06. Abandonados: O juízo de Deus sobre nossa geração (Rm 1.24-25)

06. Abandonados: O juízo de Deus sobre nossa geração (Rm 1.24-25) Romanos Capítulo 1 versos 24 e 25 por isso Deus entregou Tais homens a imundícia pelas concupiscências de seu próprio coração para desonrarem o seu corpo entre si pois Eles mudaram a verdade de Deus em mentira adorando e servindo a criatura em lugar do Criador o qual é bendito eternamente amém nós vamos orar mais uma vez pedindo que o nosso Deus nos dê compreensão na sua palavra e que essa verdade que está aqui.

06. Abandonados: O juízo de Deus sobre nossa geração (Rm 1.24-25)

Exposta ela ela cale profundamente em nosso coração e nos ajude a entender a nossa própria situação e a situação da humanidade ao nosso redor sem abrir os nossos olhos para que possamos ver além da letra a ti Senhor possamos ver essas verdades que estão ao nosso redor E por vezes nos passam despercebidas dá-nos uma mentalidade.

Espiritual aprovada diante de ti uma disposição mental que esteja de acordo com a tua palavra de tal maneira que possamos entender a realidade como se houve eu peço senhor que a exposição dessas palavras seja usada por ti nessa noite para falar o coração de todos aqueles que nos ouvem que estão aqui na igreja que estamos acompanhando pela internet a todos da tua benção senhor é.

O que nós pedimos em nome de Jesus amém meus queridos Na mensagem anterior nós vimos que como Paulo explicou aos cristãos de Roma que Deus havia se revelado o Deus tem se revelado a humanidade através de duas formas primeiro através da consciência Nós lemos isso no capítulo 1 verso 18 e 19 que lá do céu Deus revela a sua.

Existência e o fato de que ele está irado com a humanidade por causa da rebelião que a humanidade manifestou com relação a esta Revelação Então Deus se revela todo homem pela consciência todo homem tem consciência de que há um Deus Deus também se revelou pela criação as coisas criadas a natureza o mundo universo na sua beleza diversidade complexidade no seu propósito na sua profundidade tudo isso fala de um poder inteligente por detrás da realidade.

Visível o mundo não veio a existir ao acaso e matéria não gera matéria do nada nada se produz Então existe alguém anterior a criação alguma coisa anterior à criação alguém pessoal alguém inteligente alguém que tem propósito eterno todo poderoso a criação fala a respeito dessas coisas em seguida Paulo explica que apesar dessa revelação de Deus na consciência e na natureza o homem o ser humano rejeitou essa.

Revelação Nós lemos isso a partir do verso 21 que mesmo tendo conhecimento de Deus os homens preferiram sufocar esse conhecimento e dizendo se sábio se tornaram loucos e começaram a procurar explicações para a existência do mundo para sua própria existência para o funcionamento do universo enfim para as questões básicas da vida sem levar Deus em consideração e Paulo começa a descrever esse processo que começa na mente que rejeita a Deus depois o.

Coração que se escurece depois a consciência que perde a noção e finalmente os homens caem na idolatria eles substituem Deus por outros Deuses e rejeitam Deus soberano que deu a sua revelação seu conhecimento através da natureza e da consciência e Deuses para si mesmos Deus se revela o homem rejeita e agora chegou a vez de Deus do verso 24 que eu li para vocês até o verso 31 Paulo fala da Retribuição.

Deus se revelou o homem rejeitou Deus retribuiu a retribuição de Deus ela está marcada aqui pela repetição três vezes da expressão por isso Deus os entregou verso 24 por isso Deus entregou Tais homens verso 26 por causa disso os entregou Deus a paixões em fames e verso 28 O próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável o que nós.

Vamos começar a ver hoje à noite é exatamente isso que nós chamamos de retribuição ou seja Deus está dando o troco ele se revelou a humanidade rejeitou e agora é a vez de Deus o que é que Deus fez diante da rejeição da humanidade diante da Revelação que ele fez de si mesmo e o que Paulo vai explicar aqui é que a reação de Deus foi entregar a humanidade aos desejos do seu coração foi abandonar a humanidade a corrupção.

Da sua alma foi deixar que a humanidade recebesse aquilo que ela quer ela rejeitou a Deus e fez Deuses para si e Deus então diz tá bem vai ser do jeito que vocês querem e Deus então entrega a humanidade aos seus próprios desejos Eu quero explicar esses dois Versículos com quatro ou cinco pontos aqui que podem ser tirados da passagem o objetivo é que Deus nessa noite nos ajude a entender esta verdade terrível de que.

Nós vivemos debaixo da Ira de Deus e da sua justa Retribuição e que a situação do homem é muito pior do que ele imagina E que qualquer pretensão a mérito ou Justiça própria ou caminho de salvação que dependa do homem é tudo ilusão a realidade é outra vamos começar primeiro com a afirmação de Paulo que está aí no verso 24 de que o coração do homem é cheio de concupiscências veja o que ele.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Diz no verso 24 por isso Deus entregou Tais homens a imundícia pelas concupiscências de seu próprio coração

    A palavra concupiscência ela significa simplesmente desejos e pode ser um desejo bom ou um desejo ruim só que no Novo Testamento essa palavra concupiscência ela sempre é usada para significar desejos ruins ou seja o desejo de ter ou fazer alguma coisa errada uma concupiscência é uma paixão por alguma coisa proibida é o Anseio por.

    Alguma coisa que é contra a natureza de Deus e aqui Paulo está dizendo que o coração do homem ele abriga concupiscências ou esses desejos é assim um coração humano o coração aqui se refere aquilo que nós somos por dentro e de acordo com o que a Bíblia diz aqui em outras passagens nós estamos cheios dessas paixões e desses anseios e desejos por aquilo que não é lícito por.

    Aquilo que é errado mas não foi sempre assim quando Deus criou a raça humana Deus criou os nossos primeiros pais a sua imagem e semelhança em santidade e Inocência embora com a possibilidade de pecarem e eles usaram essa liberdade e se revoltaram contra Deus desobedeceram a ordem de Deus e como resultado ele se precipitaram e também a toda descendência que viria depois dele primeiro no estado de Condenação diante.

    De Deus Deus passou a condenação para Adão e Eva e por extensão a todos aqueles que nascem de Adão e Eva isso significa você e eu já nascemos condenados de baixo da justa condenação de Deus porque Adão e Eva eram nossos representantes então Ao serem condenados Nós também fomos condenados com eles e segundo precipitou a raça humana na corrupção nós herdamos aquela natureza corrompida do primeiro casal nós somos filhos de Adão e Eva já nascemos inclinados ao mal já nascemos com um.

    Coração abrindo desejos errados e esses desejos se manifestam na mais inocente entre aspas criancinha no bebezinho mais e bonitinho né que a gente vê assim cedinho ele vai botar as garrinhas de farinha e você vai ver e quem realmente ele é filho né cedo você vai descobrir que ele é filho de Adão e Eva como você também e como serão os seus filhos também não é então o coração do homem está cheio de concupiscência é assim que.

    Nós vemos a esse mundo nosso coração é inclinado ao mal desejos que estão dentro de nós e que governam o que nós fazemos as nossas escolhas as nossas preferências o caminho que nós queremos tomar a concupiscência dos seus próprios corações Esse é o primeiro ponto é o ponto de partida aqui segundo ponto e que está relacionado com o que vem antes e também até no verso 25 que diz que os homens mudaram a verdade Deus e mentira Essa é a razão pela qual o homem natural no seu estado natural ele rejeita a.

    Revelação que Deus fez de si mesmo Deus se revela a nossa consciência e se revela na natureza como sendo um Deus santo um Deus justo um Deus verdadeiro todo poderoso que demanda a nossa obediência e a nossa submissão mas o nosso coração é cheio de concupiscência nós não queremos nos submeter a um Deus que vai nos condenar naquilo que nós gostamos eu não quero um Deus que vai ficar o tempo todo me dizendo você não pode olhar para a mulher do seu próximo eu não quero um Deus que vai ficar o tempo todo dizendo você tem que ser.

    Honesto você tem que fazer as coisas tudo certinho eu não quero um Deus que vai ficar o tempo todo dizendo você tem que perdoar os seus inimigos você tem que amar você tem que gostar do seu vizinho ninguém quer um Deus desse então a concupiscência do Coração faz com que o homem rejeite o conhecimento de Deus desde o nascimento embora a glória de Deus brigue ao nosso redor na consciência nas coisas criadas o homem não quer saber de Deus ele.

    Rejeita essa revelação que Deus fez de si mesmo na consciência do homem e também em toda a criação e não somente isso pior do que isso o homem muda o conhecimento de Deus ele muda veja o que Paulo disse no verso 23 que os homens mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível Deus se mostra na natureza como sendo diferente da criação ele é o criador ele.

    É incorruptível quer dizer ele não vai se corromper como nós nós vamos morrer o nosso corpo vai para Sepultura e ele vai

    Se decompor Nós vamos corruptíveis né o nosso corpo vai se decompor Deus é incorruptível ele não se decompõe ele não se estraga ele é eterno ele sempre é o mesmo agora os homens pegaram o conhecimento desse Deus e mudaram verso 23 A Glória desse Deus Eterno incorruptível em semelhança da imagem de.

    Homem corruptível os homens preferiram adorar a si mesmos preferiram adorar outros homens preferiram Deuses feitos a sua imagem e semelhança e o que é pior não ficaram só no homem não foram baixando aves quadrúpedes e répteis adorar Os seres irracionais também mudaram a glória de Deus então essa concupiscência essas trevas do coração trazem não somente a rejeição de Deus mas uma mudança não é torceram o.

    Conhecimento de Deus em vez de adorar a Deus eles fizeram Deuses para si e não só isso no verso 24 aliás no verso 25 Paulo diz pois Eles mudaram a verdade de Deus e mentira a palavra mudar aqui no verso 25 é diferente da palavra mudar no verso 23 mudar no verso 23 significa mudar mas mudar no verso 25 é mais do que mudar é travesti.

    Travesti significa você mudar a natureza de uma coisa e reapresentá-la vestida de outra Daí vem o termo que nós conhecemos como travesti um homem que se veste de mulher ou uma mulher que se veste de homem faz cirurgia faz operação o termo vem desse verbo que significa você mudar a natureza de uma coisa e apresentá-la como sendo outra é isso que esse verbo significa que os homens travestiram a verdade de Deus em Mentira.

    Aqui Paulo está se revelando sempre Note que quando ele diz aqui em mentira na língua original quer dizer e mudar a glória de Deus na mentira tem um artigo definido a mentira que mentira Paulo Está se referindo a idolatria essa aqui é a mentira os homens tomaram Deus e travesti o Deus representaram Deus numa forma falsa e que forma falsa é essa Ídolos imagens.

    De homens imagens de animais adoração do sol da lua da estrela que a gente chama de feticismo né adorar árvore adorar Rio adorar montanha os homens mudaram e travestiram a glória de Deus e criaram fizeram para si essas religiões E por que que eles fizeram isso bem porque o homem fabrica Deuses de acordo com a concupiscência do seu coração eles não querem Deus o coração tá cheio de concupiscência por isso que os Deuses.

    Que eles inventaram é só você estudar mitologia grega e estudar os Deuses do Egito estudar os Deuses de Roma estudar os Deuses do paganismo das religiões orientais que Deus e são estes são Na verdade homens com poderes sobre-humanos mas com as paixões humanas Deuses vingativos Deuses cruéis Deus assassinos Deuses vingativos Deuses que imorais que se misturam com os homens e com as mulheres e tem filhos semiDeuses é Deuses que ficam tramando guerras de.

    Poder para quem vai dominar o Panteão dessas divindades segundo a imaginação humana ninguém quer um Deus como Deus que se revela na consciência e na criação porque nós teríamos que nos humilhar diante desse Deus E servi-lo na verdade a escolha é entre você crer nesse Deus e se submeter a ele ou então você tomar o lugar dele e você mesmo declarar que você é Deus e aqueles que você diz que é Deus mas hoje de um.

    Jeito ou de outro o homem sempre estará ajoelhado diante do altar de algum Deus se não for do Deus verdadeiro de um travesti desse Deus que ele mesmo inventou e ele criou é isso que Paulo nos diz aqui o que que Deus fez então primeiro ponto o coração do homem é corrompido e cheio de concupiscência segundo ponto isso leva o homem a mudar a verdade de Deus e travestir Deus como se fosse imagens e ídolos que ele mesmo criou terceiro Deus então entrega o homem.

    Ao seu próprio coração verso 24 por isso aponta para o verso anterior que os homens mudaram a glória do Deus incorruptível por isso porque eles fizeram isso Deus entregou Tais homens a imundícia pelas concupiscências do seu próprio coração já expliquei isso para desonrarem o seu corpo entre si O que que significa isso aqui que Deus entregou Tais homens a imundícia entregar aqui significa.

    Abandonar o pecador ao poder do Pecado em seu coração a figura é mais ou menos essa coração tá cheio de concupiscência mas ninguém é tão ruim ninguém é tão perverso ninguém é tão imoral Quanto poderia ser porque porque Deus refria como é que Deus refria você nasceu num lar e desde que desde cedo me ensinou princípios ele ensinou a verdade você nasceu num país onde a polícia reprime a violência você.

    Nasceu num país onde existe lei existe autoridade você fica com medo de fazer determinadas coisas porque você sabe que se você fizer você vai preso você vai pagar uma multa você pode ser processado Então Deus através das leis dos governantes da polícia através do castigo através da educação através de bons exemplos você teve bons exemplos na sua vida de gente séria de gente boa que foi bem sucedido fazendo bem então Deus usa estas coisas para reprimir a.

    Corrupção do seu coração tá lá seu coração é tão ruim quanto de um estuprador de um traficante de drogas O meu também é cheio de concupiscência Mas por que que eu não sou tão ruim quanto eles Por que que você não é tão ruim como eles que Deus restringe o seu coração ele segura a corrupção do seu coração ele não deixa você ser tão corrupto quanto você pode ser por isso que o castigo de Deus para aqueles que o rejeitam é Deus tirar o pé do freio é Deus simplesmente soltar o freio de.

    Mão abandonar aqui significa tirar as travas e deixar que o pecador vai até o fim no seu pecado significa permitir que o pecado vá até o fim como um ato de julgamento Deus faz isso não é porque ele desistiu da humanidade mas é um ato de julgamento o castigo para o pecado é mais pecado ainda o castigo para o pecado é mais pecado ainda porque Pense numa conta bancária você fica devendo todo mês aí vai.

    Aumentando o juro não é isso o banco não cobra cobra mais não executa aí todo mês vai vai aumentando vai aumentando vai aumentando até chegar o dia do juízo no banco né que você vai ter que resolver aquilo ali é mais ou menos isso Deus diz assim é isso que você quer é assim que você quer viver você me rejeita e quer seguir os seus caminhos segundo os seus Deuses tudo bem vai seguindo o seu caminho mas eu tô anotando aqui tudo que você tá fazendo Tá Estou.

    Anotando e a conta vai aumentando vai aumentando e no dia do juízo a conta que essas pessoas vão dar diante de Deus é muito maior do que se Deus é tivesse refreado as paixões do seu coração quando Deus entrega a humanidade ou uma cultura ou uma raça ou uma pessoa a imundícia isso significa um ato judicial de Deus um ato de condenação de Deus é um ato de julgamento de castigo de Deus contra aquele povo contra aquela raça contra aquele país contra aquela cultura.

    Deus entrega ao seu próprio coração veja particularmente Paulo diz aqui que Deus entregou Tais homens a imundícia imundície é uma palavra grega significa imoralidade sexual Note que ela já existe no coração do homem agora Deus deixa que ela se manifeste no corpo já tinha antes no coração na concupiscência mas agora Deus disse vai em frente e ela então começa a se manifestar.

    Naquilo que Paulo chama de imundícia do seu coração Deus entrega então o homem a essa imundícia deixando de refrear e suas paixões deixando os imorais sem castigo Essa é uma das maneiras que Deus abandona ele deixa o pecador fazer o que ele faz ele não castiga Você já se perguntaram por que que não desse um raio do céu ou não vem um castigo não cai uma pedra em cima um piano em cima de um de um moral.

    Desafiador de Deus o que que a terra não se abre e é porque uma das maneiras pelas quais Deus castiga é deixando de punir porque imagine o pecador que se rejeita rejeita Deus pratica imoralidade Deus castigo o que é que ele vai fazer opa não vou fazer mais Quando Deus não castiga ele faz uma vez viu que não tem castigo Faz de novo vai fazer de novo vai ficar fazendo de novo essa é a diferença do filho de Deus quando o filho de Deus faz ela apanha porque Deus bate nos filhos dele não.

    Bate no filho dos outros né Deus o filho dele Castiga se você desobedecer se você é filho de Deus crente em Jesus Cristo você pular a cerca Deus vai atrás Deus vai pular atrás de você também mas os que não são dele ele vai deixar e o pecador vai se afundando cada vez mais na imoralidade nas trevas do coração e nada acontece aqui Aqui estamos falando aqui mas o dia do juízo está chegando em que Deus vai ajustar contas com ele tá.

    Aumentando acumulando A Ira de Deus para o grande dia do juízo é isso que significa que Deus entrega o homem a imundícia do seu próprio coração essa é a ira de Deus você lembra que nós lemos num verso 18 A Ira de Deus se revela e a gente olha ao redor e disse mas como a ilha de Deus está se revelando a resposta é essa Deus entregando a humanidade aos seus prazeres Deus deixando de castigar Deus deixando de reprimir Deus tirando bons governantes Deus tirando lei justas e.

    Boas Deus tirando a autoridade policial Deus deixa os criminosos os violentos os terroristas os imorais os pedais no mundo e Deus simplesmente está dizendo mas se não foi isso que vocês quiseram na hora que vocês me rejeitaram O que que vocês estavam pensando que ia acontecer eu olho para a sociedade ao redor a nossa cultura cultura ocidental e Eu.

    Vejo claramente o sinal da Ira de Deus sobre nós as leis estão sendo derrubadas o poder policial ninguém acredita mais os bons governantes Onde estão eles a igreja calada e a sociedade se dissolvendo moralmente avança imoralidade cada vez mais aberta e ninguém faz nada ninguém consegue reagir O que é isso senão o sinal da Ira de Deus sobre a nossa civilização.

    Ela está caminhando para o fim atacando para o fim e isso bem diante dos nossos olhos bem diante dos nossos olhos nós estamos vivendo esse período triste da nossa história eu pensei em trazer aqui achei que era relevante de trazer para vocês que essa sempre foi a maneira de Deus Agir o Salmo 81 veja Salmo 81 com o próprio povo dele versus.

    10:12 eu sou o Senhor teu Deus que te tirei da terra do Egito abre bem a boca e te encherei tô lendo o Salmo 81 verso 10 verso 11 mas o meu povo não quis me escutar a voz Israel não me atendeu agora veja o verso 12 assim deixei-o andar na teimosia de seu coração Siga os seus próprios conselhos mesma coisa não é nação de Israel não quis ouvir a voz de Deus eu disse tá bom.

    Onde na teimosia do seu coração Siga os seus próprios conselhos Vai em frente não é isso que você quer Deus fez isso com a própria nação de Israel veja o livro de Ezequiel profeta Ezequiel um texto semelhante Ezequiel Capítulo 14 versos 4 e 5 Deus mandando profeta Ezequiel falar o povo fala com eles e dize-lhes assim diz o senhor qualquer homem da casa de Israel que levantar os.

    Seus Ídolos dentro do seu coração e tentar o tropeço para sua iniquidade e vier ao profeta eu o senhor vindo ele lhe responderei segundo a multidão dos seus Ídolos se um Israelita fosse idólatra tivesse Ídolos no coração e resolvesse na casa de Deus e consultar a Deus sabe o que que Deus ia fazer Deus ia responder como se fosse o ídolo a pessoa vou consultar a Baal e fala.

    Vou falar com rifan reinfan fala eu vou adorar estarrote responde ai eu fui curado por astarote eu fui curado por mal mas quem é que tava por trás Deus olha verso 5 para que eu possa apanhar a casa de Israel no seu próprio coração porque todos se apartaram de mim para seguir os seus Ídolos sabe o que que Deus está dizendo aqui quando vocês me abandonam eu entrego vocês aos seus.

    Ídolos e vocês vão falar com seus livros e os Ídolos vão responder vocês vão fazer oração e o ídolo vai responder você vai pedir cura ele vai dar você vai pedir uma maravilha o ídolo vai fazer sabe quem é que tá fazendo isso eu porque Deus é o único poder que existe o ídolo é falso é claro por que que Deus faz isso exatamente para apanhar o pecador na sua própria armadilha exatamente para apanhar o pecador na sua própria armadilha tá achando isso pesado veja primeiro dessa launicenses carta de Paulo aos Tessalonicenses Capítulo 2.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-jdi0WqRiIs

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem