O CASAMENTO DO CRENTE - Hernandes Dias Lopes

O CASAMENTO DO CRENTE - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes meus amados vamos abrir a palavra de Deus livro de Gênesis Capítulo 2 Gênesis Capítulo 2 verso 20 e qu hoje não vou pregar um sermão expositivo como é meu hábito.

O CASAMENTO DO CRENTE - Hernandes Dias Lopes

Fazê-lo mas um assunto temático eh conforme foi dito vamos falar sobre os mitos do casamento então vamos ler esse texto Gênesis 2:24 que diz assim por isso deixa o homem pai e mãe e se une a sua mulher tornando-se os dois uma só carne Walter trobes no seu livro eu amo você conta uma história engraçada ele diz que quando Deus criou o homem a mulher Adão e.

Eva que Adão então ao dormir e passar pela primeira cirurgia da história acorda ser uma costela mas eu ame universo diante dele só tinha ela é bem verdade mas então ele vai paraa casa feliz da vida feliz da vida diz Walter throbs na sua história que passada uma semana o Adão volta.

Cabis baixo macambúzio triste e diz assim para Deus Deus eu vim devolver essa mulher eu não dou conta ela fala muito chora por qualquer coisa então eu não dou conta então vim devolver aí diz a história que Deus diz Mas é isso mesmo Adão que você quer mas é sim senhor é isso que eu quero não dou conta não tá bom tudo bem o Adão voltou aliviado passada uma semana lá vem o.

Adão de volta triste ma cambu disse Deus eu eu eu eu pensei melhor e a minha vida ficou muito vazia sem a minha mulher eu não sei viver sem ela eu queria pedir o senhor para me devolvê-la aí diz a história que Deus Perguntou mas é isso que você quer Adão é isso mesmo é senhor é isso que eu quero eu não sei viver sem ela não Adão voltou feliz da vida com sua mulher para casa passado uma semana lá vem o Adão.

Triste macu surbo Deus eu pensei bem agora é definitivo eu não dou conta mesmo eu vim devolver agora é definitivo não dá certo mesmo é então diz a história que Deus diz assim para Adão Adão você não sabe viver sem ela você vai ter que aprender a viver com ela e aí começa então a saga do.

Casamento a ideia de que casaram e foram felizes para sempre é tema de novela e de filme Mas não é verdade na vida real a felicidade conjugal não é automática quando você vê um casal feliz que tem uma vida conjugal equilibrada sensata bonita por trás tem muito.

Trabalho tem boa comunicação tem paciência tem amor tem perdão tem compreensão tem apoio tem Recomeço Então hoje eu queria olhar e ver alguns mitos que ainda hoje as pessoas mantém sobre casamento o texto aqui retrata três características de um casamento primeiro o casamento ele é heterossexual por isso deixa o homem seu pai e sua mãe se une a sua a mulher então é um homem e uma mulher é um.

Masculino e um feminino segundo esse casamento aqui é monogâmico deixa o homem seu pai e sua mãe e se une à sua mulher e não a suas mulheres então tanto a poligenia um homem ter mais de uma mulher quanto a poliandria uma mulher ter mais de um homem tá fora do projeto de Deus terceiro o casamento éo somático os dois se tornam uma só carne O que significa que o sexo antes do casamento.

Tá fora do padrão de Deus o sexo fora do casamento está fora do padrão de Deus mas o sexo no casamento é uma ordenança de Deus os dois se tornam uma só carne Mas uma vez esse casal junto casados quais os mitos que é preciso evitar para não criar confusão para não criar expectativas irreais Então vamos lá primeiro.

Mito primeiro mito é que o amor romântico é suficiente para fazer um casamento feliz Às vezes as pessoas ficam preocupadas com o chamado amor romântico é aquela aquela chama que arde é aquela taquicardia é aquele brilho nos olhos tudo isso é bom isso é importante mas o casamento não pode estar construído só em cima disso que esse amor vai precisar de algo mais sólido mais.

Consistente Reverendo Adão Carlos do Nascimento Um eminente Ministro do Evangelho amigo muito querido num dos seus livros ele diz o seguinte o que sustenta o casamento é o compromisso porque pode ser que na jornada da caminhada conjugal o tanque desse sentimento esteja vazio quase tem hora que você quase que precisa andar na reserva porém o compromisso mantém o casamento intacto de pé é preciso.

ISSO PODE TE INTERESSAR:

    Compromisso aceitação investimento

    Ajuste perdão coração o casamento precisa constantemente de mudanças positivas eu não sei se você já perceber isso às vezes o casal tá passando uma crise uma crise uma crise percebendo que não tá bem mas não toma medida não toma medida até a hora que um resolve pula fora aí o outro entra em desespero .

    Quer mudar por favor não espere uma crise bater a porta para ter mudanças positivas não permita que a crise desande a relação para acordar pra vida todos nós estamos a caminho todos nós precisamos melhorar todos nós precisamos construir a base para um casamento feliz não tem ninguém pronto e acabado então achar que essa chama.

    Sentimental vai nutrir essa relação Isso vai ser problema é preciso cultivar amizade carinho respeito elogio romantismo ao longo da vida ao longo da vida então vamos ao segundo mito a chave pro casamento feliz é encontrar a pessoa certa já encontrou gente assim já casou não Ainda não por que não casou ainda tô procurando a.

    Pessoa certa onde tá essa pessoa qual o endereço dela me dá o CPF dela vamos lá A questão não é essa procurar a pessoa certa porque quando eu digo eu tô procurando a pessoa certa eu tô passando tacitamente a ideia de que eu sou uma pessoa certa eu já tô pronto e acabado o outro que tem se adequa a mim eu sou o centro do universo e casamento não é amor ego.

    Centralizado o casamento é amor outro Centralizado A questão não é achar a pessoa certa a questão é ser a pessoa certa com isso estamos dizendo o seguinte irmãos nós não viemos de Uma Família Perfeita Nós não somos uma pessoa perfeita nós não temos um cônjuge Perfeito nós não vamos construir um casamento perfeito nós não vamos ter filhos.

    Perfeitos Então essa fantasia de que tem uma família assim que e sem erro Sem problema essa família Não existe eu ponho os dois pés para trás Quando eu escuto o seguinte testemunho eu sou casado há 50 anos eu nunca tive isso aqui de entrevero com o meu marido com a minha mulher quando eu escuto isso eu fico pensando assim deve ser um anjo disfarçado entre nós não deve ser filho de.

    Adão então não adianta botar máscara não adianta porque se a gente bota máscara a gente cria a ideia de que Fulano tem um casamento perfeito vai comer 1 kilo de sal com ele para ver mora com ele um mês então essa ideia de que eu preciso encontrar a pessoa perfeita não é real até entendamos isso.

    E nenhuma pessoa é feliz se ela se anula para se adequar o outro não é para você ser feliz você tem que você quando uma pessoa tem que se anular desculpem da expressão que é uma palavra muito usada na psicologia quando existe uma castração emocional na relação o outro não pode ser ele mesmo que tem que se adequar eu conheço marido e eu conheço mulher também que o con tem que gostar do que ele gosta se ele gosta de.

    Giló a mulher tem que gostar de Giló se ele gosta só de coca-cola El não permite que a mulher tome Ná se ele vai no supermercado fazer compra ele só bota no carrinho o que ele gosta se a mulher põe o que ela gosta e tira do carrinho não é feliz assim onde você não considera o outro não aceita o outro terceiro mito o casamento sufoca a.

    Individualidade eu não vou casar porque eu não quero perder a minha individualidade

    Bom o que que a Bíblia ensina não é bom que o homem seja só o que que que a Bíblia diz mais melhor é serem dois do que um é claro que quando você diz isso é muito importante entender isso aqui isso é um princípio Vital respeite o seu.

    Cônjuge respeite a individualidade do seu cônjuge deixe o seu cônjuge ser quem ele é é claro que com isso não tô dizendo que nenhum todos nós estamos prontos e acabados que não precisamos melhorar não todos nós precisamos melhorar agora é um erro eu pensar que o meu papel é descobrir os erros do meu cônjuge para mudá-lo o meu papel no casamento não é o.

    Papel do detetive vou investigar para ver se eu descubro algum ponto falho no meu cônjuge para para realçar isso e melhorar Não isso não é nosso papel não no casamento um elogio sincero vale mais do que 1 críticas o nosso papel no casamento não é o papel do arqueólogo que fica cavucando o passado para descobrir alguma coisa para revelar e interpretar o presente então você não pode de forma nenhuma.

    Porque o pelo fato de estar casado você destruir essa questão ah da individualidade do seu cônjuge seu tem que ser ele se for outra pessoa ele não vai ser feliz ele vai ter que agir como um ator isso fica bem em teatro não na família não no casamento vamos ver quarto mito do casamento os cônjuges precisam ser compatíveis.

    Hum ISS é mito casamento não é união de dois iguais casamento é união de dois diferentes e às vezes até opostos Aliás já tem obra sobre isso são os opostos que se atraem Você já pensou duas pessoas introvertidas casadas um fala nada outro fala menos nada seria um silêncio sepulcral na casa agora já imaginou dois explosivos.

    Como diz o ditado dois bicudos não se vejam Então as diferenças no casamento não são coisas negativas não são uma benção Graças a Deus que a sua mulher é diferente de você se Maria diferente de você se fosse tudo igual você se olharia no espelho tava tudo certo então vejam vocês que não existe esse negócio de cônjuge 100% compatível.

    Todo cônjuge precisa de ajuste se adequar é por isso que a Bíblia diz que casamento é um mistério diz o apóstolo Paulo mistério e mais a Bíblia diz que casamento é algo incompreensível tá lá em Provérbios 30 há três coisas que me impressionam diz ele o caminho do navio no mar o caminho da cobra na pedra caminha da Águia no céu mas uma quarta coisa.

    Essa eu não entendo e o que que ele não entende é o caminho de um homem com uma mulher é o casamento isso é um mistério duas pessoas diferentes tornando-se uma só carne e convivendo harmoniosamente nós temos famílias diferentes hábitos diferentes costumes diferentes práticas diferentes gostamos de coisas diferentes.

    De cardápio diferente de cores diferentes Eu já descobri por exemplo que eu não sei comprar roupa para minha esposa às vezes que eu comprei deu errado eu gosto de cor cheguei de longe o cara vê que eu cheguei porque gosto de cor só cor cor viva aí hoje eu entendi não adianta eu comprar e chegar de surpresa vou com ela na loja minha F você escolhe meu papai pagar a conta.

    É marido serve para essas coisas também sabia quinto aspecto quinto mito os cônjuges precisam procurar defeitos no seu casamento para consertá-los quantas pessoas que acham isso eu não estou dizendo que eu não posso identificar um defeito no meu casamento na minha vida na vida do meu cônjuge dos meus filhos e buscar.

    Solução mas eu entendo que o melhor é você em vez de buscar o erro no outro identificar em você deixa eu ilustrar se eu chego para minha mulher dis eu acho que você deve mudar Nisse Nisse Nisse nisso nisso nisso para me agradar você acha que a abordagem é boa Você acha que eu vou lograr êxito nisso eu vou criar mais um problema Vou não mas se eu chego para el dig o seguinte Olha eu gostaria de saber de você o que.

    É que eu estou fazendo que não agrada você o que que eu posso mudar pro nosso casamento melhorar abordagem mudou eu tô chamando para mim o problema eu não tô apontando o dedo e acusando que quando você faz essa colocação eu gostaria de saber o que que eu posso fazer para melhorar o nosso casamento vai ter a contrapartida a pergunta virá também e eu o que que eu posso fazer para melhorar eu gosto de fazer uma dinâmica.

    Em encontros de casais é muito interessante se você for um encontro de casais eu você for preleitor de encro de casais vale a pena você fazer essa dinâmica depois das palestras você você distribui um papel como esse aqui um branco você diz assim para cada um para uma homem e mulher você vai colocar no papel três coisas que você acha que o seu cônjuge pode melhorar para melhorar o casamento Todo mundo põe as três coisas.

    Ninguém assina Aí você pega as respostas das mulheres as pergunta das mulheres e leva pros homens aí tem o preleitor que tá aqui coordenando a coisa a vai ler o que que as mulheres falaram e vai ponto a uma coisa por outra aí você pega as respostas a colocação dos homens leva PR as mulheres Ô gente sai cada coisa você tomou um susto eu achei muita graça porque um.

    Homem se alto elogiando dis Meu casamento é perfeito eu nunca teve problema nunca teve erro e aí as mulheres estav todas as mulheres descer a lenha nos homens todas Eu Fiquei imaginando que aquele irmão tava um pouco equivocado que a gente acha que tá tá tá com tá com tudo sabe e às vezes não tá com tudo Não tá com essa bola toda não então eh a gente tem que tá atento para essas.

    Coisas pequenas porque eu já descobri uma coisa estatisticamente tá provado isso aliás eu li um relatório de um juiz da á de família nos estos Unidos que diz o seguinte se o marido ou a mulher de manhã ao sair de casa pro trabalho apenas fosse lá desse um beijo no rosto dizendo Deus abençoe você eu tô saindo pro trabalho ele disse 50% dos divórcios não aconteceriam lá nos Estados Unidos na Califórnia tem.

    As árvores maiores do do mundo são as secoi Você já viu suportaram rajadas de ventos tempestades um gigante aí de repente alguém foi lá e viu uma dessas seias gigantes Tombada caída e foram ver por não foi rajada de vento não foi tempestade foram cupins que comeram carcomer destruíram por dentro.

    Às vezes o que destrói um casamento não são os grandes problemas são os pequenos problemas do dia a dia da rotina da Mesmice do Marasmo gente que passa a vida inteira trabalhando ind pra igreja da igreja pra casa da casa pra igreja da igreja pro trabalho trabalho rotina rotina rotina rotina rotina rotina cria filho vem Neto rotina rotina rotina o casal nunca sai nun nunca tir umas férias nunca sai para passear nunca vai no restaurante nunca vai curtir um pouco a.

    Vida Ontem nós estudando aqui o livro de Eclesiastes uma das coisas que Salomão coloca o seguinte você aqui é uma coisa complicada é o cara que trabalha trabalha trabalha trabalha ajunta dinheiro acumula dinheiro ajunta dinheiro acumula dinheiro e ajunta e ajunta e ajunta e não curte a vida e quando ele morre sabe quanto ele vai levar nada sabe Qual outra frustração é que a grande riqueza que ele acumulou vai ficar na mão de gente que não ralou e El nem sabe se vai cair na mão de uma.

    Pessoa sábia vai jogar tudo fora a Bíblia não recomenda você ser perdulário mas a bíblia condena você ser Avarento aproveite a vida curta um pouco a vida saia com a sua mulher se você não tem dinheiro para ir num bom restaurante vai comer um cachorro quente celebra do mesmo jeito não é o requin do restaurante não é o preço do cardápio que você escolheu da comida que você escolheu é atitude de investir na.

    Relação para ser um pouco desse Marasmo outra coisa aqui que é muito muito muito importante Ô gente problema existe em todo lugar como é que você lida com o problema tem gente que Fica remoendo mastigando ruminando o problema tem marido tem mulher que não fala um com o outro durante o dia inteiro de 24 horas não vou falar nem num semana porque já eu exagero.

    Né mas que não sabe resolver problema e se a pessoa fica ruminando isso ruminando Isso vai acontecer o que a Bíblia diz não se deixe pôr o sol sobre a vossa Ira a noite Fica longa vai ter espinho no colchão pedra no travesseiro você não vai dormir de noite então surgiu o problema surgiu que que você faz Ô gente ó Fulano desculpa pisei na bola e não.

    Fui não fui legal eh minha palavra não foi boa ou talvez você olha Não era isso que eu queria dizer também você entendeu mal mas vira a página casamento é Recomeço todo dia todo dia todo dia todo dia sem ficar ruminando e nem jogar na cara do cônjuge o que ele fez ontem ou há 10 anos eu eu boa parte do meu ministério foi na área de aconselhamento hoje colheu bem por caus.

    Da minha agenda complexa Mas eu sempre gostei gosto demais de aconselhamento e às vezes o casal chegava na minha frente e começava a brigar e brigava mesmo e eu deixava brigar era uma Catarse sabe aí lá pelas tantas um dizia pro outro assim Você tá lembrado que você me falou e eu tô pensando que falou enquanto tava vindo pro gabinete Pastoral que nada há 10 anos que tross estava.

    Lá congelado aí o que que vem amargura e sabe o que significa a palavra amargura na língua grega cheiro de ovo podre não dá para ficar perto de uma pessoa amargurada é preciso zerar a conta todo dia todo dia todo dia sexto mito de um casamento o sexo seguro o.

    Casamento gente o sexo é uma benção é uma dádiva de Deus é um privilégio da vida conjugal dos Prazeres terrenos depois da salvação não sei se tem outro maior Mas não é verdade que sexo segura casamento você muitos casais hoje casando descas casando de novo descando casando de novo descando casando de novo por quê Porque fazem do sexo à base do.

    Casamento Hollywood quer passar a ideia de que marido e mulher tá sempre 100% interessado no sexo qualquer hora qualquer dia qualquer lugar qualquer circunstância e você que é casado sabe que isso não é verdade não é verdade e um casal maduro consciente sabe isso entende isso então nós temos várias áreas que fazem.

    Parte da vida bem equilibrada que é a vida social que é a vida emocional que é a vida física que é a vida intelectual que é a vida espiritual um precisa compreender o outro e ser compreendido casal precisa de comunicação então tem dois pontos aqui perigosos o primeiro deles é não respeitar o cônjuge você precisa saber se o cônjuge dis Olha eu não tô afim hoje ou tô cansado demais ou tô pronto.

    Respeitou acabou o que não pode é a desculpa a famosa enxaqueca né Tem gente que tem uma desculpa que tem uma dor de cabeça que não para nunca Eu tenho um colega que a esposa falava tanto em chaque com ele ele resolveu comprar uma cartela de Cibalena Pensa num remédio bom só gente acima de 50 sabe que que é se Balena botou uma jarra.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=HM3fQbUOQNU

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem