RENOVANDO AS NOSSAS FORÇAS - Hernandes Dias Lopes

RENOVANDO AS NOSSAS FORÇAS - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes meus queridos nós vamos abrir a palavra de Deus no livro do profeta Isaías profeta Isaías Capítulo 40 e Nós faremos a leitura dos versos 12 até o verso 31 profeta Isaías 40 versos 12 a 31.

RENOVANDO AS NOSSAS FORÇAS - Hernandes Dias Lopes

Eu peço que depois da Leitura você mantém a sua Bíblia aberta comigo nesta passagem peço só que você perceba um detalhe o texto todo vai ser regido por perguntas perguntas retóricas nas próprias perguntas a resposta já está embutida então leia com esse entendimento ele tá tratando da majestade de Deus e diz assim quem na concha de sua mão.

Mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos quem recolheu na terça parte de um Efa o pó da terra e pesou os montes em Romana e Os outeiros em balança de precisão quem guiou o espírito do Senhor ou como seu Conselheiro o ensinou com quem tomou ele conselho para que ele desse compreensão quem o instruiu na Vereda do juízo ele ensinou sabedoria e lhe mostrou o.

Caminho de entendimento Eis que as nações são consideradas por ele como um pingo que cai de um balde ou como um grande pó na balança as Ilhas são como por Fino que se levanta nem todo Líbano basta para queimar nem os seus animais para um local todas as nações são perante ele como coisa que não é nada ele as considera menos do que nada como.

Um vácuo com quem comparareis a Deus o que coisa semelhante confrontareis com ele o artífice funde a imagem e o Ourives cobre de ouro e cadeias de prata forja para ela O sacerdote idolatra escolhe madeira que não se corrompe e busca um artifício e perito para assentar uma imagem esculpida que no oscila acaso não sabeis porventura não ouvis não vos tem sido.

Anunciado desde o princípio foram atentastes para os fundamentos da terra ele é o que está sentado sobre a redondeza da terra cujos moradores são como gafanhotos é ele quem estende os céus como cortina e os Desenrola como tenda para neles habitar é ele quem reduz a Nados Príncipes e tornem nulidade os juízes da terra mal foram plantados e semeados mal se arraigou na.

Terra o seu tronco já se secam quando um sopro passa por eles e uma tempestade os leva como palha a quem Pois me comparareis para que eu lhe seja igual diz o santo levantai ao alto os olhos e verde Quem criou essas coisas aquele que faz sair o seu exército de estrelas todas vem contadas as quais ele chama pelo nome por ser ele grande em força e forte em poder nenhuma só venha.

Faltar porque diz pois ó Jacó e fala só Israel o meu caminho está encoberto ao Senhor e o meu direito passa despercebido é o meu Deus não sabe não ouviste que o eterno Deus o senhor o criador dos Sims da terra nem se cansa nem se fatiga não se pode esquadrinhar o seu entendimento faz forte alcançado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor o jovem se cansam e se.

Fatigam e os moços de exaustos caem Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças sobem com asas como águias correm e não se cansam caminham e não se fatigam amém aleluia irmãos amados eu gostaria hoje de pensar com vocês como nós poderemos ter.

A nossa força Renovada a nossa esperança revitalizada a Nossa Alegria Remoçada O Profeta Isaías ele está tratando aqui da majestade de Deus da grandeza de Deus da soberania de Deus e eu não encontro nenhuma razão mais eloquente do que esta para termos uma igreja viva e uma igreja forte.

A Bíblia diz que o povo que conhece a Deus é um povo forte e um povo ativo A W Tozer que foi Talvez um dos mais importantes escritores do século passado ele disse que o maior problema da igreja e tá falando da igreja do século passado e nós falamos da igreja de hoje é que muitas vezes nós passamos o maior parte do tempo olhando para o nosso próprio umbigo tomando a nossa própria o nosso próprio pulso.

Se nós conhecemos a Deus prosseguirmos em conhecer a Deus e se a própria essência da vida da vida eterna foi Jesus quem disse a vida eterna é esta é conhecer a Deus e conhecer a Jesus Cristo a quem tu enviaste Mas quem é o nosso Deus um grande é o nosso Deus com poderoso é o nosso Deus bom digno de confiança é o nosso Deus.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Com Digno de Honra e Glória ao nosso Deus pois bem no texto que nós acabamos de

    Ler ele vai mostrar para nós a grandeza desse Deus primeiramente notem comigo em relação a própria criação que existe notem por favor o Versículo 12 o que está escrito quem na concha da sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmas quem recolheu na terça parte de um Efa o pó da terra e pesou os montes.

    Sem Romana e os solteiros em balança de precisão e tá usando uma linguagem poética mas ele está usando uma figura para nós incompreensível vejam vocês mediu as águas na concha da sua mão se você pensar no Pacífico no Atlântico no Índico no Mediterrâneo nos mares nos rios penso que é isso tente esvaziar o Atlântico aí com baldinho veja quanto você vai levar.

    Em compreensível para nós entender que ele tomou a medida dos céus a palmos mas com a extensão dos céus os cientistas não sabem dar uma resposta eles não têm essa resposta porque na verdade isso é uma matéria em aberto o que nós sabemos é que este universo que Ele mediu a palmos não é infinito porque é infinito de atributos de Deus.

    Mas se conhece se sabe hoje que o nosso universo tem mais de 93 bilhões de anos luz de diâmetro se você voasse na velocidade da luz 300 mil Km por segundo você demoraria mais de 93 bilhões de anos Pede uma extremidade a outra e Ele mediu tudo isso a palmos ele vai dizer que ele recolheu na terça parte de um Efa não foi não é inteiro não na terça parte de um é o pó da terra.

    E pesou os montes em romanos outeiros em balança de precisão em compreensíveis para nós mas o profeta está usando essa figura Bela é poética romântica até para provar para nós uma coisa o seu Deus é o Deus majestoso ele é maior que tudo quanto ele criou veja comigo verso 26 levantai-os ao alto aos olhos e ver de quem criou estas coisas.

    Aquele que faz sair o seu exército de estrelas todas bem contadas as quais ele chama pelo nome por ser ele grande em força e forte em poder nenhum só dela tinha faltar e outra coisa espantosa Porque os cientistas dizem que tem mais estrelas no firmamento que todos os grãos de areia de todas as praias e desertos do nosso planeta ele não apenas criou todas elas e Ele batizou o cara de uma delas pelo nome e porque ele é forte em força e grande.

    Em poder quando a chama pelo nome nenhuma só delas ia faltar Esse é o seu Deus majestoso glorioso absolutamente Digno de Honra de glória e de louvor da sua igreja mas em segundo lugar veja comigo nos versos 13 e 14 que ele vai mostrar a grandeza do seu Deus em relação ao saber ao conhecimento ele diz assim quem guiou o espírito do.

    Senhor ou como seu Conselheiro ensinou que com quem ele tomou conselho para que ele desce compreensão que ele instruiu na Vereda do juiz e lhe ensinou sabedoria ele mostrou o caminho do entendimento ele tá perguntando em outras palavras para nós assim em que escola Ele estudou Qual foi a faculdade que ele fez onde fez ele fez a sua pós-graduação onde ele fez seu mestrado onde ele fez seu doutorado onde ele fez seu pós-doutorado Quem foi o professor de Deus Quem destruiu a ele quem ensinou a ele quem deu ele conhecimento.

    E aqui está algo tão Sublime porque todos saber procede Deus toda ciência emana de Deus ele é a fonte de todo o conhecimento ele é a fonte de toda a saber é por isso que nós povo de Deus não desprezamos o nosso cérebro nós Não jogamos o nosso cérebro fora é por isso que nós valorizamos toda a ciência todos saber que toda ciência e todos saber e toda a verdade procede de.

    Deus porque ele é a fonte de todos saber de todo o conhecimento de todas as ciências

    Nós sabemos fragmentadamente ele sabe completamente nós sabemos parcialmente ele sabe o todo nós conhecemos em parte mas então ele conhece tudo e haverá um dia em que ele vai abrir para nós o painel do saber e nós conheceremos como também somos conhecidos esse Deus é Digno de Honra e de Glória.

    Mas em terceiro lugar confira comigo aí os versos 15 a 18 porque vai mostrar a grandeza de Deus não só em relação a criação nós só não só em relação ao saber mas em relação às grandes potências da época as grandes nações da época Veja por favor versos 15 a 18 Eis que as nações são consideradas por ele como um pingo que cai de um balde ou como um grão de pó na balança.

    Olha o verso 17 todas as nações são perante ele como coisa que não é nada eles considera menos do que nada como um vácuo e ele usa uma linguagem aqui tremenda porque um pingo que cai de um balde não dá para refrescar o chão ressequido nem matar a sua sede Ele olha para essas grandes potências Pense comigo nas potências do passado do Egito a Síria a Babilônia.

    Pensa comigo hoje Estados Unidos China Japão Alemanha Reino Unido França Europa países da África os países da Ásia os países da Oceania os países da América do Norte central do Sul e ele considera todas essas Nações todas essas potências econômicas e militares como um pingo que cai num balde com um pó uma balança de precisão Aliás ele vai além do que nada é como um vácuo Então as nações que se surgem contra.

    Deus as nações que blasfemam de Deus as nações que acham que elas mesmas são a própria divindade Deus olha essas conspirações todas da terra diz o Salmo 2 e ri porque ele quem levanta reinos e abates ele quem coloca Reis no trono e faz esses Reis apiarem do Trono é só ele é Deus só Ele é o rei supremo mas o profeta Isaías vai além e vai mostrar a majestade de Deus a.

    Grandeza de Deus em quarto lugar em relação aos Ídolos confira comigo os versos 19 a 21 o artífice funde a imagem Ourives a cobre de ouro e cadeias de prata forja para ela sacerdote dólar escolhe madeira que não se corrompe busque um ativo esse perito para sentar uma imagem esculpida que não oscile acaso não sabeis porventura não ouvis não vos tem sido anunciado desde o princípio ou não atentastes para os fundamentos da terra e tá agora comparando Deus o nosso Deus.

    O único Deus vivo e verdadeiro os Ídolos dos povos Quando Deus tirou o seu povo de Israel do Egito Por que que ele mandou 10 pragas poderia ter sido duas três quatro cinco seis porque 10 porque cada praga daquela desbancava uma divindade do Panteão egípcio ele tá mostrando que só ele é Deus que os Deuses dos povos são Deuses falsos.

    Não são Deuses de verdade quando você olha o império assírio ele tinha muitos Deuses quando você olha o império babilônio Este é muitos Deuses quando você olha o império medo persa tinha muitos Deuses quando você olha o império grego de um Panteão de Deus os gregos quando você olha o império romano de um Panteão de Deus e os romanos mas só Deus é Deus aquilo que os homens chamam de Deus aquilo que os homens diz que esse é o padroeiro e esse é o protetor Essa é a protetora não protege eles mesmos são.

    Feitos por mãos humanas de Barro de gesso de pedra de pau os o nosso Deus reina o nosso Deus é soberano ele é o Deus autoexistente ele é o Deus infinito ele é o Deus imenso ele é o Deus eterno ele é o Deus imutável ele é o Deus onipotente ele é o Deus onipresente ele é o Deus onisciente ele é o Deus transcendente ele é o Deus soberano só ele é Deus mas o profeta Isaías vai além vai mostrar para nós agora.

    A grandeza deste Deus em relação aos governantes da época os príncipes da época olha o que ele vai dizer nos versos 22 a 25 ele é o que está sentado sobre a redondeza da terra cujos moradores são como gafanhotos é ele quem estende os céus como cortina e os Desenrola como tenda para deles habitar ele quem reduz a Nados Príncipes e tornem nulidade os juízes da terra mal foram plantados e semeados mal se.

    Arregou na terra o seu tronco já se secam quando um sopro passa por eles uma tempestade os leva como palha onde está a soberba dos faraós Onde está sendo equilíbrio onde está Nabucodonosor Onde está Ciro grande onde está Dario primeiro Onde está Alexandre Magno Onde estão César de Roma Onde está Júlio César César Augusto Onde está Tibério César onde está Calígula Onde Está Cláudio.

    Onde está Nero Onde está Domiciano Onde está Décio o sádiocleciano Onde estão os grandes imperadores ou estão os grandes Reis ele sabe o poder eles descem o poder a flecha da morte os atinge lá nos seus Palácios mas o nosso Deus reina o nosso Deus reina o nosso Deus reina só ele é Deus e agora o profeta Isaías.

    Vai mostrar para nós as implicações disso porque se eu creio nesse Deus que é soberano que é majestoso você tem explicações tem aplicações eu vejo comigo como é que Isaías vai aplicar isso no verso 27 porque pois dizes ó Jacó e fala Zoe Israel meu caminho está encoberto é o Senhor e o meu direito passa despercebido é o Meu Deus Aí você começa a perceber que as.

    Próprias queixas do Povo tinha a ver com o fato o povo não tava conhecendo o seu Deus aliás lá no começo do livro Isaías disse que o boi e o jumento conhece o seu dono mas o povo de Israel não estava conhecendo o seu Deus se nós não conhecemos a Deus irmãos tímido a covardado nos assustaremos com qualquer barulho.

    Produzido pelos homens e o profeta Pergunta assim porque dizem só Jacó e fala só Israel o meu caminho está encoberto ao Senhor meu direito passa a despercebido é o meu Deus eu acho que são duas queixas graves contra Deus a primeira delas é que Deus não está notando o que tá acontecendo a segunda que Deus é injusto Porque se o meu caminho está encoberto o Senhor porque não é onisciente é porque não sabe é porque não vê porque ele é.

    Limitado agora quando ele diz aqui que o meu direito Passa despercebido ao meu Deus é injusto eu mereço Deus não me dá eu tô passando por uma situação que eu não mereço passar eu mereço coisa melhor eu devia ter coisa melhor e Deus está me dando que eu mereço aí o profeta responde assim verso 28 não sabeis não ouviste ou não sabes não ouviste que o eterno Deus o senhor o criador dos fins da terra nem se cansa nem se fatiga não se pode.

    Esquadrinhar o seu entendimento então quer dizer uma coisa para você Deus não fica lá no céu esfregando as mãos Deus vai ter de surpresa Deus não fica em Apuros Deus não está lá sem saber o que fazer com a pandemia Deus não está lá sem saber o que fazer com os dramas que você tá vivendo ele é Deus ele não fica cansado ele não fica fatigado ele não fica em Apuros eu não fica contra a parede.

    Mas não tem uma coisa não se pode esquadrinhar o seu entendimento sabe o que significa isso irmãos tem muita coisa na vida que eu não vou conseguir explicar pastor Erivaldo vai conseguir explicar você não vai conseguir entender você não vai conseguir explicar porque se eu pudesse entender Deus no seu aspecto pleno seria igual a ele eu não seria Deus.

    Eu Sempre Serei limitado os atributos incomunicáveis de Deus nós não teremos nem no céu a coisas que você e eu não vamos entender eu fico olhando a História do Jó por exemplo que foi golpeado na vida financeira na saúde no casamento nas amizades e com os filhos e o que que já fez ele perguntou e quer saber ele fez 16 perguntas porque porque porque ele fez 34 queixas contra Deus e a resposta de Deus para ele foi o.

    Silêncio E quando Deus falou Deus não respondeu nenhuma das 16 perguntas nenhuma das 34 queixas ao contrário Deus fez 70 perguntas para ele a Bíblia diz que Deus o restaurou mas Deus não explicou que Deus promete para você é restauração nem sempre explicação Às vezes você diz assim é pastor é verdade eu vou chegar lá no céu com a minha listinha de perguntas eu vou querer saber muita coisa não vai querer.

    Nada vai querer nada sabe por quê O céu é auto explicativo primeiro instante você chegar no céu todas as suas dúvidas terão sido dissipadas lá não tem interrogações lá não tem perguntas lá tem respostas lá nós conheceremos como somos conhecidos a nossa leve momentânea tribulação aqui produzirá para nós eterno peso de Glória acima de toda a comparação mas ele prossegue no texto confira.

    Comigo no verso 29 quando ele diz assim esse Deus faz forte alcançado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor talvez você está hoje aqui meu irmão de tanque vazio talvez você está aqui andando na reserva eu quero dizer para você que Deus trouxe você aqui nesta noite para dar uma B12 na sua vez espiritual Deus trouxe você aqui hoje para dizer o seguinte Olha meu irmão você não precisa andar fraco e abatido não você pode ser fortalecido o Deus todo poderoso é o seu Deus é o seu pai e ele está aqui hoje para fortalecer você levantar você.

    Ele diz O Verso 30 confira comigo jovens se canso e se fatiam e os moços de exaustos caem o que ele tá dizendo Hoje eu assisti o sermão do pastor Evaldo às 8 horas e ele deu uma pincelada nesse assunto aqui se você confiar jovem na sua força jovem tem vigor ele é forte ele enfrenta a luta e vai para frente vai para cima e tem força tem vigor Mas isso é limitado sabia.

    Tem muito jogo cansado tem muito jovem arquejada tem muito jovem fatigado e é Deus e só Deus pode multiplicar suas forças renovar seu ânimo a esperança para você por isso o texto no verso 31 deságua Sublime Mas os que esperam no Senhor.

    Renova as suas forças não é o forte na sua força não é o sábio na sua sabedoria não é o rico na sua riqueza é os que esperam no Senhor não é o trabalho que você tem não é empresa que Você dirige não são os negócios que você tem não é a tradição da sua família não é os diplomas que você granciou nos seus estudos acadêmicos e os que esperam no Senhor ele faz uma comparação interessante que esperam no Senhor renova as suas.

    Forças sobem com asas como águias corre e não se cansam caminhos fatigam e eu fico sempre curioso quando ler isso aqui porque eu li alguns livros de oratória alguns livros de relatórica e quase todas as obras que eu li se não todas nesta área diz que um discurso precisa terminar lá em cima e não lá embaixo e se você e eu fossemos um escritor desse Versículo aqui talvez seguindo as leis da retórica da oratória nós mudaremos os verbos nós leríamos assim.

    Os que esperam no Senhor caminho e não se fatigam os que esperam no Senhor corre e não se cansam os que esperam no Senhor sobem com asas como águia é assim corre anda corre e voa só que o profeta bota não em grau ascendente mas em grau descendente por quê Muito provavelmente porque as nossas forças são drenadas.

    Desidratadas não é das poucas vezes que nós voamos nem nas algumas vezes que nós corremos e muita gente não consegue correr mais o joelho não deixa mas às vezes a gente fica estressado cansado e esgotado é na dinâmica da vida do andar é a rotina da vida leva a vida para escola pegar filho da escola.

    Levantar cedo e para o trabalho voltar do trabalho para casa domingo após domingo viu para a igreja voltar da igreja para casa essa rotina do andar igual a você e Deus é Poderoso hoje aqui para renovarmos enquanto voamos enquanto corremos enquanto caminhamos mas aqui eu queria aproveitar aí é feriado vai me dar um desconto e eu queria olhar por que que ele.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3lpYautCLwA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem