GÊNESIS - ESTUDO BÍBLICO COMPLETO #01 - Palavra

GÊNESIS - ESTUDO BÍBLICO COMPLETO #01 - Palavra Olá bem-vindo ao encontro com a palavra um programa feito para ajudá-lo a compreender a bíblia e aplicar as suas verdades na sua vida fico feliz e honrado por você ter escolhido estar com a gente hoje se você puder convide outras pessoas para se juntarem a nós nesses estudos do salmo 119 versículo 160 temos um relato sobre as escrituras que diz o seguinte as duas palavras são em tudo verdade desde o princípio isso quer dizer que quando viermos até as.

Escrituras procurando pela verdade devemos procurar pela verdade plena não qualquer verdade a grande verdade o âmago a essência de toda a verdade o que Deus quer dizer com isso qual é a completa e conclusiva a mensagem de Deus aqui no mesmo espírito abra sua bíblia e leia vários livros e especialmente o novo testamento procurando pelo que podemos chamar de o argumento do livro livros como romanos hebreus tem um ar é interessante eles têm uma tese que.

Está por toda a parte do livro da primeira à última palavra antigamente até o século 16 não existe essa divisão de capítulos e versículos na bíblia um cardeal católico romano chamado o caro foi quem dividiu a bíblia em capítulos no século 16 isso significa como você já deve ter notado que o apóstolo paulo nunca ouviu falar em primeira coríntios capítulo 10 verso 13 porque quando ele escreveu a carta de corinto ele não sabia que ela seria dividido em capítulos e versículos séculos mais.

Tarde às vezes os capítulos e versículos são muito úteis e convenientes mas às vezes eles podem quebrar a sua linha de raciocínio e fazer com que você perca a verdade que o autor do livro está tentando mostrar por isso tente encontrar o argumento do livro sempre considere o contexto das passagens da escritura uma das melhores maneiras de mentir é disfarçar a ver e o relatar a verdade fora do contexto ou ainda contar apenas uma parte da.

Verdade mudando o contexto das escrituras você pode usar mas para provar qualquer coisa que quiser qualquer ponto de vista por isso sempre considere o contexto de uma passagem das escrituras todas essas informações que estão compartilhando com você sobre a bíblia podem abrir o seu entendimento e eu também estou orando para que você possa entrar na palavra de Deus e deixar a palavra de Deus entrar em você sabe eu gostaria agora de começar o estudo do primeiro livro da bíblia o livro de gênesis o livro de gênesis fala sobre.

Começo a palavra gênesis o nome desse livro é como a palavra genética tem a ver com o início porque Deus começa a bíblia será em falando do início da origem das coisas no livro de gênesis Deus nos fala de muitas coisas como elas eram porque ele quer que nós comprei as coisas como elas são eu acredito que Jesus nos da chave do livro de gênesis em mateus capítulo 19 as pessoas vieram.

GÊNESIS - ESTUDO BÍBLICO COMPLETO #01

Até Jesus e perguntaram sobre casamento quando eles fizeram as suas perguntas Jesus disse se vocês quiserem entender o casamento como ele é volte estúdio o casamento como ele era vata e moisés ur gênesis e faço a pergunta qual era a intenção de Deus quando criou o homem ea mulher estuda e o casamento como ele era no princípio desse Jesus e vocês vão entender o casamento como ele é para mim essa é a chave do livro de gênesis sabe eu acredito que devemos abordar o livro.

De gênesis a partir dessa perspectiva a sul do após assunto é discutido no livro de gênesis mostrando como era no princípio a medida que você encontrar esses assuntos no livro de gênesis leia esse faça essas perguntas Deus o que é que tu estás escrevendo aqui como era no princípio e eu possa apreciar entender como isso realmente é eu gostaria de sugerir que você faça uma leitura geral do livro de gênesis a partir dessa perspectiva.

Primeiramente no livro de gênesis Deus nos fala pouco sobre a criação e como ela aconteceu como já mencionamos existem 1189 capítulos na bíblia e somente um capítulo e-mail tratam da criação mas se você conversar com algum intelectual sobre a bíblia você acaba achando que a questão da criação é o único assunto do qual a bíblia trata ela trata da criação muito rapidamente pouco apenas um capítulo e meio mas porque.

Afinal a bíblia fala sobre a criação porque Deus nos contam um pouquinho sobre a criação no livro de gênesis creio que Deus nos revela um pouco sobre como foi a criação porque ele sabe que um dia assim como davi chegando e usar um lugar onde iremos sentir necessidade de um ato de criação bem dentro de nós eu vi falhou miseravelmente e quando ele fez isso melhorou assim cria em mim um coração novo ao senhor e renova o meu.

Espírito o que davi estava dizendo no salmo 51 e 10 era simplesmente isso Deus eu preciso de um ato de criação do meu coração se o senhor não criar alguma coisa em mim que não estava em mim quando eu nasci eu vou falhar de novo e de novo e de novo Deus eu preciso de um ato de criação quando Jesus falou sobre o nascer de novo ele disse você precisa nascer novamente porque o que dá ser da carne é apenas carne quando os apóstolos.

Comentaram sobre o ensinamento de Jesus sobre nascer de novo eles chamaram essa essência de criação quem estiver em Jesus cristo nova criatura é as coisas velhas já passaram eis que tudo se fez novo Deus fez um ato de criação no coração do homem que nasceu de novo e essa é a criação como ela é quando finalmente percebemos que precisamos esse ato de criação eu acredito que Deus quer que saibamos que somente ele pode fazer isso que devemos nos voltar para ele em busca desse ato de criação Deus quer que nós entendamos o conflito das.

    Relações entre as nações por exemplo ele quer que entendamos o conflito como ele é de fato por isso o capítulo 4 do livro

    De gênesis fala sobre conflito como ele era no princípio do capítulo 6 ao 9 de gênesis Deus fala sobre a catástrofe como ela era no princípio então entenderemos a catástrofe como ela é hoje Deus destruiu o mundo inteiro esse foi chamado de dilúvio nos capítulos 6 a 9 encontramos a história de noé e o dilúvio esse é um bom ponto para.

    Descobrir que o melhor comentário sobre a bíblia é a própria bíblia o novo testamento nos fornece um comentário sobre a história de noé e o dilúvio Jesus toca nesse assunto duas vezes e ele faz uma comparação com a sua segunda vinda o apóstolo que escreveu o livro de hebreus diz que isso é uma figura da fé o autor de hebreus se concentra na fé de noé e diz que essa é a lição que devemos aprender dessa história de catástrofe o apóstolo pedro comparo de novo e com a salvação ele.

    Disse que não é abrir a arca para as pessoas e dizia você pode entrar nessa arca e ser salvo esse é um grande símbolo daquilo que chamamos hoje de salvação quando lemos sobre noé e o dilúvio estamos vendo sobre a catástrofe como ela era no princípio faça se essa pergunta o que é que está sendo descrito aqui o que é que Deus quer que eu entenda com isso eu creio que você ver a aplicação dessa história na sua vida no livro de gênesis temos também aliança.

    Entre Deus e ohomem é o fenômeno de Deus vindo até o homem para fazer uma aliança isso acontece ao longo de toda a bíblia quando Jesus encontram os apóstolos ele disse e eu farei siga-me essa é a sua parte eu o farei essa é a minha parte isso é uma aliança um acordo Deus faz alianças assim com a gente esse é o significado da expressão velho testamento antiga aliança e da expressão novo testamento que significa nova aliança a velha aliança é coreia em mim quando eu digo.

    Que vou fazer algo a respeito da separação entre o homem e Deus porque Jesus está vindo a nova aliança é creia em mim quando eu digo que fiz algo a respeito da separação entre o homem e Deus porque Jesus veio Deus quer que entremos em uma aliança de fé com ele uma aliança como ela era no princípio pois assim podemos entender a aliança como ela é e só aparece no livro de gênesis capítulo 9 no fim da história do dilúvio e no décimo primeiro capítulo de gênesis temos uma história muito interessante temos os homens se reunindo Deus olha.

    Para baixo disso olha aqueles perverso se juntando lindo suas tecnologias e seus cérebros achando que se estiverem unidos não há nada que não possam realizar então Deus disse acho que vou acabar com isso aí então ele desce destroem tudo na história da torre de babel o que Deus está tentando nos mostrar acho que ele está nos mostrando algo muito significativo parece que por séculos Deus esteja impedindo o homem desse unir expandir sua tecnologia Deus.

    Deliberadamente confundido todos velas ele dividiu as línguas para que não fosse possível a comunicação não é interessante que agora no século 21 parece que Deus tirou o pé do freio e permitiu que o homem se unissem novamente sabe comunicação transportes e tecnologia está em une do mundo inteiro não há quase nada que um homem não esteja a tecnologia hoje ele tem o poder para destruir assim mesmo resultado da união dos cérebros não universidade de.

    Princeton durante a segunda guerra mundial um grupo de pessoas das mais inteligentes do mundo se juntou para fabricar a bomba atômica agora a tecnologia humana realmente resultou em algumas coisas fenomenais é interessante quando voltamos ao livro de gênesis quando o homem começou a se unir Deus disse espere aí tem algumas coisas que eu quero fazer primeiro ele então me envia o abraão e daí temos aquele período de dois mil anos da história então mais tarde Deus parece estar.

    Tirando o pé do freio e dizendo tudo bem vai em frente junto e se faço o que quiserem será possível que o mundo gire para cima ou para baixo dependendo da nossa filosofia porque Deus permitiu que o homem se juntasse o que Deus os dias no décimo primeiro capítulo de gênesis e quando lembro gênesis capítulo 12 encontramos três personagens abraão jacó e josé Deus nos diz muita coisa através.

    Do estudo dos personagens Deus quer que entendamos a fé a fé é muito muito

    Importante por isso Deus nos conta a história de um homem chamado abraão Deus queria que entendêssemos o que estamos hoje de crise de identidade por isso ele nos contou a história de jacó Deus queria que soubéssemos que ele está no comando e que ele é soberano nas circunstâncias em nossas vidas por isso ele nos contou a história de josé bem essa é uma visão geral do livro de.

    Gênesis quando você estiver lendo livro de gênesis procure observar as coisas como elas eram no princípio e toda vez que você encontrar o livro de gênesis e escrevendo alguma coisa com ela era no princípio pergunte-se o que Deus está me dizendo agora o que é que Deus quer que eu saiba o que ele me falou sobre isso no livro de gênesis agora estamos realmente começando nosso estudo da bíblia eu gostaria de desafiar lá fazer três coisas primeiro tenha certeza que não perder nossas aulas e.

    Peça a sua cópia da apostila de estudos a segunda coisa é convidar seus amigos e sua família para participar desse importante o estudo finalmente comece agora se você ainda não começou a ler o livro de gênesis e lembre-se de fazer as seguintes perguntas o que isso quer dizer que o que isso significa para mim ou o que Deus quer que eu faça com o que eu estou aprendendo pense nisso e até o nosso próximo programa.

    e a lição de hoje vamos começar nosso estudo do livro de gênesis examinando o que Deus nos diz sobre a criação portanto muito bem vindo a mais um programa encontro com a palavra estamos iniciando o estudo completo da bíblia de gênesis ao apocalipse fico muito feliz por você ter me escolhido participar da lição de hoje afinal estamos estudando livro mais importante do mundo bem vindo ao programa encontro com a palavra de hoje a palavra gênesis o nome do.

    Primeiro livro da bíblia significa algo como gênese ou o início como dissemos em nossa última lição esse livro não foi escrito somente para revelar como as coisas vieram a existir afinal Deus não nos deve explicações esse livro nos fala da origem das coisas porque Deus quer que a gente entenda como tudo começou isso também vale para todos os assuntos que vamos estudar no livro de gênesis e claro Deus isso um bando alguma coisa sobre a criação do.

    Primeiro capítulo de gênesis temos essas palavras no princípio Deus criou os céus ea terra a terra porém estava sem forma e vazia havia trevas sobre a face do abismo eo espírito de Deus pairava sobre as águas disso e também Deus povoense as águas e enxames de seres viventes e voem as aves sobre a terra sobre o firmamento dos céus criou pois Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam os quais povoaram.

    As águas segundo as suas espécies e todas as áreas segundo as suas espécies também e viu Deus que isso era bom também disse Deus façamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhança tenha ele domínio sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus sobre os animais domésticos sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra criou Deus pois o homem a imagem à imagem de Deus o criou homem e mulher os criou e Deus os abençoou e.

    Lhes disse sede fecundos multiplicai-vos e enchei a terra viu Deus tudo quanto fizeram e eis que era muito bom esse assunto da criação é o assunto mais popular dentro do livro de gênesis e você participar de uma discussão sobre região de uma universidade parece que a bíblia não fala de outra coisa que não seja a criação a criação é o que mais os universitários gostam de discutir quando se trata de religião existem dois pensamentos e extremos quando o assunto é a criação primeiro temos a posição do.

    Cientista que diz que a criação como foi narrada no livro de gênesis não é sente ficar mente confiável por isso eles rejeita a bíblia como palavra inspirada de Deus a outra posição que é o oposto da primeira é a do cliente conservador que aborda o assunto com uma outra pergunta a ciência biblicamente confiável e dizem ma e a bíblia não está sujeito a julgamento a ciência é que está a questão aqui não é se a bíblia é científica mas sim se a ciência é bíblica essa é a questão a.

    Bíblia ea ciência são compatíveis quando a bíblia aborda um assunto como a criação esta é a verdadeira questão aqui e é uma questão muito popular precisamos colocar algumas coisas em perspectiva agora primeiramente se você pensar em termos de ciência e incomuns cientista é se você pensar sobre os métodos do cientista como ele própolis definir você pode chegar a algumas conclusões você vai acabar chegando a essa pergunta será possível um cientista a crer em Deus e continuar sendo o cientista baseado na.

    Maneira com que os cientistas definem por conta própria os parâmetros dos métodos da ciência nós temos aqui uma questão interessante com certeza um cientista pode ser teísta muito cientista são teísta é mas baseado na definição que eles próprios têm do método científico parece que quando um cientista é teísta ele não está sendo científico ou não está sendo teísta quando é cientista teísta é aquele que acredita em Deus os.

    Cientistas lidam com dados ou fenômenos que podem ser observados eles lidam com dados que podem ser estudados objectivamente baseados nas observações desses dados eles fazem experimentos em seguida eles tiram conclusões e fazem aplicações é isso que significa ser científico e utilizar métodos científicos a um senso comum novamente de que quando um cientista expressa a fé ele não está sendo científico a escritura diz em hebreus capítulo 11.

    Verso 6 sem fé é impossível agradar a Deus porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e se verso não diz que a menos que você seja um cientista você não poder agradar a Deus em si só pode ser aproximar de Deus se você for um cientista Deus não tem um plano especial de salvação para cientistas os cientistas tem que chegar a Deus do mesmo jeito que todo mundo tem pela fé e a fé que nos leva a Deus e e torna possível então que vemos ter uma vida que agrade a Deus até um dom de.

    Deus novamente de seu dizer o seguinte baseado na maneira com que alguns cientistas escrevem o funcionamento dos métodos científicos quando o cientista recebe o dom da fé como qualquer outra pessoa quando ele crer no sobrenatural quando ele chega a conhecer a Deus e viver uma vida que agrade a Deus quando ele chega isso ele não está sendo científico literalmente falando veja Deus é um espírito e aqueles que o adoram e chega uma conhecê-lo conhecem e adoram a Deus na dimensão espiritual da.

    Vida esse não é o método da ciência resumindo quando abordamos o assunto da criação através de um ato direto de Deus quando falamos sobre o assunto Deus e quando mencionamos o sobrenatural a revelação e o milagroso não estamos no campo da ciência qualquer cientista pode me confirmar isso considerando tudo isso eu gostaria de traçar alguns paralelos acho que existem alguns paralelos muito interessantes entre o que os gênesis diz sobre a criação ea origem de tudo e o que muitos cientistas acreditam sobre a.

    Origem de todas as coisas eu creio que há vários paralelos aqui ali e muitas diferenças agudas baseado na nossa introdução a bíblia para ler sobre a criação devemos agir como agiríamos para ver todos os capítulos da bíblia fazendo as seguintes perguntas o que está escrito o que quer dizer e o que significa para mim ao responder à primeira pergunta o que está escrito sobre a criação uma das palavras que você deve estudar e observar cuidadosamente e a palavra traduzida como criar o criou essa é a palavra.

    Hebraica mara e essa palavra mora a palavra usada é só encontrado três vezes nesse relato da criação no princípio Deus criou e depois na água ele cria e depois ele cria o homem no princípio houve um ato de barra o criação e como resultado desse primeiro o ato de criação tivemos o firmamento que significa universo ea terra essa terra tem o poder de produzir toda a vida vegetal tudo que veio depois.

    Foi um resultado daquele primeiro o ato de criação ou bar o segundo ato de criação acontece na água aí é encontrado no verso 21 do capítulo 1 de gênesis o resultado desse segundo o ato de criação ea vida animal depois veio o terceiro ato de criação que trouxe as pessoas a terra mas vamos observar um detalhe entre esses três atos de barras ou criação o relato do gênesis sobre a criação usa palavras que realmente poderiam ser descritas como.

    Desenvolvimento e mudança está escrito no princípio Deus que a terra quando ele criou os céus ea terra eles não tinham forma era um vazio era úmidos escuros e profundos no segundo verso do relato da criação em gênesis capítulo não leva os que o espírito de Deus começou a se mover por sobre essa criação agora entre os versos 1 e 2 o primeiro capítulo de gênesis muitas pessoas injetam uma teoria é a chamada teoria da catástrofe eles dizem.

    Que alguma coisa aconteceu após o verso um que destruiu completamente a primeira criação por isso Deus teve de fazer outra criação eles acham que Deus não poderia criar uma coisa que fosse sem forma e vazia úmida e escura e profunda nesse ponto é preciso uma certa prática como estudioso da bíblia passa-se a seguinte pergunta o que está escrito francamente eu não está escrito que houve uma catástrofe e também não disse que ia algo aconteceu com aquela criação que a deixou sem forma e vazia isso ali que ela era sem forma e vazia era um.

    Caos os teólogos e dizer-lhe disso realmente está escrito que o espírito de Deus começou a se mover sobre essa criação e a desenvolvê-la e a manipulá-la ea transformá-la em gênesis 1 entre os versos 1 e 21 lemos palavras como dividida reunida e apareça por exemplo ela disse que a terra seca apareceu a terra seca não foi criada quando ela apareceu ela foi criado no princípio e aparentemente estava debaixo da água e o.

    Certo momento quando Deus dividiu as águas das águas a terra seca apareceu é interessante que os cientistas como paleontólogos e geólogos tem certeza que a terra inteira esteve debaixo da água e interessante como a ciência faz um paralelo neste ponto com o relato do gênesis a palavra barra o criar significa fazer alguma coisa a partir do nada não havia absolutamente nada então Deus fez esse esse bar.

    E essas palavras em gênesis depois do verso 1 até o verso 21 são palavras que significam isso mudar a forma daquilo que já existe isso não é criação de acordo com a palavra hebraica para o primeiro ato de criação apesar de ter produzido o universo a terra e toda a vida vegetal não produziu vida animal portanto foi necessário o outro o ato de para na água novamente os cientistas parecem ter muita certeza de que a vida.

    Animal começou a água e é isso que o relato de gênesis dias exatamente tinha de haver um terceiro ato separado da criação tem de haver um terceiro ato de barra porque a vida animal não originou a vida humana quando chegamos aos versos 26 e 27 lemos sobre a terceira vez que Deus criou o resultado desse 3º o ato de criação foi o homem quando estudamos seriamente o relato de gênesis sobre a criação verso por verso então consideramos a tese do evolucionista teu.

    Nós somos que o relato biogénesis prince o3 lacunas da teoria da evolução por três vezes o relato de gênesis Deus criou nesses três lugares em que o genesis nos diz que Deus criou o evolucionista teu luta para apresentar respostas às suas três lacunas vazias leia o primeiro capítulo de gênesis e observe cuidadosamente a história da criação Deus criou e ele ainda pode.

    Criar hoje ele quer criar em você um coração novo se você está acompanhando o programa achou todo mundo interessante mas acha que se você morresse hoje não iria para junto de Deus porque ele ainda não criou um coração novo e você sabe eu quero lhe convidar para que você fale com Deus agora diga comigo Deus eu sei que eu preciso do teu poder de criação na minha vida Deus criador do céu e da terra eu quero te conhecer e eu quero que seja criada em mim o novo.

    Coração eu jogo de Deus me ajude a a seguir o teu caminho se você fez essa oração entre em contato conosco hoje mesmo queremos mostrar como você pode conhecer o criador do universo como seu pai celestial nós temos um folheto muito especial para você entra em contato conosco endereço é anunciado daqui a pouco até o nosso próximo programa seja bem vindo a mais um programa encontro com a palavra acabamos iniciar um estudo do primeiro livro da bíblia o.

    Livro de gênesis ao final do nosso último estudo eu estava comparando um relato bíblico da criação com a evolução ateísta seria bom você fazer algumas observações quando ler o primeiro capítulo de gênesis e estudar a criação a luz desse livro a fim de chegar a certas conclusões interessantes observe primeiramente o seguinte o relato da criação de gênesis registra tudo que existe hoje tudo é resultado de três atos principais e criação da parte de Deus aguenta mutação e desenvolvimento.

    Entre esses três atos de criação depois desses atos originais da criação o espírito de Deus continua a manipular mudar de desenvolver essa criação existe um paralelo entre o relato da criação e aquilo que muitos cientistas acreditam os cientistas estudam uma a dívida que existem hoje e observam as suas mudanças e desenvolvimento e então dizem isso existe a vida se desenvolve isso evolui isso sofre mudança alguns.

    AVISO LEGAL: Nesta descrição contém links de afiliados, o que significa que se você clicar em um dos links do produto, receberei uma pequena comissão. Isso ajuda a apoiar o canal e nos permite continuar a fazer vídeos como este.Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal. Para download, consulte o canal do autor:https://www.youtube.com/watch?v=JXsoGgQqLm0

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem