14 - Os dons da Palavra (Ef 4.11-16)

14 - Os dons da Palavra (Ef 4.11-16) Queridos vamos abrir a palavra de Deus na carta de Paulo aos Efésios Capítulo 4 e nós leremos do verso 11 até o verso 16 dando continuidade a nossa série de mensagens nesta carta do apóstolo Paulo Efésios Capítulo 4 do verso 11 até o verso 16 aqui o apóstolo Paulo faz uma exposição dos dons da palavra que são aqueles donos essenciais para a existência e o funcionamento e crescimento da igreja.

14 - Os dons da Palavra (Ef 4.11-16)

Efésios 4 de 11 a 16 e ele mesmo concedeu uns para Apóstolos outros para profetas outros para Evangelistas e outros para pastores e Mestres com vistas ao aperfeiçoamento dos Santos para o desempenho do seu serviço para edificação do corpo de Cristo até que todos cheguemos a unidade da fé e do Pleno conhecimento do filho de Deus a perfeita varonilidade a medida.

Da estatura da plenitude de Cristo para que não sejamos não mais sejamos como meninos agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo o vento de doutrina pela artimanha dos homens pela astúcia com quem induzem ao erro mas seguindo a verdade em amor crescemos em tudo naquele que é a cabeça Cristo e quem todo corpo bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta segundo a justa cooperação de cada parte.

Efetua o seu próprio aumento para edificação de si mesmo em amor até aqui a leitura da palavra de Deus Oremos mais uma vez pedimos nosso pai que nos ilumine o entendimento os olhos da mente do coração para que possamos enxergar a tua vontade aqui Revelada de senhor que teu bendito espírito aplique Esta palavra aos nossos corações para nossa edificação para nosso esclarecimento.

Para encorajamento Oramos pelo teu povo presente distribui a cada um de acordo com a necessidade como tu Também sabes soberano Senhor porque só Tu conheces o coração dos Filhos dos Homens portanto senhor em nome de Jesus amém queridos Na mensagem anterior que foi dos versos 7 do verso 7 até o verso 10 nós vimos como apóstolo Paulo nos.

Explicou explicou a Igreja de Éfeso a respeito dos dons espirituais em geral nós estamos na parte prática da carta aos Efésios que começa no capítulo 4 depois de ele ter exposto nos três primeiros Capítulos a doutrina da igreja agora ele vem ensinando como aqueles que são parte da igreja devem viver e no Capítulo 4 de 1 a 6 ele falou da necessidade de nós vivermos de acordo com a Nossa vocação somos filhos de Deus temos de viver de acordo com isso ele fala da necessidade de preservar a.

Unidade do Espírito Santo no vínculo da Paz do verso 3 até o verso 6 e no verso 7 até o verso 10 ele começou a falar dos dons espirituais porque ele tinha dito que Deus age por meio de todos versos 6 e agora ele vai explicar como é que Deus age através de todos aqueles que são seus filhos e a resposta é os dons espirituais que Deus deu a igreja esses dons são dádivas do Cristo ressurreto e vitorioso que depois de descer até a.

Terra subiu para ser senhor de todas as coisas e esses dons são Dados a todos os crentes todos os filhos de Deus e são dons diversos nós temos todos diferentes dons de acordo com a medida da Graça de Cristo como ele fala nos versos 7 8 9 e 10 e aqui no verso 11 até o verso 16 o apóstolo Paulo se concentra naqueles dons que tem um papel fundamental na vida da igreja que são os dons da palavra está estão aí no verso 11 Apóstolos profetas Evangelistas.

Pastores e Mestres esses dons são vitais para a existência da igreja e para o seu funcionamento todos os dons espirituais são importantes e necessários todavia Semelhança do corpo humano que tem muitos membros e muitos órgãos e todos são necessários existem alguns órgãos sem os quais o corpo não não funciona o corpo não funciona sem coração ele não vai funcionar sem cérebro ele precisa de pulmões Mas ele.

Vive sem um braço vive sem uma perna vive sem uma orelha vive sem os olhos mas tem órgãos que são essenciais para que o corpo exista e funcione o paralelo é que Deus concedeu dons a igreja mas alguns dons são essenciais para a existência e a manutenção da igreja para que ela continue estes são os chamados dons da palavra e que são estes que Paulo enfoque aqui nessa passagem Há outras listas de dons.

Espirituais no Novo Testamento onde os autores se referem a outras habilidades que Deus dá a cada um dos seus filhos o dono da Misericórdia o dom da contribuição o dom de exercer liderança a vários outros há uma variedade de dons mas estes aqui são os chamados dons da palavra e que devem ser vistos como sendo aqueles que são essenciais para o funcionamento da igreja uma das muitas coisas que eu aprendi com a minha esposa eu nunca gostei de.

Quebrar a cabeça ela adora quebra-cabeça especialmente Sabe aqueles de 10 mil peças não é que ocupa a sala a mesa toda e você tem que almoçar na cozinha porque a mesa tá cheia de quebra-cabeça Então ela gosta desses aí e quando ela tava me ensinando como fazer quebrar a Cabeça Ela disse primeiro você procura aquelas pecinhas que tem a Quina Porque elas estão vão fazer o quadrado elas vão formar os cantos não é isso e depois você fizer os cantos aí você começa a preencher Mas você começa com aquelas pecinhas que tá na cara que elas.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Fazem parte porque elas vão dar moldura eu gosto de pensar nesses dons da

    Palavra exatamente nesses termos Todas aquelas pecinhas são importantes por quebra-cabeça mas esses dons aqui eles vão dar o formato eles vão dar o espaço onde vão delimitar de fato a ação da igreja e de que maneira ela deve se conduzir hoje à noite então eu quero falar sobre isso e a partir dessa passagem que nós lemos eu gostaria de destacar quatro princípios que Paulo.

    Coloca acerca da igreja de Deus e do seu funcionamento através desses dons que você então me acompanhasse na exposição não vou seguir a sequência dos Versículos mas eu vou tentar seguir uma sequência que me parece um encandeamento mais didático primeiro ponto que nós observamos aqui na passagem é que Deus tem um alvo Deus tem um projeto para sua igreja aqui nesse mundo é claro que não é o alvo final nós aguardamos a glorificação quando a igreja vai entrar.

    No seu estado eterno no novo céu na nova terra onde habita Justiça Mas isso não quer dizer que enquanto nós esperamos a vinda de Cristo Jesus e a ressurreição dos mortos que nós não tenhamos um alvo aqui nesse mundo Deus tem um propósito para sua igreja enquanto ela está aqui nesse mundo e esse alvo não é nada menos do que a perfeição Deus quer que nós sejamos perfeitos nós os seus filhos nós fizemos perfeitos doutrinariamente espiritualmente e moralmente se isso vai.

    Acontecer é um outro assunto mas esse é o alvo de Deus é o propósito de Deus para o tempo que nós estamos aqui que nós até que nós sejamos E adivinha quem é o modelo iguais a Cristo Cristo é o padrão de humanidade perfeita de humanidade plena e ele é colocado pelo Apóstolo Paulo aqui nessa passagem como sendo o alvo que nós temos que perseguir aqui nesse mundo qual plano de Deus para minha vida aqui nesse mundo que você seja igual a Jesus Cristo mas o que que.

    Ele quer de mim em toda qualquer coisa que eu faço que você seja igual a Jesus Cristo Esse é o padrão de Deus para nós Enquanto estamos aqui nesse mundo veja como Paulo explica esse alvo né o que que Deus quer para sua igreja aqui nesse mundo eu vou começar a conversa 13 ele diz que Deus deu aqueles dons espirituais que vão trabalhar na aperfeiçoamento dos Santos verso 13 até que todos cheguemos a unidade da Fé Então o que é que Deus para que que Deus.

    Deu esses dons à igreja com a missão desses dons da palavra nós vamos trabalhar até que primeiro todos cheguemos a unidade da Fé ou seja Deus quer que o seu povo Creia nas mesmas coisas a fé aqui é o Evangelho no qual nós devemos crer é a revelação que Deus fez de si mesmo na sua palavra que Jesus Cristo é o seu filho que ele morreu pelos nossos pecados que ele ressuscitou ao terceiro dia que ele subiu aos céus e que pela fé em Jesus nós temos o perdão.

    É nisso que nós devemos crer e Deus deseja que todos nós sintamos isso e cremos isso da mesma forma é isso que significa unidade da fé e Deus quer que nós crescemos nisso até todos nós possamos crer nessas mesmas coisas até que nós possamos caminhar entre os membros da igreja diz assim você que Jesus é o filho de Deus e que morreu pelos seus pecados e que ressuscitou o terceiro dia sim eu creio nisso aí fala com Fulano que é bem mais velho é de.

    Outra cidade você crê exatamente eu creio também assim exatamente aí fala com um adolescente disse Você crê nisso aí pastor eu creio exatamente assim Então esse é o primeiro alvo de Deus que aí a sua igreja ela pensa igual nisso ela Creia nessas verdades é o que Paulo chama da unidade da Fé o segundo alvo Aliás o segundo alvo dentro desse alvo maior que a perfeição tá ainda no verso 13 siga aí comigo não é até que todos cheguemos à unidade da fé e do Pleno conhecimento do filho de Deus segunda coisa Deus quer que nós.

    Cheguemos ao pleno conhecimento do seu filho nós já conhecemos Jesus Cristo se nós não conhecessemos Jesus Cristo nós nem filhos de Deus poderíamos ser considerados mas Deus quer que nós cheguemos ao pleno conhecimento ao conhecimento mais profundo e completo e quem é Jesus Cristo o que que ele fez por mim o que que representa a sua cruz a sua graça estar unido a Ele o poder da sua ressurreição a glória que ele trará na sua segunda vinda Deus quer que nós prossigamos a conhecer mais e mais a.

    Pessoa de Cristo e se você pensa que se alguma coisa que você vai conseguir fazer em alguns anos você tá muito

    Enganado porque a palavra de Deus diz que nele habita corporalmente toda a atitude da divindade então Imagine você conhecer uma pessoa que é Deus próprio Deus encarnado entre nós ou seja nós não vamos levar alguns anos nós vamos levar eternidade afora mas o alvo de Deus aqui nessa vida é que você.

    Cresça no conhecimento de Cristo o filho de Deus da sua pessoa e da sua obra há uma terceira coisa ainda não verso 13 até que todos cheguemos e aí eu vou ler a última frase a perfeita varonilidade a medida da estatura da plenitude de Cristo se essas duas primeiras dois primeiras metas elas eram metas mais doutrinárias unidade da fé e conhecimento de Deus essa aqui é uma meta prática até que nós todos sejamos.

    Como Cristo como Ele viveu como ele andou aqui tá falando de santidade de vida santidade honestidade dos meus das minhas intenções Ou seja que eu seja como Cristo foi aqui nesse mundo eu ande aqui nesse mundo como ele andou na presença de Deus esse é o alvo de Deus repetindo o que é que Deus tem para sua igreja o que é que ele tem para nós Enquanto estamos aqui ele quer que nós todos prossigamos até pensarmos a mesma coisa crermos nas mesmas verdades do Evangelho.

    Até que nós conheçamos todos plenamente a Jesus Cristo e até que nós sejamos como ele no nosso andar no nosso viver e no nosso caminhar Ou seja é um padrão muito alto eu fico pensando naqueles cristãos que pensam que a vida cristã é um padrão muito abaixo desse aqui e que reduzem a vida cristã simplesmente a vir a igreja cumprir algumas obrigações religiosas Deus tem um alvo para você para sua vida e esse alvo está.

    Colocado bem alto bem distante e Deus quer que nós cheguemos até lá quer que nós cheguemos até lá e Qual o propósito de Deus com isso o que que vai o que que vai acontecer quando nós pensarmos a mesma coisa conhecemos a Cristo plenamente e vivermos como ele a resposta está no verso 14 para que não mais sejamos como meninos agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo o vento de doutrina.

    Pela artimanha dos homens pela astúcia com que induzem ao erro ou seja o que Resumindo o que Deus quer de nós é maturidade Constância ele diz para que nós não sejamos mais meninos o menino ou a criança Ela é conhecida pela sua inconstância pela instabilidade das suas emoções uma hora tá chorando 30 segundos depois estava morrendo de rir tem hora que quer uma coisa você vai dar ela não quer já quer outra então é a.

    Figura da inconstância uma criança Ela tá em desenvolvimento ela ainda não não tem referenciais ela ainda não aprendeu determinadas coisas e por isso ela é inconstante mas o alvo de Deus não é que você fique na meninice espiritual instável inconstante não sabe no que acredita Tem tempo que tá bem com Deus Tem tempo que tá ruim com Deus Tem tempo que tá com vontade de ver a igreja tem tempo que não tá com vontade de vir para igreja tem hora que tá contado e ler a.

    Bíblia de orar depois já não tá mais isso é meninice espiritual Deus quer que nós não sejamos mais como meninos e tem outra característica do menino menina acredita em todo mundo se você encontrar um menino um dois três anos quatro anos cinco seis na rua e você começar a conversar com ele ele vai lhe tratar assim como se você tivesse sempre dizendo a verdade ele vai lhe respeitar vai dizer todo esse tipo de coisa menina acredita em qualquer coisa tem cristãos que acreditam em qualquer.

    Coisa que são enganados são levados de um lado para o outro é tão fácil enganar a criança tão fácil enganar uma criança e tem cristãos que são assim podem ser enganados facilmente por qualquer falso profeta porque a criança o alvo de Deus é que nós não sejamos mais como meninos segundo a ilustração que ele usa aqui é das ondas do mar meninos peço 14 agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo o vento de doutrina a.

    Onda do mar ela é levada para onde bate o vento Quando bate o vento o vento Terral que vem da Terra para o mar as ondas se acalmam quando vem o Vento do Mar para terra o mar sem Capela se o vento tá soprando para o Nordeste lá vai a onda para o Nordeste também se ele muda para o noroeste ela muda também Essa é a figura da inconstância que Deus deseja evitar na igreja em outras palavras Deus quer que Nós criamos as.

    Mesmas coisas chegamos ao conhecimento de Cristo sejamos com ele para que nós não sejamos mais como meninos Jesus não eram um menino nesse sentido mas o homem maduro constante fiel ao pai andando em todos os caminhos do pai em santidade em verdade amando a verdade está no disposto a morrer por ela é isso que Deus quer para mim e para você então esse é o primeiro ponto que eu queria deixar para você nessa noite ou seja Deus tem um alvo ele tem um projeto para nós aqui nessa vida nesse mundo ele não.

    Nos tirou das Trevas para luz para nós ficarmos aqui confortavelmente em nossos lugares esperando o dia da Redenção mas tem trabalho a ser feito tem coisas a ser aprendidas tem muita coisa a ser feita pela frente até que nós possamos alcançar esse alvo agora note o segundo ponto o segundo princípio que nós podemos tirar do texto a maior barreira para que este alvo seja alcançado é o erro a maior barreira para que esse alvo seja alcançado é o erro o erro ou seja as.

    Falsas doutrinas as heresias olha o que é que Paulo nos fala a respeito do erro no verso 14 quando ele diz assim que o alvo de Deus é que nós não sejamos levados de um lado para o outro ele diz levados por um vento mas um vento de doutrina O que é um vento de doutrina é uma doutrina falsa que vem sobre a igreja rápido súbito passageiramente superficialmente e que sai derrubando tudo no caminho através da história muitos ventos de.

    Doutrina sopraram sobre a igreja trazidos por falsos Mestres ideias que de repente incendiaram Multidões e depois que o vento passou se verificou que não era nada daquilo que não lembra por exemplo nos anos 60 o dente de ouro Nossa que febre percorreu a igreja foi batizado com ganhando dente de ouro Deus me abençoou e depois de alguns meses aquilo foi passou e por causa da crise tem gente extraindo o dente de.

    Ouro hoje para ver se a situação melhora né mas era um vento de doutrina vento de doutrina e quantos outros ventos o deísmo no século 18 a tentativa de juntar o cristianismo com a ciência e quem levou Multidões convenceu tantos pastores e representou ameaça tão grande para a igreja e depois quando aqui não baixou deixou um saldo mortal de púlpitos vazios e igrejas destruídas no início da Igreja Cristã no século II.

    Gnosticismo surgiu com uma força tremenda um vendaval dentro da igreja inclusive convencendo homens de porte pastores de grande capacidade que se tornaram de nós como maniqueístas no seu pensamento como Agostinho por exemplo no começo da sua vida e depois de um século aquilo passou e deixou um saldo terrível para igreja ventos de doutrina eles estão soprando constantemente sobre a igreja e se você é uma criança é como a onda do mar você vai ser levado por ele Muitos são.

    Levados por esses ventos doutrinas essas novidades que aparecem aí para nos diz aí no verso 14 ainda que esse vento de doutrina ele vem pela artimanha dos homens homens que usam de artimanha ele continua dizendo pela astúcia com quem induzem ao erro são homens comente pervertida que querem ganhar dinheiro popularidade poderes eles eles são astuciosos eles induzem as pessoas ao erro através de.

    Artimanhas todo mundo sabe o que é um artimanha uma disfarçateis é uma estratégia enganosa e que a pessoa se apresenta de uma forma que ela não é usa a linguajar evangélico canta os cânticos evangélicos fala como evangélico usa algumas verdades o evangelho mas aquilo é artimanha porque no fim ele quer induzir ao erro para ganhar dinheiro ganhar poder ganhar espaço ganha popularidade estes homens promovem estes movimentos E essas falsas doutrinas da igreja e os crentes incautos e meninos eles são levados por.

    Essas pessoas e parece que dá uma cegueira nesse pessoal já tentou conversar com gente que tá envolvido no vento de doutrina não tem argumento parece que cega aos olhos a pessoa não consegue enxergar só algum tempo depois quando finalmente o vendaval para aquela caem sim alguns caem se outros vão para outros ventos de doutrina pulando de doutrina nova e doutrina nova Por que que isso é a maior barreira porque a Igreja de Cristo ela se edifica.

    Na verdade ela está edificada sobre a verdade que Jesus Cristo é o filho de Deus ele é o nosso salvador que ele morreu pelos nossos pecados que ele ressuscitou que ele tá vivo a igreja se ergue como é difícil sobre isso o erro vai atacar estas coisas vai desviar os crentes dessas verdades por isso que é tão pernicioso para a igreja terceiro ponto meu primeiro ponto é que Deus tem um alvo e o alvo é que nós.

    Cresçamos até a perfeição que é Cristo meu segundo ponto foi que o maior desafio a isso é o erro religioso terceiro ponto é que o caminho de Deus então foi dar a igreja homens que conheçam creiam defendam exponham e divulguem essa verdade agora nós vamos para o verso 11 e verso 12 e ele mesmo concedeu uns para Apóstolos outros para profetas outros para Evangelistas e outros para pastores e.

    Mestres com vistas ao aperfeiçoamento dos Santos para o desempenho do seu serviço para edificação do corpo de Cristo até que todos cheguemos a unidade da Fé do Pleno conhecimento etc Qual foi o caminho de Deus para que a sua igreja seja edificada na verdade e Fuja do erro foi dar a igreja pessoas com o dom da palavra pessoas que conheçam a verdade defendam a verdade expõe uma verdade divulguem a verdade esse foi o caminho de Deus.

    Note que Paulo no verso 11 ele não tá falando de dons mais mas ele está falando de pessoas veja o verso 11 e ele mesmo concedeu uns e outros Ou seja pessoas que foram dotadas por ele com a capacidade de conhecer a verdade transmitir a verdade explicar a verdade ensinar a verdade e expandir pelo mundo Estes são aqueles dons que nós dizemos.

    Que são essenciais para que a igreja possa se edificar a igreja possa crescer uma igreja onde estes dons espirituais onde pessoas dotadas por Deus para explicar a verdade igrejas onde não existe isso elas elas são sujeitas a vento de doutrina com facilidade elas são levadas para um lado e para o outro seguindo toda novidade que aparece Todo modelo novo que aparece unção que aparece campanha que aparece.

    Lá vai a igreja eu não tô dizendo que dons como de ensino de contribuição de Misericórdia o dom de Louvar a Deus eles não são importantes mas eles não conseguem barrar a chegada do erro Eles não conseguem desmascarar o erro dom de línguas como é que o dom de línguas Vai desmascarar um falso profeta ou um falso ensinamento ou Milagres e curas que infelizmente são a ênfase de muitas e.

    Muitas igrejas e deixam de lado o dom da palavra resultado é vento de doutrina vai para um lado vai para o outro não consegue barrar por isso que Deus deu a igreja pessoas que estão distribuídas segundo Paulo aqui em cinco ministérios vamos rapidamente olhar esses Ministérios o primeiro que ele menciona aqui são os apóstolos embora a palavra Apóstolo seja usada no novo testamento para se referir a pessoas que saem trabalho missionário Eu não creio que é.

    A estes que Paulo tá servindo aqui pelo contexto mas ele tá se referindo àqueles 12 que Cristo escolheu e ao Apóstolo Paulo ele mesmo ele se chama de aposta no início da carta Paulo Apóstolo de Jesus Cristo porque que esses homens são fundamentais porque que Deus os deu a igreja para que foi a Estas pessoas aos 12 discípulos de Cristo e a Paulo que Deus revelou a verdade a respeito de Cristo Eles foram testemunhas da Ressurreição de Jesus Cristo eles viram Cristo ressurreto por isso que não tem.

    Apóstolo hoje porque Cristo não tá aparecendo a ninguém Paulo disse que ele foi o último que viu Jesus Cristo primeiro Coríntios Capítulo 15 são testemunhas da Ressurreição de Cristo foram inspirados por Deus para escrever a palavra dele o Novo Testamento lançar os fundamentos da igreja e foram inspirados pelo Espírito Santo de maneira infalível inerrante ou seja Deus os deu a igreja para lançar a base lançar a verdade os fundamentos e registrar a pessoa e a obra de Cristo aqui nesse livro.

    Eu não preciso de Apóstolos hoje porque eu tenho Paulo acabamos tem o Mateus tem o João eu não preciso de Apóstolos hoje porque os apóstolos que Deus deu a igreja Eles continuam falando hoje é só você abrir a Bíblia e você vai encontrar você vai ouvir João falando vai ouvir Mateus falando você vai ouvir o apóstolo Paulo falando eu não preciso de Apóstolos hoje porque os que Deus deu a igreja estão aqui para.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=8UHzYS3eBo4

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem