coisas tremendas que tem uma influência um impacto radical em nossas vidas e na maneira como nós olhamos para nós e para humanidade nós pedimos que o Senhor nos ajude a compreender com muita clareza o que o senhor nos diz aqui a respeito da nossa raça da raça humana de que forma nós chegamos ao estado em que nos encontramos hoje mas também dá-nos Esperança mediante a tua misericórdia.

Revelada em Cristo Jesus Pedimos que a exposição dessa palavra nessa noite traga luz encorajamento a todos os que aqui se encontram presentes Senhor e que tu recebas o pai toda glória que tinha devido pois tu és o nosso Deus o nosso criador o nosso Redentor Oramos em nome de Jesus amém até agora nós vimos com o apóstolo Paulo procura demonstrar na carta aos romanos duas verdades centrais a primeira delas é a condenação de toda a raça humana.

Paulo começou a demonstrar isso no capítulo primeiro a partir do verso 18 ele primeiro falou da condenação do gentios ou seja aquelas pessoas os moradores das Nações fora de Jerusalém fora da Judeia que não tinham conhecimento a respeito da lei de Deus que tinha sido dada ao povo de Israel eles estão perdidos porque tem um referencial de Deus no seu próprio coração e tem a revelação de Deus na natureza contudo eles rejeitam essa revelação e em vez de adorar o criador.

Todos os povos se curvaram em idolatria diante de imagens feitas as semelhança de animais de aves quadrúpedes e répteis e do próprio ser humano Paulo mostra isso no Capítulo 1 da carta aos Romanos em seguida ele diz que os juDeus também mesmo tendo recebido a revelação escrita de Deus a lei de Deus dada através de Moisés os juDeus estão debaixo da mesma condenação porque eles não obedecem a lei eles não.

Seguem a lei de Deus Paulo apresenta Jesus Cristo como sendo o caminho pelo qual tantos pagãos gentios como os juDeus podem ser justificados diante de Deus através do seu sacrifício na cruz do Calvário Cristo paga o pecado daqueles que são seus daqueles que crêem e de uma forma tão eficaz que não há mais nenhuma condenação para eles é o que ele nos diz.

No início do Capítulo 5 e essa Esse perdão de Deus essa graça de Deus nos traz diversos benefícios tanto para os gentios como para os juDeus e esse é o tema do Capítulo 5 até aqui o verso 11 Paulo fala das consequências das bençãos da justificação como nós agora podemos ter acesso a Deus como nós agora nos gloriamos nas próprias tribulações porque elas produzem uma experiência do amor de Deus e como então nós somos.

Justificados com Deus mediante Jesus Cristo A partir agora a partir do verso 12 que nós lemos Paulo estabelece um contraste entre a pessoa de Adão que foi o primeiro homem criado por Deus e a pessoa de Jesus Cristo esse contraste vai até o verso 19 e ele é desenvolvido em torno dos seguintes pontos que estão totalmente relacionados com o que Paulo disse até agora Adão é o responsável pela condenação da.

Raça humana Capítulo 1 de 18 ao capítulo 3 verso 20 e Cristo é o responsável pela redenção e pela salvação daqueles que serão reconciliados Capítulo 3 21 até o capítulo 5 verso 11 o contraste entre Adão e Cristo que é desenvolvido aqui gira em torno dos seguintes pontos primeiro o que cada um deles representa Adão representa a humanidade caída e perdida da qual nós temos parte Cristo representa uma nova humanidade que Deus.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Está fazendo emergir dessa humanidade velha caída e perdida a comparação

    Também é em torno dos efeitos da obra de cada um Adão pecou e desobedeceu a Deus E como resultado precipitou a raça humana na morte Cristo obedeceu a Deus e a sua obediência trouxe vida a todos aqueles que creem o pecado de Adão fez com que todos se tornassem pecadores mas a obra de Cristo fez com que muitos se.

    Tornem justos em torno desses pontos que Paulo faz o contraste entre essas duas figuras históricas é dessa forma que ele Paulo estabelece uma relação entre Adão e Cristo você vê no texto que nós lemos final do verso 14 quando ele disse que Adão prefigurava aquele que havia de vir estabelecendo então uma relação entre Adão e aquele que havia de vir que é Cristo Jesus lá na primeira carta aos Coríntios no capítulo 15 do verso 45 a 47 Paulo diz.

    Que Cristo é o último Adão e o segundo homem Porque então essa relação Ambos são cabeça de raça são cabeça de uma raça e ambos estão na porta de entrada de dois mundos distintos hoje à noite existe apenas dois tipos de pessoas que estão aqui aqueles que estão em Adão e que portanto estão condenados perdidos e caminhando para o inferno e aqueles que estão em Cristo que fazem parte da nova.

    Humanidade que foram resgatados e perdoados e que caminham para a vida eterna você tá pendurado ou no cinturão de Adão ou no cinturão de Cristo nessa noite não há opção é dessa forma que Deus olha a humanidade a história de Adão e a história de Cristo é a história da Redenção e conhecer a história desses dois homens é conhecer o plano de Deus para Salvação em Cristo Deus resolve o problema da forma como ele começou o.

    Problema Começou quando um homem abriu a porta para o pecado e para a condenação Deus então mandou um segundo homem que fizesse certo o que o primeiro fez errado por isso sim Adão todos morremos e somos condenados somente em Cristo nós podemos ser redimidos e Esse é o contraste que Paulo vai fazer aqui essa comparação no capítulo 5 a partir do verso 12 Como eu disse até o verso 19 hoje à noite nós ficaremos apenas nos.

    Primeiros Versículos onde o apóstolo Paulo fala do pecado de Adão e suas consequências ele vai falar da contrapartida que é obra de Cristo só a partir do verso 15 hoje nós vamos ficar somente até converso 14 começamos então com a Interpretação da passagem sua aplicação primeiro perguntando qual a relação dessa passagem como que foi dito até agora pelo Apóstolo Paulo veja que o verso 12 que introduz essa nova Sessão começa com portanto esse portanto tá ligando.

    Essa comparação entre Jesus e Cristo é Jesus e Adão ao que foi dito antes você percebe que no verso 11 Paulo tinha dito assim nos gloriamos em Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo por intermédio de quem recebemos agora a reconciliação Paulo diz que a justificação a reconciliação nos é dada mediante uma pessoa que é Jesus Cristo e isso então o leva a fazer essa comparação.

    Para explicar como é que o porquê a salvação vem através de uma pessoa de um homem designado por Deus Paulo agora explica que é assim porque a perdição veio através de um homem foi uma pessoa que abriu a porta para o pecado entrar no mundo e com ele a morte então Deus está resolvendo problema da mesma maneira mandando um último Adão abando um segundo homem então o Portanto ele é.

    Ele a ele traz agora é como se Paulo dissesse a redenção foi feita em Cristo Jesus portanto não é assim como por um homem todos morrem é num homem é todos são todos são salvos então o portanto faz essa ligação e introduz o contraste que nós queremos ver Paulo como eu disse primeiro ele mostra as implicações do pecado de Adão que é nesses versículos que eu li depois ele contrasta.

    Claramente os efeitos da obra de cada um de 15 a 19 Ele termina no verso 20 a 21

    Essa sessão como a declaração da vitória de Cristo sobre os Adão sobre a obra de Adão e as suas consequências Então vamos lá nós temos aqui cerca de cinco pontos que eu queria trazer para vocês nesses três versículos que falam a respeito sobre falam da queda de Adão e dos seus efeitos primeiro ponto é esse Paulo aqui.

    Nos informa no verso 12 que foi através de um homem que o pecado entrou no mundo portanto assim como por um só homem entrou o pecado no mundo Paulo Está se referindo aqui sem dúvida ao relato do livro de Gênesis que traz a história da queda do homem lá no livro de Gênesis Nós lemos Como Deus criou o homem a sua imagem e semelhança o colocou no jardim e lhe deu uma ordem para que não comesse da árvore do.

    Conhecimento do bem e do mal em seguida ele fez a mulher e a trouxe como sua Auxiliadora a mulher foi tentada por Satanás a desobedecer a Deus certamente ela havia sido informada pelo seu marido da ordem que Deus havia dado Mas ela deu ouvidos a Satanás e desobedeceu a Deus comeu do fruto e trouxe o seu marido que também desobedeceu a Deus e comeu do fruto e assim transgrediu o mandamento de Deus.

    Naquele momento ambos caíram do Estado de Inocência e de pureza em que haviam sido criados e se tornaram pecadores eles fugiram de Deus tentar esconder sua culpa quando confrontados por Deus cada um colocou a culpa no outro Adão disse a mulher que Tu me destes e a mulher disse a serpente me enganou e agora já não era mais aquele casal que costumava andar com Deus todo dia no Paraíso agora eles queriam fugir de Deus justificar e.

    Culpar um ao outro pela coisa que havia acontecido ou seja ele se tornaram dores a partir do momento que eles desobedeceram a Deus agora note como Paulo é esse é o relato do livro de Gênesis agora note como Paulo interpreta esse relato ele enfatiza que foi através de um só homem que o pecado entrou no mundo e ele está se referindo a Adão a gente sabe que Quem pecou primeiro foi Eva foi a mulher mas Adão era o responsável ele era o responsável ele.

    Foi criado primeiro ele é o cabeça de toda raça que viria depois dele e a responsabilidade então recai sobre Adão pelo que aconteceu no Paraíso Adão abriu a porta para o pecado entrar naquele mundo perfeito e sem pecado que Deus havia criado por um só homem entrou o pecado no mundo isso Me leva então ao ponto seguinte.

    De que forma então ou porque então é dito que o pecado entrou no mundo através de um só homem como é que a desobediência de Adão teve esse efeito tão devastador que contaminou a raça humana até o dia de hoje a resposta como nós dissemos é que Deus ao criar humanidade Ele criou a humanidade diferente dos anjos quando Deus criou os anjos e os criou o primeiro Ele criou os anjos já em um número limitado existem.

    Tantos anjos hoje como no dia em que foram criados milhões de anos passados ninguém sabe quanto tempo faz mas se Deus criou um bilhão de anjos Hoje há um bilhão de anjos os anjos não foram criados de forma a se multiplicar e gerar outros anjos Eles já foram criados com o número limitado mas ao criar a raça humana também inteligente também moralmente responsável Deus optou por.

    Outro caminho em vez de criar já 6 bilhões de seres humanos que é o que nós temos hoje Deus criou um casal e deu a esse casal a capacidade de reprodução Ou seja a humanidade estava toda em Adão quando Adão foi criado estávamos todos lá ele é o nosso representante ele é o nosso cabeça a história de Adão é a nossa história o que ele fez repercute para toda a sua descendência que foi assim que Deus fez.

    Dessa maneira que Deus criou a humanidade foi dessa forma que ele nos trouxe a existência ou seja ele de um só ele fez toda a raça humana Então a raça humana estava lá em Adão a palavra Adão significa homem ou humanidade exatamente para expressar que ali em Adão estava toda a nossa raça é interessante ainda notar eu preciso.

    Dizer aqui há uma ênfase de Paulo aqui então no fato de que o pecado entrou através de um só homem uma vez que aquele homem naquele homem estava representada toda a humanidade estávamos todos lá então por isso a ênfase dele é por um só homem porque não era qualquer homem não era o cabeça da raça ele era o primeiro mas Note que embora Paulo seja o defensor mais claro da soberania de Deus no Novo Testamento ninguém fala com.

    Mais clareza a respeito dos decretos de Deus da soberania de Deus de eleição de predestinação ninguém fala mais claramente disso do que o apóstolo Paulo ainda assim ao tratar da questão do pecado Paulo responsabiliza Adão pelo que ele fez no Paraíso algumas pessoas têm muita dificuldade em entender como é que pode ser isso Deus não sabia que ia acontecer é porque que Deus fez esse teste porque que Deus colocou Adão lá é porque que.

    Deus colocou a árvore lá é porque que Deus não impediu E essas pessoas têm dificuldade em conciliar a soberania de Deus os seus decretos e a maneira como ele governa o mundo com a responsabilidade humana a resposta que nós damos é que essa daqui você vê o mesmo autor como o apóstolo Paulo que defende claramente que ensina claramente a soberania de Deus absoluta em todas as áreas da vida é o mesmo autor que diz.

    Que a culpa do pecado tem entrado no mundo foi a desobediência de Adão de uma forma que nós não conseguimos explicar Deus é absolutamente soberano ele decretou tudo que existe mas de uma forma em que ele não é responsável pelo Mal isso para nós pode parecer uma tarefa impossível mas não para aquele que é totalmente outro muito superior a nós insondável sábio de forma que nós não podemos compreender.

    Ele pode fazer isso ele sabe fazer isso ele absolutamente soberano sem que a nossa responsabilidade seja tirada então ao falar as pessoas Qual a origem do mal de onde entrou o pecado no mundo Deus e tal etc A grande questão da teodisseia né que é o nome da Teologia da linha da teologia que estuda nesse assunto resposta da Bíblia é muito clara o pecado entrou no mundo por um homem ele desobedeceu a Deus ele falhou no teste que foi dado e por.

    Conta dele o pecado entrou no mundo e nenhum lugar e nenhum momento a Bíblia atribui a Deus qualquer ação errada perversidade pecado ou falha então mesmo que eu diria para você é mesmo que você não entenda essa relação como é que Deus pode ser absolutamente soberano e ele decretou tudo que existe e como é que o mal existe no mundo governado por um Deus bom E justo mesmo que você tenha dificuldade em entender isso então pelo menos uma coisa você pode dizer Deus eu não compreendo Mas.

    Uma coisa eu sei tu é soberano e eu sou responsável pelos meus atos por favor não coloque a culpa dos seus pecados na Soberania de Deus ou não deixa a soberania de Deus me levar um estado de passividade como se não fosse necessário você assumir a responsabilidade pelos seus pecados arrepender-se deles e se voltar para Deus buscando a reconciliação em Jesus Então tá aqui a primeiro o primeiro ponto que Paulo enfatiza o pecado entrou no mundo através de um homem porque não era um.

    Homem qualquer mas era o cabeça da raça e nele estávamos todos nós a queda dele e a queda Nossa o pecado dele é o nosso pecado as consequências do pecado dele atingiram toda a sua descendência segundo ponto aqui da declaração de Paulo é que ele diz que através de Adão o pecado tá no singular entrou no mundo ele está aqui naturalmente personificando o pecado né ele tá falando do pecado como se fosse um ser perverso e que na hora que Adão pecou se.

    Esgueirou pela brecha que Adão abriu e entrou no mundo Adão como que ao pecar Ele abriu a porta na hora que ele mordeu lá aquela fruta alguns intérpretes dizem que eram pequi Então na hora que eles na hora que ele mordeu aquela fruta de Goiana né Na hora que ele mordeu aquela fruta Ele abriu a porta e o pecado no singular Você nota que tá aqui.

    No singular ele tá falando do pecado como se fosse um ser uma pessoa o pecado se esgueira e entra no mundo pecado já havia antes de Adão A Bíblia nos fala que antes do homem ser criado já tinha acontecido a entrada do pecado no mundo através da rebelião dos Anjos Você pode ver isso em Isaías Isaías 18 Ezequiel 24 que falam a respeito da queda de satanás da sua arrogância bem antes da queda do homem.

    Então o pecado já existia mas Adão abre a porta para que o pecado como se fosse um ser maligno e mal e perverso se esgueirasse e entrasse no mundo o pecado aqui então é visto como Esse princípio de desobediência e rebelião contra Deus que não havia no mundo perfeito que ele havia criado terceira coisa que Paulo nos diz aqui é que o pecado entrou no mundo como nós devemos interpretar isso aqui.

    Parece que a princípio que Paulo está tendo esse que a palavra mundo que Paulo usa aqui é apenas a humanidade as pessoas por um só homem entrou o pecado no mundo mundo aqui as pessoas que moram no mundo a humanidade foi afetado mas quando nós vamos continuar a ler a carta aos romanos nós chegamos no Capítulo 8 e o apóstolo Paulo vai se referir a criação como tendo sido afetada pelo.

    Pecado do homem ele diz que a criação geme está em angústia esperando ser redimida nós nos lembramos que quando Deus castigou o homem Ele não somente castigou o homem Ele disse maldita é a terra por tua causa Deus amaldiçoou a sua criação por conta do pecado do homem então aonde essa expressão aqui por um só homem entrou o pecado no mundo ela.

    Deve ser compreendida que o pecado de Adão afetou não somente a sua descendência os seres humanos que vieram depois dele mas afetou também toda a criação e a razão para isso é que se por um lado Adão era o cabeça da raça por outro ele havia sido constituído por Deus como o gerente de toda a criação depois que Deus o criou ele deu ordem para que e Adão e a sua mulher dominassem sobre o mundo que governasse sobre as aves dos céus peixes do mar os.

    Animais do campo que cultivasse a terra que cuidasse daquela criação de Deus então da mesma forma que Adão era o cabeça da raça ele eram Mordomo vice-rei O representante de Deus aqui nesse mundo logo quando ele cai ele afeta não somente a sua descendência mas o Cosmos a criação de Deus foi afetado Esse princípio de desobediência que é o pecado ele se esgueira no Cosmos ele entra através de Adão e afeta é todas as.

    Coisas afeta não somente a humanidade mas afeta toda a criação de Deus e essa criação ela geme agora ela geme em angústias ela sente os efeitos as catástrofes as tragédias as perturbações climáticas tudo que nós conhecemos o mundo que é aos poucos ele vai perdendo o seu equilíbrio natural então a lei as leis que nos ensinam que o mundo está é num processo de decadência que longe de ser.

    Um processo de renovação mas o mundo as leis aí da termodinâmica elas apontam exatamente para o mundo que aos poucos vai perdendo a sua energia natural e vai se decaindo isso tudo é resultado da entrada do pecado no mundo terceira coisa que eu queria mencionar aqui é que Paulo diz que a morte o pecado ele não entrou sozinho não e a imagem que eu queria que você tivesse aqui é essa Adão abriu a porta.

    O pecado entrou e ele trouxe pela mão seu companheiro quem é o companheiro do pecado que entrou no mundo verso 12 assim como por um só homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte quem é que quem é que o pecado trouxe junto na hora que entrou no mundo exatamente a morte os dois andam juntos onde tá um tá o outro são companheiros inseparáveis o pecado e.

    A morte quando Adão pecou não somente o pecado entrou no mundo mas também a morte entra juntamente com o pecado Deus já tinha dito Adão no dia que você me desobedecer você certamente vai morrer está lá em Gênesis Capítulo 2 verso 17 a morte como sendo o resultado do pecado ela deve ser entendida em três sentidos quando Paulo fala que que pelo pecado a morte entrou então que como morte o que.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ZjSS6a6I31g

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem