O PODER DO AMOR - Hernandes Dias Lopes

O PODER DO AMOR - Hernandes Dias Lopes A palavra da verdade a exposição bíblica com hernandes dias lopes a os irmãos amados vamos então ler a palavra de Deus oi e eu convido você para abrir comigo a sua bíblia no evangelho de cristo conforme o relato de lucas no capítulo 10 verso 27 e aí.

O PODER DO AMOR - Hernandes Dias Lopes

O lucas 10:27 e aí isso ele respondeu é amarás o senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma e de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento o e amarás o teu próximo como a ti mesmo e ainda peço que você abra sua bíblia agora no evangelho segundo joão no.

Capítulo 13 g1 em versos a 34 o e 35 um novo mandamento vos dou que vós ameis uns aos outros assim como e eu vos amei que também vos ameis uns aos outros e nisto conhecerão todos que sois meus discípulos se tiverdes amor uns aos.

Outros finalmente abra comigo joão 17 o último versículo versículo 26 e eu lhe fiz conhecer o teu nome ah e ainda o farei conhecer e a fim de que o amor com que me amaste o esteja neles oi e eu neles esteja amém olá meus amados eu quero tratar de um.

Assunto com vocês hoje o que não é um assunto lateral o secundário é mas é absolutamente vital é essencial e para nossa vida hoje eu quero falar sobre o poder irresistível do amor o autor francis schaeffer considerado o maior intérprete do cristianismo do século 20 quem disse que o amor.

E é apologética final o que é a prova dos 9 esse é o argumento irresistível e se você quer identificar um verdadeiro cristão a Jesus cristo não poderia ser mais claro quando disse nisto conhecerão todos que sois meus discípulos e se tiveres amor há uns aos outros.

E é claro que existem outros componentes importantes e conforme a primeira carta de joão muito bem esclarece o aspecto doutrinário o aspecto moral e este que o aspecto social é mas hoje eu gostaria de focar atentamente este ponto sobre o amor e quando perguntado qual era o principal dos mandamentos e a resposta óbvia é amar a esposa ao.

Senhor teu Deus de todo o teu coração de toda a tua alma e de toda a tua força de todo o teu entendimento é amarás ao teu próximo como a ti mesmo e esse mandamento ele é tão importante que o apóstolo paulo intérprete das doutrinas cristãs e chegou a dizer em romanos 13 de 8 a 10 que o amor é e como assim você sabe que a lei os dez mandamentos foram dados em duas tábuas a.

Primeira tábua quatro primeiros mandamentos tem a ver com a sua relação com Deus a segunda tábua ou 16 outros mandamentos com a sua relação com o seu próximo o porquê que o amor é o cumprimento da lei é porque se você ama Deus você não terá outros Deuses diante você e se você ama Deus ah então você não vai fazer imagem de escultura para flertar com outros Deuses.

O que você mesmo fábrica e se você ama Deus você não vai tomar o nome de Deus em vão e se você ama Deus você vai ter prazer de dedicar um dia da semana para adoração a ele para cultivar um relacionamento próximo com ele e na segunda tá e se você ama o próximo o seu próximo mais próximo são seus pais.

Bom dia na sua casa bom então se você ama o seu próximo se respeita pai e mãe obedece pai e mãe e se você ama seu próximo você valoriza a vida dele você não mata e se você ama seu próximo se a respeito à honra dele você não adúltera se você ama seu próximo se a respeito às propriedades privadas os bens que ele tem você não furta e se você ama seu próximo se respeita o nome dele se você não te fama e se você ama seu próximo.

Se você não cobice o que ele tem bom então bora cumprimento da lei o doutor juan carlos ortiz num de seus livros disse que o amor é o sistema circulatório do corpo de cristo é de tal maneira que você como um crente se você é conhecido como discípulo para o mundo é muito mais pelo amor.

Veja Também, Vai te Interessar:

    É do que por outras convicções que você possa ter

    E quando o apóstolo paulo escrevendo as suas cartas as igrejas e você pode notar isso na maioria das cartas ele define a maturidade das igrejas com três virtudes fé esperança e amor o e em primeiro coríntios ele destaca que dessas três virtudes essenciais do cristianismo o amor era o mais importante que por uma razão.

    E lá no céu no nós vamos precisar nem de esperança nem de fé é mas o amor vai ser o clima do céu e vai transcender ao tempo vai reinar na eternidade e vamos chegou a dizer em primeiro coríntios o quê e esse amor ele é superior aos dons espirituais e este amor e tem predicados importantes ele é.

    Paciente é benigno não arde em ciúmes não se ufana não se ensoberbece não se conduz inconvenientemente não se espera não seja sinto mal não se alegra com a injustiça mas regozija-se com a verdade tudo crê tudo espera tudo suporta eu nunca acaba e ele mais importante do que a falar em outras línguas do que profecias é do que conhecimento.

    É do que você ser generoso e até mesmo entregasse para o martírio é possível as pessoas fazerem o bem para o próximo e a motivação ser boa e para se auto engrandecer bom então eu quero tratar com vocês hoje sobre este momentoso assunto o amor mas por que lemos três textos porque cada texto lido aborda um aspecto do amor bom então vamos começar com o texto de lucas 10 27.

    E eu chamarei isso aqui do primeiro grau do amor é o primeiro nível e o primeiro nível do amor já nos deixa desarticuladas porque a orientação de Deus é amarás o teu próximo como a ti mesmo não para só um pouquinho aqui o quê que amar o meu próximo como a mim mesmo e eu fazer por ele o que eu faria por mim e nós cuidamos de nós mesmos nós alimentamos nós mesmos nós protegemos nós mesmos nós lutamos por nós mesmos é.

    Correto isso o apóstolo paulo chega dizer em efésios 5 29 que ninguém jamais odiou a sua própria carne antes a alimenta e dela cuida vê se você encontra uma pessoa na rua se ferindo pode internar ela não tá bem da cabeça bom então se você ama o próximo como você mesmo você faz por ele o que você faria por você e esse nós botarmos o prumo de Deus na.

    Nossa vida vamos chegar a uma conclusão nesse primeiro estágio já nós temos muitas dificuldades que atingir o preço e comigo é um pouquinho da questão da história acho que muitos de vocês chegaram a ler e se não leram recomendo a leitura o pentecostes coreano se ele tá em português a e nesse livro o autor mostra como.

    Começou o grande avivamento na coreia em 1907 ah e por quê que começa aquele avivamento em virtude dos massacres das injustiças das torturas das prisões dos martírios só para vocês terem uma ideia os crentes coreanos eram jogados dentro dos templos oi e a tia ama um pouco tendo tempo o e os que tentavam fugir era um óculos.

    A metralhadora é só o único dia às margens do rio hum 200 pastores foram decapitados eu prendi os crentes enfiar vão peppa de bambu nas suas unhas eu colocava um sentados jogavam pedras de 500 kg nas suas pernas o rumo estava vendo isso que não fazer nada o que os pastores amargurados o inter fizeram retiro.

    O e naquele retiro eles estudaram primeira carta de joão sobre o amor

    E eles começaram a perceber quão longe eles estavam da prática desse primeiro nível que você deve amar o seu próximo como você mesmo e os começar a orar por isso e ali eles experimentaram um grande avivamento que tem suas reverberações até hoje e o amor ao próximo como a si mesmo é muito mais do que simplesmente amava o.

    Irmão porque quem é o próximo quando você fala em amor e fazer algo você tem níveis primeiro a sua família que não cuida da sua família pior que eu entrego segunda os domésticos da fé e os membros da sua própria igreja o corpo de cristo o terceiro a todos os homens e aí todos os homens e todos os homens sem barreiras quarto até o seu inimigo se o teu inimigo tiver fome dá-lhe de comer.

    E quem o seu próximo qualquer pessoa que estiver ao seu alcance o mesmo que eu não sei da sua igreja mesmo que fale mal da sua igreja o mesmo que você declara seu inimigo o que Jesus conta na parábola chamada parábola do bom samaritano é a história de um homem que está ferido à beira da estrada e passa por lá o sacerdote eo levita religiosos e não.

    Param é porque não paro há várias razões talvez primeiro porque podiam pensar que o assaltante que estava ali de espreita o segundo porque sendo ele sacerdote se tocassem um cadáver ficava impuros o terceiro porque ajudar alguém que está numa situação dessa e implica em tempo e recursos em ameaças e perigos oi gente passar de lá e quantas vezes meus irmãos o nosso.

    Ritual religioso se torna mais importante para nós do que a prática do amor o que Jesus então na parábola coloca o samaritano que para os juDeus eram inimigos de fato e para os juDeus eram como que combustível para o fogo do inferno e quem para o samaritano para olha chega perto pensa as feridas tiro na beira do.

    Caminho leva para hospedaria se dispõe a pagar tudo mais que precisar e Jesus pegou a quem foi o próximo esse camarada tá machucado no meio do caminho e quem socorreu bom então amor não é discurso avaliação e a bolha prática e se você ler atentamente os evangelhos vai notar que Jesus pensa nisso lá em no seu sermão profético de mateus 25 31 46.

    Jesus define isso e naquele dia que ele vai julgar as nações para colocar umas à sua esquerda vai dizer apartai-vos de mim malditos para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos que que fizeram não fizeram nada só deixar de fazer tive com fome de comer de conselho não me deixe o bebê e tive preso não fostes ver-me doente não visitar forasteiro e não me obrigaste quando tivemos assim todas as vezes que deixasse fazer um desses pequeninos a mim o deixasse de fazer.

    E a bíblia eloquentes e não ame apenas de língua de palavras mas de fato e de verdade e nós estamos no período por esse pandemia é fácil dizer meu irmão Deus te abençoe meu irmão vai em paz meu irmão que Deus te aqueça nesse inverno e quando tantas vezes a necessidade é de que você estenda a mão isso ocorra quem não tem pão na sua casa a cni então não tem previsão na sua mesa.

    E quando as multidões via joão batista para serem batizados no rio jordão e quem confrontar essas multidões ele pregava a batismo de arrependimento para remissão de pecados bom e quando as multidões pergunta o que é que nós vamos fazer nem respondeu o seguinte quem tiver duas túnicas de uma para quem não tem quem tiver comida faça o mesmo e eu não tenho dúvidas de que todas as pessoas que estão nesse auditório tem mais roupa no seu guarda-roupa do que precisa.

    E eu não tenho dúvida disso a e nesse mesmo momento que você tem de sobra tem gente tendo falta e nós vivemos no mundo irmãos onde há países que pessoas morrem de fome muito mais ficou 2019 e você pega sudão você pega a sua malha pega outros países não só da áfrica da ásia seja banho de fome hoje o problema do mundo não é falta de provisão é injusta distribuição tem gente morrendo de comer quando tem gente que alguém de.

    Fome é e quantas vezes nós não são solidários não temos o coração aberto não temos a mão aberta não temos o bolso aberto ah e não adianta eu tenho um discurso bonito de amor amor é prática amor e ação e o livro monge eo executivo de james c hunter diz uma coisa que me marcou muito e de seguinte você não é o que você sente você não é o que você fala você não é o que você promete você é o que.

    Você faz se você faça o victor frank no seu livro em busca de sentido eu disse que nos campos de concentração as pessoas que sobreviveram foram aquelas que bravamente lutaram para sobreviver por aquelas pessoas que apesar da situação adversa se empenharam para ajudar outras pessoas a sobreviverem.

    E eu queria fazer aqui um desafio para você esta igreja quem está hoje e é buscando recursos e para doar cestas básicas a pessoas necessitadas como diz o pastor jailton as mais necessitadas e eu quero encorajar você meu irmão a não encolher a sua mão você que está aqui nesse auditório e você que está nos ouvindo nos assistindo.

    E há muitas pessoas irmãos que estão precisando de um braço estendido e não pode esperar quem tem fome não pode esperar e as igrejas não precisam traduzir o seu discurso religioso hoje em ação em prática para socorrer as pessoas que estão precisando de uma ajuda imediata e isso é amar o próximo como você ama.

    Você mesmo ah mas eu queria partir do segundo nível deixa amor e aí eu peço que você agora vá comigo abra sua bíblia aí em joão capítulo 13 34 e 35 o porquê que aqui é um segundo nível de amor porque Jesus vai dizer novo mandamento vos dou bom e você pergunta mas como o novo mandamento se esse mandamento já tá lá.

    Porque novo é porque Jesus dá esse adjetivo de novo a este mandamento e por três razões por três razões primeiro a amar os irmãos agora não é mais amar os irmãos o amar o seu próximo como você uma você mesmo o mais novo mandamento vos dou que vós ameis uns aos outros assim como eu vos amei.

    Bom e quando Jesus nos amou ele é mouros mais do que ele mesmo porque ele amou nos e deu sua vida por nós bom então e chama sua atenção para três verdades aqui primeiro amar os irmãos com cristo os amou é um mandamento novo e em seu perfeito exemplo como eu vos amei como eu usa mesmo este amor aqui não tem limites ele vai às últimas.

    Consequências pense comigo na posição de Jesus ele tinha glória com o pai antes que o mundo fosse criado é ele mesmo foi o agente da criação do mundo todas as coisas foram feitas por intermédio dele e sem ele nada do que foi feito se fez bom então ele cumprindo um plano do pai e voluntariamente ele deixa a glória e diz paulo que ele a si mesmo se esvaziou eu não foi esvaziado ele se esvaziou e o transcendente se fez de manet.

    E o rei eterno entrou no tempo e o infinito tornou-se um bebê é aquele que nem o céus dos céus pode contê-lo foi colocado numa manjedoura e ele veio pisou nosso chão bebeu a nossa água com meu nosso pão chorou nossa lágrima e assumiu o nosso lugar e morreu pelos nossos pecados e diz a escritura que ele e se petição.

    O rio humilhou-se até à morte e morte de cruz bom então agora a bíblia está nos ensinando que eu devo amar como ele me amou já pergunta é como é que ele me amou então vamos pensar aqui em três aspectos primeiro o joão 13 um diz que ele amou os seus que estavam no mundo e amou até o fim.

    E eu pergunto a vocês como Jesus amou aqueles homens os seus discípulos amores porque eles mereciam o seu amor por que eles eram pessoas amáveis gentis compreensiva s' é o amor usa apesar das suas falhas dos seus pecados dos seus defeitos suas fraquezas é até que ponto eu amo meu irmão até o dia que ele me agrada até o dia que ele.

    Me faz bem que ele fala bem de mim é um sou capaz de amá-lo até o fim apesar de ele não correspondeu meu amor e às vezes o nosso amor ele tem limites eu amo enquanto me é favorável amar é mas vamos o pensar outra coisa o amor de Jesus o amor humilde pense comigo lá no cenáculo hoje o pastor jailton trabalhou um pouco na ceia de manhã sobre essa questão lá do cenáculo.

    E os discípulos estavam à mesa é disputado entre eles querem mais importante e não se assentava mesa sem lavar os pés é porque os calçados não eram sapatos fechados como os nossos e não viviam em cima de asfalto viviam numa região que era deserta muita pó muita poeira muita terra e as mesas não eram altas como as nossas você envia o pé debaixo da mesa esconde.

    Os pés às vezes eram baixos você ficava segurando o cotovelo seu pé ficar bem perto o rosto da outra pessoa e lá tinha uma bacia e uma toalha pronta mas esse papel papel do escravo para os pés e ninguém queria assumir essa função a Jesus então se levanta da mesa e se sim quanto vale pega a bacia e começa a lavar os pés dos seus discípulos seja minuto imagine essa cena e eu não tô falando agora de lavar pé no sentido literal.

    É mas até que ponto eu me humilho dentro do meu pedestal e para demonstrar meu amor o meu próximo é até que ponto é o sirvo desta maneira de forma humilde é porque no reino de Deus os valores são invertidos irmãos a pirâmide tem invertida é nas palavras de cleibel a pirâmide está de ponta-cabeça quem quer seu maior.

    Seja serve todos é até que ponto eu amo assim é uma espécie mais e a bíblia diz que nós devemos amar e servir até mesmo nosso o inimigo o crente não faz inimigos mas crentes tem inimigos se você já pensou nisso sus e aí.

    Em Jesus está dizendo que vos ameis uns aos outros assim como eu usar bem a aventura que quando Jesus nos amou quando o pai nos amor nos amor porque nós éramos bons e o apóstolo paulo responde se e roubando cinco ele nos amou e provou o seu amor por nós sendo nós fracos ímpios pecadores e inimigos os inimigos a e agora Jesus nos apresentam no mandamentos a seguinte assim como eu.

    Amei vocês vocês eram meus inimigos e eu amei vocês que vocês amem os outros e em segundo lugar a amar os irmãos com christos amor um novo mandamento em seus motivos inspiracionais cristo me amou ea si mesmo se entregou por mim o amor entrega e por exemplo e você pode ler comigo joão 3:16.

    E vocês sabem de cor esse texto e você sabe não vamos dizer de cor joão 3:16 porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo o que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna Deus amou você e Deus seu filho para morrer em seu lugar o seu amor maiúsculo superlativo é mas quais são as consequências disso na prática para mim e para você olha o que tá escrito em primeira de joão 3 16.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=J07rS0w_zoY

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem