26. Os Dois Homens (Rm 5.15-21)

26. Os Dois Homens (Rm 5.15-21) Queridos irmãos e amigos graça e paz da parte de Deus nosso pai e do Senhor Jesus Cristo a todos vocês nós iremos abrir a escritura na carta aos Romanos Capítulo 5 e leremos do verso 15 até o verso 21 dando continuidade a nossa série de mensagens na carta que Paulo escreve a igreja de Roma Romanos Capítulo 5 de 15 a 21.

26. Os Dois Homens (Rm 5.15-21)

Todavia não é assim o dom gratuito como a Ofensa porque se pela ofensa de um só morreram muitos muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem Jesus Cristo foram abundantes sobre muitos o dom entretanto não é como no caso em que somente um pecou porque o julgamento derivou de uma só ofensa para a condenação mas a graça transcorre de.

Muitas ofensas para justificação se pela ofensa de um e por meio de um só reinou a morte muito mais os que recebem a abundância da Graça e o dom da Justiça reinarão em vida por meio de um só a saber Jesus Cristo pois assim como por uma só ofensa veio juízo sobre todos os homens para condenação assim também por um só ato de Justiça veio a Graça sobre todos os homens para justificação que da.

Vida porque como pela desobediência de um só homem muito se tornaram pecadores assim também por meio da Obediência de um só muito se tornarão justos sobreviveu a lei para que a voltasse A Ofensa Mas onde abundou o pecado superabundou a graça a fim de que como o pecado reinou pela morte assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna mediante Jesus Cristo nosso.

Senhor até aqui a leitura da palavra de Deus Oremos mais uma vez pedindo que ele nos dê iluminação para a compreensão da sua Revelação escrita o Deus bendizemos o teu nome pelo privilégio de cantar louvores a ti e como igreja nos reunirmos livremente em nosso país para o culto público do qual é digno nós suplicamos agora como parte de culto que tu ilumine os olhos do nosso.

Entendimento para que possamos compreender o significado das palavras que o apóstolo Paulo escreveu aqui sob a tua inspiração Pedimos que tu nos esclareças que tu nos conduzas no sentido das palavras e de que maneira ela se aplicam a nós hoje porque sabemos que é a palavra que faz tudo e que é por ela que somos guiados consolados instruídos convertidos santificados por isso nós pedimos que tu apliques ao nosso coração nessa noite.

Nós te Oramos em nome de Jesus amém queridos nós estamos dando continuidade a ao estudo da carta aos romanos e Chegamos no ponto em que o apóstolo Paulo tentando explicar a justificação pela fé ele faz uma comparação entre o primeiro homem que Deus criou e que era o nosso representante que é Adão e Jesus Cristo o último Adão ou o segundo homem.

Essa comparação começou no capítulo 5 verso 12 que foi lido inclusive na nossa liturgia diz assim como por um só homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram embora o nome de Adão só apareça duas vezes e no verso 14 em toda a passagem contudo É vidente de que esse único homem cuja única ofensa trouxe o pecado e a morte para todos os seus desce é o.

Próprio Adão é uma referência ao relato do livro de Gênesis como nós encontramos no início do Antigo Testamento Paulo então começou a fazer essa comparação aqui no verso 12 e ele prossegue pelo verso 13 até o verso 14 para mostrar é como através daquele gesto daquele ato único de Adão a humanidade toda caiu e ficou debaixo do juízo de Deus.

Ele mostra que peladão pela pelo pecado de Adão o pecado A Ofensa de Adão pecado entrou no mundo tá indo verso 12 ele diz ainda no verso 12 que pelo pecado a morte passou a todos os homens ou seja o pecado ele não veio sozinho Ele trouxe a morte pelo braço e isso aconteceu antes mesmo que a lei fosse Dada tá aí nos versos 13 14 e aí com clareza ele diz no final do verso 14 que Adão prefigurava aquele que haveria de vir e ao fazer.

Isso ele estabelece essa conexão entre o primeiro homem que foi Adão e a pessoa de Jesus Cristo que é aquele que haveria de vir Paulo está aqui se baseando no relato do livro de Gênesis que é bem conhecido de todos nós eu não quero ler para vocês para que nós não nos delongamos muito mas no capítulo 1 verso 26 a 28 de Gênesis nós temos o relato de como Deus disse façamos o homem a nossa imagem e.

Semelhança e Deus então criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança ele deu a ordem para que se multiplicasse sobre a terra e que dominasse sobre ela depois no Capítulo 2 de 15 a 17 Deus coloca o homem sob teste e diz você pode comer de todas as árvores do Jardim menos da árvore do conhecimento do bem e do mal que foi colocada como um teste e Deus disse no dia que você comer você certamente vai morrer no capítulo 3 de.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Gênesis de 1 a 6 Nós lemos como o homem e sua mulher desobedeceram a Deus e comeram árvore

    Que Deus disse que eles não deveriam comer e como resultado então eles caíram daquele estado de graça daquele estado de Inocência em que haviam sido criados é isso que Paulo se refere quando ele diz pelo pecado de uma pessoa pela ofensa de um só entrou o pecado no mundo no capítulo 3 versos 17 a 19 Deus Então.

    Pronuncia o castigo sobre Adão e sobre os seus descendentes ele diz que porque ele desobedeceu a ordem que havia sido dada ele foi feito do pó e para o pó voltaria e que é quão suor do seu rosto ele haveria de ganhar o seu pão sobre a terra que produziria espinhos e Abrolhos até que ele tornasse para a terra da qual ele havia sido tirado porque tu e ao tornarás e Deus disse maldita a terra.

    Por tua causa então é a esse episódio que Paulo se refere aqui em romanos 5 em que o primeiro homem criado a imagem semelhança de Deus sendo cabeça da raça sendo o primeiro de toda a humanidade colocado sob teste ele falha ele desobedece a Deus ele quebra a lei que lhe foi dada e ao fazer isso ele se torna pecador o pecado entra na criação de Deus e aí contamina não somente toda.

    A criação mas também toda descendência que haveria de vir após Adão é isso que está pressuposto aqui voltando a Romanos nos versos 12 a 14 depois no trecho que nós lemos do verso 15 até o verso 21 Paulo mostra que Deus salva pecadores de entre a raça humana exatamente da mesma forma como a raça humana se tornou pecadora ou seja se nós.

    Nos tornamos pecadores culpados vamos morrer e ser condenados por causa de do pecado de um homem nós seremos salvos perdoados ressuscitaremos e viveremos eternamente por causa do gesto de obediência de outro homem nós somos salvos da mesma forma pela qual nós nos tornamos perdidos foi assim que Deus resolveu o problema se o problema foi causado pelo primeiro homem.

    Aquele homem um ato de injustiça que ele cometeu a solução também é dada através de um segundo homem que Deus enviou através de um ato de obediência dele que foi a sua morte na cruz aqui nos versos 15 a 21 que nós lemos o apóstolo Paulo desenvolve esse pensamento ele faz uma comparação entre Adão e Cristo em torno de dois pontos primeiro ele faz um contraste entre os resultados do que.

    Cada um fez o primeiro homem fez isso e resultou nisso aqui mas o segundo homem fez isso e resultou nisso aqui ele mostra o que é que cada um deles fez num determinado momento da sua vida Adão quando tomou do fruto e Cristo quando foi a cruz obedecendo o pai e como isso afetou os seus representados como isso afetou a raça humana depois ele faz uma comparação primeiro a gente estabelece um contraste são três contrastes depois.

    Ele mostra faz duas comparações entre os dois e a maneira como o resultado das ações que eles cometeram passou o resultado passou para os demais homens o que eu estou querendo deixar muito claro nessa noite para todos nós é a ênfase de Paulo na questão da representatividade Paulo disse que Adão que foi o primeiro homem a ser criado ele prefigurava Cristo Sem dúvida porque o que é que os.

    Dois têm em comum Ambos são cabeça de raça Adão é o cabeça da raça humana Portanto o que aconteceu com Adão tem efeitos para os seus descendentes Cristo é o cabeça de uma nova humanidade ele é o em Cristo Deus está criando uma nova humanidade ele é o representante daquilo que na nossa teologia nós chamamos de os eleitos de Deus a sua igreja aqueles que Deus amou antes da.

    Fundação do mundo e decidiu resgatar graciosamente Cristo é o cabeça deles é

    O representante deles Cristo não é o cabeça da humanidade toda mas somente daqueles que são seus então ele igualmente Adão também é cabeça de uma nova raça que é a nova criação o novo homem a que vai habitar no Novo Céu O que irá habitar no Novo Céu e na nova terra onde habita a justiça outra semelhança é que Adão e Cristo.

    Eles estão na porta de entrada de dois mundos distintos em Adão nós chegamos ao mundo mas chegamos ao mundo culpados condenados corrompidos debaixo do juízo de Deus da Ira de Deus e caminhando para a condenação eterna não só pelo pecado de Adão mas pelos nossos próprios pecados e Adão está na porta desse mundo Cristo está na porta de outro mundo onde Nós entramos pela fé justificados pela graça o mundo de reconciliação com Deus de.

    Perdão e finalmente de vida eterna em outras palavras existe uma diferença fundamental entre os efeitos daquilo que cada um fez em um determinado momento da sua vida e esse efeito atinge a cada um de nós que está aqui nessa noite ou Resumindo se a gente for contar a história da Redenção a história da salvação nós temos que contar a história de Adão e a história de Cristo Porque somente entendendo o que que aconteceu com Adão.

    É que nós podemos entender porque Jesus Cristo veio hoje à noite você está ligado a um dos dois ou você está ligado Adão ou você está ligado a Jesus Cristo e essa ligação vai fazer toda a diferença se você está ligado Adão somente você receberá toda a herança de Adão a morte eterna a condenação eterna o juízo de Deus mas se você está ligado a Jesus Cristo e faz parte da nova.

    Humanidade você receberá a herança de Jesus Cristo que a vida eterna o perdão de Pecados e a salvação que Deus nos concede vamos ver como apóstolo Paulo desenvolvem mais detalhes essa relação entre os dois Adão e Cristo que é a relação que é o ponto aqui dessa passagem que eu li do verso 15 até o verso 21 Na verdade ele vai só até o verso 19 o verso 20 21 o apóstolo Paulo.

    Vai responder a uma pergunta lógica que algum dos seus leitores haveria de fazer antes de entrar apenas mais uma observação antes de entrar no texto muita gente fica confusa com duas palavrinhas que aparecem aqui no texto e você já perceberam quais são é a palavra muitos e a palavra todos porque parece que tem hora que muitos não significa muitos e nem todos significa todos examinando o texto mais de perto.

    Verifica-se que é verdade Aparentemente o apóstolo Paulo aqui numa disfunção semântica ele está usando os termos sem aquela precisão que nós modernos homens modernos geralmente atribuímos quando nós estamos medindo quantidade talvez porque Paulo não esteja preocupado na questão numérica é o número dos que são salvos é maior do que o número dos que são perdidos ele não está estabelecendo o contraste entre Adão e Cristo em termos da quantidade de.

    Pessoas que foi afetada pelas ações deles por isso que ele usa o termo muitos e todos meio que às vezes sem sem ser no mesmo sentido Então nós vamos encontrar Versículos aqui em que muitos significa todos nós vamos encontrar outro versículo em que muitos significa os muitos que são de Cristo e depois nós vamos encontrar.

    Um versículo em que muitos quer dizer muito mesmo e depois a gente vai encontrar uma passagem que todos significa todos e aí nós vamos encontrar uma passagem que todos significa muitos então reclame com Paulo quando você se encontrar com ele na glória se a gente for atribuir uma precisão semântica a essas palavras que Paulo está usando aqui nós vamos cair ou no universalismo ou em qualquer outra heresia como eu vou demonstrar no final por isso nós vamos ter que ler essas.

    Palavras no contexto geral da escritura Em que sentido Paulo está usando essas expressões aqui para que nós não caiamos em alguns dos erros que são comuns na leitura dessa passagem então comecemos com os contrastes contrastes que Paulo estabelece entre Adão e Jesus e os efeitos das suas ações esses contrastes são quanto aos efeitos do que eles fizeram o número de Pecados que foram.

    Cobertos ou atingidos e o resultado final vamos começar então com relação a intensidade dos efeitos no verso 15 ele diz assim todavia não é assim o dom gratuito como a ofensa esse tal Davi aí tem a ver porque no verso anterior Ele disse que Adão prefigura Cristo aí você pode pensar que tudo de Adão é igual a Cristo Ele diz não todavia apesar de Adão prefigurar Cristo não o dom gratuito que veio.

    Através de Cristo não é a mesma coisa com o que aconteceu na ofensa de Adão todavia não é assim o dom gratuito como a ofensa Em que sentido o dom de Deus em Jesus que é a salvação não é como a ofensa cometida por Adão embora ele seja figura de Cristo é que pela ofensa de um homem que foi Adão muitos morreram aí tá no verso 15 né pela ofensa de um só morreram muitos e muitos aqui o que é.

    Que significa todos é que os todos são muitos né Então como ele não tá muito preocupado em em dar com exatidão o número que não é o ponto dele né ele disse pela ofensa de um homem que foi Adão morreram muitos Ou seja a humanidade já vem a esse mundo morta porque todos nós estávamos em Adão como eu expliquei no começo e o efeito da ofensa de Adão.

    Se transporta para todos os seus descendentes então pela ofensa dele muitos morreram muitos porque a humanidade toda É muita gente isso tudo como resultado do pecado de um só homem a única exceção é Jesus Cristo que não foi contaminado pelo pecado de Adão por isso que Jesus Cristo fazendo aqui um parênteses ele teve que ser gerado pelo Espírito Santo no que da virgem e Maria ele não poderia ter um pai terreno.

    Porque se tivesse ele teria herdado a natureza pecaminosa que vem de Adão por isso ele foi gerado pelo Espírito Santo no ventre de Maria foi preservado da corrupção de um homem já que não teve pai e também da própria corrupção de Maria e daí a necessidade do Nascimento virginal mas a exceção de Jesus Cristo todos os homens eles são muitos Eles já nascem corrompidos pelo pecado e portanto caminhando para a morte por.

    Causa da ofensa de um só homem mas a graça de Deus diz o apóstolo Paulo continuando a comparação é muito mais abundante ele diz no verso 15 muito mais a graça de Deus e o dom pela vida de um só homem Jesus Cristo foram abundantes sobre muitos em que sentido Em que sentido a graça de Deus em Cristo é mais abundante do que o resultado da ofensa de Adão a resposta que nós lemos.

    Aqui é que o pecado de Adão transformou vivos em mortos é fácil matar mas a graça de Deus transforma mortos em vivos aí eu quero ver Então nesse sentido a graça de Deus em Jesus ela é muito maior do que a ofensa cometida por Adão pelo pecado de Adão todos morreram pela graça de Deus em Cristo Jesus ele usa a expressão aqui muitos.

    Viverão muitos conheceram o perdão de Pecados e o dom que vem de Deus o dom da vida eterna Então esse é o primeiro contraste é a intensidade dos efeitos Adão mata mas Cristo faz mais do que Adão Cristo ressuscita nesse sentido Ela é maior segundo a comparação tem a ver com o número de Pecados Pode parecer.

    Estranho mais ouça verso 16 o dom de Deus em Cristo Jesus que é a salvação entretanto não é como no caso em que somente um pecou porque o julgamento de Deus derivou de uma só ofensa para a condenação mas a graça transcorre de muitas ofensas para a justificação o que que Paulo tá dizendo aqui é que o dom de Deus é diferente do pecado de Adão da seguinte maneira um único pecado de Adão.

    Ofendeu a Deus e provocou sua santa e justa indignação contra Adão e todos os seus descendentes significa vocês e eu e trouxe o julgamento e a condenação sobre todos os descendentes de Adão significa você e eu um pecado fez isso mas a graça de Deus em Cristo cobre não somente o pecado que Adão cometeu mas alcança todos os pecados e ofensas que Os descendentes de Adão também cometeram.

    É nesse sentido que a obra de Cristo é mais Ampla do que a de Adão Adão cometeu um pecado e trouxe o juízo e a condenação sobre toda a desgraça toda a raça humana a obra que Cristo fez na cruz não somente cobre o pecado de Adão mas os pecados que os seus descendentes cometem os seus pecados e os meus e nesse sentido então a Graça de Cristo a graça a obra de Cristo ela é superior aquela.

    De Adão também terceira comparação favorável a Cristo tá no verso 17 quando ele diz assim se pela ofensa de um e por meio de um só reinou a morte muito mais os que recebem abundância da Graça e o dom da vida reinarão o dom da Justiça desculpem reinarão em vida por meio de um só a saber Jesus Cristo eu gosto desse contraste aqui Veja só o que que Paulo tá dizendo Ele tá dizendo que pela única.

    Ofensa de um homem que foi Adão a morte começou a reinar no mundo veja aí o verso 17 a morte reinando sobre o mundo significa que ela passou a ter controle sobre todos os Homens todos os homens são seus escravos porque porque todos os homens vão morrer Morreram ou vão morrer e estão morrendo então a morte reina ninguém pode resistir a morte ninguém pode resistir à morte todos.

    Vamos morrer pelo pecado de Adão a morte reinou Mas pela obra de Jesus Cristo veja o que ele diz metade do verso 17 muito mais os que recebem a abundância da Graça e o dom da Justiça reinarão em vida por meio de um só a saber Jesus Cristo através de Adão o pecado reinou a morte reinou no mundo através de Jesus Cristo nós somos libertos do domínio da Morte e nós nos tornamos Reis nós reinamos.

    Nós reinamos não somos mais escravos mas nós reinamos em Vida mediante Jesus Cristo através do Dom da Graça e da abundância da misericórdia de Deus que coisa maravilhosa aqui ele fala dizendo no verso 17 que esses que recebem abundância da Graça e o dom da Justiça reinarão em vida por meio de um só a saber Jesus Cristo ou seja já agora nessa vida Já começamos a reinar Já.

    Começamos a vencer o pecado o pecado já não tem mais domínio sobre nós nós começamos a nos libertar dos efeitos do pecado é verdade que vamos morrer mas aí virar ressurreição dos mortos e a morte será destronada definitivamente virar o grito onde está ou Morte atua Vitória onde está o Morte e a tua vitória nós haveremos de reinar eternamente com Cristo havendo derrotado.

    A morte para todo sempre nesse sentido a obra de Cristo Ela é maior do que Adão Adão introduziu a morte Como Rei do mundo Cristo introduz os redimidos como aqueles que haverão de reinar em vida eternamente aqui nesse planeta muito bem são três contrastes que Paulo faz para realçar a obra de Jesus Cristo e a grandiosidade da salvação e da Redenção que ele traz mas agora do verso.

    18 a 19 ele faz mais duas comparações só que o alvo não é tanto mostrar o contraste mas mostrar que o mesmo princípio está operando nos dois homens Ou seja é da mesma forma que o que eles fizeram alcançou aqueles que são os seus representados a primeira comparação responde a seguinte pergunta de que forma a condenação veio sobre toda a raça humana verso 18.

    Assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para a condenação como é que nós nos tornamos condenados se você me perguntar pastor o que que eu faço para ir para o inferno a resposta é nada você já tá a caminho desde que nasceu você já nasceu como parte de uma raça condenada Vamos ler de novo verso 18 por uma só ofensa que foi o pecado de Adão no Paraíso veio o juízo condenatório de.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=68b-ZrInx44

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem