15. Debaixo do Pecado (Rm 3.9-20)

15. Debaixo do Pecado (Rm 3.9-20) Romanos Capítulo 3 de 9 a 20 que se conclui temos nós qualquer vantagem não de forma nenhuma pois já temos demonstrado que todos tanto judeu como gregos estão debaixo do pecado como está escrito não ajusto nenhum sequer não há quem entenda não há quem busca a Deus todos se extraviaram há uma se fizeram inúteis não há quem faça o bem não há nenhum sequer a garganta deles é.

15. Debaixo do Pecado (Rm 3.9-20)

Puro aberto com a língua urdem engano veneno de víbora está nos seus lábios a boca ele já tem cheia de maldição de amargura são seus pés velozes para derramar sangue nos seus caminhos a destruição e Miséria desconheceram o caminho da paz não há temor de Deus Diante de seus olhos ora sabemos que tudo que a lei diz aos que vivem na lei o diz para que se cale toda a boca e todo mundo seja culpável.

Perante Deus visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do Pecado até aqui irmãos a leitura da palavra de Deus vamos orar mais uma vez pedindo que ele nos conduza na compreensão da sua Revelação nosso Deus bem dizemos o teu nome porque nos deste a tua palavra que é verdadeira reta é pura Santa refrigério para nossa.

Alma que nos revela o teu querer e a verdade acerca de nós que nos mostra o caminho luz para a nossa vida lâmpada para os nossos pés bendizemos o teu nome por ela rogamos que nos concedas a graça de compreendê-la e mais do que isso de aplicar ao nosso coração de senhor que a tua Revelação falha ao nosso coração nessa noite pedimos isso por amor de Jesus nosso senhor e salvador Amém queridos com essa passagem nós chegamos.

Ao final da primeira grande sessão da carta aos romanos da primeira grande parte a carta aos romanos tem algumas partes divididas de forma intencional pelo Apóstolo Paulo porque ele tinha como objetivo fazer uma apresentação sistemática da mensagem dele aos crentes da igreja de Roma então ele começa mostrando a perdição de todos os homens capítulos de uma três juDeus e gentios depois ele fala de como nós podemos ser justificados dos nossos pecados metade.

Do capítulo 3 até o final do capítulo 5 depois ele fala de que maneira as pessoas que foram justificadas e perdoadas devem viver diante de Deus que vai do Capítulo 6 até o Capítulo 8 depois ele trata da questão do papel e o lugar da Nação de Israel na história da Redenção que vai do Capítulo 9 até o Capítulo 11 e de 12 a 15 ele de da convivência mútua entre os juDeus e gentios numa mesma igreja questões relacionadas com dons espirituais comida.

Sacrificada ídolo a perdão para o irmão ele fala dos seus planos missionários de ir até Roma com o apoio da igreja e ele termina no Capítulo 16 saudando mais de 20 pessoas que ele conhecia e que estava morando na igreja de Roma a quem na cidade de Roma a quem ele endereça essa carta Então a primeira parte da carta tem como objetivo demolir qualquer expectativa que juDeus ou não juDeus.

Tivessem de que eles poderiam ser justos diante de Deus por alguma razão fosse deles tipo prática das boas obras caridade moralidade religiosidade o alvo de Paulo nesses três capítulos é acabar com a autoconfiança da humanidade em si mesmo em si mesma e nisso A bíblia é bastante diferente de outros livros de religião os outros livros de outras religiões costumam expressar ou descrever o homem.

Como sendo bom o problema do homem não é interno o problema do homem é um ambiente dele e você vai notar que essa é uma noção muito difundida na nossa cultura as pessoas são boas o problema das pessoas é o meio em que elas vivem de forma que se você der educação você tem recursos financeiros você colocar numa boa situação econômica as pessoas vão fazer o bem elas vão acertar na vida vão se respeitar cumprir a lei e assim por diante o problema com essa visão é.

Que primeiro ela não é confirmada pela História porque ao contrário Quanto mais a humanidade evolui Quanto mais a situação financeira melhora quanto mais educação se espalha pelo planeta maior número de guerra os atos de terrorismo maior a opressão maior abandono de crianças maior imoralidade diferentes formas de opressão e corrupção surgem a cada dia então parece que o problema não é um problema do ambiente embora nós não.

Possamos negar não devemos negar que o ambiente estimula o que já está no coração do homem e esse é o nosso ponto que é a corrupção do coração humano o que o apóstolo Paulo está fazendo aqui e com ele toda a bíblia é dar a visão que Deus tem da raça humana Deus não olha para nós e nos ver inocentes puros bons apenas precisando de uma.

Oportunidade Deus nos olha e ele nos diagnostica como sendo corrompidos da cabeça aos pés inclinados a todo mal avessos ao bem Rebeldes desobedientes e prontos para fazer todo tipo de mal se nós tivermos a chance e a oportunidade e nisso não há exceção não há exceção não é uma questão de raça cultura gênero se é homem ou se é mulher de idade mas desde a criança até o mais velho homem ou mulher de qualquer cultura língua raça nação qualquer.

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    Posição social diagnóstico é o mesmo corrompido da cabeça aos pés e portanto

    Debaixo da Ira e do juízo de Deus Então esse é o quadro que a Bíblia toda nos apresenta a respeito da humanidade e é o que Paulo faz nos três primeiros Capítulos da carta aos romanos ele tem como objetivo ao acabar com toda a nossa confiança em nós mesmos e até meio que deprimente né os primeiros três capítulos dou graças a Deus que a carta não termina aqui mas o alvo dele é depois de demolir e destruir.

    Toda confiança que nós possamos ter em nós mesmos ele vai apresentar a solução de Deus que é a justificação pela fé mediante a obra completa Cristo Jesus e é o que nós veremos a partir do próximo domingo mercê de Deus nós vamos entrar na segunda parte da carta que é a justificação pela fé mas aqui o apóstolo Paulo arremata ele fecha essa primeira sessão onde Ele demonstrou que a raça toda está debaixo do pecado e é exatamente isso que ele faz verso 9 ele.

    Introduz então a conclusão com essa pergunta o que que se conclui de tudo isso que eu disse antes particularmente O que é que se conclui do que ele tinha dito imediatamente antes vocês lembram Capítulo 3 de 1 a 8 quando alguém perguntou qual é a vantagem do judeu O Judeu tem alguma vantagem são todos pecadores mas O Judeu não teria uma vantagem porque ele tem a lei de Deus porque ele tem um conhecimento de Deus enquanto que os pagãos não tem então.

    Paulo pega esse gancho aqui no verso 9 O que é que se conclui temos nós qualquer vantagem nós juDeus Paulo era judeu nós juDeus nós temos mais vantagem do que aquelas pessoas que são pagãs que vivem nos desertos nas matas nas florestas nunca ouviram falar de Deus nunca ouviram falar de Jesus Cristo enquanto que os judeu tem a revelação escrita de Deus será que isso não coloca O Judeu em vantagem é contra os pagãos aqueles que não são juDeus e a conclusão de Paulo no.

    Verso 9 é não de forma nenhuma não Eles não têm mais vantagem porque ele diz pois já temos demonstrado ele tá se referindo ao capítulo 1 Capítulo 2 e Capítulo 3 já demonstrei que todos tanto juDeus Como gregos estão debaixo do pecado então aqui nessa frase Você tem o resumo dos Capítulos um dois e três é uma demonstração que Paulo fez de que.

    Todos estão debaixo do pecado tanto gentios como juDeus jovens mulheres crianças de todas as raças nacionalidades essa é uma descrição Universal da condição humana todos estão debaixo do pecado Eu já demonstrei isso diz o apóstolo Paulo e vocês se lembram como é que Ele demonstrou no capítulo primeiro vamos voltar só um pouquinho para a gente não perder a sequência lá no capítulo primeiro Paulo falou que a ira de Deus se revela do céu no meio.

    Desse no meio do povo da humanidade em geral há uma revelação que Deus faz de si mesmo e que está na consciência de cada pessoa ou seja cada pessoa que há nesse mundo sabe lá no íntimo que existe um Deus e que esse Deus está irado a pessoa tem todo mundo tem consciência do mandou errado uns mais uns menos essa consciência às vezes é embotada pela cultura pelos costumes mas no coração de.

    Todo homem a esse conhecimento implantado da parte de Deus de que existe uma realidade maior e por detrás daquilo que nós conhecemos e do mundo que nós vivemos isso tudo não veio do acaso existe algo antes algo ulterior algo que é a razão de ser de todas as coisas o mundo não veio do acaso porque do nada nada se gera o acaso não gera o caos não gera ordem não.

    Gera inteligência e informação então há um conhecimento inato a pessoa não precisa ter lido a Bíblia ter ouvido o evangelho tem ouvido falar de Moisés para saber que existe um Deus então é isso que Paulo diz aqui no capítulo primeiro essa revelação de Deus está na consciência de cada pessoa e também brilha na natureza ao nosso redor as coisas criadas são uma prova imediata é Clara da existência de Deus Existem certas coisas que elas são.

    Evidentes em si mesmo se você por exemplo perguntar a

    O presbítero Adriano ele existe ele tá aí eu vou olhar para ele e vou dizer sim ele existe tá aqui diz como é que você prova eu não preciso de prova Esse é um conhecimento imediato peculiar é alto Evidente ele tá aqui eu tô falando com ele todo posso tocar nele então tem certas coisas que não carecem de demonstração lógica porque elas são Auto evidentes e uma.

    Delas é a existência de Deus há uma glória peculiar na natureza há uma glória intrínseca em Deus de forma que ele é reconhecido sem que seja preciso a demonstração científica de tese do antecedente artigo argumentação filosófica argumento da física quântica para mostrar que tudo isso aqui não precisa a existência de Deus ela é auto Evidente Ela tá no coração é óbvio tá na cara de todo mundo o que acontece é que.

    As pessoas rejeitam esse conhecimento Elas não querem esse conhecimento elas se rebelam Contra esse conhecimento mas é alto Evidente a existência de Deus é o ponto do apóstolo Paulo no capítulo 1 por isso os pagãos não podem argumentar diante de Deus no dia do juízo eu não sabia que existia um Deus por isso eu adorei a pedra o pau Adorei o sol a lua as estrelas bichos é porque eu não sabia que existia Deus eles não vão poder dizer isso porque o conhecimento de Deus é inato ao Homem ninguém nasce a teu o idólatra mas.

    Perversões desse tipo são desvios no conhecimento de Deus implantaram no coração do homem desde a sua concepção eu argumento número um de Paulo que vai aí no capítulo 1 de 18 até 32 depois Paulo se volta para os JuDeus porque eles são aparentemente uma categoria parte os juDeus receberam uma revelação escrita enquanto que O Pagão tem esse conhecimento na consciência e na natureza os juDeus receberam um privilégio a mais foi uma revelação que Deus fez de si mesmo Deus levantou.

    Pessoas Deus falou com essas pessoas falou através de Visões falou através de sonhos Deus mandou essas pessoas escreverem estas coisas e esta auto-revelação de Deus na escritura foi dada um povo que é o povo de Israel daí então a pergunta isso não coloca os em vantagem com relação às outras pessoas porque eles além da Revelação natural e da consciência tem também a revelação especial Revelação escrita e Paulo no capítulo 2 diz não é uma vantagem e não é seria uma vantagem.

    Se O Judeu obedecesse o que Deus está dizendo só que não obedece porque ele é da mesma raiz do restante da humanidade são pecadores corrompidos então mesmo que o judeu recebeu a lei isso não representa vantagem nenhuma porque ele mesmo que ele critique os pagãos ele prega contra um monte de coisa ele ensina a lei Mas ele quebra tudo aquilo que ele Ensina ele mesmo não guarda a lei e essa demolição da Auto Justiça Judaica Paulo faz no capítulo 2.

    Do verso primeiro até o verso 29 todo o capítulo é a respeito dos juDeus Paulo dizendo olha não pensem que vocês estão melhores do que os pagãos que Deus vai dar um tratamento diferente que Deus vai perdoar em vocês aquilo que ele não perdoa nos pagãos que Deus vai dar um tratamento diferenciado a vocês diferente daquele que é dos pagãos Porque para Deus não há acepção de pessoas não há acepção de pessoas vocês receberam a lei não guardaram receber a.

    Revelação especial não observar tiveram conhecimento de Deus mas vocês não seguiram esse conhecimento então não há nenhuma vantagem por isso aqui no final da sessão no capítulo 3 voltando para o nosso texto o apóstolo Paulo disse que se conclui temos nós juDeus alguma vantagem sobre os gentios nessa questão da salvação no dia do juízo resposta de forma nenhuma porque já mostrei que todos estão debaixo do pecado tanto os gentios como juDeus Então esse é o resumo dos Capítulos 1 2 e 3 essa.

    Demonstração que Paulo fez da universalidade do pecado que toda a raça está debaixo do pecado e aí cabe perguntar o que que exatamente significa isso não é que todos estão debaixo do pecado estamos debaixo do pecado o que é que isso significa significa algumas coisas algumas delas já vistas aqui com muita clareza e outras que Paulo vai desenvolver na carta está debaixo do pecado significa que nós estamos escravizados por ele porque ele tá acima nós estamos embaixo então ele está sobre.

    Nós então estamos debaixo do Poder do pecado Isso significa que o homem não é livre para fazer o bem que o impulso que ele tem no coração é sempre para o lado do pecado e que se deixado a sua própria escolha o homem sempre vai seguir essa inclinação alguém vai dizer com razão mas pastor a gente percebe que é o bem na humanidade a pessoa generosas pessoas boas a pessoas retas as pessoas honestas e algumas delas nem acreditam na.

    Existência de Deus e digo é verdade mas isso que você percebe nelas não é o resultado de uma ação livre do coração delas mas é a misericórdia de Deus atuando na Humanidade para que nós não nos destruamos uns aos outros é como se Deus para evitar que nós fossemos para terceira quarta quinta e sexta Guerra Mundial Deus age no coração mesmo daquele que não crê Nele a paziguando segurando dando domínio próprio impulsos.

    Para fazer o bem claridade de julgamento discernimento aqui e acolá de forma que a humanidade mesmo que seja pecadora até a raiz do cabelo ela pode viver em sociedade por causa da Graça de Deus se Deus tirasse a sua graça e a sua misericórdia nós nos destruiríamos Essa Noite o Mundo acabaria rapidinho se Deus tirasse a sua graça e a sua misericórdia de nós então quando você vê uma pessoa boa você não está vendo uma prova de que essa tese.

    Aqui está errada você está vendo a exceção que confirma a regra que Deus na sua misericórdia concede discernimento sabedoria domínio honestidade as pessoas em geral para que a sociedade possa continuar até Aquele momento que Deus já tem determinado que será o fim da história e o fato de que uma pessoa ela consegue fazer uma coisa boa não é meritório não conta ponto para ela porque não é dela que ela faz isso.

    Mas é da ação de Deus no coração dela é do favor de Deus no coração dela mesmo que essa pessoa não admita isso e a gente sabe né que tem geralmente as pessoas é difícil você encontrar uma pessoa que é boa Generosa e que também não seja arrogante porque ela sabe que ela é boa e que ela e que ela é Generosa então cria uma espécie de uma Justiça própria dentro dela ela se julga superior a outras.

    Pessoas por conta disso provando e que a raiz é ruim Deus da misericórdia é que santifica os impulsos do coração para que nós não sejamos tão ruins como nós temos capacidade de ser para que nós não sejamos tão ruins como nós podemos ser então estar debaixo do pecado significa que você não é livre Isso significa que se você disser assim a partir de amanhã eu só vou fazer o que é certo vou parar de olhar para mulher do próximo vou.

    Parar de ver pornografia na internet eu vou parar de ter raiva dos outros de falar mal dos outros eu vou parar de mentir eu vou parar de cobiçar as coisas dos outros eu vou parar de agredir as pessoas no trânsito se você tomar esse propósito hoje eu faço aposta com você se você vai cumprir amanhã você não vai você não vai você vai ver que a força do pecado é muito maior do que as suas.

    Melhores intenções é isso que significa a humanidade está debaixo do pecado ela está debaixo do Poder escravizador do pecado você não consegue mudar pela sua própria força pela sua decisão do tipo assim escrever hoje é dia 6 de 6 de novembro no dia 10 de novembro eu vou me tornar uma nova pessoa eu vou ser um marido que minha mulher sempre quis eu você aquele pai de família maravilhoso para os meus filhos você o.

    Empregado exemplar né você coloca faz o voto faz anota na agenda e quando chegar no dia 10 fala comigo no dia 11 né porque eu vou te dar um dia de prazo dia 11 fala comigo você não vai porque está debaixo do pecado está debaixo do pecado significa não somente está escravizado ao poder do pecado mas significa que você está condenado pelo pecado porque pecado é a desobediência a lei de.

    Deus é você rejeitar essas revelações que Deus fez de si mesmo é você fazer pouco caso de Deus e o Deus que é santo que é criador de todas as coisas todo poderoso onisciente onipresente que ele conhece e lhe acompanha e sabe todas as coisas ele não pode deixar a sua desobediência passar em branco a justiça de Deus exige que você seja punido estar debaixo do pecado portanto é estar debaixo da Ira de Deus Por conta desses.

    Pecados está condenado diante de Deus é não ter desculpa ou Apologia diante de Deus pelos seus atos Mas porque você está debaixo do pecado Essa é a condição de toda raça humana diz o apóstolo Paulo está debaixo do pecado significa também que você é incapaz de resolver essa situação eu sei que tem pessoas que dizem assim não se eu fizer uma quantidade razoável de coisas boas eu posso compensar as más não não pode não na.

    Vida real você sabe muito bem que não funciona nem assim você toma empréstimo você esqueceu você não conseguiu pagar 10 parcelas aí você diz não a partir agora da décima primeira eu vou pagar tudo certinho ótimo você vai pagar tudo certinho a partir da décima primeira parcela mas continua devendo as outras 10 pagar certo daqui para frente não apaga o que você fez errado antes continua devendo Então por mais boas obras caridade ajuda pobre é gestos de gentileza que você faça não compensa não.

    Paga não é que vale não é que libra balança diante de Deus você está debaixo do pecado e você deve diante de Deus você está debaixo da Ira dele da justa condenação é isso que significa estamos debaixo do pecado encerrados debaixo da condenação justa que os nossos atos merecem dito isso o apóstolo Paulo passa a provar o que ele tá dizendo pelas escrituras essa revelação especial.

    Que Deus deu a respeito de si mesmo e a de nós e nos Versículos nos Versículos 10 a 18 ele faz cerca de sete citações seis delas são do livro dos Salmos e um do Livro de Isaías onde ele prova o que ele está dizendo por que que Paulo tá citando a bíblia nesse contexto porque ele está escrevendo para uma igreja onde tinha muitos juDeus e os juDeus tinham as escrituras o antigo testamento os juDeus conheciam os salmos conheci o profeta Isaías conhecia até o livro de Joel não é e o livro de Oseias todo todo.

    Antigo testamento era conhecido por eles então as escrituras é como se Paulo tivesse dizendo assim isso que eu tô dizendo para vocês de que nós estamos todos debaixo do pecado isso não sou eu que estou inventando isso tá na Bíblia de vocês isso tá no livro que vocês receberam como sendo a revelação final de Deus ou seja Paulo apresenta o argumento maior e final e definitivo porque se ele puder provar na escritura que todos.

    Estão debaixo do pecado então ele ganhou o ponto ele ganhou a discussão e O Judeu vai estar vencido porque o judeu né Paulo aqui está batalhando no próprio Campo dos juDeus Paulo está usando o livro que eles aceitam como sendo a revelação final e última de Deus a palavra verdadeira de Deus então essa mesma palavra Ela diz que todos nós inclusive vocês juDeus estão debaixo do pecado então nós podemos dividir as citações que Paulo faz aqui em duas.

    Partes numa primeira parte Paulo reúne Versículos do Antigo Testamento passagens que mostram a nossa situação diante de Deus então aqui no verso 10 11 12 Paulo faz uma citação do Salmo 14 versos de 1 a 3 eu queria que você lesse comigo Salmo 14 versos de 1 a 3 ele vai lá para o livro dos Salmos E lá o livro dos Salmos diz o insensato no seu coração não há Deus.

    Corrompem-se praticam abominação já não há quem faça o bem do céu olha o Senhor para os filhos dos homens para ver se há quem Entenda se há quem busca é Deus todo se extraviaram juntamente se corromperam não há quem faça o bem já não há não há nenhum se quer Davi aqui no Salmo 14 que é uma repetição do Salmo 53 de um a seis Davi Diz que Deus lá do céu olha para os filhos dos homens e ele procura um justo e não há um único sequer Paulo pega essa passagem e cita.

    Que nos versos 10 11 12 introduzindo com a expressão como está escrito essa introdução aponta para a escritura como fonte de autoridade O que é que está escrito aí Paulo repete você tem que lembrar que muitas vezes o apóstolo Paulo quando cita o antigo testamento ele cita de memória por isso nem sempre é exatamente igual a sequência e as palavras mas o sentido é absolutamente o mesmo ele diz como está escrito não há um justo nem o.

    Sequer não há quem entenda não há quem busca é Deus todos se extraviaram algumas se fizeram inúteis não há quem faça o bem não há nenhum sequer olhando essa passagem tirada do Salmo 14 que Paulo usa aqui como prova de que todos estão debaixo do pecado O que é que essa passagem nos ensina Quais foram os efeitos do pecado diante de Deus primeiro verso 10 injustiça não há justo ou seja não há nenhum entre nós e dos que vieram Antes de nós que possa dizer.

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