23. Paz, Acesso e Regozijo (Rm 5.1-2)

23. Paz, Acesso e Regozijo (Rm 5.1-2) Queridos nós vamos abrir a palavra de Deus na carta de Paulo aos Romanos Capítulo 5 iremos os versos 1 e 2 Romanos Capítulo 5 versos de um a dois justificados pois mediante a fé temos paz com Deus por meio de nosso senhor Jesus Cristo por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso pela fé a.

23. Paz, Acesso e Regozijo (Rm 5.1-2)

Esta graça na qual estamos firmes e gloriamos na esperança da glória de Deus nós vamos orar mais uma vez desta feita pedindo que o nosso Deus nos encaminhe na compreensão das suas palavras que foram registradas aqui pelo Apóstolo Paulo nosso Deus bem dizemos o teu nome mais uma vez gratos por tudo que nos tens dado e feito e pedimos agora a iluminação do teu espírito santo para compreensão do.

Teu Evangelho da tua palavra nós pedimos que a leitura e a exposição dela sejam usados por time adiante o Espírito Santo para nos instruir ensinar consolar confortar tudo de acordo com tua vontade teu querer para nós é o que nós pedimos em nome de Jesus amém também queridos entramos agora no Capítulo 5 da nossa série de mensagens na carta aos romanos existem já 22.

Mensagens sobre Romanos dos Capítulos 1 a 4 todas elas disponíveis no YouTube é só procurar no site da nossa igreja todas as mensagens anteriores estão postadas lá para que você possa acompanhar você tá chegando na igreja agora Então para você acompanhar a sequência de mensagens está disponível no site da igreja através dos vídeos das passagens das mensagens pregadas Na mensagem anterior nós vimos acerca da Fé de.

Abraão é o ensinamento de Paulo no Capítulo 4 de 17 a 25 nós vimos como Abraão esperando contra a esperança ficou Firme nas promessas de Deus de que ele haveria de lhe dar um filho no qual seriam benditas todas as nações da terra e nós vimos como a nossa fé é similar a Fé de Abraão Nós também cremos contra a esperança contra as expectativas humanas por exemplo Nós.

Cremos na ressurreição dos Mortos num Cristo num redentor que está vivo e que ressurgiu da Sepultura ao terceiro dia Depois de falar sobre a Fé de Abraão como sendo modelo e um paradigma para nossa fé Paulo agora no capítulo 5 ele retoma o assunto da justificação de forma que o capítulo 4 ele é quase que um parênteses se você se recordam no capítulo 3 ele tinha começado a falar a.

Respeito de como Deus justifica o pecador pela fé e ele então entra no capítulo 4 no exemplo de Abraão como sendo uma prova histórica daquilo que ele está dizendo E uma vez que ele terminou de explicar a salvação de Abraão pela fé ele retoma a questão da justificação que tinha iniciado no capítulo 3 e aqui no capítulo 5 ele faz duas coisas o apóstolo Paulo primeiro ele fala dos efeitos da justificação pela fé que vai aí do verso primeiro até o verso 11 e depois ele explica a.

Maneira Como Deus nos justifica do verso 12 até o verso 21 é nessa segunda parte que nós temos aquela famosa analogia entre Adão e Jesus Cristo nós vamos chegar lá e ver todos os as implicações dessa comparação hoje nós iniciamos então a primeira parte da do Capítulo 5 e nós veremos então Quais são os efeitos da justificação e nós vamos nos a ter Aos.

Três primeiros que Paulo mencione que estão aí nos versos 1 e 2 que são paz com Deus acesso ao favor de Deus e o regozijo ou glória na esperança da glória de Deus Vamos então para o primeiro efeito o resultado da justificação que é paz com Deus que se encontra aí no verso primeiro quando Paulo diz justificados pois mediante a fé temos paz com Deus por meio de nosso senhor Jesus Cristo o pois aí do verso primeiro liga esse.

Versículo a tudo o que foi dito antes nós podemos dizer que esse versículo primeiro do Capítulo 5 ele é o resumo do que Paulo ensinou até agora do capítulo 1 no capítulo 1 2 3 e 4 ou seja ele ensinou que nós somos justificados mediante a fé no Senhor Jesus Cristo e agora ele entra nas consequências disso aí a primeira observação que eu queria fazer é que essa justificação ela é.

Alguma coisa que acontece aqui e agora Paulo diz justificados pois mediante a fé temos paz com Deus o tempo verbal que Paulo usou aqui na palavra justificado no termo justificado aponta para alguma coisa completa e terminada Ou seja a justificação do pecador se dá aqui nesse mundo aqui e agora não é alguma coisa que nós temos que esperar para o dia do juízo os juDeus tinham conceito do.

Shalom do Reino de Deus que eles aguardavam e eles esperavam que no final é que esse reino ele seria introduzido com o julgamento que Deus faria e que dependendo do julgamento que Deus faria de cada pessoa essa pessoa teria o direito de entrar no reino Celestial no reino de paz o apóstolo Paulo está dizendo que essa justificação que era guardada pelo judeu nos últimos tempos no último dia.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Ela na verdade já acontece aqui e agora aqui agora nós já podemos ser declarados

    Justos por Deus não mediante As Nossas obras não mediante os nossos méritos mas mediante a fé em Jesus Cristo é alguma coisa que acontece no mundo presente e não no mundo futuro o mundo futuro na verdade ele decorre exatamente dessa justificação que acontece aqui agora mediante a fé em Jesus Cristo e essa.

    Justificação que é Deus nos declarar justos Deus nos perdoar e nos aceitar ela traz um efeito traz vários efeitos e o primeiro que Paulo menciona aqui e que está no verso primeiro é paz com Deus vocês notaram a sequência da frase nós somos justificados pela fé em Jesus Cristo como resultado nós temos paz com Deus ele diz duas coisas aliás Nós queremos ver duas.

    Coisas aqui a respeito dessa paz com Deus o que é que significa isso que nós temos pais com Deus Note que ele não está dizendo que essa paz com Deus é alguma coisa futura mas ele está dizendo que é uma coisa que nós temos agora nós temos paz com Deus significa basicamente duas coisas primeiro a nossa situação com relação a Deus antes de sermos justificados dos nossos.

    Pecados Nós estávamos em guerra diante de Deus por quê Porque Deus é santo Deus é justo nós quebramos a lei de Deus nós afrontamos a Deus nós desafiamos a Deus pela nossa desobediência toda vez que nós quebramos um mandamento de Deus é um desafio a Deus é nós confrontarmos a Deus como quem diz assim eu não me importo o que é que o senhor pensa sobre Adultério ou sobre olhar a mulher dos outros ou sobre sedes honestos ou sobre ter inveja ter raiva eu não me importo.

    Que o senhor considera essas coisas erradas eu faço o que eu quero Então todo pecado é um ato de guerra contra Deus e Deus por sua vez ele reage ao desafio dizendo é assim então você tá debaixo da minha Ira e tá debaixo da minha condenação Você já vai começar a sentir nesse mundo os efeitos da minha Ira e no dia do juízo eu derramarei a minha Ira sobre você de forma completa isso significa Sofrimento Eterno no inferno ou seja a relação do homem com.

    Deus é de guerra essa ideia que às vezes passa por aí De que tem pessoas que dizem assim não eu tô eu não sou a favor de Deus mas não sou contra muito pelo contrário né pessoas que querem ficar mais ou menos no meio não tem neutralidade não tem se você não está reconciliado com Deus você está no estado de guerra contra ele e ele contra você Mas uma vez que Deus nos justifica desses pecados uma vez que ele nos.

    Perdoa esses pecados toda causa da austeridade removida e portanto Deus não está mais em guerra conosco e nem nós com ele justificados pela fé nós temos paz com Deus essa paz então Expressa o estado em que a pessoa que foi justificada se encontra em relação a Deus ela não está mais em guerra contra Deus Deus não tem mais nada contra ela porque o que Deus tinha contra aquela pessoa Deus já castigou em Jesus Cristo Jesus Cristo já.

    Recebeu todo o castigo que aquela pessoa merecia portanto Deus não tem mais nada contra a pessoa por isso não tem mais guerra e portanto Paulo se refere a esse estado como sendo o estado de paz justificados pela fé em Cristo Jesus nós temos paz com Deus Deus não tem mais nada contra aquela pessoa que foi justificada e também o nosso coração agora é não está mais em guerra contra Deus ao contrário nosso coração está.

    Cheio de regozijo de gozo com relação a Deus como resultado disso nós experimentamos aqui nesse mundo uma sensação de paz de alegria e tranquilidade e regozijo em Deus é outra coisa diferente Deixe me ajudar a fazer essa distinção e quem vai nos ajudar a fazer essa distinção e o próprio apóstolo Paulo porque lá em Filipenses ele menciona A paz de Deus aquele Fala paz com Deus e.

    Lá em Filipenses ele fala da Paz de Deus deixa eu explicar a diferença entre as duas a paz com Deus é o resultado da

    Justificação não é um sentimento significa simplesmente como eu já expliquei que nós não estamos mais em guerra contra Deus não estamos mais debaixo da sua condenação ele nos perdoou e nos aceitou completamente então isso não se perde isso também não é alguma coisa que é resultado de qualquer experiência minha ou sentimento meu ou qualquer coisa que eu tenha feito.

    Isso é um ato de Deus Deus me perdoou e agora Deus declarou a paz dele para comigo Acabou a guerra entre mim e Deus Isso se chama paz com Deus mas agora existe a paz de Deus que é aquele sentimento de uma consciência em paz com relação a Deus em que a pessoa se sente aceita por Deus e que ela se sente tranquila em relação a Deus E isso traz uma grande alegria uma.

    Paz e Uma tranquilidade ao seu coração essa é a paz de Deus que Deus coloca em nossos corações Só que essa paz de Deus Às vezes pode ser perturbada às vezes ela tem altos e baixos e às vezes uma pessoa que já está em paz com Deus ela não tá sentindo paz no coração pelos problemas da vida pelos desafios e às vezes até pelos tropeços e pecados que essa pessoa comete justificados pela fé nós temos paz com.

    Deus e o resultado dessa paz que nós temos com Deus é a Paz de Consciência é a paz no coração é a tranquilidade que nós desfrutamos aqui nesse mundo diante de Deus pode ter momentos de variação uma pessoa salva verdadeiramente às vezes pode estar no fundo do poço mas ela não perdeu a paz com Deus mas apenas a paz de Deus no seu coração uma vez que ela confia em Deus outra vez Descansa em Deus e nas suas promessas confesse os.

    Seus pecados então a paz de Deus volta outra vez ao seu coração como é que essa paz com Deus é obtida Paulo diz com muita clareza no verso primeiro justificados pois mediante a fé temos paz com Deus por meio do nosso senhor Jesus Cristo Por que que essa explicação aqui de Paulo é necessário nós temos paz com Deus mediante o senhor Jesus Cristo é porque às vezes as pessoas se iludem com relação a paz que.

    Elas sentem em questão espiritual vou dar dois exemplos uma pessoa tem um tipo de pessoa que ela procura apaziguar a sua consciência fazendo coisas boas fazendo boas obras ajudando os pobres e ela se consola mais ou menos é dizendo assim de que ela tenta fazer o melhor que ela pode não é ela dá um esmola ou ela faz o bem uma pessoa e ela se sente bem e ela pensa estou em paz.

    Com Deus tá tudo bem entre mim e Deus porque eu ajudei uma pessoa porque eu fiz bom porque eu fiz uma coisa correta mas essa paz ela é enganosa essa sensação que as pessoas sentem depois de ter feito uma coisa boa não é a paz com Deus que está aqui porque uma pessoa ela pode estar ela pode fazer estas coisas e ainda não ter sido perdoada por Deus não ter sido justificada porque a justificação é pela fé em Cristo Jesus e.

    Não mediante as obras que a gente faz os atos que nós cometemos então uma pessoa pode estar debaixo da Ira de Deus caminhando para o inferno mas ela não é porque ela faz uma coisinha boa aqui outra coisinha boa acolá ela pensa não tô de boa com Deus né eu tô fazendo o melhor possível na minha vida e Aquela falsa sensação de paz e luz aquela pessoa e ela não entende que a paz com Deus só é possível mediante Jesus Cristo.

    Mediante o que Jesus Cristo fez na cruz do Calvário seu sangue derramado um outro exemplo é a pessoa que é indiferente a endurecida a pessoa que não liga para as coisas é de Deus e ela se sente bem e ela acha que isso significa que tá tudo bem entre ela e Deus eu sei porque eu vivia assim durante muito tempo muito tempo às vezes chegava um pastor para mim eu era desviado da igreja né fui criado na igreja 16 anos cai fora foi para o mundão fazer um monte de coisa errada muita coisa errada de vez em quando.

    Chegava um pastor para mim dizia assim querendo me evangelizar não é e dizia assim eu sei que você não tem paz eu disse Como assim eu sei que você é uma pessoa infeliz eu digo que o senhor tá muito enganado Eu gosto de beber gosto de fazer farra gosto da minha vida gosto de tudo que eu faço eu me sentindo muito bem Tá tudo bem comigo em Deus estou me sentindo tranquilo não estou sentindo nada errado minha consciência de nada me acusa já conheceram pessoas assim elas vivem no pecado elas vivem no erro mas dizem assim tão com consciência.

    Tranquila então essa falsa sensação de que elas estão de bem com Deus na verdade é Fatal para elas porque elas não estão a paz com Deus só é concedido Só existe paz com Deus quando resolver o problema do pecado a causa da Guerra porque que Deus está em guerra conosco porque nós o desafiamos porque nós afrontamos Porque nós quebramos a sua lei porque nós somos culpados e porque Deus é santo injusto e ele tem que nos julgar e castigar Enquanto isso não for.

    Resolvido Deus está em guerra conosco e qualquer sensação de paz aí ilusória a única paz verdadeira é quando a causa da guerra é removida e qual é a causa da Guerra o pecado e sua culpa como é que ela é removida não é pelo seu mérito mas pelo que Jesus Cristo fez na cruz quando ele levou sobre si a nossa culpa quando ele foi sacrificado em nosso lugar quando Deus derramou sobre ele a sua Ira quando devia ter derramado sobre nós então é por isso que Paulo diz temos paz.

    Com Deus mediante o senhor Jesus Cristo porque qualquer outra forma de paz com Deus ela é ilusória ela não existe é só a paz que vem mediante de Jesus Cristo Essa é a verdadeira as outras são Sensações humanas que iludem as pessoas Então nós precisamos ter cuidado com relação a isso mas graças a Deus porque nós podemos ter essa paz com ele mediante o senhor e salvador Jesus Cristo o segundo benefício a segunda consequência da justificação pela fé que.

    Paulo menciona aqui é o acesso a Deus E aqui estamos no verso 2 no verso primeiro ele tinha dito que nós temos pais com Deus por meio do nosso senhor Jesus Cristo eu já expliquei porque aquele disse isso aí ele continua no verso 2 por intermédio de quem o Senhor Jesus nós obtivemos igualmente acesso pela fé a esta graça na qual estamos firmes aqui Paulo vai um passo mais além.

    Justificados pela fé nós temos paz com Deus mediante de Jesus Cristo e mediante de Jesus Cristo nós temos mais uma coisa que é acesso a essa graça na qual estamos firmes aqui graça Paulo se refere o que que ele quer dizer com isso essa palavra Acesso aqui ela é uma palavra de onde é uma palavra de onde vem um nome na língua grega que significa um introdutor a palavra acesso.

    Ligada a ela tem a palavra o assessor O que eram assessor era alguém que tomava um peticionário alguém que tinha uma Súplica um pedido e o introduzia na presença do rei ele dava acesso à presença do rei então a visão que você pode ter aqui você pode imaginar figura que tá aqui é do reino Celestial um deu de um reino o rei assentado no seu trono lá na sala do trono a porta do Trono a porta da sala.

    Do trono está fechada ela está guardada por dois guardas armados e você tá querendo entrar e você não tem como entrar você não tem acesso não tem acesso é preciso que chegue um introdutor alguém que abre as portas e conduz a você a presença do rei e lá na presença do rei você vai fazer o seu pedido é alcançar o favor do rei Era assim que funcionava no antigo Oriente a palavra Acesso aqui ela tem a ver com isso talvez a melhor história do antigo testamento para ilustrar isso.

    Aqui é aquela famosa história da Rainha Ester eu vou ler aqui no livro de Ester Capítulo 5 os a leitura no terceiro dia Ester que era a rainha se aproximou com seus trajes reais e se pois no pátio interior da Casa do Rei ela queria falar com o rei que era o marido dela ela era rainha o marido era o Rei mas tinha todo o protocolo do antigo Oriente ninguém podia chegar perto do Rei de qualquer maneira mesmo que ela fosse rainha tinha um protocolo Então ela chegou no pátio lá da casa do.

    Rei da frente da residência do Rei e o rei estava sentado no seu trono real fronteiro a porta da residência o rei era o Rei Assuero ele estava sentado lá no seu trono aqueles Reis orientais com toda aquela pomba toda a glória cheio de guarda armado ao redor eunuco não é palhaço da bobo da corte tudo aquilo lá e o rei Sentado lá e a rainha queria chegar na presença do Rei quando o rei viu a Rainha Ester parada no pátio alcançou ela a favor perante.

    Ele o rei olhou viu que a rainha tava querendo falar com ele ela ficou lá né não chegou não podia chegar o rei olhou e viu que ela tava lá o rei Estendeu para Ester o cetro de ouro que tinha na mão aqueles Reis eles tinham um Cetro né uma espécie de bastão né de ouro de pedras preciosas aí o rei pegou e Estendeu para a Ester que era um símbolo de quem diz assim você encontrou o meu favor você pode aproximar de mim.

    Espera então se chegou e tocou na ponta do Cetro então lhe disse o rei o que tens Rainha Ester Qual é o teu pedido até metade do Rei Não será dado a ti eu acho que essa passagem aqui ilustra perfeitamente que o apóstolo Paulo está dizendo nós estamos diante do Rei do Universo senhor da glória criador de todas as coisas assentaram no trono do universo como é que eu me aproximo dele como é que eu tenho acesso a presença dele.

    Não posso fazer isso estou em estado de guerra eu sou inimigo dele ele é meu inimigo mas agora justificados pela fé não estando mais em guerra contra Deus eu tenho acesso a Deus eu posso chegar na presença de Deus eles tende o seu bastão para mim e eu toco na ponta do bastão e ele diz você é bem-vindo Você está no meu favor chegue-se diante de mim qual o teu pedido Qual o teu desejo eu posso chegar.

    Na presença do Rei do Universo mediante a fé em Jesus Cristo Jesus Cristo é o meu introdutor é aquela pessoa que abriu a porta e que permite que eu acesse O Trono de Deus como é que ele fez isso porque ele foi aquela pessoa que removeu a inimizade foi no seu sangue que o Tratado de paz foi com seu sangue que o Tratado de paz entre mim e Deus foi assinado e por isso eu posso acessar Deus presença dele.

    Vamos voltar lá para o que Paulo disse Veja como faz todo sentido por intermédio de quem Jesus nós obtivemos igualmente acesso pela fé a esta graça na qual estamos firmes Qual é a graça esse favor que Deus nos estende de podermos chegar na sua presença e o servirmos e colocarmos diante dele a nossa petição em sermos atendidos por ele isso só é possível mediante Jesus Cristo você nunca nunca.

    Poderá entrar no palácio e no trono da sala onde Deus está como o senhor do universo se não for mediante Jesus Cristo seus pedidos suas tentativas de impressionar a Deus suas boas obras suas esmolas sua moralidade seu conhecimento nada disso vai impressionar o Rei do Universo ele não vai abrir a porta para você entrar mas somente mediante a morte de Jesus Cristo pela fé em Jesus Cristo é que você terá acesso a presença do rei verso.

    2 por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso pela fé a esta graça na qual estamos firmes Note que porque que Paulo tá dizendo isso porque ele tá dizendo que uma vez que Deus aceitou você ele Estendeu o cetro de ouro para você manchado com sangue de Cristo para que você chegasse diante dele você entrou no estado de favor diante de Deus do qual você não vai mais.

    Sair nós permanecemos firmes nisso ou seja essa posição é uma posição garantida diante de Deus não é assim que uma vez que você entrou Deus hoje né tá favorável é você e amanhã ele amanhece de mau humor chama os guardas eles expulsa esse idiota da minha presença nós estamos firmes nessa posição Deus não vai mudar o seu veredito sobre nós porque foi selado com a morte de Cristo E é isso que vai nos garantir a salvação.

    Eterna não nossos méritos mas o que Deus fez em Cristo Jesus na cruz do Calvário por nós em termos práticos o que é que significa isso né dizer que nós temos acesso a Deus eu posso pensar em duas coisas primeiro o que nós estamos fazendo aqui nessa noite é exatamente como igreja como grupo de pessoas que alcançaram o favor de Deus entrando na presença de Deus o culto é isso é quando nós acessamos a sala do trono real e.

    Como um grande coral uma grande comunidade Estamos diante de Deus e ele nos aceita para que nós o louvemos para que nós o exaltemos ele ouve as nossas petições imagine esse culto aqui como uma audiência na presença de Deus em que ele está presente presidindo isso tudo aqui ouvindo os nossos pedidos nossas orações e aceitando o louvor e adoração que nós damos para ele o culto é isso é é quando nós comunidade entramos na presença de Deus Diante do seu trono.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=XFsIvzJjWnY

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem