DA TRISTEZA A ESPERANÇA - Hernandes Dias Lopes

DA TRISTEZA A ESPERANÇA - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes e hoje eu quero partilhar com vocês o texto que está na primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses Tessalonicenses Capítulo 4 dos versos 13 ao verso 18.

DA TRISTEZA A ESPERANÇA - Hernandes Dias Lopes

Primeiro Tessalonicenses 4:13 a 18 lido o texto mantenha a sua Bíblia aberta comigo por favor não queremos porém irmãos que sejais ignorantes com respeito aos que dormem para não vos entristecer deses como os demais que não TM Esperança pois se cremos que Jesus morreu e ressuscitou assim também Deus mediante Jesus trará em sua companhia Os que.

Dormem ora ainda vos declaramos por palavra do senhor isto nós os vivos os que ficarmos até a vinda do Senhor de modo algum precederemos Os que dormem porquanto o senhor mesmo dada sua palavra de ordem ouvida a voz do Arcanjo e ressoada a trombeta de Deus descerá dos céus e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro depois nós os vivos os que ficarmos seremos Arrebatados juntamente.

Com eles entre nuvens para o encontro do Senhor nos ares e Assim estaremos para sempre com o senhor consolai-vos pois uns aos outros com estas palavras Amém bom o apóstolo Paulo na sua segunda viagem missionária esteve nesta cidade chamada tessalônica é uma cidade grega até hoje uma das maiores cidades da Grécia hoje com o nome de salônica E tessalônica era uma cidade.

Importantíssima porque ela era a capital de uma província ela era a capital da província da Macedônia e Paulo passa por lá planta esta igreja uma igreja que vai se tornar uma igreja modelo para outras igrejas e precisou sair às pressas porque queriam matá-lo na cidade então dali ele vai para Bia e nesta carta Paulo trata muit especificamente sobre as verdades que nós chamamos de escatológicas as verdades das coisas do.

Fim por ser uma cidade grega ela tinha forte influência da cultura da cultura grega Esta carta é um clássico exemplo de que em vez da igreja influenciar a sociedade é a sociedade que está influenciando a igreja em vez da igreja imprimir no mundo o seu pensamento o pensamento Divino à luz das escrituras e a cultura prevalente que está influenciando a igreja qual era o.

Pensamento básico pilar dos gregos era o chamado dualismo os gregos criam nisso que que era o dualismo dualismo era a ideia de que a matéria que você toca que você vê que você apalpa era essencialmente Má o espírito invisível imaterial espiritual era essencialmente bom em virtude disso os gregos não acreditavam em três coisas eles não acreditavam na.

Criação para os gregos a criação era uma emanação Divina não direta porque se a matéria era má um Deus sendo bom não pode criar algo Malu então a criação veio a ser as últimas emanações da divindade que já não tinha mais conexão com a divindade que na cabeça dos gregos a matéria era má então eles não acreditavam na criação Claro eles não acreditavam na Encarnação que para ele Jesus não podia ser Deus e homem ao mesmo tempo tinha um.

Corpo material se para eles a matéria era má ele não podia ser essencialmente bom se ele não podia ser essencialmente bom ele não podia ser Deus então negavam também a divindade de Cristo a Encarnação de Cristo Mas finalmente os gregos negavam a ressurreição na cabeça dos gregos quando alguém morria a morte era aplaudida por eles porque na cabeça deles a alma imaterial estava presa num cárcere numa masmorra.

Chamada corpo então quando alguém morria na cabeça dos gregos aquela alma que estava prisioneira no cárcere chamado corpo era liberta pensar em ressurreição para eles era um anticlímax era um retrocesso porque era pegar aquela alma que fora liberta na morte e trazê-la de volta pra prisão do corpo Então os gregos não acreditavam em ressurreição é por isso que quando Paulo pregou em Atenas.

A cidade grega capital da intelectualidade humana a ouvirem falar de ressurreição uns escarneceram uns escarneceram então o que que tava acontecendo aqui quando um crente morria na igreja de tessalônica era um desespero só porque os os crentes de tessalônica copiando o que estava acontecendo na sociedade no mundo eles não tinham esperança não tinha Cântico não tinha.

Celebração não tinha convicção de céu não tinha garantia de vida eterna olha comigo o Versículo 13 não queremos porém irmãos que sejais ignorantes com respeito aos que dormem para não vos entristecer como os demais que não tem esperança Paulo tá dizendo que o mundo não tem esperança e os crentes não podem viver como o mundo sem essa esperança agora.

    O que que ele tá querendo dizer aqui com Os que dormem para não vos com respeito a Os

    Que dormem para não vos entristecer como os demais que não t esperança e a pergunta que eu faço a vocês o que é que dorme na hora da morte é o corpo ou é a alma O que é que dorme e a resposta insofismável categórica é é o corpo que que dorme a alma não dorme o seu corpo não sobrevive sem a.

    Sua alma mas a sua alma sobrevive sem o seu corpo você não é um corpo que tem uma alma você é uma alma que tem um corpo você e eu fomos feitos do pó somos pó e Voltaremos ao Pó mas na hora da morte a alma que é O sopro divino se desprende do corpo e se volta pro senhor o po volta à Terra como deu o espírito volta a.

    Deus agora aquela dúvida dos Tessalonicenses ainda é a dúvida de hoje que a pergunta hoje que eu mais escuto com o pastor é essa pastor como é que vai ser na hora da morte o que que vai acontecer que que acontece quando um crente morre vamos falar dos cristãos agora e quando falo Cristão tô falando daqueles que nasceram de novo que tem seu nome escrito no livro da vida que são herdeiros da vida eterna que que acontece quando um crente morre bom se.

    Você perguntar isso para um ateu que não que não que não crê na eternidade o que que acontece quando uma pessoa morre ele vai dizer assim bom morreu é só matéria acabou tem mais nada tem mais nada se você fizesse a pergunta para um defensor do romanismo da doutrina Romana vai dizer o seguinte a pessoa era não era má para ir direto pro inferno não era tão boa para ir direto pro céu morreu vai pro purgatório fica lá sofrendo sofrendo purgando os pecados não sabe se 1 ano se 10 anos se 100 anos se 1000 anos até os pecados serem.

    Purgados poderem entrar no Paraíso não tem esperança nisso se você fizesse essa pergunta para um espiritualista o que que acontece quando uma pessoa morre ele vai dizer bom morreu desencarnou reencarnou desencarnou reencarnou desencarnou num processo a de infinito também não tem Esperança nisso se você fizer pergunta por uma outra vertente teológica hoje o que que acontece quando uma pessoa morre vai dizer para você ó morreu a alma fica dormindo até a segunda vinda de Cristo.

    Inconsciente bom mas isso também não tem esperança O que que a Bíblia diz que que a Bíblia diz quando um crente morre a Bíblia diz lá em segundo Coríntios 5:8 que morrer é deixar o corpo e habitar com o senhor e o senhor não tá na Sepultura dormindo o que que a Bíblia diz Filipenses 13 diz que morrer é partir para estar com Cristo O que é incomparavelmente melhor e Cristo não.

    Está na Sepultura Cristo está sentado no trono ele tá no céu de onde intercede por nós é por isso que Paulo diz Morrer para mim é lucro Por exemplo quando Jesus disse aquele ladrão que se arrependeu na última hora na 11ma hora à sua direita O que Jesus disz para ele Em verdade te digo que hoje mesmo estarás comigo no paraíso Bom Jesus morreu.

    Naquele dia seu corpo foi sepultado e a Sepultura não é o paraíso isso porque Jesus antes de morrer disse pai nas tuas mãos entrego o meu espírito então o problema dos Tessalonicenses é que eles estavam vivendo sem esperança influenciados pela filosofia e pela cultura dos gregos deixando de experimentar e Usufruir as verdades.

    Consoladoras das escrituras mas uma pergunta que é muito comum fazer e eu acho que todo pastor que tá aqui já escutou isso tantas vezes pastor como é que vai ser lá no céu Já que partir é para estar com Cristo que é incomparavelmente melhor como é que vai ser lá nós vamos nos conhecer lá no céu e a resposta óbvia é claro que nós vamos nos conhecer no céu é.

    Claro o céu não é retrocesso é

    Glorificação então presta atenção nisso aqui você e eu não nos conhecemos direito se eu eu não sei quantos quem quem aqui tá casado há mais tempo mas imaginar que tem aqui no auditório uma pessoa que tem 50 anos de casado se eu perguntar para essa mulher assim você conhece o seu marido ela vai respond assim tô começando a.

    Conhecer se eu perg perguntar para marido Você conhece a sua mulher falou Rapaz eu tô arranhando ainda a superfície para conhecer os gregos diziam assim conhece-te a ti mesmo os gregos estavam errados nem você nem eu nos conhecemos só Deus nos conhece eu não sei quanto a você mas de vez em quando eu fico escandalizado comigo mesmo você não fica não falei meu Deus sou eu que tô.

    Pensando nisso não não é possível você e eu não nos conhecemos agora lá no céu sem as limitações que nós temos aqui de tempo de espaço de conhecimento nós vamos nos conhecer pense só comigo imagine você conviver com alguém a eternidade inteira sem saber quem ela é faz sentido isso não faz o mínimo sentido é óbvio.

    Que nós vamos nos conhecer agora um detalhe um detalhe lá no céu não vai ter as mesmas realidades que aqui por exemplo Jesus disse que lá no céu nem se casa nem se dá em casamento Às vezes as pessoas nutrem um romantismo irreal nesse sentido eu já vi muito funeral sobretudo de uma pessoa que já tá casada há muitos anos vai a a a a a esposa Primeiro vai o marido primeiro e.

    Um fica lá curtindo passando a mão assim na mãozinha já gelada daqui a pouquinho eu tô indo também dando a ideia de que vai continuar casado lá no céu não vai não casamento é só para essa vida Aproveita porque depois não tem mais alguém diz Ufa até que F também Ah que pena podia podia podia prosseguir não vai prosseguir então um casamento é só para por isso que a Bíblia diz que tem um tem um curso aí que o curso é bom mas o título não é bom.

    Casados para sempre não é verdade isso não tem casados para sempre o curso é bom mas o título penso eu não foi feliz porque a Bíblia diz que casamento é até que a morte o separe então lá no céu não tem casamento segunda coisa lá no céu nós não vamos ser famílias nucleares em outras palavras lá no céu você não vai amar mais quem foi aqui seu pai sua mãe seu marido sua mulher seus filhos Seus avós do que você vai amar.

    Abraão Isaque e Jacó lá nós não vamos ser famílias José Pereira Silva Oliveira não lá nós vamos ser uma única família lavada no sangue do cordeiro agora Paulo não diz o seguinte nós não estamos aqui especulando não é uma questão de especulação olha comigo o versículo de número 15 quando el diz e sabeis também vós não desculpa tô o vento bateu aqui mudou minha página 4.

    415 ora ainda vos declaramos por palavra do senhor isto não é especulação não é uma teoria não é opinião de um teólogo é Revel de Deus isso é o que Deus revelou então a grande pergunta aqui meus amados é onde está a nossa garantia dessa Esperança Qual é a base da nossa esperança e o apóstolo Paulo vai.

    Responder nesse texto no verso 16 é a parcia ora ainda Versículo 16 porque o senhor porquanto o senhor mesmo dada a sua palavra de ordem ouvida a voz do Arcanjo e ressoada a trombeta de Deus descerá dos céus Então você e eu cremos que Jesus vai voltar esse é o pináculo da nossa fé ess é acrópole da nossa esperança Esse é o ponto culminante da nossa convicção é a.

    Consumação da nossa salvação porque notem bem nós já fomos salvos nós estamos sendo salvos e nós seremos salvos com respeito à justificação nós já fomos salvos com respeito à Santificação nós estamos sendo salvos mas com respeito à glorificação nós seremos salvos essa é a nossa convicção Jesus vai voltar ele vai voltar e não tem corte humana por mais egreja que ela seja que possa cancelar.

    Essa agenda agenda não está estabelecida na terra nem pelos homens ela está estabelecida no céu pelo próprio Deus ele vai voltar e a pergunta é como ele vai voltar primeiro ele vai voltar pessoalmente tá lá em Atos 1 Versículos 9 a 11 que quando ele tá subindo entre nuvens dois anjos descem e os discípulos perguntam e eles perguntam pros discípulos estão olhando varões Galileus Por que estais olhando PR as alturas.

    Esse mesmo Jesus que vi subir do mesmo modo descerá ele não vai enviar um Embaixador não será Gabriel não será Miguel não será um Arcanjo não será um querubim ele mesmo voltará pessoalmente segundo como ele voltará Ele voltará visivelmente lá em Apocalipse 17 diz que Todo Olho Verá até aqueles que o traspassaram o que significa isso até aqueles que o traspassaram lá em João 5:28 e 29 diz diz que todos os mortos quando ele.

    Voltar ouviram a sua voz e ser e saíram dos túmulos uns paraa ressurreição da vida outros paraa ressurreição do juízo aqueles que cuspiram em Jesus aquele aqueles que esboroar a cabeça de Jesus aqueles que crucificaram Jesus aqueles que zombaram de Jesus vão ter que ressuscitar quando voltar e vão ter que ver Jesus na sua glória na sua vida vai ser o evento mais público da.

    História não importa o fuso horário agora é exatamente 10:6 minutos no Brasil exatamente agora são 10:6 da noite lá no Japão não importa se de dia se de noite ou se à tarde e Jesus quando disse isso estava exatamente trabalhando a questão dos fusos horários que se Jesus volta de noite para nós é volta de dia lá para Ásia se é volta de dia lá para Ásia é volta de noite pro Brasil não importa onde a pessoa esteja em que fuso ela esteja Todo Olho o Verá.

    Vai ser o evento mais público da história mas em terceiro lugar como ele voltará ele voltará audivelmente porque o Versículo 16 nos informa que e ouvida a voz do Arcanjo ressoada a trombeta de Deus ele descerá dos céus ou seja vai ser com o maior alarido da história não tem um arrebatamento secreto que ninguém viu Ninguém percebeu não é público é visível é audível.

    Não haverá caverna tão profunda não haverá deserto tão inóspito não haverá montanhas tão geladas onde as pessoas estejam que não Ouçam o ruído o alarido a publicidade desse som quando Jesus voltar para buscar a a sua noiva a sua igreja como Jesus voltará quarto lugar ele voltará repentinamente diz no Sermão Profético de Jesus que vai ser como o Relâmpago.

    Que risca os céus do oriente ao ocidente quando tá chovendo muito tá dando uma tempestade você vê relâmpagos e você escuta trovões qual que acontece primeiro o Relâmpago ou Trovão ambos ao mesmo tempo você vê o Relâmpago primeiro porque a velocidade da luz é maior do que a velocidade do som então um relâmpago que ele risca o.

    Céos num átimo de tempo vai ser com essa rapidez Paulo em primeiro Coríntios 15 vai comparar como um abrir e fechar dolhos Quantas vezes você abre e fecha os olhos por dia você não sabe é automático aliás Paulo vai usar uma palavra lá em primeiro Coríntios 15 no momento e a palavra momento no grego e a palavra átomos de onde vem a palavra portuguesa átomo vai ser com essa rapidez faiscar de uma estrela o dar dejar da cauda de.

    Um peixe ou o abrir e fechar do olhos que Jesus voltará sabe o que significa isso não dá para se preparar de última hora não dá para encher A botija de ajeite na última hora ou você está preparado agora ou você será pego de surpresa quinto lugar Como Jesus voltará ele voltará não só repentinamente mas ele voltará também inesperadamente vai ser como um ladrão.

    Ladrão não manda WhatsApp para você diz olha tal o dia prepara um cafezinho faça um pãozinho de queijo que eu tô chegando na sua casa ele chega de que de que maneira inesperadamente você não tá aguardando você não tá esperando e ele chega sabe o que significa isso a volta do Senhor Jesus não será um dia Óbvio todos aqueles irmãos que marcaram a segunda vinda de Cristo desculpem da expressão bem brasileira quebraram a.

    Cara se frustraram porque a agenda não está na é da economia da soberania do Deus Pai então preste bem atenção nisso o que a Bíblia diz que se o chefe de família soubesse que horas que o ladrão chegaria e prepararia e não permitiria que ele entrasse vai ser assim vai ser um dia comum o dia que você levanta vai trabalhar se levanta vai levar filho na escola se levanta vai fazer uma viagem.

    Se levanta e vai ficar em casa mesmo não vai ser um dia Óbvio Ah vai ser agora tá tudo indicando que vai ser hoje não não não vai ser assim penúltimo lugar Como Jesus voltará primeiro tessalon Tessalonicenses 5 diz que vai ser inescapável uma volta inescapável vai ser que uma mulher grávida que tá para dando a luz quando uma mulher tá grávida ela vai dar a luz não dá para dizer tá cancelada a gravidez Pronto agora não vai mais nascer nada não é vai vai nascer é inescapável em.

    Outras palavras não tem nenhuma autoridade na Terra por mais poderosa que ela seja pode dizer Jesus não voltará não é inescapável ele voltará Sim e ele voltará como o rei dos reis como senhor dos Senhores como juiz de vivos e de mortos Ele voltará para estar assentado no trono e julgar as nações Finalmente como ele voltará Ele voltará vitoriosamente ele voltará para matar o anticristo com o sopo da sua boca ele voltará para.

    Lançar no Lago do fogo o anticristo e o falso profeta ele voltará para jogar o diabo no Lago do fogo para ser atormentado para toda a eternidade Ele voltará para lançar no Lago do fogo o inferno e a morte ele voltará para lançar no Lago do fogo todos aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida ele voltará para colocar todos os inimigos debaixo dos seus pés ele voltará para reinar com a sua igreja para sempre e sempre e sempre é uma.

    Vinda Vitoriosa iso é um pilar da nossa esperança Jesus voltará e é curioso que Paulo diz assim preste bem atenção nisso Versículo 15 ora ainda vos declaramos por palavra do senhor ISO nós os vivos os que ficarmos até a vinda do Senhor Paulo era o maior teólogo e é ainda considerado maior teólogo da história do cristianismo mas ele esperava a segunda vinda de Cristo pros seus dias Há muitas pessoas que hoje do Alto.

    Da sua Sapiência teológica diz não e esquece Vai demorar mais de 500 anos ainda vai demorar mais de 1000 anos ainda Nenhum de Nós tem essa autoridade para dizer isso aliás Nós deveríamos estar na ponta dos pés na linguagem de Pedro na segunda carta Capítulo 3 aguardando e apressando o dia da vinda do Senhor e dizendo Maranata H Vem Senhor Jesus Mas se nós temos a revelação com o.

    Primeiro Pilar da nossa esperança se nós temos a parcia segunda vinda como segundo Pilar da nossa esperança em terceiro lugar nós temos a ressurreição como terceiro Pilar da nossa esperança compare aí o Versículo 16 na parte B pod diz e ressoada Deus descerá dos céus e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro a grande pergunta é primeiro em relação a quem porque é uma vertente teológica que diz que restarão primeiro em relação a os outros mortos não crentes Mas não é.

    Isso que Paulo tá tratando Não é disso que ele tá falando ressuscitarão primeiro em relação aos que estiverem vivos porque Segue o texto depois nós os vivos os que ficam então preste atenção aqui numa coisa importante quando um crente morre tô falando crente Salvo Não é crente nominal não deveria existir desespero porque quando um crente morre.

    Ele já começa imediatamente tá lá em Hebreus 12 que o espírito é aperfeiçoado para entrar na glória já imediatamente começa a desfrutar do céu conscientemente não fica dormindo não fica num Limbo já começa a reinar com Cristo conforme Apocalipse 20 Quando Jesus Voltar cronologicamente.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_Gj8vN1otws

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem