15 - Salmo 134: Abençoando e sendo abençoado

15 - Salmo 134: Abençoando e sendo abençoado Agora pela manhã nós vamos terminar a série dos Salmos de romagem vamos expor o último Salmo daquela série de 15 Salmos que são os salmos de peregrinação ou de ascensão dos degraus que vai do Salmo 120 até o Salmo 134 que eu convido você agora a ouvir a leitura Salmo 134 bendizei ao Senhor vós todos servos do Senhor que assistis na casa do senhor.

15 - Salmo 134: Abençoando e sendo abençoado

Nas horas da noite Erguei as Mãos Para o Santuário e bendizei ao Senhor e se eu te abençoe o senhor criador do céu e da terra ó Deus nós pedimos que tua palavra seja Tornada Clara ao nosso coração pelo teu espírito nesta manhã que estes Salmos senhor esse cântico de romagem ele seja o cântico do nosso coração seja a expressão da nossa alma Senhor Deus Tu conheces cada pessoa que está aqui nesta.

Manhã Tu conheces teus filhos e filhas Tu sabes o que cada um de nós precisa administra senhor a porção da tua graça de acordo com essa necessidade que o Senhor conhece também renova nos instrui-nos consola nos corrige-nos tudo de acordo com a necessidade abençoa teu povo aqui presente aqueles irmãos que estão já em férias em viagem que era guardá-los a Deus e também em todo lugar onde tua palavra é pregada nesta manhã pedimos a tua presença em nome de Jesus.

Amém queridos Esse é o Salmo que fecha aquela série de Salmos de romagem ou peregrinação que são Salmos escritos como o Hinário dos peregrinos que três vezes por ano saíam de todas as partes da Palestina para adorar a Deus em Jerusalém lá no Monte Sião onde estava o templo a arca os sacerdotes onde se fazia o sacrifício e era um Salmos que refletiam todo tipo.

Toda Gama de experiência religiosa Salmos que falam de ansiedade de preocupação de medo de júbilo de alegria são Salmos escritos das profundezas da Alma quando Peregrino estava quebrantado humilhado pelos seus pecados também são Salmos que expressam o seu amor a Deus sua confiança em Deus alguém já disse que quase todas as experiências humanas e são descritas aqui religiosas né estão descritas aqui do Salmo 120 até o Salmo.

134 esse Salmo que fecha Então essa série ele é um Salmo que fala a respeito de bençãos fala de como bem dizemos a Deus E como Deus também nos bem diz os salmos começam lá em quedar Salmo 120 O Peregrino diz ai de mim que mora em quedar e termina que em Sião quando Peregrino chega em jerus a situação provável para esse pequeno.

Salmo é a seguinte a caravana de peregrinos chega em Jerusalém e se dirige ao templo Quero o local da adoração a Deus E ali convoca os sacerdotes e Levitas a bem dizer a Deus e a orar por eles e isso já no finzinho do dia no turno da tarde começando já o turno que levava ao dia seguinte e os sacerdotes Então se voltam e abençoam o povo com a benção sacerdotal que era.

Exclusiva deles se a gente olhar dessa maneira fica claro Salmo ele tem duas partes a primeira versus 1 e 2 em que o Peregrino exorta Os Levitas e sacerdotes a bem dizer aDeus e a interceder por eles e a segunda parte que é só o verso 3 que aí já é o povo sacerdotes que se voltam para o povo e disse de Sião te abençoe o senhor o criador dos céus e da terra era portanto uma antífona ou seja era um Salmo de fala e refala fala responde fala.

Responde canta e ao couro responde os peregrinos falam e os sacerdotes respondem peregrinos falam nos versos 1 e 2 e os sacerdotes respondem no verso 3 Então se a gente olha assim o Salmo faz mais sentido vamos ver então os detalhes do Salmo e depois nos fazer a pergunta de que maneira esse Salmo pode ser usado por nós nos dias de hoje que não temos templo não vamos a Jerusalém e muito menos temos sacerdotes então de que.

Maneira esse Salmo pode ser aplicado para nós vamos começar aí com essa exortação dos peregrinos aos sacerdotes e Levitas para que bendigam a Deus verso primeiro bem dizer ao Senhor vós todos os servos do Senhor que assistisse na casa do senhor nas horas da noite e o verso 2 Erguer as Mãos Para o Santuário e bendizei o embora Nossa tradução Almeida não traga mas no hebraico começa com uma expressão que poderia ser.

Traduzida atenção o Eis Aqui ó então chamando atenção dos sacerdotes eu creio que Almeida corrigida começa dizendo Eis aqui bendizei ao Senhor vós todos servos do Senhor é um Salmo que começa com essa expressão de chamada de atenção para os sacerdotes e Levitas que estão servindo a Deus no templo de Jerusalém eles são chamados aqui no verso primeiro de.

Servos do Senhor todo o povo de Israel todo Israelita verdadeiro era servo de Deus mas o sacerdotes e Levitas eles eram chamados de Servos de Deus porque ele se dedicavam exclusivamente ao serviço de Deus no templo Diz aí que eles assistiram na casa do senhor a assistência que eles prestavam a Deus lá na casa do senhor que era o Templo de Jerusalém incluía ofereceu e sacrifícios e não eram poucos eram muito sacrifícios que eram oferecidos penso que a gente.

    Tem se acostumar a pensar no templo de Jerusalém quase como um açougue

    Gigantesco onde animais eram mortos um atrás do outro no grande Altar que ficava no centro e na entrada do santo dos santos é por isso que tinha uma tribo inteira que era dedicada para o serviço do tempo porque ali se fazia esse sacrifícios de manhã de tarde e de noite então a assistência que o sacerdotes e Levitas faziam incluía.

    Primeiro essa oferta dos sacrifícios também o povo trazia muitas ofertas para Deus trazia os dízimos trazia os grãos trazia farinha trazia outra em dinheiro em espécie e os sacerdotes e Levitas tinham que tomar aquelas ofertas apresentá-las diante de Deus e armazená-las nos diversos compartimentos que havia ali no templo e era momento também algumas vezes durante o dia Especialmente na hora sacrifício da manhã da tarde da noite três horários os.

    Sacerdotes instruíam o povo na palavra de Deus lendo a lei de Moisés e dando a explicação oravam pelo povo e abençoavam o povo era essa rotina que se fazia no templo o dia todo era um local muito movimentado era um local muito movimentado com muita gente chegando especialmente durante aquelas três ocasiões Páscoa Tabernáculo e Pentecostes quando os israelitas vinham de todas as partes para adorar a Deus no.

    Caso você nota aqui que essa caravana parece que chegou no fim do dia que exorta os servos do Senhor que assistem na casa do senhor abençoar a Deus nas horas da noite então lembra que o dia terminava às 6 horas e começava em seguida o dia seguinte né que começava com a noite a gente tá acostumado no nosso sistema ocidental a contar o dia manhã e noite mas para o judeu o dia começava com a noite 6 horas 6 horas o dia começava Então esse.

    Pessoal deve ter chegado no templo de viagem já no fim do dia de tardezinha quando a turma da noite de sacerdotes estava chegando havia turnos os sacerdotes se revezavam por turnos e a turma que ficava a noite era por escolha porque ninguém queria ficar no turno da noite né então havia uma escolha que era feita a lançada por sortes ou tinha uma ordem que era sequência que era seguido em sequência mas talvez naquela troca de turnos era um momento em que estava chegando os sacerdotes Desculpem a caravana e exortando aquele sacerdotes eles iam.

    Assistir na casa do senhor durante diz o texto aí as horas da noite que é que eles faziam não tinha mais exercícios mas eles tinham que manter o altar aceso o fogo do altar nunca podia se apagar a lei de Moisés mandava isso e também aquele famoso Candelabro o menorá com sete braços ele tinha que ser mantido aceso o tempo todo também e lá dentro estava a arca da aliança com as tábuas da lei e outras riquezas e preciosidades.

    Então tudo da noite fazia isso mantinha acesa todas as luzes do templo preparava tudo para o dia seguinte quando começasse às 6 horas da manhã tinha que estar tudo pronto para novamente começar a morte de animais e tudo e eles montavam guarda ao templo e a Arca algumas vezes Tinha juDeus que passavam a noite no templo há um caso no Novo Testamento da viúva da profetiza Ana que diz lá no Evangelho de Lucas que ela não se afastava do templo dia e noite Vivendo em jejum de oração então às.

    Vezes alguns israelitas ficavam a viravam a noite em vigília orando e buscando a Deus ali no templo então era sempre preciso que o tempo estivesse aberto e tivesse gente lá os peregrinos chegam Então na hora do turno da noite e diz por sacerdotes Levitas bendigam a Deus todos vocês servos do Senhor que assistem na casa do senhor nas horas da noite a exortação então é para aqueles bendigam ao senhor a impressão que dá é.

    Que eles estão dizendo não somente se dediquem aos arranjos que precisam ser feitos durante a noite para o dia seguinte mas que durante a noite vocês estejam também bem dizendo a Deus estejam louvando a Deus adorando a Deus intercedendo pelo seu povo durante a noite ou seja esse apelo é para que não falte oração louvor e adoração a Deus no templo Mesmo durante a noite dia e noite então aquele local de adoração deveria.

    Ser enchido com os louvores de Deus com orações e súplicas diante de Deus

    E como é que eles deveriam fazer isso o verso 2 diz Erguei as Mãos Para o Santuário e bendizei ao Senhor as ortação aqui que é feita aos sacerdotes e Levitas é que eles bem dissessem a Deus levantando as mãos ou seja como expressão da elevação do coração o levantar de mãos durante as.

    Orações ou durante o louvor e bem dizer aDeus ele é apenas um símbolo do elevar da nossa alma e do nosso coração e também quando nós levantamos as mãos para o alto nós fazemos referência ao fato de que nós estamos aqui e Deus está acima e como nós levantamos mãos abertas significa que nós estamos pedindo a ele e estamos prontos para receber o que torna uma oração eficaz não é a postura física que nós tomamos De Joelhos em pé.

    Sentado deitado levantando mãos mãos baixas mão para direita mão para esquerda nada disso torna a oração mais eficiente mas porque nós somos alma e corpo com frequência a postura física ela serve para expressar o nosso estado de alma é por isso que na Bíblia é muito comum você vê pessoas que estão quebradas a quebrantadas que se ajoelham para orar porque a postura de joelhos Expressa o.

    Que vai na alma a humilhação diante de Deus o quebrantamento diante de Deus o levantar as mãos na oração pode expressar esse elevar dos nossos corações da nossa alma e é uma expressão também da dependência que nós temos de Deus ele está nos céus e nós estamos aqui e nossas mãos estão elevadas para receber dele a sua graça e a sua misericórdia eu estava pregando essa semana no Rio de Janeiro numa igreja da assembleia de.

    Deus o encontro de obreiros né e eu notei que durante o louvor ele estava muito cautelosos porque tinha um pastor presbiteriano depois eles vieram conversar comigo e disseram pastor na sua igreja pode levantar a mão eu disse pode não tem nenhuma proibição não é que a gente tem impressão que na igreja presbiteriana ninguém levanta a mão ninguém não não tem quem quiser pode a gente não faz isso uma uma regra ou Lei a gente deixa a vontade de cada um fazer isso o.

    Que a gente ensina é que uma oração ela não vai ser mais eficiente se você levantar a mão não vai fazer diferença porque o que torna o que faz com que Deus ouça oração são outras coisas que a Bíblia diz a oração tem que ser feita em nome de Jesus ela tem que ser feita com fé ela tem que ser feita com sinceridade com devoção com Entrega Total do nosso coração se você faz levantando mãos ou não levantando mãos isso aí é uma opção sua mas lembrando apenas que a eficácia.

    Da oração não está na postura física que nós tomamos embora você vai encontrar recomendações como essa não é bendiga a Deus levantando as mãos às vezes a postura física ela convém porque ela expressa o sentimento que existe na nossa alma no caso aqui em particular Os peregrinos estão exortando os sacerdotes aqui levantem as mãos para o Santuário o Santuário era a parte mais interior do templo onde estava a Arca da Aliança você tinha o santo lugar.

    Que era o templo e você tinha dentro dele o santo dos santos que era uma câmera uma câmara cujo acesso era restrito e proibido a todos menos o sumo sacerdote que entrava lá uma vez por ano no dia da expiação para derramar sangue pelo povo de Deus sobre o propiciatório que era a tampa da arca e era tão restrito que depois de um tempo não tava na lei de Moisés é criou-se o costume.

    Entre os sacerdotes de que o sacerdote quando o sumo sacerdote fosse entrar lá no santo dos santos naquela ocasião era amarrado uma cordinha no tornozelo dele porque vai que ele tenha um ataque cardíaco lá dentro ninguém podia entrar no santo dos santos ia ficar morto ia apodrecer lá porque ninguém podia entrar não é então se depois de um tempo né puxando sacerdote não reagisse então Os Levitas puxavam ele para ver se ele tava.

    Vivo né se ele tava vivo tinha essa cordinha um Sininho né que denotava que ele tava vivo tal era a reverência que eles tinham pelo santo dos santos não tava na lei de Moisés mas era um costume prático que os juDeus adotaram então aqui os Levitas são exortados a bendizer a Deus e a interceder pelo povo levantando as mãos na direção do Santuário que é onde estava a Arca da Aliança porque isso porque a Arca da Aliança simbolizava a presença de Deus.

    Era ali que Deus se manifestava vocês devem ter lido lembram né dos Salmos que dizem assim Deus mora no Unidos querubins já ouviram essa expressão Deus que está sentado acima dos querubins aí na sua cabeça você imagina Deus lá no céu cercaram de querubins mas não era isso é que em cima da arca tinha dois querubins e eles estavam voltados um para o outro e as suas asas se tocavam então era ali que Deus habita a arca com.

    Os querubins era símbolo da presença de Deus quando o Salmo diz o Deus que habita entre os querubins Está se referindo a arca da aliança e a presença de Deus ali a arca simbolizava a presença de Deus então quando disse levantai as mãos para o Santuário é mais ou menos dizendo isso levanta as mãos pro Deus que habita entre os querubins que está lá onde está a arca que é símbolo da sua aliança e do seu acordo com o seu povo Bendi a Deus significa falar bem de Deus.

    Elogiar a Deus Louvar a Deus E também o levantar das mãos significa suplice oração então o quadro tá completo né os peregrinos chegam fim do dia troca de turno sacerdote da noite está entrando atenção dizem os peregrinos sacerdotes bendigo a Deus a noite toda Eu sei que vocês têm trabalho para fazer mas não esqueçam de bendizer a Deus levantando suas mãos para a presença dele orando por nós e louvando e bendizeiro esse Deus para que não falte louvor na casa.

    De Deus e aí tem a resposta dos sacerdotes no verso 3 de Sião te abençoe o senhor criador do céu e da terra a gente imagina os sacerdotes se voltando para o povo e pronunciando aquela benção sacerdotal essa prerrogativa de abençoar o povo era dos sacerdotes está no livro de números Capítulo 6 na lei de Moisés disse o senhor a Moisés verso 22.

    Falaram e seus filhos os sacerdotes e Levitas dizendo assim abençoarei os filhos de Israel e deslizei o Senhor te abençoe e te guarde o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz assim porém o meu nome sobre os filhos de Israel e os abençoarei era uma prerrogativa do sacerdote abençoar o povo de Deus conforme aquela benção e aqui é o que eles fazem no verso 3.

    Voltam para o povo e abençoa o povo e eles dão dois destaques aqui primeiro de Sião te abençoe o senhor Sião é Jerusalém de Jerusalém o de Sião te abençoe o senhor porque isso mais uma vez Sião é onde estava o templo onde estava a arca que simbolizava a presença do Senhor e Aliança dele com seu povo quando o sacerdote diz que Deus te abençoe desde Sião seria lembra que é o Deus da.

    Aliança é o Deus que tem um pacto conosco e a sede do seu reino é Jerusalém e de lá aonde quer que você se encontre quando você voltar para sua casa lá nos Confins de Zé bulão e naftali nos extremos de Israel ao Norte ao sul ainda assim de lá de Israel o senhor haverá te abençoar Ele sempre estará contigo ele é o Deus da Aliança segundo destaque que o sacerdote daqui na benção é que de se eu te abençoe o senhor criador do.

    Céu e da terra Aqui está a razão pela qual Deus pode nos abençoar porque ele é o criador do céu e da terra Tudo É Dele Portanto ele pode dar bençãos do céu e pode dar bençãos da terra e nada impede o seu poder eu não posso abençoar vocês porque eu não sou dono de nada e até muito estranho às vezes em algumas igrejas quando pastor diz assim vive para o seu irmão de lado e abençoe seu irmão nós não temos como abençoar nós podemos.

    Pedir que Deus criador dos céus e da terra abençoe o irmão ao meu lado mas eu não posso eu não posso abençoar uma pessoa porque é o maior que abençoa o menor e nós somos todos iguais nós podemos pedir que Deus abençoe a pessoa ao nosso lado os nossos irmãos e assim por diante porque só ele pode abençoar porque ele é o criador dos céus e da terra ele tem todas as coisas nas suas mãos e ele pode tirar dos seus tesouros.

    E concedê-los aos homens bênçãos do céu e bênçãos da terra e é por isso que ele pode abençoar e é por isso que essa benção é segura tá aqui então a oração dos sacerdotes dizendo de Sião te abençoe o senhor criador do céu e da terra Note que eles foram cuidadosos né em dizer que o Senhor te abençoe nós somos nós que te abençoamos mas na verdade é o Senhor que ele te abençoe queridos O que é que nós podemos aprender com esse.

    Salmo tão curtinho mas tão rico de lições preciosas para nós eu quero destacar antes de trazer alguma aplicação prática dois ou três pontos que torna o Salmo relevante para nós para que esse Salmo faça sentido para nós hoje nós temos que lembrar em primeiro lugar que os sacerdotes do Antigo Testamento bem como os Levitas eles eram uma figura e um tipo um símbolo de Jesus Cristo Deus instituiu os sacerdotes e Levitas como se fosse.

    Uma figura que simbolizava aqueles Sumo Sacerdote final maior perfeito e completo que seria o seu filho Jesus Cristo Jesus Cristo é semelhança dos sacerdotes ofereceu sacrifícios pelo povo e o sacrifício que ele ofereceu foi disse mesmo ele era o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo na cruz do Calvário Cristo era ao mesmo tempo sacerdote e oferta ele era ofertante e a.

    Oferta em si ali ele ministrou a Deus um sacrifício completo perfeito absoluto e suficiente Pelos Pecados do seu povo depois da morte ele subiu aos céus entrou no santo dos santos na presença de Deus onde ele vive para interceder pelo seu povo ele nos entende ele se compadece de nós porque ele é um de nós e ele é o único mediador entre Deus e os homens e através dele Deus nos abençoa e.

    Através dele nós bem dizemos e adoramos a Deus E chegamos até a sua presença nós hoje portanto não temos mais sacerdotes nós não temos mais pessoas que vão oferecer sacrifícios de animais e orar por nós interceder por nós diante de Deus para que Deus nos perdoe nós não temos mais o sistema de Levitas aquele sistema que havia no templo o templo com sacerdotes e os Levitas sacrifícios de.

    Animais era figura de Cristo figura de Jesus Cristo símbolo do sacrifício completo que Cristo faria por nós é por isso que hoje nós não temos mais templo eu sei que a gente Costuma se referir a essa edificação como sendo o templo mas na verdade não é no sentido do Antigo Testamento no antigo testamento o templo era um local separado específico único onde Deus habitava e era onde somente onde ele aceitaria receber adoração.

    Os templos cristãos não são como os templos do Antigo Testamento são apenas locais que foram construídos para reunião do Povo de Deus púlpito não é Altar Às vezes você ouve o pastor dizendo isso eu queria convidar os irmãos a virem até o altar não é que o templo mas nós não temos Altar mais né pastor não é Sacerdote então às vezes a gente usa aquela linguagem do Antigo Testamento e pode dar uma impressão errada né tudo aquilo.

    Se cumpriu em Jesus Ele é o nosso Sumo Sacerdote em quem nós temos todos aqueles privilégios que eram apresentados pelo Ministério Levítico agora um segundo ponto que nós temos que lembrar é que a Bíblia se refere aos cristãos como sendo sacerdotes aqui eu queria citar apenas duas passagens a primeira três passagens a primeira na carta de Pedro primeira carta de Pedro Capítulo 2 verso 5 o apóstolo diz assim falando para os.

    Cristãos também vós como pedras que vivem sois edificados casa espiritual para ser de sacerdócio Santo a fim de oferecer de sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo vocês percebem a linguagem que Pedro está usando aqui ele está usando a linguagem do Antigo Testamento e aplicando aos cristãos ele diz vocês são pedras que vivem edificados casa espiritual tá se referindo a figura aqui é do Templo de Jerusalém mas ele tá.

    Dizendo agora que os crentes é que são templo um Templo Espiritual de Pedras Vivas cada um de nós por assim dizer figuradamente é um tijolo desse tempo espiritual onde Deus habita é uma parte dessa casa espiritual onde Deus habita aí ele em seguida para serem sacerdócio Santo nós somos os sacerdotes agora cada crente é um sacerdote diante de Deus veja só a fim de oferecer sacrifícios.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_Te6zKrFNv8

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem