11. O Dia da Ira de Deus (Rm 2.5-11)

11. O Dia da Ira de Deus (Rm 2.5-11) Queria convidá-los abrir a palavra de Deus na carta de Paulo aos romanos capítulo 2 e nós leremos do verso 5 até o verso 11 dando continuidade a nossa série de mensagens na carta aos romanos Romanos Capítulo 2 do verso 5 até o verso 11 mas segundo a tua dureza e coração em penitente acumulas contra ti mesmo Ira para o dia da Ira e da Revelação Do justo juízo de.

11. O Dia da Ira de Deus (Rm 2.5-11)

Deus que retribuirá cada um segundo seu procedimento a vida eterna aos que perseverando em fazer o bem procuram Glória Honra e incorruptibilidade mas Ira indignação aos facciosos que desobedecem a verdade e obedecem a injustiça tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal ao judeu primeiro e também ao grego Glória porém.

E Honra e paz a todo aquele que pratica o bem ao judeu primeiro e também ao grego porque para com Deus não há acepção de pessoas olha estamos diante da tua palavra ó Deus da Revelação que o Senhor nos faz daquilo que Paulo chama que o dia da Ira o dia da revelação do teu justo juízo e nós estamos diante senhor desse.

Ensinamento e é muito elevado para nós com verdades tão Profundas que definem nossa vida aqui na eternidade por isso eu quero pedir que teu espírito santo nos conduza pelo texto E nos guie nos tome pela mão palavra por palavra para que nós possamos entender o que o senhor nos está dizendo aqui e mais do que isso de que maneira essas verdades.

Impactam a nossa vida no presente oro pelas crianças adolescentes jovens que aqui se encontram para que eles percebam que estas verdades dizem respeito a eles também que todos ao Senhor estejamos conscientes daquilo que o Senhor nos ensina dessas coisas intangíveis imperceptíveis ao olho humano mas que são reais e verdadeiras e imutáveis guia nos Pois é o que pedimos em nome de Jesus amém.

Meus queridos aqui nessa passagem o apóstolo Paulo fala do dia do juízo o dia que está para vir sobre a humanidade e no qual nas palavras dele Deus haverá de revelar a sua justiça é um dia que está no futuro é um dia que é ensinado em toda a Bíblia é um dia que se aproxima cada momento que nós vivemos um dia do qual nós não podemos precisar.

A exatidão no nosso calendário mas a sua vida é tão certa quanto a própria existência de Deus há um dia em que Deus haverá de revelar-se como juiz de toda a humanidade em que ele vai julgar o procedimento de cada pessoa o que levou o apóstolo Paulo a tratar desse assunto foi o seguinte ele escreveu essa carta com o objetivo de mostrar a igreja de Roma a necessidade de evangelizar a Espanha a.

Espanha ficava ao norte de Roma numa região onde o evangelho ainda não havia chegado e para alcançar os espanhóis com a mensagem do Evangelho o apóstolo Paulo precisava do suporte de uma igreja igreja que o enviasse orasse por ele ajudasse financeiramente mandasse pessoas com ele uma equipe ele Então como não era conhecido da igreja de Roma escreve essa carta com o objetivo de se apresentar a igreja e.

Apresentar os seus planos ele fala desses planos no capítulo 1 e no capítulo 14 no Capítulo 15 e como ele era não era conhecido da igreja aqui nessa carta ele apresenta a mensagem que ele quer pregar na Espanha o evangelho que ele prega então nos primeiros três capítulos ele fala da perdição de toda a raça humana ele fala que os pagãos estão perdidos os gentios estão perdidos aquelas pessoas que nunca.

Ouviram falar da lei de Moisés nunca ouviram falar do Deus verdadeiro nunca ouviram falar do nome de Jesus todavia elas estão perdidas elas estão perdidas e não somente eles mas os juDeus também estão perdidos apesar de terem recebido o conhecimento de Deus depois na metade do capítulo 3 até o capítulo 5 ele fala de como Deus providenciou a salvação e a redenção em Cristo Jesus do Capítulo 6 até o 8 Ele explica de que maneira juDeus e gentios salvos pela.

Graça de Deus podem viver aqui nesse mundo e no capítulo 9 até o 11 ele responde perguntas do tipo assim se a salvação é por causa de Cristo Qual o propósito da lei de Deus porque que Deus deu a lei Qual o lugar dos judeu Então se Deus vai salvar se juDeus e gentios estão condenados e se juDeus e Gentil são salvos da mesma forma qual é a vantagem de Israel porque que Deus separou a nação de Israel no antigo testamento São perguntas que ele responde nos Capítulos de 9 a 11 de 12.

Até o final 15 ele trata de questões práticas da vida da igreja como é que os juDeus e gentios podem viver juntos como é que o que são dons espirituais de que maneira eles contribuem para a educação da igreja e ele termina falando dos seus planos de ir para Espanha visitá-los e faz recomendação a várias pessoas que estão lá portanto essa passagem que eu acabei de ler para vocês ela está inserida na primeira parte da carta em que o apóstolo Paulo está tentando demonstrar.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Que a humanidade toda toda a humanidade está perdida e que ela será julgada de

    Acordo com as suas obras nesse grande dia do juízo ele começou a falando a respeito dos pagãos vocês me acompanharam no capítulo primeiro ele fala no verso 18 que a ira de Deus já está se revelando do céu isso aqui se refere a uma consciência que Deus coloca em cada pessoa de que ele existe e que ele está desagradado com a conduta dos.

    Pecadores ele diz ainda no capítulo 1 que Deus se mostrou na natureza a natureza reflete a existência de um Deus um Deus santo um Deus que é distinto da sua criação um poder que antecede a realidade que Portanto ele deve ser adorado e não os Ídolos e as imagens como feitas pelo homem imaginação humana ainda no capítulo um Paulo disse que esses pagãos torceram a verdade de Deus verdade essa que ele deu na consciência e na criação e adoraram a criatura trouxeram as relações sexuais Deus os.

    Entregou as suas paixões Eles foram mais fundo ainda em vez de se arrepender e mesmo sabendo o juízo de Deus de que são passíveis de morte os que cometem estas coisas eles não somente fazem como ainda aprovam aqueles que praticam estas coisas e aí no capítulo 2 Paulo se dirige agora para os moralistas era aquelas pessoas entre os pagãos que reprovava aquele procedimento entre o espagãos como por exemplo alguns filósofos históricos ou alguns políticos.

    Romanos é que condenavam aquele tipo de prática aquelas práticas e Morais que havia no império romano e Paulo diz vocês estão condenados do mesmo jeito porque vocês praticam as mesmas coisas que vocês é condenam vocês fazem as mesmas coisas que vocês consideram erradas e Paulo então foca agora nos judeu porque de todos os críticos que havia no século primeiro de todos aqueles que mais condenavam a atitude.

    Dos pagãos você encontrava ou você tinha os judeu os judeu entendia porque Deus deu a lei para ele porque Deus fez uma aliança com ele que ele estava na posição mais privilegiada e desprezava os demais povos e Paulo se dirige pro judeu dizendo olha no dia do juízo que se aproxima Deus não vai fazer distinção nenhuma ele vai tratar você da mesma forma que ele trata O Pagão porque o.

    Critério que Deus vai usar no dia do juízo para salvar e para condenar é o procedimento da pessoa e não a origem religiosa dela se ela é pagância Ela é judia de onde é que ela vem o exame de Deus a avaliação de Deus da vida eterna com relação a vida eterna e a condenação eterna serão baseados em caráter nas obras no procedimento na vida da pessoa e não aquilo que a pessoa.

    Professa ou é diz que é esse portanto é o tema e esse é o foco do que nós acabamos de ler aqui quando o apóstolo Paulo Então coloca o introduz esse tema do dia do justo juízo de Deus a minha oração é que Deus nos ajude a perceber a gravidade a seriedade do que está escrito aqui porque a vida pode passar muito depressa para qualquer um de nós adolescentes aqui e eu queria que eles pensassem isso também a jovens aqui eu queria que eles.

    Pensassem isso também a vida de vocês é por um fio crianças morrem adolescentes Morrem Jovens morrem eu me converter aos 22 anos tinha um irmão de 17 anos eu era motociclista Desde aquela época você sabe que tem uma diferença de motoqueiro e motociclista né motoqueiro é de 125 para baixo motociclista eu era motociclista meu irmão era motoqueiro a graça de Deus me alcançou nós vivemos uma vida muito fora de Deus e longe de.

    Deus mas um dia a graça de Deus transformou meu coração e eu me lembro do dia na nossa casa em Recife que eu disse para o meu irmão Ricardo Ricardo eu conheci o evangelho de Deus a graça de Deus eu agora entendi nós somos pecadores precisamos nos reconciliar com Deus mediante de Jesus Cristo Ricardo tava com a jaqueta azul jeans capacete Verde E ele disse eu não estou preocupado com essas coisas agora isso pode ser bom para você mas no momento não me.

    Interessa montou na sua motinha e foi para Campina Grande assistir uma corrida do motocicleta bateu de frente com um

    Caminhão na estrada e morreu naquele mesmo dia a morte pode chegar para você a qualquer momento e eu queria que você pensasse nisso no que você vai ouvir hoje à noite você que está me escutando criança adolescente jovem adulto idoso Deus hoje à noite nos dá oportunidade de refletir sobre estas verdades estas.

    Realidades eternas que estão colocadas diante de nós exatamente para que nós o temamos deixe-me fazer quatro a cinco considerações a respeito do dia do juízo que Paulo faz aqui nesse texto a primeira é que ele está no futuro veja o que diz no verso 5 ele tá falando para o judeu segundo a tua dureza e coração em penitente acumulas contra ti mesmo Ira para o dia da Ira e da revelação do juízo de Deus Paulo Está se referindo a um dia futuro.

    Que ele chama do dia da Ira e o dia da Revelação Do justo juízo de Deus A Ira de Deus já está sendo derramada no presente A Ira de Deus significa o desprazer de Deus para com o pecado o nosso Deus é santo ele é justo é verdadeiro e ele não pode contemplar o mal sem que a sua natureza Justa e Santa se revolte e fica indignada com as criaturas que o afrontam Então já aqui agora a ira dele.

    Está sendo derramada é o que Paulo diz Capítulo 1 verso 18 A Ira de Deus se revela do céu ou literalmente está sendo revelada do céu diariamente A Ira de Deus ela é Ramada sobre pecadores Deus os aflige através de punições físicas através de desgraças através de tormentos espirituais através de avisos através de provocações para que eles se lembrem para que eles vejam que situação eles se.

    Encontram todo dia Deus está fazendo isso com pecadores tirando a paz deles incomodando a vida deles são o que nós chamamos pré anúncios da Ira final de Deus mas é apenas o começo isso todo esse sofrimento essa miséria essa angústia essa dor é simplesmente um prenúncio daquilo que está preparado para aquilo que Paulo chama do dia da Ira é apenas o prenúncio é apenas uma antecipação em que Deus deseja acordar a humanidade e dizer para a humanidade.

    Alguma coisa está errada Será que vocês não percebem que vocês não conseguem resolver os seus próprios problemas que você escavam sua própria sepultura que vocês se matam uns aos outros que vocês não conseguem viver em paz mesmo que vocês acumulam tesouros propriedades se sintam Seguros financeiramente mas vocês não conseguem viver em paz vocês não estão vendo que alguma coisa tá errada Deus derrama sua Ira.

    Sobre a humanidade para despertar para que ela perceba que algo terrível está se aproximando que algo muito pior está chegando a cada dia que passa que é o dia da Ira e da Revelação Do justo juízo de Deus ele é chamado o dia da Ira porque é nesse dia que Deus vai derramar a sua Ira por completo por enquanto a ira dele é derramada Mas ela é mitigada por conta.

    Da paciência de Deus ele permite o sofrimento a miséria e a dor mas ele alivia com Bençãos com graça com misericórdia ele traz algum consolo ele traz algum conforto não é tão ruim quanto poderia ser o pecador sofre e sente angústias e se sente Solitário se sente angustiado mas Deus prover a medicina prever pessoas que ajudam de alguma forma aliviar o sofrimento desse mundo mas naquele dia.

    Ele vai tirar todo o conforto ele vai tirar tudo aquilo que diminui a força da sua Ira e ela será derramada plenamente sem restrição alguma sobre a humanidade é o dia da Ira em que Deus finalmente ele vai deixar sua Ira ser derramada sem limite sobre a humanidade que eu desafio Paulo diz que esse é um dia se você tá acompanhando aí no verso 5 ele diz que.

    Esse é o dia da Ira e da Revelação Do justo juízo de Deus porque é claro que depois de dizer falar sobre esse dia da ir esse dia terrível suscita na mente das pessoas mas será que isso é justo e a resposta de Paulo é que nesse dia Deus vai mostrar que ele é justo sim porque no dia de hoje A Ira de Deus está sendo derramada mas as pessoas não percebem a justiça que há nisso porque aparentemente sofrem todos quem teme a.

    Deus e quem não teme a Deus e quem crê em Deus e quem não crê em Deus quem procura o bem e quem procura o mal parece que o sofrimento angústia venha todos e aí alguém pergunta onde está a justiça será que é justo isso que Deus está fazendo mas naquele dia Deus vai mostrar exatamente que tudo que ele fez foi justo ele vai mostrar que nunca cometeu uma única injustiça com nenhum ser humano Na verdade ele vai mostrar que ele foi até misericordioso e compassivo deixando.

    De derramar a sua Ira antes e com mais intensidade vigor será o dia em que Deus vai apresentar-se como justo Juiz e Nenhum de Nós vai poder imputar a Deus qualquer injustiça e dizer o senhor errou ou o senhor foi Severo demais o senhor foi mole demais ou relaxou demais não naquele dia vai ficar claro que tudo que Deus fez e permitiu que fizesse está perfeitamente justo naquele dia toda a boca vai se calar Ah mas Deus não sabia por que que ele permitiu porque que isso.

    Aconteceu comigo por que que criança sofre por que que gente boa morre naquele dia todo mundo vai ter a resposta e todo mundo vai calar a boca pode ser que agora nós não temos todas as respostas mas esse é o dia da Revelação Do justo juízo de Deus e naquele dia você vai ter a resposta O que resta agora é que você aguarde esse dia sem imputar a Deus e sem atribuir a Deus em justiça nenhuma porque você não sabe todas as coisas.

    Você não tem um conhecimento dele você não tem um conhecimento dele então é um dia que está no futuro como eu disse Nós não sabemos quando será esse dia e Deus oculta de propósito porque se ele anunciasse o dia da Ira tinha muita gente deixando para se converter No dia anterior não é muita gente deixando para se arrepender no dia anterior queria experimentar o pecado até o último momento faltando 5.

    Minutos eu sei que isso não é possível mas uma das razões pelas quais Deus não revela quando esse dia virar é exatamente para que nós estejamos prontos ele até contou o Senhor Jesus até contou uma parábola sobre isso ele disse o dono da casa soubesse a que hora vinha um ladrão vigiaria para não deixar que sua casa fosse mas como a gente não sabe que hora vem o ladrão a gente fica vigiando o tempo todo o dia do Senhor será como um ladrão de noite.

    Nós não sabemos quando ele vem e a razão que isso nos é oculto é para que nós estejamos preparados sempre sempre sempre sempre para esse dia porque nós não sabemos quando ele virá nesse dia o senhor Jesus Cristo descerá dos céus em Glória ele será o juiz aí ele foi dado o poder de julgar porque ele se tornou um de nós porque ele morreu na cruz pelos pecadores porque ele recebeu todo o.

    Poder no céu e na terra Porque ele é o filho de Deus e o filho do homem ele será o juiz naquele dia e embora seja ele não haverá Clemência não haverá injustiça mas julgamento justo naquele dia os mortos ressuscitarão desde Adão até o último que tenha morrido os vivos serão transformados toda a humanidade comparecerá diante do tribunal de Deus para o grande dia da.

    Ira e da Revelação Do justo juízo de Deus esse é o ensinamento da Bíblia do começo ao fim o apóstolo Paulo está apenas refletindo aqui o que os profetas de Israel disseram que o livro dos Salmos falam que Moisés ensinou e que o próprio Jesus ensinou quando estava aqui o dia da revelação do juízo de Deus a gente pergunta mas qual a necessidade desse dia e a resposta é que é preciso que.

    Um dia a justiça de Deus seja manifesta claramente é preciso que haja um dia em que Deus vai dizer Estes são aqueles perdoados pelos seus pecados e salvos pela graça aqui você tem uma tensão entre o Jairo ainda não quem crê em Jesus Cristo tem a vida eterna aqui e agora mas isso só será anunciado publicamente.

    No dia da revelação do juízo de Deus porque eu não sei quem tem eu não sei se você tem eu não sei se aquele outro tem eu não sei quem vai para o céu e quem vai para o inferno por isso é preciso Um dia público em que Deus diga são esses aqui e são esses aqui como o próprio Jesus disse naquele dia ele vai separar vai colocar as nações diante dele e vai dizer a um grupo vinde Benditos de meu pai e aí o.

    Outro vai dizer apartai-vos de mim Malditos para o fogo eterno então diz o que haja um dia público em que essa separação seja conhecida Porque no momento está misturado aqui mesmo nessa noite a pessoas que no dia do juízo ouviram a voz vinde Benditos de meu pai mas eu digo com lágrima nos olhos a pessoas também que ouviram aquela voz apartai-vos de mim Malditos para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos eu não sei quem são você também.

    Por isso é preciso Um dia em que isso seja feito publicamente que o joio seja separado do trigo e que fique claro que valeu a pena servir a Deus E que fique claro Quem são aqueles que são de Deus e quem não são então é por isso que precisa esse dia se é a primeira coisa é um dia que se chega é o dia que se aproxima é um dia em que o julgamento será público o veredito de Deus será declarado e a justiça dele será vindicada e toda a boca se calará.

    Diante da justiça de Deus segunda coisa que nós queremos destacar aqui dessa passagem é o critério pelo qual Deus haverá de julgar os homens mediante Jesus Cristo o apóstolo Paulo diz no verso 6 no verso 5 ele disse ele fala do dia da Ira e da Revelação Do justo juízo de Deus e no verso 6 ele diz Deus retribuirá naquele dia a cada um segundo seu procedimento naquele dia Deus.

    Retribuirá cada um segundo seu procedimento ou seja aqui nós estamos diante do critério que Deus vai usar para retribuir alguns alguma coisa retribuir a outro outra coisa o critério é o que Paulo chama que procedimento literalmente na língua grega o que nós temos aqui a palavra obras ou seja literalmente está dizendo Deus retribuirá cada um segundo as suas obras como as obras mencionadas.

    É aquilo que eu sou aquilo que eu faço aquilo que eu penso as minhas escolhas as minhas decisões Então a nossa tradução traduziu corretamente como procedimento mas a palavra é isso obra aquilo que eu faço aquilo que eu escolho aquilo que eu digo aquilo que eu penso aquilo pelo que eu vivo o encaminhamento que eu dou a minha vida como eu trato as pessoas como eu trato Deus como eu trato dinheiro como eu trato meu corpo como eu.

    Trato a proprietário do meu próximo como eu trato o casamento do meu próximo como eu trato o nome do meu próximo são obras é é o que nós somos é o que nós fazemos como seres humanos daí a tradução aqui é procedimento Esse vai ser o critério naquele dia Deus vai julgar o procedimento de cada um e ele vai dar de acordo com isso vai retribuir note a palavra aqui daí a justiça de Deus ele vai retribuir de acordo com as obras de cada um.

    A retribuição de Deus ou seja o resultado do julgamento será baseado no procedimento que as pessoas tiveram aqui nessa vida Note que no dia do juízo não haverá mais oportunidade para nada do tipo assim ah Deus eu sei que fumar a vida toda tem chance de mudar alguma coisa a resposta vai ser não então é o momento final o que vai estar em jogo é o que você fez enquanto estava vivo enquanto viveu aqui nesse mundo.

    Enquanto ocupou o seu corpo aqui na terra é isso que vai ser levado em consideração não será considerada raça não será considerada cor não vai ter cota para ninguém não vai ser considerado gênero também não vai ter cota nenhuma baseada em gênero língua posição social religião Deus vai julgar de acordo com o.

    Procedimento de acordo com as obras de cada um terceira coisa que o texto nos diz é que nesse dia haverá somente dois resultados dois resultados o primeiro resultado da do juízo de Deus está no verso 7 no verso 6 ele diz Deus retribuirá a cada um segundo seu procedimento dois pontos ou seja alguns ele vai dar verso 7 A.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=RdDL4Znu33Q

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem