A Fidelidade e o Zelo na Pregac a o - Steven Lawson

A Fidelidade e o Zelo na Pregac a o - Steven Lawson bem que alegria é para nós nos reunirmos hoje e confio que este será um dia significativo em nossas vidas espirituais em que Deus usará isso até mesmo esta pré-conferência como uma forma de encorajar os nossos corações fortalecer a nossa fé e reavivar as nossas almas peço que você pegue sua Bíblia e abra comigo em segunda Timóteo Capítulo.

A Fidelidade e o Zelo na Pregac a o - Steven Lawson

4 pediram-me para pregar para vocês nessa passagem uma mensagem intitulada prega a palavra é um texto com o qual vocês estão bem familiarizados e Começarei lendo o nosso texto segunda Timóteo Capítulo 4 começando no versículo 1 o apóstolo Paulo ao escrever para o seu jovem filho na fé Timóteo ele também se dirig a cada Timóteo sucessivo ao longo dos séculos ele escreveu o seguinte.

Conjuro-te perante Deus e Cristo Jesus que há de julgar vivos e mortos pela sua manifestação e pelo seu reino prega a palavra Insta quer seja oportuno quer não corrige repreende exorta com toda longanimidade e doutrina pois haverá tempo em que não suportarão a Sã.

Doutrina pelo contrário sercar Sião de mestres segundo as suas próprias cobiças como se que sentindo coceira nos ouvidos e se recusarão a dar ouvidos à verdade entregando-se às fábulas Tu porém sóbrio em todas as coisas suporta as aflições faz o trabalho de um evangelista cumpre cabalmente o teu.

Ministério nestes versículos que nos são bem familiares o apóstolo Paulo dá grande ênfase a importância central da pregação da palavra de Deus costumamos ouvir de dizer o principal é manter o principal como principal e o que temos aqui é o principal para o ministro de Deus o apóstolo Paulo escreveu 13 epístolas que estão no cano das escrituras do novo.

Testamento e com esses Versículos ele chegou à última epístola chegou ao último capítulo chegou aos últimos Versículos e deve abordar o que é de importância não é hora de abordar assuntos secundários Este é um momento em que a morte é iminente para Paulo e ele precisa falar com seu filho na fé Timóteo sobre o que é de suprema importância isso é a pregação da palavra.

De Deus nenhuma igreja Subirá mais alto que o seu púlpito uma igreja pode não viver de acordo com seu púlpito e com a s doutrina que é ensinada nele mas nunca excederá a pregação da palavra de Deus é a pregação da palavra de Deus que define a adoração da igreja pois estabelece quem é Deus e como ele deve ser adorado ela define a agenda para a comunhão e os Ministérios dentro da igreja até mesmo o.

Evangelismo e as missões tudo está e é moldado formado e impulsionado pela pregação da palavra de Deus os puritanos referiam-se a ela como principal meio de graça Existem muitos meios secundários de graça pelos quais a graça Salvadora e santificadora flui até a vida dos indivíduos como resultado da oração da leitura da Bíblia da adoração coletiva e do estudo bíblico em grupos menores.

Existem muitos meios secundários de graça mas existe apenas um meio primário de graça Há apenas uma ponta na lança e essa é a pregação da palavra de Deus E é isso que Paulo está abordando aqui com Timóteo Estas são suas últimas palavras e as últimas palavras devem ser palavras duradouras então ao examinarmos esta passagem no breve tempo que temos para examiná-la quero dividi-la em três partes no verí versículo um vemos a.

Sobriedade desse encargo e no início do Versículo 2 vemos a substância desse encargo Então finalmente nos Versículos 2 a 5 os detalhes desse encargo ele começa com a sobriedade dessa tarefa e ela não poderia ser mais séria não pode ser levada levianamente ele começa dizendo conjuro-te Este é um termo militar usado para designar um oficial.

Comandante que se dirige um subordinado e emite uma acusação ou encargo ao soldado inferior de que ele está sob obrigação de que este é um mandato que está sendo imposto a ele não é opcional não é uma sugestão Mas vincula a consciência e deve ser acatada Então é assim que ele começa eu conjuro-te em seguida ele sobre ele sobe o Tom e.

Diz perante Deus e Cristo Jesus como se essa ordem viesse da própria Trindade conforme eles observam Timóteo e esses Versículos chegam a ele eles chegam com a autoridade de Deus o pai e do próprio Senhor Jesus Cristo isto não poderia ser mais oficial e solene ele então diz que h de julgar E isso se refere ao senhor Jesus Cristo e a palavra julgar literalmente no idioma original significa.

    Separar e Jesus Cristo no último dia separará o ministério de

    Timóteo ele separará o bem do mal ele separará o ouro a prata e as pedras preciosas da Madeira do feno e da Palha haverá uma separação no último dia quando Timóteo estará diante do Senhor Jesus Cristo no tribunal de Cristo é por isso que Tiago diz em Tiago 3 Versículo um meus irmãos não vos.

    Torneis muitos de vós Mestres sabendo que havemos de receber maior juízo e será um juízo mais rigoroso para Timóteo do que mesmo para aqueles a quem ele se dirigirá em sua pregação e isso foi passado através dos séculos para todos os pregadores neste auditório aqui hoje haverá uma responsabilidade mais rigorosa para nós no último dia quando estivermos perante o Senhor e ele julgar o nosso ministério ele separará o.

    Verdadeiro do falso ele ouvirá cada sermão e analisará cada intenção no último dia e assim conforme Paulo escreve isso ele está ele está se dirigindo a Timóteo com algo de extrema importância ele diz ele há de julgar vivos e mortos em outras palavras Timóteo quer você esteja Vivo ou já tenha falecido no momento do retorno de Cristo este Juízo Final do seu ministério de pregação é inevitável já.

    Foi preordenado que você estará no tribunal de Cristo e preste conta do seu ministério ele finalmente acrescenta pela sua manifestação referindo-se ao retorno do senhor e pelo seu reino seu reinado eterno o que Paulo quer que Timóteo veja é o que o senhor quer que vejamos aqui hoje que é impossível imaginar um encargo mais sério.

    Que poderia ser emitido ao homem de Deus do que o que se seguirá agora e assim tendo visto a sobriedade deste encargo ele agora passa para a substância do encargo Qual é a cobrança O que é e começando no Versículo 2 estendendo-se até o Versículo 5 a No verbos imperativos sucessivos eles vê em sucessão rápida nove verbos que estão todos no modo.

    Imperativo o que significa que são ordens a primeira está no início do Versículo 2 prega prega a palavra e de fato serve como o tópico de um parágrafo é como um guarda-chuva que cobre o todo e os oito verbos finais definirão para Timóteo como ele deve pregar a palavra mas ele começa com o próprio encargo que é prega a palavra e assim ele diz começando no Versículo 2 prega a.

    Palavra Esta palavra para pregar é a palavra mais usada no novo testamento para a proclamação e declaração pública da palavra de Deus é para ser feito com fervor e intensidade com urgência e autoridade é assim que timóte deve erguer a voz ele não deve ficar diante dos outros e conversar ele não deve ficar diante dos.

    Outros e compartilhar ele não deve ficar diante dos outros e apenas falar mas deve vir como aralto que foi enviado das cortes do céu enviado para as estradas bhos deste mundo para erguer sua voz e anunciar a mensagem que veio de Deus no primeiro século César tinha os seus aros no palácio e quando havia uma ordem executiva ele convocava esses zalos eles.

    Entravam no palácio o mandato Imperial era dado a mensagem Imperial eles eram enviados para o perímetro do império eles deveriam ir a vilas e aldeias e reunir as pessoas em volta e deveriam erguer erguer a voz e dizer algo assim Ouçam Ouçam agora Roma Teve uma grande Vitória ou César teve um filho assim que a mensagem era entregue.

    Ele retornava ao palácio havia testemunhas que o seguiam para certificar se ele havia sido fiel no

    Cumprimento de seu é isso que a palavra prega significa no dicionário teológico do novo testamento Gustav Frederick escreveu isso sobre o que é um aralto um pregador é um aralto e a forma que essa palavra foi usada no primeiro século significava entregar a mensagem Como ela foi recebida por eles o relatório que eles.

    Dão não se origina deles por trás do aralto está o poder e a autoridade maior o aralto não expressa seus próprios pontos de vista ele é o porta-voz de seu mestre os araos adotam a mente daqueles que os comission e agem Na Autoridade de seus Mestres não cabe ao aralto agir por sua própria iniciativa o aralto é sujeito às instruções.

    Precisas daqu com o aralto não se envolve em negociações enroladas mas retorna a seu mestre depois de entregar sua mensagem ele é simplesmente um instrumento executivo sendo apenas boca de seu mestre o aralto não falsificar a mensagem que foiada por meio deimos de sua própria autoria ele Dev entreg exatamente como foi dada a ele ele deve.

    Cumprir estritamente as palavras e ordens de seu mestre fim da citação é isso que está por trás da palavra grega kerusso prega a palavra Timóteo não tem permissão para pregar qualquer coisa que ele queira pregar Timóteo está ligado a palavra de Deus Timóteo não tem nada a dizer além da palavra de Deus tudo deve.

    Originar-se da palavra de Deus e sabemos o que é a palavra de Deus aqui no final do capítulo 3 Versículo 16 toda a escritura toda a grof chega no idioma português como gráficos escritos não são supostos sonhos visões Caprichos impulsos ou sentimentos místicos que Timóteo deve pregar ele Dev pregar a palavra objetiva do Deus vivo.

    Que foi escrita Preto no Branco que pode ser lida pode ser estudada pode ser analisada pode ser inspecionada pode ser comparada pode ser definida e pode ser escrita prega a palavra jovem e no Versículo anterior Versículo 15 do capítulo 3 é referido como sagradas letras você não pode sair dos escritos você deve permanecer dentro das sagradas letras a santa perfeita inspirada inerrante infalível toda.

    Suficiente oficial imutável e Invencível palavra de Deus ele deve fazer isso porque Como disse Calvino citando Agostinho quando a Bíblia fala Deus fala Deus deve ser ouvido na pregação da palavra de Deus não na cultura não na sociedade não no que está sendo divulgado nas ruas não no resultado de um relatório nominacion a substância do que está sendo pregado.

    Deve vir do céu portanto aqueles de vocês aqui hoje que são pregadores da palavra de Deus Deus não está interessado na sua criatividade ele não está interessado na sua originalidade ele requer sua precisão e exige sua conformidade com o padrão das sã palavras Charles Hon spon que anos atrás pregou nessa cidade disse estou contente.

    Em viver e morrer como um mero repetidor da Verdade bíblica Charles hod disse isso depois de 50 anos como editor da revisão teológica da de prinston ele disse nunca tive um pensamento original em outras palavras ele ensinou apenas o que está nas escrituras se for novo não é verdade a nova verdade é uma velha heresia devemos nos ater aos velhos caminhos da palavra.

    De Deus bem chegamos agora ao terceiro ponto aos detalhes deste encargo restam oito imperativos e eles eles são mandamentos para Timóteo e para todo pregador não importa em que continente ele pregue não importa em que século ele viva não importa em que cidade ele ministre e o que quero dizer antes de olharmos esses oito de uma forma bem rápida é que é importante para Deus como.

    A sua palavra pregada não é apenas o que dizemos como dizemos isso também é importante para Deus nenhum pregador é livre para Reinventar a pregação e reformulá-la em suas próprias ideias sobre o que a pregação deveria ser ele deve seguir o livro existe o princípio regulador da adoração existe o princípio regulador naquilo que é o cerne do culto.

    De adoração que é a pregação da palavra de Deus Então vamos dar uma olhada nisso rapidamente o primeiro específico está nos Versículo no Versículo dois estejam preparados esteja preparado quer seja oportuno quer não a palavra significa estar sempre pronto para pregar a palavra de Deus quando desci para tomar café da manhã sentei-me algumas pessoas que fazem parte da conferência me disseram.

    Do outro lado da sala de jantar você está preparado eu disse se nasci preparado sento-me preparado vivo preparado é assim que o pregador deve ser ele deve estar sempre preparado e ele diz quer seja oportuno quer não essa é uma expressão eufemística para o dia todo todos os dias não há outra época senão dentro ou fora de época essa é uma maneira de dizer 24x 7 7 dias por semana 24 horas por dia você deve estar.

    Preparado para pregar e está preparado para pregar nos bons e maus momentos quando as pessoas querem e quando as pessoas não querem quando isso te tornará popular e quando te fará perseguido quando você será aplaudido e quando você será preso você deve estar preparado em todos os momentos com energia se possível pronto para pregar a palavra de Deus e fala da ânsia do fogo nos ossos do pregador ele está carregado preparado e pronto.

    Para pregar a palavra de Deus o próximo verbo é corrige e esta palavra significa expor o pecado na vida do ouvinte trazer o pecado à luz isto exige que a pregação exponha o pecado o pecado no coração o pecado na língua o pecado na atitude o pecado nos pensamentos o pecado nos atos o pecado nas ações pecado nas reações não estamos.

    Tentando vencer um concurso de popularidade e como Lutero disse uma vez ou a sua congregação odiará o seu próprio pecado ou acabará por odiar o pregador sendo assim deve haver a exposição do pecado e então a próxima palavra repreende isso traz confronto ao pecador em seu pecado significa repreender o pecador alertar sobre as consequências dolorosas se continuarmos neste caminho ao.

    Pregar você deve adverti-las dos seus erros deve parar e dizer-lhes que o pecado deve ser interrompido o próximo verbo é exorta isso significa chamá-los ao arrependimento chamá-los a se separarem da prática do Pecado e-os a responder à graça de Deus que está sendo oferecida a eles além de rogar a eles e persuadi-los a buscar a.

    Santidade e convocá-los e convidá-los até mesmo obrigá-los a responder a verdade da palavra de Deus se não há exortação não há prega aa mer deve haver exorta certa vez um jovem procurou Martin Jes e dis Qual é a diferença entre ensinar e pregar e Jes dis jovem.

    Se você tiver que me perguntar a diferena entre ensinar e pregar fica óbvio que você nunca ouviu uma pregação porque se você já ouviu uma pregação Você sabe a diferenç entre a mera informação e um apelo a transformação Esse é o elemento convincente de toda pregação verdadeira o pregador deve ser como um advogado no tribunal que chama testemunha ao tribunal e apresenta suas.

    Provas mas no final do julgamento dirige-se ao j e pede o veredito É ISO que a ex verit ação do ouvinte como você responderá hoje a verdade da palavra de Deus que está sendo apresentada exorta E então diz com toda a longanimidade a palavra toda com toda a longanimidade e longanimidade aqui não é.

    A ideia que normalmente associamos a paciência de alguém digamos esperando por um ônibus e o ônibus está atrasado e você simplesmente começa bater os pés e você precisa ter paciência e esperar o o ônibus não é uma palavra grega que significa suportar a pressão que você Permaneça firme na pregação da palavra em meio à dificuldades e aflições que você Permaneça firme na pregação da palavra de Deus mesmo diante da.

    Oposição que vir contra você que você é longânimo no ministério da palavra então ele acrescenta e doutrina se eles se opuserem a suas instruções então dê mais instruções é o que ele está dizendo aqui para ensinar a Sã Doutrina para ensinar uma teologia forte para ensinar o conselho completo de Deus como ve pregação é a teologia em.

    Chamas é para isso que Timóteo está sendo instruído e assim o próximo verbo imperativo só aparece no Versículo 5 os versículos 3 e 4 são a preparação para o Versículo 5 e assim para começar no Versículo 3 pois haverá tempo e certamente ocorreu durante a vida de Timóteo em que não suportarão a s doutrina não está falando sobre pessoas do mundo ele está falando sobre a igreja ele está falando sobre os oficiais da igreja ele está.

    Falando sobre a igreja que está sentada no banco que não suportarão a Sã Doutrina eles não vão tolerável de mestres segundo as suas próprias cobiças quero dizer o mundo não está fazendo isso é a igreja que está fazendo isso em Essência quem tem feito isso é o comitê do púlpito eles estão cercando para si mesmos eles estão reunindo pregadores para o próprio ego.

    Até finalmente conseguirem um que lhes agrade eles demitem o pregador bíblico e passam por pregadores bíblicos até encontrarem um que faça cócegas em seus ouvidos Versículo 4 e se recusarão a dar ouvidos é uma palavra muito dramática significa uma fratura exposta eles se recusarão tanto a pregação da palavra de Deus que é como se perdessem a cabeça Eles simplesmente não querem nem.

    Ouvir Versículo 5 Tu porém e isso é bem direto isso é bem enfático tu Jovem tu Timóteo pregador tu homem de Deus ser sóbrio isso significa permanecer equilibrado no meio da da Guerra em que você se encontra não fique intoxicado com o espírito deste mundo não fique sob.

    A influência da lisonja deles a fim de tentar manipulá-lo redirecionar a sua pregação não sucumba ao vinho que eles querem que você preg sóbrio então el diz suporta as aflições Essa é a sexta ordem por ele diria suporta as aflições porque é isso que vai acontecer se você pregar todo o conselho de Deus isso é o que acontecerá se você.

    Pregar a Sã Doutrina e a palavra signica Sr é perigoso ser um pregador da palavra de Deus um pregador na América disse o problema com os pregadores hoje é que ninguém mais quer matá-los eles são todos caras legais eles são diretores de marke eles são celebridades populares não você precisa suportar as aflições Porque elas estão vindo Há controvérsias.

    E crises inevitáveis quando a palavra de Deus é pregada basta olhar para a reforma Foi uma foi uma era de controvérsia agitação e turbulência conforme a palavra de Deus era pregada veja era puritana meu Deus 2000 pregadores foram expulsos de seus púlpitos num dia 24 de agosto de 162 dia da.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=XwFLzPrHS7M

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem