14. Eis que o Senhor ordena (Am 6.8-14)

14. Eis que o Senhor ordena (Am 6.8-14) Irmãos vamos abrir a palavra de Deus no livro do profeta Amós no capítulo 6 e nós vamos ler do verso 8 até o verso 14 dando continuidade a nossa série de Exposições no livro desse Profeta a nossa Capítulo 6 verso 8 até o verso 14 assim diz o senhor jurou o Senhor Deus por si mesmo o Senhor Deus dos exércitos e disse abomina a soberba de Jacó e odeio os.

14. Eis que o Senhor ordena (Am 6.8-14)

Seus castelos e abandonarei a cidade e tudo que nela se não a casa ficar em 10 homens também esses morreram se porém um parente chegado o qual usar de queimar Toma os cadáveres para os levar fora da casa e diz ao que estiver no seu mais interior haverá outro contigo e este responder não não há então lhe dirá cala-te não menciones o nome do senhor pois Eis que o senhor ordena e será.

Destroçado em ruínas a casa grande e a pequena feita em pedaços poderão correr cavalos na rocha e lavrá-la com bois no entanto a vez Tornado o juiz em veneno e o fruto da Justiça em alosa Vós os alegrais vós vos alegrais com Lodebar e dizeis não é assim que por nossas próprias forças nos apoderamos de carnaim pois Eis que levantarei sobre vós o casa de Israel uma nação Diz o Senhor Deus os exércitos a qual vos.

Oprimirá desde a entrada de amante até o Ribeiro da arabá até aqui a leitura da palavra de Deus vamos orar mais uma vez senhor Nós cremos que tua palavra inspirada por ti e que a revelação da tua vontade do teu querer Nós cremos que por essa razão mesmo que o que acabamos de ler tenha sido escrito a mais de dois mil anos atrás e dirigido.

A nação de Israel no antigo Oriente essas palavras têm significado importância e relevância para nós hoje nos ajuda a perceber isso a medida que nós fazemos a exposição desse texto que teu espírito santo nos ilumine a nossa mente o nosso coração para não somente entendermos as palavras do teu servo a nós mas de que forma ela se aplicam a nós que vivemos no século 21 no Brasil em Recife é o que nós Te pedimos.

Confiados nos méritos do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo amém irmãos certamente Deus aborrece todo tipo de Pecado a Bíblia é muito clara a respeito disso mas alguns pecados a respeito dos quais a Bíblia diz que Deus particularmente fica abominado ou se abomina ou fica profundamente irado e um deles sem dúvida é o pecado da arrogância é o pecado do orgulho a.

Bíblia com frequência diz que Deus resiste aos sobermos os livros da Bíblia estão cheio de advertências entre elas a soberba precede a queda o próprio Senhor Jesus perdoou prostitutas e publicanos mas não perdoou os arrogantes fariseus então alguma coisa no pecado do orgulho que particularmente provoca a ira de Deus e Sem dúvida nenhuma a razão é que a arrogância nada mais é do que a.

Tentativa de criaturas viverem sem o criador a medida que a proporção em que nós como criaturas confiamos em nós mesmos confiamos nos nossos recursos vivemos como se Deus não existisse depositamos o nosso futuro e a nossa esperança nas coisas dessa vida nós estamos sendo arrogantes Porque Nós pensamos que somos Deus pensamos que temos o controle das.

Coisas pensamos que podemos resolver os nossos problemas pensamos que não precisamos de Deus talvez seja por isso que o orgulho e a soberba seja um dos pecados que biblicamente falando mas afrontam a Deus e mais provocam a sua reação no texto que nós acabamos de ler o profeta Amós se dirige a nação de Israel e profetiza a queda dela e o juízo de Deus contra ela exatamente por conta desse pecado a outros pecados que.

Vem sendo denunciados no livro do profeta Amós e cometidos pela pela nação de Israel Na mensagem anterior nós vimos como o profeta denuncia a insensibilidade dos ricos pobres a perdão dos Nobres e Poderosos da Nação de Israel que se banqueteavam que gastavam viviam de maneira a luxuosa enquanto que os pobres da terra eram oprimidos passavam por desgraça financeira e muitas vezes não tinham de.

Que sobreviver eles não se importavam com a ruína de José essa esse é o tema da da do Oráculo de Amós da última vez que nós fizemos a exposição aqui e outros pecados vem sendo denunciados o livro também a morte se dirige contra o culto que era prestado a Deus na nação de Israel que era um culto sincrético era misturado com adoração a Bezerros de ouro com sacerdotes que não eram aqueles da Tribo de Levi como Deus havia indicado em três santuários que não eram.

Aqueles Santuário que Deus disse que seria lá em Jerusalém seja todos esses pecados vem sendo denunciados pelo profeta Amós que foi mandado a nação de Israel exatamente para fazer isso mas aqui em particular eu creio ele chega no cerne da questão até porque esse é o último oráculo dele a partir daqui o que nós vamos ver no livro de Amós são as visões que Amós teve a respeito do futuro da nação de Israel talvez porque esse essa esse oráculo aqui essa.

    Profecia fecha a primeira parte grande parte do livro de Amós é que por último

    Então o profeta se dirige aquele pecado que Deus diz com clareza que ele abomina e que ele rejeita a nossa esse essa passagem aqui ela tem quatro divisões na primeira parte nós vemos Deus fazendo um juramento de que ele vai castigar o povo de tão dignado que ele está que é o verso 8 depois do verso 9 até o verso 11 a voz.

    Descreve os efeitos da devastação que a invasão estrangeira viria de fazer na nação de Israel por conta do castigo de Deus depois do verso 12 até o verso 13 O Profeta usando de ironia emprega duas metáforas do campo para falar sobre a incoerência da Nação de Israel da mesma forma que cavalos não podem correr em rochedos você não pode transformar aquilo que é justo no que é injusto mas foi exatamente que a nação de Israel fez e a última parte é no verso 14 quando.

    Com muita clareza a nós declara Qual será o castigo que Deus dará aquela nação orgulhosa que é serem levados em cativeiro serão oprimidos em toda a sua extensão Esse é o último Versículo do Capítulo 6 Meu Alvo então nessa noite a expor essa profecia e em seguida fazer algumas aplicações para o nosso coração que Deus usar a sua palavra para nos corrigir abençoar encorajar animais e instruir.

    Então primeiro lugar o juramento que Deus fez diante da soberba de Jacó que está indo verso 8 jurou o Senhor Deus por si mesmo o Senhor Deus dos exércitos e disse abomina a soberba de Jacó e odeia os seus castelos e abandonarei a cidade e tudo o que nela esse versículo nós temos alguns pontos importantes o primeiro deles como nós já dissemos é a reação de Deus com relação a o orgulho a soberba de Jacó tá bem no meio do.

    Verso 8 nessa frase abomin a soberba de Jacó e odeio os seus castelos seguindo o paralelismo hebraico abominino é equivalente ao ar e a soberba é equivalente aos castelos ou seja Deus odiava atitude de orgulho e de soberba da Nação de Israel porque ela confiava nos seus castelos em vez de confiar em Deus os israelitas confiavam nas suas.

    Fortificações militares e nos recursos financeiros que eles tinham porque era para isso que os castelos funcionavam naquela época não era só para Morada dos ricos mas era como fortificações militares e como banco onde se guardava o dinheiro e as riquezas a confiança de Israel estava nos seus castelos os castelos eram uma expressão externa do orgulho e da arrogância da Nação por isso Deus diz aborreço a soberba de Jacó.

    E odeio os seus castelos que são a expressão disso do da soberba e da arrogância do seu coração e isso aqui é importante a gente notar porque a soberba ela nunca vai ficar oculta o orgulho no coração do homem vai se manifestar nos seus castelos na maneira como ele vive na maneira como ele trata os outros na maneira como ele exibe os seus bens na maneira como ele se exibe nas redes sociais na maneira em que ele se gaba dos seus dons em que ele se Gloria se vangloria do que ele tem e até do que não tem não É então a soberba do.

    Coração ela sempre vai encontrar uma expressão externa Deus odeia tanto orgulho como os castelos ou seja tanto pecado interior da soberba como a expressão externa que no caso de Israel Era exatamente as grandes construções fortificadas que foram feitas pelo rei de urubão segundo e nas quais os israelitas confiavam dizendo Nunca seremos invadidos Nunca seremos destruídos nenhum mal vai nos acontecer nossos castelos estão cheios de dinheiro nós temos aqui provisão e proteção para.

    Passar o resto da nossa vida o que Deus sentia com relação a isso era abominar e Deus abominava Deus odiava isso já pensou Deus dizendo isso Deus odiar alguma coisa o ódio humano ele é pecaminoso a Bíblia diz que a gente não deve odiar não deve mas o ódio de Deus é o ódio é a reação justa da santidade de Deus diante da criatura que o afronta Deus sente ódio ódio pelo pecado e pelas.

    Expressões do pecado e eu sei que tem pessoas que querem fazer uma distinção entre Deus odeia o Pecado mas ama o

    Pecador Alguém tem que informar a nós a respeito disso porque do jeito que ele tá falando aqui ele tá dizendo que Deus odeia soberba de Jacó e a expressão dela que são seus pecados eu não não acredito aqui que Deus divida essas duas coisas então o ódio de Deus A Ira de Deus contra aqueles que o afrontam que o abandona que eles viram.

    As costas se encontra Claro nos anúncios do juízo do castigo e da destruição que Deus vai mandar a todos aqueles que vivem como se ele não existisse então fica difícil fazer distinção entre o pecado e o pecador nesse sentido que eles recebem de Deus é exatamente essa essa reação de abominação e Ódio contra aqueles que o afrontam através da arrogância dos seus corações Então é isso que Deus sempre e Deus sente isso de tal forma que aqui no verso 8 a nós.

    Diz que Deus fez um juramento e o juramento é no final do verso 8 que Deus vai abandonar a cidade tudo que nela Deus fazer um juramento as pessoas são erradamente instruídas de que jurar é pecado a Bíblia nunca diz que jurar é pecado o que a Bíblia diz é que é pecado jurar em falso é pecado você jurar tomando de Deus em vão e que nesses casos é sempre melhor que sua palavra seja sim sim e não não mas algum.

    Juramento são lícitos e são válidos inclusive no manual de culto da Igreja Presbiteriana do Brasil juramentos e votos fazem parte inclusive do culto você fez um juramento quando você casou ou não eu serei fiel até a morte querido querido eu vou te amar mesmo quando você fique velhinha né já não seja tão bonitinha eu vou continuar amando você não jurou isso quando você se tornou.

    Membro da igreja você não prometeu diante de Deus que você iria obedecer as autoridades constituídas você não prometeu você não declarou diante de Deus e do seu povo que você recebia a Bíblia como sendo a palavra de Deus que acreditava no tudo que a Bíblia diz de capa capa você não disse isso aquilo é um juramento solene o que a bíblia proíbe é o juramento falso é você fazer aquele tipo de declaração pública e solene no seu coração você não acreditar em nada disso ou então você quebrar.

    Esses votos logo em seguida por isso até que a Bíblia diz Cuidado com o que você vai prometer Cuidado com o que você vai jurar Aqui você encontra Deus fazendo um juramento quando a gente vai fazer um juramento a gente Jura por alguma coisa maior do que do que nós não é e com frequência Quando o crente faz uma promessa um voto ele faz isso por Deus em nome do Senhor Jesus pelo Deus criador dos céus e da terra mas e se Deus for fazer um juramento porque ele vai fazer porque não tem ninguém maior.

    Do que ele então por isso que não somente aqui no livro de Amós pelo menos quatro vezes a gente encontra Deus jurando aqui no livro de Amós mas em toda a Bíblia quando Deus faz um juramento ele faz sempre por si mesmo porque ele não tem mais ninguém maior por quem jurar jurar é você empenhar sua palavra de que aquilo que você está dizendo de fato vai acontecer de fato é verdade incontestável e Deus achou necessário fazer um juramento aqui o.

    Ponto é esse Eu odeio tanto orgulho do meu povo que eu juro que eu vou castigar em linguagem popular é isso que Deus está dizendo aqui eu juro por mim mesmo que eu vou castigá-lo e é interessante que quando a voz diz que Deus jurou aqui por si mesmo ele acrescenta dois títulos de Deus o nome e um adjetivo de Deus que destacam bem a situação veja só jurou o Senhor Deus por.

    Si mesmo aí ele disse o senhor o senhor é a palavra Hebraica e ao é que é o nome santo de Deus o nome nefável de Deus é aquele nome com qual Deus se revelou a Moisés no alto lá no Monte Sinai quando apareceu a Moisés na sardente e Moisés Perguntou mas quem é o senhor quando os filhos de Israel perguntarem a quem é o Senhor então quem quem é o senhor Moisés não sabia e Deus disse eu sou o que sou que.

    É a tradução de aue Yao é portanto é o nome de Deus que fala da sua eternidade ele é o que ele é e é o nome que aparece aqui e ao é jurou aquele que é aquele que é o mesmo aquele que é eterno e aí acrescenta ele que é o Deus dos exércitos que tanto pode significar o exército dos anjos como os exércitos celestes só lua estrela todo o universo ele é o criador de tudo que existe então.

    Esse Deus que é o criador de tudo que existe e que sempre existiu ele jurou que ele vai castigar a soberba do seu povo portanto isso aqui é um versículo extremamente solene Deus está empenhando a sua própria palavra baseada no seu ser de que ele vai cumprir aquilo que ele prometeu e o que é que ele prometeu tá no final do verso 8 abandonarei a cidade a cidade aqui é Samaria a cidade dos castelos edificada.

    Sobre um morro no qual os habitantes do reino do norte se vangloriavam Deus disse que vai abandonar a cidade e tudo que nela há as pessoas os animais as Posses os castelos as fortificações os bens Deus vai entregar abandonar abandonar aqui é a mesma palavra que você vê lá no início de Amós Capítulo 1 quando o profeta Amós denuncia os pecados primeiro dos filisteus no verso.

    6 por 3 transgressões de Gaza e por quatro não sustarei o castigo porque levaram cativeiro levaram em cativeiro todo o povo para entregar a édom aqui nesse Versículo vocês lembram a morte está denunciando os filisteus porque os filisteus fizeram pegaram prisioneiros de guerra e os levaram para entregar abandonar é a mesma palavra só que lá foi traduzido como entregar não é foi traduzido como abandonar Mas é a mesma.

    Palavra para entregar alguém como escravo que aparece de novo no verso 9 que é o pecado da de tiro dos fenícios Diz o Senhor por três transgressões de tiro por 4 não sustarei o castigo porque entregaram todos os cativos é bom e não se lembraram da Aliança de irmãos entregaram um povo significava vendê-lo como escravo a outro povo é isso que está dizendo aqui quando Deus diz eu tô.

    Com meu ódio é tão grande contra a soberba do meu povo que eu juro que eu vou vendê-los eu vou entregá-los como escravos a uma outra nação não somente eles mas tudo que tá na cidade Já pensou Deus chega a esse ponto de dizer eu vou tomar os meus filhos e eu vou vende-los como escravos a um povo daí você vem a indignação de Deus como Deus estava irado e indignado com o seu povo por conta do Soberbo da soberba e da.

    Arrogância por isso que nós dissemos no início se há um pecado que provoca a Deus de fato é a nossa arrogância é a nossa altivez do Espírito a dureza do nosso coração Queremos ser suficiente Independentes de Deus O resultado é Deus diz eu juro que vou entregar o meu povo aos seus inimigos e talvez quando a morte disse isso os israelitas deram a risadinha porque até aquele dia eles nunca tinham sido conquistados por ninguém Israel tinha resistido a todas as tentativas de invasões por povos inimigos até aquele momento como eu.

    Disse a Maria era situada estratégicamente o rei Jeroboão segundo que era o rei dessa época era um hábito estrategista militar ele tinha feito inclusive conquistas alargados territórios de Israel então a ideia de ser invadidos ou vencidos por uma nação estrangeira não passava na cabeça dos juDeus Portanto vocês podem imaginar a reação do Povo quando a nós chega e diz olha o Deus em que vocês dizem crer e confiar ele me mandou dizer a vocês o seguinte eu odeio tanto arrogância de vocês que eu vou entregar a vocês como.

    Escravos não só vocês mas toda tudo que vocês têm aqui e tudo isso que vocês Confiam Eu imagino a risada né e o desdém e toda o fazer pouco do Povo diante dessas palavras mas é assim era o trabalho do profeta né A verdade é que 60 anos depois sargão segundo o Rei da Síria invadiu o reino do norte tomou Samaria levou o povo em cativeiro o rei Joaquim.

    Foi o primeiro que foi levado como cativo acabou com a cidade e trouxe um povo para morar naquele mesmo lugar naquele Território que era antes o território da Nação de Israel Então esse aqui é o nosso primeiro ponto Vamos para o segundo aqui do verso 9 até o verso 11 a mais dá uma descrição de quão dos efeitos da invasão que Deus disse eu dou abandono que Deus disse que.

    Faria do seu povo a uma nação inimiga eu vou ler o verso 9 a 11 mais uma vez se numa casa ficar em 10 homens também esses morreram se porém um parente chegado qual usar de queimar Toma os cadáveres para os levar para fora e diz ao que estiver no seu mais interior haverá outro contigo e este responder não há então lhe dirá cala-te não menciones o nome do senhor pois Eis que o senhor ordena e será destroçada em ruínas a casa grande e a.

    Pequena e a pequena feita em pedaços o que a morte está descrevendo aqui é algo que iria acontecer e significa a destruição Total ele começa dizendo no verso 9 se numa casa ficar em 10 homens também esses morreram o que ele tá descrevendo aqui é a seguinte figura houve a invasão dos assírios e 10 soldados 10 homens conseguiram escapar dos assírios então eles correram e se.

    Esconderam numa casa mas o que é que vem geralmente depois o que é que vinha geralmente depois de uma guerra naquela época as pessoas morriam ficavam expostas os corpos apodreciam vinha praga vinha peste vinha peste e o que não morria pela espada morria pela peste e em Israel bem como em todo o Oriente a prática não era enterrar quem morresse de peste mas queimar o corpo cremação não era uma prática em Israel.

    Para quem morria normalmente Só se cremavam os corpos de quem morria de peste para evitar que ela se propagasse então a figura aqui é de um parente procurando um sobrevivente dele da guerra e alguém disse olha tem uma casa lá que tinha 10 homens lá que fugiram e se esconderam lá e o cara chega lá e encontra um sobrevivente o resto Morreu Morreu tudo de peste não é então ele pega começa a tirar os cadáveres para queimar Como diz aqui né aqui se porém um parente chegado o qual.

    Ar de queimar Toma os cadáveres para levar para fora então ele pergunta o único sobrevivente o cara nem morreu nem pela espada nem pela peste pergunta Tem mais alguém sobrou mais alguém e o cara disse Sobrou ninguém não sobrou ninguém e aí o parente diz é como se a pessoa pressupõe que esse que sobrou ia dizer assim não sobrou ninguém que Deus tem a misericórdia aí o cara disse não fala no nome de Deus não fala no nome de Deus e a três.

    Motivos pelos quais essa pessoa pode ter dito isso primeiro o motivo supesticioso fica quieto ele nem viu que você tá aqui se você falar no nome dele você vai despertar Deus e ele vai acabar com você Como acabou com os outros 9 não fala o nome de Deus é um medo supersticioso né não toca no nome de Vira essa boca para lá menino não fala no nome de Deus não porque se falar no nome de Deus ele vai ver que ainda tem alguém vivo aqui e vem.

    E vai acabar com vai acabar destruindo tudo como ele disse que ia fazer segunda razão não menciona o nome de Deus porque não quero nem ouvir o nome desse Deus a gente era o povo de Deus ele tinha uma aliança com a gente ou o que que ele fez com a gente nós somos o povo de Deus nós não mereciamos isso ele destruiu tudo não sobrou ninguém o que a espada não matou a febre a praga destruiu nem fala no nome desse Deus ou então poderia ser assim não adianta mais falar o nome de Deus porque agora é tarde já passou o tempo da gente Clamar.

    Pelo nome de Deus agora nós estamos recebendo o castigo que nós merecemos pode ser essas três coisas ou uma combinação das três a verdade é que no final da invasão a Síria o povo de Israel estava envergonhado com medo de Deus indeciso a Confuso com relação a Deus porque eles tinham confiado eles tinham erradamente pensado que Aliança de Deus com Israel garantia in vulnerabilidade contra os seus inimigos garantiria.

    Prosperidade garantiria Vitória sucesso superação em todas as coisas e agora de repente tudo se foi quem não morreu pela guerra morreu pela peste estava sendo queimados e cremados não fala o nome do senhor que resultado trágico de uma nação que pouco tempo antes tinha três santuários cheios e lotados onde as pessoas iam cultuar a Deus de maneira ostensiva.

    Betel gilgal e berseba e agora Samaria destruída os três santuários destruídos e Aquela falsa religião completamente destruída também ninguém falava mais no nome de Deus ninguém falava mais porque isso verso 11 Porque se o senhor ordena isso aqui agora O Profeta é ele veja que no verso 10 ele ele anuncia não é os efeitos da invasão e no verso 11 ele diz quem estava por detrás da invasão porque.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3DyGBbgfi5M

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem